|
SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS URBANOS
1 - DADOS CADASTRAIS DO PROPONENTE
Proponente: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS MORADORES DO BAIRRO GUARUJÁ
CNPJ: 18.459. 987/0001 – 72 Telefone: 38) 9 9124 5085
2 - DADOS CADASTRAIS DO CONCEDENTE
Denominação: PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS URBANOS
3 – OBJETO DA PARCERIA:
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DA CIDADE - REGIÃO III
4 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
4.1 - Título do Projeto. COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
4.2 - Prazo de Execução:
12 MESES
4.2 – Descrição da realidade:
Com base no mapeamento feito pelo Projeto Recicla aos Montes, implantado pelo município de Montes Claros, através da Secretaria de Serviços Urbanos, “O Projeto Fortalecimneto do Catador por meio da Reciclagegem”, indentificou a necessidade de desenvolver este projeto de Coleta Seletiva de materiais recicláveis, tendo em vista o grande volume de descartes incorreto de lixo, entulhos entre outros que causam danos ao meio ambiente e prejuizo a saúde humana quando descartado de forma inadquada.
Acreditamos que os bairros periféricos que compõe a região III, estão distantes do centro da cidade o que possivelmente contribui para falta de acesso aos locais que recebem os resíduos para reciclagem.
Certamente a ausência de um trabalho porta a porta de orientação, conscientização e sensibilização das comunidades, quanto ao descarte correto dos resíduos, seja um dos fatores que leva a população a não fazer a separação correta do lixo doméstico no dia a dia. Ao realizarmos uma pesquisa sobre esta área de abrangência, a situação do lixo é a que mais chamou a nossa atenção para desenvolver este trabalho nas comunidades. Contudo, não basta apenas informar e sensibilizar os moradores, bares, restaurentes e demais empreendimentos para agir, separando seu “lixo” de forma correta e direcionando os resíduos sólidos para reciclagem se não hover um trabalho, de identifiicação, capacitação e de fortalecimento dos catadores, por meio de fornecimento de materiais de segurança e de educação ambiental para que os mesmos possam compreender a importância do seu trabalho junto a comunidade bem como no serviço explorado onde atual.
4.3 - Justificativa do Projeto
A Associação de Moradores do Bairro Guarujá, vem desenvolvendo projetos e ações sustentáveis inerentes a questões socioambientais na região leste de Montes Claros. Entendemos que enquanto sociedade civil organizada, somos corresponsáveis por buscar soluções para atuar na conservação e preservação ambiental, bem como zelar pelo bem-estar da comunidade.
Considerando que a Associação já participa de chamanemtos públicos com esta mesma temática, propomos executar este importante projeto de impacto social junto a secretaria de serviços urbanos, com a intenção de contribuir com a melhoria e transformação da realidade.
O projeto Guarujá Sustentável desde 2017, vem atuando na Coleta Seletiva Porta a Porta, nos bairros que compõe a vizinhança com o bairro Guarujá e que estão ao redor da Lagoa do Interlagos, considerada um cartão postal de Montes Claros. Através deste trabalho que vem sendo desenvolvido, podemos apontar muitos resultados positivos quanto a coleta Seletiva e a separação correta dos resíduos sólidos. Assim esta experiência faz com que seja necessário a continuidade e ampliação por meio desta parceria através deste ponto de apoio que contribui para organização e fortaleciemento do trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
Entendemos que a incineração de toneladas de lixo que vem sendo destinado ao aterro sanitário, que por sua vez poderia está sendo reaproveitado e contribuindo com a geração de renda para o sustento de famílias em situação de necessidade de renda.
Historicamente a cidade de Montes Claros (considerada um polo universitário) está em constante crescimento, assim a população vêm aumentando e com ela a produção de lixo só cresce. Assim torna-se necessário e urgente a organização para diminuir os impactos ambientais por meio do descarte do lixo considerado um dos mais sérios problemas que ameaça o planeta.
Estima-se que cada ser humano produz em média 0,5kg a 1,5kg (em função do poder aquisitivo de cada indivíduo) de lixo diariamente. De acordo com estudos, em média cada brasileiro descarta 1 kg de resíduos por dia, são cerca de mais de 200 mil toneladas diárias de resíduos, dessas, mais da metade vai parar em aterros sanitários. De acordo com uma matéria do Jornal Hoje publicada em 2015 cerca de 30% dos resíduos sólidos no Brasil poderiam ser reciclados, mas somente 1,8% acabam sendo reutilizado.
Concluímos que a coleta seletiva é um forte instrumento para a preservação ambiental, uma vez que reduz a pressão dos recursos naturais como matéria-prima, já que o material extraído é reaproveitado. Ainda, os resíduos que seriam liberados nos lixões, terrenos baldios e ali permanecendo por muitos anos contaminando água, solo e ar, deveriam ser direcionados para formas de utilização sustentável.
Dessa forma, o galpão de reciclagem da região III contará com aproximadamente 50 catadores Diariamente para realizar a triagem e catalogação dos materiais recicláveis, além da sua equipe técnica composta por três pessoas que irá coordenar os trabalhos do galpão.
5 - OBJETIVOS DO PROJETO
Objetivo Geral:
Implantar a coleta seletiva de materiais recicláveis para destinar ao galpão da região III, de acordo com o mapeamento do projeto “Recicla aos Montes” da Prefeitura de Montes Claros/Secretaria de Serviços Urbanos.
Objetivos Específicos :
Estruturar o galpão para receber os materiais recicláveis;
Identificar, cadastrar e capacitar catadores de materiais recicláveis para atuar no processo de coleta seletiva no galpão;
Divulgar o projeto e orientar os moradores quanto a importância da coleta e separação do lixo, para destinar ao galpão de recebimento de materiais recicláveis;
Firmar parceria com a (s) empresa (s) que irão comercializar os materiais recicláveis;
Organizar a logística da triagem e separação dos materiais recebidos no galpão;
Realizar palestras e oficinas em escolas e na comunidade, a fim de orientar sobre separação correta do lixo;
Identificar grupos de mulheres que trabalham com oficina de sabão sustentável, para realizar a coleta do óleo de cozinha reutilizado e transformar em oficinas de produção de sabão sustentável;
Mobilizar voluntários nas comunidades para atuarem como parceiros nas ações do projeto;
Fortalecer os catadores com equipamentos de proteção (os EPIs);
Organizar estratégia para receber os recicláveis dos catadores individuais;
Firmar parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Desenvolvimento Social e demais órgãos que atuam na proteção a vida para fortalecer os catadores e apoiar a sustentabilidade da sua família;
6 - PÚBLICO ALVO
O Projeto “Fortalecimento do Catador Por Meio da Reciclagem”, contempla a população dos bairros de Montes Claros que compõe a região III, segundo o mapeamento do projeto “Recicla aos Montes”. Sendo o público-alvo os catadores de materiais recicláveis, tendo em vista que é um público em situação de vulnerabilidade social, com pouca instrução educacional, o que implica na impossibilidade de um trabalho formal que demande qualificação. Esta informação se justifica com base na experiência da realidade dos catadores que já atuam nos projetos desenvolvidos pela associação de moradores, todos com as mesmas características de condições de sustentar a família e sem qualificação profissional. Assim, esse projeto beneficia as famílias, os jovens e os adolescentes, através de atividades que realizaremos junto as escolas de cada bairro com informação de incentivo quanto a preservação do meio ambiente e atitudes em relação ao descarte correto dos resíduos e a separação para facilitar o trabalho dos catadores. Este projeto alcança também os comerciantes e empresas dos bairros da região III, de forma que todos serão orientados a destinar os resíduos para o galpão de coleta. Este projeto irá atender todos os bairros da região III e nossa estimativa é de que mais de cinco mil famílias adote uma mudança de postura em relação ao descarte de resíduos.
7 - ÁREA DE ABRANGÊNCIA
A principal área de atuação será a região onde se encontra o galpão como ponto de referência bem como todos os bairros que compõe a região III, conforme o mapeamento previo do projeto “Recicla aos Montes”. para receber os catadores de materiais recicláveis e o armazenamento dos materiais coletados até que sejam destinados a comercialização.
|
8 - METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
A metodologia usada na execução do projeto “Fortelecimento do Catador Por Meio da Reciclagem”, contempla os objetivos propostos. Atendendo aos requisitos do mapeamento feito pelo projeto “Reclica aos Montes”, implantado pela secretaria de serviços urbanos do município de Montes Claros. Dessa forma, nosso primeiro passo será estruturação do galpão, onde serão recebidos os materiais recicláveis.
Os catadores de materiais recicláveis desempenham um papel importante, uma vez que são os grandes responsáveis pela coleta seletiva, assim não podem ser vistos apenas como meros catadores. Desta forma, faremos a identificação e cadastro dos mesmos nos bairros referentes a região III. Após essa etapa, a equipe técnica operacional promoverá a capacitação dos catadores destacados seus valores, sua importância no trabalho, orientando sobre a triagem, separação e a catalogação dos recicláveis: garrafa pet, papelão, plástico e metal.
Após capacitar os catadores, referente a segurança quanto ao manejo dos resíduos, forneceremos a todos kites de proteção como: luvas, botas, máscaras e uniforme. Entendemos que a capacitação dos catadores irá contribuir para melhoria na qualidade de vida e do seu trabalho. A fim de organizar os dados, produziremos planilhas quantitativas com resultados individuais e coletivos, bem como repassando as regras de funcionamento do projeto.
Segundo passo, iniciaremos a divulgação do projeto nos bairros que compõem a região III, orientando comerciantes, moradores e toda a comunidade quanto à importância da separação correta do lixo e a destinação correta dos materiais recicláveis para o galpão, para posteriormente ser comercializado. A coleta de resíduos sólidos é um forte instrumento para preservação ambiental, uma vez que reduz a pressão dos recursos naturais. Assim, a retirada desses resíduos dos aterros, dos lixões e direcionar para reciclagem irá causar uma grande transformação nos impactos ambientais, bem como contribuir com a geração de renda de muitas famílias que vivem da coleta seletiva.
Considerando o exposto, o nosso próximo passo será a realização de visitas nas escolas que compõem a região III, solicitando autorização para desenvolver um trabalho de educação ambiental com os estudantes.
Buscaremos também parcerias com as empresas que irão comercializar os materiais recicláveis, bem como empresas de grande, médio e pequeno porte que são geradoras de grande volume de resíduos sólidos para destinar ao galpão. A fim de fortalecer esse projeto, buscaremos apoio de órgãos públicos (principalmente que estejam relacionados a projetos sociais e ao meio ambiente) e demais instituições interessadas em apoiar esse projeto.
Concluída as visitas e o processo de conscientização e sensibilização das comunidades, passaremos a realizar palestras e oficinas com grupo de mulheres na produção de sabão sustentável, a partir da coleta do óleo de cozinha utilizado. Entendemos que, envolver as mulheres neste trabalho, irá contribuir com a economia doméstica através da geração de renda, bem como intervir positivamente na autoestima e no empoderamento feminino.
Na oportunidade, buscaremos grupos voluntários para atuar como parceiros no projeto. Usaremos como recurso de divulgação das ações: panfletos, cartazes e som volante com o objetivo de atingir o maior público possível, para que todos possam adotar atitudes de sustentabilidade e preservação ambiental. Acreditamos que ao levar informações relevantes sobre reciclagem, esperamos que cada cidadão torne-se um agente multiplicador e venham adotar atitudes corretas quanto a separação do seu lixo produzido no seu dia-a-dia. Com essa metodologia, acreditamos que seja possível sensibilizar a cada comunidade, cada indivíduo sobre sua potencialidade de descoberta de novas práticas e tornar-se parte integrante dessa nova mentalidade de cuidados com o espaço onde se vive.
9 - METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS
META |
PRODUTO |
RESULTADO |
Estruturar o galpão para sediar a coleta de materiais recicláveis |
Documentos que comprove a locação e capacidade técnica da estrtura física para realizar o trabalho. |
Adequação do espaço para início das atividades |
Identificar, cadastrar e capacitar os catadores de materiais recicláveis |
Reunião, lista de presença e ficha própria de cadastro, reconhecendo-os como associados. |
Equipe capacitada para realização das atividades no galpão. |
Visitar, divulgar e orientar os moradores dos bairros que compoe a região III |
Lista de presença, relatório e fotografia. |
Adesão das comunidades ao projeto |
Contactar com as empresas que trabalham com reciclagem |
Reunião e coleta de dados sobre valores agregados aos produtos. |
Formalização da parceria |
Organizar a logística da triagem dos materiais recebidos no galpão |
Delimitação e identificação do espaço para cada tipo de material. |
Classificação dos produtos para falicitar a identificação. |
Realizar palestras nas escolas sobre educação ambiental |
Relatório da visita e lista de presença da reunião, fotografias.
|
Divulagação do projeto e conscientização de mais pessoas sobre a importância da reciclagem de resíduos sólidos. |
Identificar grupo de mulheres que atuam na produção de sabão sustentável |
Óleo de cozinha |
Confecção de sabão |
Coleta de óleo de cozinha |
Oficina |
Mais pessoas capacitadas na confecção de sabão sustentável |
Mobilizar voluntários para tornarem-se parceiros. |
Fotos, relatórios e lista de presença |
Rede de apoio |
Entrega de equipamentos de proteção aos catadores |
Aquisição de EPIs |
Adequação das condições de trabalho dos catadores |
Visita aos órgãos públicos e as secretarias |
Ofício e documentos solicitando a parceria |
Formalização do apoio das entidades aos catadores e suas famílias. |
METAS E INDICADORES E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
|
|||||||
META |
ESPECIFICAÇÃO DA META |
Etapa/fase |
INDICADORES FÍSICO: |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
DURAÇÃO |
||
UND |
Quant. |
Início |
Término |
||||
01 |
Estruturar o galpão para sediar a coleta de materiais recicláveis |
Etapa 01: - Fechar contrato de locação -adquirir equipamentos necessários para realização do trabalho |
Mês |
01 |
Relatório in loco,contrato de locação |
1º Mês / |
2º Mês |
Etapa 02: - Organizar a inauguração do galpão, junto à comunidade. |
Dias |
10 |
Fotografia e lista de presença |
1º Mês / |
1º Mês |
||
02 |
Identificar, cadastrar e capacitar os catadores de materiais recicláveis |
Etapa 01:
- Cadastramento como associados no galpão;
-Orientar quanto o banco de horas para repasse do recurso; |
Meses |
07 |
Planilha, Ficha de cadastramento |
2ºMê / |
12º Mês / |
Etapa 02: - Capacitar para atuar na reciclagem |
Meses |
03 |
Fotografias -Lista de presença
|
2º Mês |
4º Mês/ |
||
03
|
Visitar, divulgar e orientar os moradores dos bairros que compõe a região III |
Etapa 01 - Reuniões com grupos específicos de moradores (Ex. mulheres, crianças, adolescentes, catadores de materiais recicláveis do território...). |
Meses |
03 |
-Fotografias -Lista de presença das visitas |
2º Mês |
4º Mês |
Etapa 02 - Iniciar o trabalho de sensibilização por meio de carro de som e panfletagem
- Mobilizar voluntários para tornarem-se parceiros |
Meses |
03 |
-Panfletos -Divulgação de som volante |
2º Mês |
4º Mês |
||
-
04 |
Contactar com as empresas que trabalham com reciclagem |
Etapa 01
- Mapeamento das empresas; |
Meses |
01 |
-Planilhas
|
01 Mês |
01 Mês / |
Etapa 02
- Visitas nas empresas que comercializam materiais recicláveis; |
Meses |
02 |
-Fotografias -Planilhas de orçamento |
1º Mês/ |
2º Mês/ |
||
05
|
Organizar a logística da triagem dos materiias recebidos no galpão |
Etapa 01 - Receber os materiais recicláveis |
Meses |
11 |
-Planilhas de controle e acompanhamento |
1º Mês/ |
12º Mês/ 2021 |
Etapa 02 - Separação dos materiais recicláveis -Comercializar com as empresas
|
Meses |
11 |
-Preenchimento de planilha da quantidade de resíduos coletados; -Fotografias |
|
|
||
06 |
Desenvolver palestras de educação ambiental em escolas com crianças / adolescentes. |
Etapa 01:
- Visitar escolas e formar parcerias para desenvolvimento das palestras
|
Meses |
06 |
- Fotografias - Lista de Presença
|
2º Mês/ |
6º Mês/ 2 |
Etapa 02:
- Desenvolvimento do circuito de palestras para escolas, orientando sobre coleta dos resíduos sólidos |
Meses |
06 |
-Lista de Presença -Fotografias |
3º Mês/ |
8º Mês/ |
||
07 |
Identificar grupo de mulheres que atuam na produção de sabão sustentável.
|
Etapa 01 - Coleta do óleos de cozinha usado, para fabricação de sabão sustentável artesanal nas oficinas.
-Identificar moradores que queira trabalhar com a coleta seletiva. |
Meses |
06 |
-Fotografia - Lista de presença |
4º Mês/ |
9º Mês/ |
Etapa 02
-Fabricação sabão sustentável artesanal nas oficinas |
Meses |
09 |
-Questionário de avaliação |
3º Mês/ |
9 º Mês/ |
||
08
|
Entrega de equipamentos de proteção aos catadores |
Etapa 01
-Aquisição dos itens de proteção (máscara, luva, botas e blusas) |
Meses |
03 |
-Fotografias - Lista de Beneficiários |
3º Mês/ |
6º Mês/ |
Etapa 02
-Fornecer aos agentes Uniformes, EPIs, e instrumento de trabalho;
|
Meses |
06 |
-Lista de beneficiários -Relatório |
3º Mês/ |
9º Mês/ |
||
09 |
Visita aos órgãos públicos e as secretarias |
Etapa 01
-Agendar reuniões com representantes dos órgãos
|
Trimestrais |
03 |
- Lista de presença - Fotografias -Convite personalizado
|
3º Mês/ |
9º Mês/ |
Etapa 02
- Consolidar a visita - Levar ofício
|
Trimestrais |
03 |
- Lista de presença - Fotografias
|
3º Mês/ |
9º Mês/ |
PLANO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS ASSOCIADOS OU COOPERADOS
Os catadores de materiais recicláveis serão cadastrados como cooperados ou associados, receberão treinamento da equipe técnica do projeto com orientações quanto ao funcionamento do projeto, bem como receberão os equipamentos de proteção.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO E DIVUGAÇÃO DA COLETA SELETIVA (CAMPANHAS, PORTA A PORTA, EVENTOS)
Faremos visitas aos bairros que compõem a região III divulgando o projeto, junto aos comerciantes e comunidades. Utilizaremos cartazes, carro de som, reunião e encontros com a cominidades. Para facilitar o trabalho de conscientização e sensibilização dos moradores quanto a separação correta dos resíduos sólidos do lixo doméstico e destinar ao galpão de reciclagem.
Organizar cronograma de visitas as escolas, a fim de trabalhar a educação ambiental e a destinação correta dos materiais recicláveis.
FUTURO DO PROJETO
Concluímos que esse projeto contribuirá para grandes impactos positivos futuros, haja vista que o potencial de economia com a reciclagem é enorme. Acreditamos que esse primeiro projeto terá uma mudança significativa economicamente, na vida dos catadores e suas famílias, ao mesmo tempo esperamos que as ações desenvolvidas serão reconhecidas como referência para que outras pessoas se envolvam com essa nova forma de separação e destinação do lixo reciclável. Para isso é necessário construção, efetivação e desenvolvimento de outros programas e projetos que visem a coleta seletiva, respeitando as características locais, a presença do poder público, das entidades de classe, da sociedade civil organizada, órgãos de defesa do meio ambiente, universidades e toda a sociedade propagando pensamentos quanto a importância da coleta seletiva, valorização e fortalecendo os catadores de materiais recicláveis que é de suma importância. Defendemos que os catadores são os verdadeiros agentes socioambientais, desempenhando um importante papel na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Após o fim da parceria, pretendemos continuar atuando e buscando estratégia de ampliação do projeto, realizando palestras informativas em escolas e comunidades para que os mesmos continuem praticando hábitos de conservação e preservação do meio ambiente, através da separação correta do lixo doméstico no dia-a-dia e a destinação dos materiais recicláveis para os galpões. Continuar com o acompanhando dos catadores associados nos galpões, bem como a inserção de novos catadores interessados em fazer parte desse processo. Uma cidade com coleta seletiva de resíduos sólidos se torna uma cidade cada vez mais sustentável, mais justa e ecologicamente correta, garantindo o bem-estar das futuras gerações. Acreditamos que com este trabalho estruturado, seja possível tirar do meio ambiente cerca de mil toneladas semanalmente de materiais, mas não subestimamo-nos da possibilidade de ultrapassar essa meta.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024