|
PLANO DE TRABALHO
1. DADOS CADASTRAIS:
NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
CNPJ: 22.679.435/0001-47
ENDEREÇO: Rua São Carlos, 40, Todos Santos
MUNICÍPIO: Montes Claros UF: MG CEP: 39.400-118
E-MAIL: lar@larnossasenhora.org.br TELEFONE: 3221.2259 / 3213.9215
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Marina Francisco Gardim
2. IDENTIFICAÇÃO: (X ) PROJETO OU ( ) ATIVIDADE
Vivências II
PÚBLICO ALVO: Aproximadamente 90 crianças e adolescentes e famílias cadastradas.
3 - DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:
O Plano de Trabalho “Vivências II” visa dar continuidade ao Plano de Trabalho Vivências (Termo de Fomento 89/21). O Lar Nossa Senhora é referência na cidade de Montes Claros pelos seus 71 anos de atuação na oferta de serviços, programas e projetos de modo contínuo para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, residentes em bairros periféricos (bairros: Vila Oliveira, Vila Mauricéia e Panorama II, e Santos Reis.). A Missão é promover serviços, programas e projetos no âmbito da assistência social visando à transformação social e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e famílias, emancipando-as no resgate a cidadania com responsabilidade e excelência. As ações sociais desenvolvidas na organização social visam garantir os direitos da criança e do adolescente conforme a lei 8069/90 e a proposta do Plano Nacional destinado à promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.
O Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro oferta serviço, programas e projetos para crianças de 05 a 11 anos, e para adolescentes de 12 a 17 anos. Para essas crianças e adolescentes são desenvolvidas diversas oficinas e atividades com o objetivo de promover a convivência, as conversações e os fazeres. Esses encontros são espaços para: escutar e ser escutado; valorizar o outro; construir projetos e vida; admirar as diferenças; reconhecer limites e possibilidades; aprender e ensinar de igual para igual; reconhecer e nomear emoções; exercitar escolhas; dialogar para resolver conflitos, etc. Para o alcance desses objetivos, através de metodologias que despertam o interesse e envolvimento, são desenvolvidas oficinas de: Judô, Balé, Artes Plásticas, Apoio Pedagógico (atividades pedagógicas, informática e inglês). As atividades são ofertadas de forma contínua e planejadas, considerando especificidades relacionadas à realidade e aos ciclos de vida das crianças e adolescentes.
O Projeto “Vivências II” visa garantir a constituição de espaço de convivência, desenvolvimento de habilidades sociais e promoção à cidadania, fomentando o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir de interesses, demandas e potencialidades das crianças e adolescentes inseridas nas oficinas. Estabelece ainda, que as intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Assim, as oficinas de judô, balé, artes plásticas, apoio pedagógico são desenvolvidas por educadores sociais e acompanhadas por uma equipe técnica composta por pedagogo, assistente social e psicólogo.
Deste modo, propomos acesso dos usuários nas oficinas, diariamente, de segunda a sexta-feira, visando estimular continuamente a integração entre os participantes e a comunidade com intuito de contribuir para a transformação da realidade social de crianças e adolescentes que vivenciam situações de vulnerabilidade social e prevenir situações de risco.
4 - JUSTIFICATIVA:
O Plano de Trabalho Vivências II, justifica-se por dar continuidade ao “Projeto Vivências” visando potencializar e dar continuidade aos atendimentos nas oficinas ofertadas para crianças e adolescentes diariamente, garantindo o pagamento de profissionais qualificados e de combustível para as atividades externas, contribuindo para o fortalecimento da função protetiva das crianças, adolescentes e suas famílias e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social. Além de garantir um espaço de convivência, fortalecimento de vínculos, habilidades sociais e promoção à cidadania, fomentando o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir de interesses, demandas e potencialidades das crianças, adolescentes e suas famílias. A intervenção nas comunidades acontece através de palestras e rodas de conversas, abordando temas a partir das demandas apresentadas pelos usuários nas ações realizadas com crianças e adolescentes, para que o atendimento seja realizado com qualidade e eficiência, o Plano de Trabalho Vivências II garantirá o pagamentos de salários de um Educador Social para atuar no monitoramento, acompanhamento e orientações durante toda a semana para aproximadamente 90 crianças e adolescentes inseridas nas oficinas de judô, balé, artes e apoio pedagógico por 40 horas semanais, proporcionando um trabalho que contribui para melhoria da qualidade de vida, transformação social e garantia de direitos. Garantir uma cozinheira para realizar o devido acondicionamento de gêneros alimentícios, manutenção da higiene, preparo e produção de alimentos na cozinha durante 44 horas semanais, para alimentação de qualidade, ofertando alimentos nutritivos e importantes para minimizar a fome e desnutrição cerca de 90 crianças e adolescentes. Garantir uma assistente social por 30 horas semanais, capacitada e que conheça a realidade de aproximadamente 90 crianças, adolescentes e suas famílias, sendo responsáveis por oportunizar cadastros, buscas ativas, trabalhos em rede, atendimentos, monitoramentos e acompanhamentos de crianças, adolescentes e famílias, buscando a transformação humana e social dos beneficiários. Oportunizar uma profissional auxiliar administrativa capacitada e qualificada por 20 horas semanais, para realizar serviços de organização documental, prestações de contas de projetos e planos de trabalho, compras e outras para ofertar um serviço de qualidade para as crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para garantia de direitos dos beneficiários. Além de um motorista capacitado e que conheça a realidade do público atendido para dar suporte à equipe psicossocial na locomoção, visitas, atividades externas e atendimentos domiciliares durante 20 horas semanais, para garantir que sejam realizados as atividades e atendimentos externos realizaremos aquisição de combustível para o veículo que será utilizado semanalmente para ações transformadoras para aproximadamente 90 crianças, adolescentes e suas famílias. Deste modo, propomos o acompanhamento, o monitoramento e o acesso dos beneficiários nas oficinas diariamente, visando estimular a integração entre os beneficiários e a comunidade atendida, visando contribuir para a transformação da realidade social de crianças, adolescentes e famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade social e prevenir situações de risco. Sendo assim, este Plano de Trabalho, pretende retirar o recurso que foi destinado por pessoas físicas para o Fundo da infância e Adolescência – FIA em Dezembro de 2022.
5 - OBJETIVO GERAL:
Fomentar os atendimentos, acompanhamentos e monitoramento para crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para o fortalecimento da função protetiva e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade social.
6 - PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Objetivo Específico 1: Oportunizar qualidade nas atividades, através de um educador social para atuar no monitoramento, acompanhamento e orientações para aproximadamente 90 crianças e adolescentes inseridas oficinas socioassistenciais |
||||
METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01
Garantir atendimento de qualidade e eficácia para aproximadamente 90 crianças e adolescentes beneficiadas com oficinas socioassistenciais.
|
Monitorar, organizar e avaliar as atividades socioassistenciais oferecidas nas oficinas para aproximadamente 90 crianças e adolescentes, estimulando continuamente a integração entre os beneficiários, contribuindo para a transformação da realidade social, prevenindo situações de risco social e vulnerabilidade social.
|
-Número de fichas de matrículas; -Número de beneficiários; -Percentual de frequência.
|
-Holerite mensal; -Registros fotográficos; -Lista de frequência. -Ficha de matrículas.
|
Mês 01 a 06. |
Resultados Esperados: Atender com qualidade os beneficiários nas atividades socioassistenciais, minimizando a situação de risco e vulnerabilidade das crianças e adolescentes atendidos. |
-Objetivo Específico 2: Oferecer alimentação de qualidade através do serviço de uma cozinheira para realizar o devido acondicionamento de gêneros alimentícios, manutenção da higiene, preparo e produção de alimentos na cozinha para as crianças e adolescentes atendidas.
|
||||
METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 Garantir atendimento de qualidade, eficácia para realizar o acondicionamento de gêneros alimentícios, manutenção, higiene, preparo e produção de alimentos para aproximadamente 90 crianças e adolescentes atendidas nas oficinas socioassistenciais.
|
-Recebimento, condicionamento, manutenção, higiene, preparo, produção para alimentação saudável de crianças, adolescentes e famílias atendidas. -Contribuir nas demandas semanais do atendimento aas famílias que recebem os alimentos (higienização, embalagem, divisão e distribuição).
|
-Número de beneficiários cadastrados e matriculados; -Número de beneficiários frequentes.
|
-Holerite mensal. -Registros fotográficos.
.
|
Mês 01 a 06. |
Resultados Esperados: Atender com eficiência os beneficiários que recebem alimentos e a alimentação semanal, minimizando a situações de fome, miséria, pobreza que as crianças, adolescentes e suas famílias enfrentam. |
-Objetivo Específico 3: Ofertar busca ativa, acompanhamento, monitoramento, atendimento e avaliação especializadas através do profissional Assistente Social, capacitado e qualificado, que conheça a realidade do publico alvo atendido semanalmente, contribuindo na transformação social de crianças, adolescentes e suas famílias. |
||||
METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 Garantir atendimento de qualidade, eficácia para realizar o cadastramento, acompanhamento, monitoramento, atendimento e avaliação para aproximadamente 90 crianças, adolescentes e famílias atendidas pelo Lar Nossa Senhora. |
- Planejar o funcionamento, atendimento, monitoramento, avaliação e reestruturação das oficinas socioassistenciais com acesso à cultura, informação, arte, esporte, lazer, tecnologia e conhecimentos em diversas áreas para crianças e adolescentes; - Atendimento, acompanhamento, visitas domiciliares, organização de palestras, evento e atividades internas e externas para crianças, adolescentes e suas famílias.
|
-Número de beneficiários, cadastrados e matriculados; -Número de beneficiários frequentes.
|
-Holerite mensal; -Registros; fotográficos; -Plano de trabalho; -Relatório de atividades.
|
Mês 01 a 06. |
Resultados Esperados: Atender qualidade e eficácia aos beneficiários atendidos no Lar, minimizando a situação de risco e vulnerabilidade das crianças, adolescentes e suas famílias.
|
-Objetivo Específico 4: Ofertar a continuidade de um profissional Auxiliar Administrativo para realizar o apoio, organização e execução de tarefas administrativas que contribuem para a organização do trabalho oferecido para crianças e adolescentes. |
||||
METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 Garantir atendimento de qualidade, eficácia para realizar apoio, organização e atendimentos para aproximadamente 90 crianças, adolescentes e famílias atendidas pelo Lar Nossa Senhora |
-Atender telefone, recepcionar as crianças e adolescentes, realizar agendamentos de visitas, doações, atendimentos e outros; -Atendimento ao público; -Orçamentos, auxílio em documentações para prestações de contas e projetos e planos de trabalhos que atendem as crianças e adolescentes; -Registros fotográficos das oficinas e atividades internas.
|
-Números de beneficiários atendidos; -Número de doações recebidas; -Número de contatos realizados. |
-Holerite mensal; -Registros; fotográficos.
|
Mês 01 a 06. |
Resultados Esperados: Atender qualidade e eficácia os beneficiários e públicos em geral no Lar, contribuindo para um ambiente agradável paras as crianças, adolescentes e suas famílias.
|
-Objetivo Específico 5: Ofertar a continuidade de um profissional motorista para dar suporte a equipe psicossocial nas visitas, atendimentos domiciliares, recolher doações, dentre outras demandas que contribui no atendimento de qualidade para as criança, adolescentes e suas famílias. |
||||
METAS |
AÇÕES (atividades executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 Garantir o suporte à equipe psicossocial durante a semana nas atividades externas que demandem uso do veículo para atendimento e ações com crianças, adolescentes e famílias. |
-Dar suporte no transporte da equipe psicossocial e administrativo diariamente; -Realizar visitas domiciliares com a equipe psicossocial e nas atividades externas realizadas com crianças, adolescentes e famílias.
|
-Número de visitas realizadas. -Número d atividades externa; -Número de participantes.
|
-Holerite mensal; -Registros fotográficos; -Listas de participantes e visitas.
|
Mês 01 a 06. |
Resultados Esperados: Atender qualidade e eficácia os beneficiários e equipe do Lar, contribuindo para a agilidade e eficiência no trabalho realizado pela equipe técnica do Lar em prol de crianças, adolescente e suas famílias. |
-Objetivo Específico 5: Adquirir combustível para a realização de visitas, atendimentos domiciliares, recolher doações, dentre outras demandas da equipe psicossocial e administrativa que contribui no atendimento de qualidade para as crianças, adolescentes e suas famílias. |
||||
METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 Garantir a aquisição de combustível para os veículos que realizam suporte à equipe psicossocial e administrativa durante a semana nas atividades socioassistenciais externas que beneficiam crianças, adolescentes e famílias. |
-Realizar o transporte da equipe psicossocial e administrativo diariamente; -Realizar visitas domiciliares com a equipe psicossocial e nas atividades externas realizadas com crianças, adolescentes e famílias.
|
-Percentual de entregas e recolhimentos de doações; -Número de visitas e atendimentos externos realizados. |
- Nota Fiscal; -Registros fotográficos;
|
Mês 01 a 06.
|
Resultados Esperados: Atender com qualidade, eficácia e agilidade nos atendimentos realizados pela equipe técnica do Lar em prol de crianças, adolescente e suas famílias.
|
7- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
A fim de cumprir as metas estabelecidas no item 6.0, serão realizadas ações em prol de atendimentos socioassistenciais com crianças, adolescentes e suas famílias, o plano contempla quatro etapas:
Etapa 01- Garantir o pagamento de salário de um educador social, cozinheira, assistente social, auxiliar administrativo, motorista para o atendimento do Termo de Fomento, conforme circunstanciado no Plano de Aplicação dos recursos da proposta.
Etapa 02- Aquisição de combustível para o transporte da equipe técnica em ações que beneficiem crianças, adolescentes e suas famílias.
Etapa 03 - Monitoramento e gestão de atividades que serão acompanhadas e monitoradas pela equipe técnica do Lar, composta por gestão, administrativo e psicossocial na realização das ações, atividades, projetos, programas e serviço.
Etapa 04- Avaliação, ao término do contrato a equipe técnica irá fazer avaliação e prestação de conta junto ao conselho de acordo as normas do Conanda.
Os resultados e benefícios serão contínuos, vislumbrando o enfrentamento da vulnerabilidade social e minimizando as violações de direitos de crianças e adolescentes.
8 - PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA:
8.1 - Receitas:
Especificação |
Valor (R$) |
% |
Valor total do recurso (bruto) |
R$ 60.889,99
|
100% |
Valor da proposta |
R$ 48.711,99 |
80% |
Valor retido no fundo específico 20% CMDCA: |
R$ 12.177,998 |
20% |
Contrapartida voluntária financeira (caso houver) |
|
|
8.2 - Detalhamento das despesas:
PROPOSTA - DETALHAMENTO DAS DESPESAS (Planilha de Itens) |
|||||
ITEM |
DESCRIÇÃO |
UND |
QTE |
VALOR UNITÁRIO (R$) |
SUBTOTAL (R$) |
1 |
Combustível |
L |
205,1549 |
5,10 |
1.046,29 |
|
TOTAL |
L |
205,1549 |
5,10 |
1.046,29 |
8.2.1 - Detalhamento das despesas com pessoal:
DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS E MULTA FGTS POR CARGO (R$) |
|||||||||||||
DESCRIÇÂO DO CARGO |
Horas /m |
SALÁRIO |
13º SALARIO 1/12 avos |
FÉRIAS 1/12 avos |
INSS + SAT+ (CTS INSS Terceiros) 20%+3% +5,8% = 28,8% |
FGTS 8% |
MULTA 50 % FGTS |
PIS 1% |
TOTAL DESP. MÊS POR CARGO |
Nº EMPREGADOS |
Nº DE MESES |
TOTAL POR CARGO |
|
Educador Social |
40h |
1332,00 |
111,00 |
148,00 |
106,56 |
106,56 |
53,28 |
13,32 |
1.764,16 |
1 |
6 |
10.584,96 |
|
Assistente Social |
30h |
2.010,00 |
167,50 |
223,33 |
160,80 |
160,80 |
80,40 |
20,10 |
2.662,13 |
1 |
6 |
15.972,78 |
|
Cozinheira |
40h |
1.332,00 |
111,00 |
148,00 |
106,56 |
106,56 |
53,28 |
13,32 |
1764,16 |
1 |
6 |
10.584,96 |
|
Auxiliar Administrativo |
20h |
666,00 |
55,50 |
74,00 |
53,28 |
53,28 |
26,64 |
6,66 |
882,08 |
1 |
6 |
5.292,48 |
|
Motorista |
20h |
658,20 |
54,85 |
73,13 |
52,66 |
52,66 |
26,33 |
6,58 |
871,75 |
1 |
6 |
5.230,50 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO |
7.944,28 |
||||||||||||
DESCONTO REFERENTE INSS PATRONAL |
|
||||||||||||
VALOR DO REPASSE COM PESSOAL |
47.665,70 |
||||||||||||
09 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:
Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
Parcela Única |
48.711,99 |
Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
Parcela Única |
|
10 - FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Ao término do plano de trabalho Vivências II, o Lar pretende dar continuidade com os serviços dos profissionais através de eventos pontuais: barraquinhas, feijoadas, bem como doações de empresas privadas e pessoas físicas.
[1]Arrecadação de 6% pessoa física.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025