Imagem de destaque VIVENCIAS II - LAR NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

VIVENCIAS II - LAR NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO


MROSC MONTES CLAROS

 

PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

CNPJ: 22.679.435/0001-47

ENDEREÇO: Rua São Carlos, 40, Todos Santos

MUNICÍPIO: Montes Claros              UF: MG                                         CEP: 39.400-118

E-MAIL: lar@larnossasenhora.org.br                          TELEFONE: 3221.2259 / 3213.9215

 

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Marina Francisco Gardim

2. IDENTIFICAÇÃO:                       (X ) PROJETO            OU               ( ) ATIVIDADE

    1. NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE:

Vivências II

 PÚBLICO ALVO: Aproximadamente 90 crianças e adolescentes e famílias cadastradas.

    1. - ÁREA DE ABRANGÊNCIA:        (X)       URBANA         (           )           RURAL                                                 
    1. - PRAZO DE EXECUÇÃO: 06 Meses

3 - DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

O Plano de Trabalho “Vivências II” visa dar continuidade ao Plano de Trabalho Vivências (Termo de Fomento 89/21). O Lar Nossa Senhora é referência na cidade de Montes Claros pelos seus 71 anos de atuação na oferta de serviços, programas e projetos de modo contínuo para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, residentes em bairros periféricos (bairros: Vila Oliveira, Vila Mauricéia e Panorama II, e Santos Reis.). A Missão é promover serviços, programas e projetos no âmbito da assistência social visando à transformação social e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e famílias, emancipando-as no resgate a cidadania com responsabilidade e excelência. As ações sociais desenvolvidas na organização social visam garantir os direitos da criança e do adolescente conforme a lei 8069/90 e a proposta do Plano Nacional destinado à promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.

O Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro oferta serviço, programas e projetos para crianças de 05 a 11 anos, e para adolescentes de 12 a 17 anos. Para essas crianças e adolescentes são desenvolvidas diversas oficinas e atividades com o objetivo de promover a convivência, as conversações e os fazeres. Esses encontros são espaços para: escutar e ser escutado; valorizar o outro; construir projetos e vida; admirar as diferenças; reconhecer limites e possibilidades; aprender e ensinar de igual para igual; reconhecer e nomear emoções; exercitar escolhas; dialogar para resolver conflitos, etc. Para o alcance desses objetivos, através de metodologias que despertam o interesse e envolvimento, são desenvolvidas oficinas de: Judô, Balé, Artes Plásticas, Apoio Pedagógico (atividades pedagógicas, informática e inglês). As atividades são ofertadas de forma contínua e planejadas, considerando especificidades relacionadas à realidade e aos ciclos de vida das crianças e adolescentes.

O Projeto “Vivências II” visa garantir a constituição de espaço de convivência, desenvolvimento de habilidades sociais e promoção à cidadania, fomentando o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir de interesses, demandas e potencialidades das crianças e adolescentes inseridas nas oficinas. Estabelece ainda, que as intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Assim, as oficinas de judô, balé, artes plásticas, apoio pedagógico são desenvolvidas por educadores sociais e acompanhadas por uma equipe técnica composta por pedagogo, assistente social e psicólogo.

Deste modo, propomos acesso dos usuários nas oficinas, diariamente, de segunda a sexta-feira, visando estimular continuamente a integração entre os participantes e a comunidade com intuito de contribuir para a transformação da realidade social de crianças e adolescentes que vivenciam situações de vulnerabilidade social e prevenir situações de risco.

4 - JUSTIFICATIVA:

O Plano de Trabalho Vivências II, justifica-se por dar continuidade ao “Projeto Vivências” visando potencializar e dar continuidade aos atendimentos nas oficinas ofertadas para crianças e adolescentes diariamente, garantindo o pagamento de profissionais qualificados e de combustível para as atividades externas, contribuindo para o fortalecimento da função protetiva das crianças, adolescentes e suas famílias e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social. Além de garantir um espaço de convivência, fortalecimento de vínculos, habilidades sociais e promoção à cidadania, fomentando o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir de interesses, demandas e potencialidades das crianças, adolescentes e suas famílias. A intervenção nas comunidades acontece através de palestras e rodas de conversas, abordando temas a partir das demandas apresentadas pelos usuários nas ações realizadas com crianças e adolescentes, para que o atendimento seja realizado com qualidade e eficiência, o Plano de Trabalho Vivências II garantirá o pagamentos de salários de um Educador Social para atuar no monitoramento, acompanhamento e orientações durante toda a semana  para aproximadamente 90 crianças e adolescentes inseridas nas oficinas de judô, balé, artes e apoio pedagógico por 40 horas semanais, proporcionando um trabalho que contribui para melhoria da qualidade de vida, transformação social e garantia de direitos. Garantir uma cozinheira para realizar o devido acondicionamento de gêneros alimentícios, manutenção da higiene, preparo e produção de alimentos na cozinha durante 44 horas semanais, para alimentação de qualidade, ofertando alimentos nutritivos e importantes para minimizar a fome e desnutrição cerca de 90 crianças e adolescentes. Garantir uma assistente social por 30 horas semanais, capacitada e que conheça a realidade de aproximadamente 90 crianças, adolescentes e suas famílias, sendo responsáveis por oportunizar cadastros, buscas ativas, trabalhos em rede, atendimentos, monitoramentos e acompanhamentos de crianças, adolescentes e famílias, buscando a transformação humana e social dos beneficiários. Oportunizar uma profissional auxiliar administrativa capacitada e qualificada por 20 horas semanais, para realizar serviços de organização documental, prestações de contas de projetos e planos de trabalho, compras e outras para ofertar um serviço de qualidade para as crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para garantia de direitos dos beneficiários. Além de um motorista capacitado e que conheça a realidade do público atendido para dar suporte à equipe psicossocial na locomoção, visitas, atividades externas e atendimentos domiciliares durante 20 horas semanais, para garantir que sejam realizados as atividades e atendimentos externos realizaremos aquisição de combustível para o veículo que será utilizado semanalmente para ações transformadoras para aproximadamente 90 crianças, adolescentes e suas famílias. Deste modo, propomos o acompanhamento, o monitoramento e o acesso dos beneficiários nas oficinas diariamente, visando estimular a integração entre os beneficiários e a comunidade atendida, visando contribuir para a transformação da realidade social de crianças, adolescentes e famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade social e prevenir situações de risco. Sendo assim, este Plano de Trabalho, pretende retirar o recurso que foi destinado por pessoas físicas para o Fundo da infância e Adolescência – FIA em Dezembro de 2022.

 

5 - OBJETIVO GERAL:

Fomentar os atendimentos, acompanhamentos e monitoramento para crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para o fortalecimento da função protetiva e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade social.

6 - PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

Objetivo Específico 1: Oportunizar qualidade nas atividades, através de um educador social para atuar no monitoramento, acompanhamento e orientações para aproximadamente 90 crianças e adolescentes inseridas oficinas socioassistenciais

METAS

AÇÕES    (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

 

Garantir atendimento de qualidade e eficácia para aproximadamente 90 crianças e adolescentes beneficiadas com oficinas socioassistenciais.

 

 

 

 

 

Monitorar, organizar e avaliar as atividades socioassistenciais oferecidas nas oficinas para aproximadamente 90 crianças e adolescentes, estimulando continuamente a integração entre os beneficiários, contribuindo para a transformação da realidade social, prevenindo situações de risco social e vulnerabilidade social.

 

 

-Número de fichas de matrículas;

-Número de beneficiários;

-Percentual de frequência.

 

 

 

-Holerite mensal;

-Registros fotográficos;

-Lista de frequência.

-Ficha de matrículas.

 

Mês 01 a 06.

Resultados Esperados: Atender com qualidade os beneficiários nas atividades socioassistenciais, minimizando a situação de risco e vulnerabilidade das crianças e adolescentes atendidos.

 

-Objetivo Específico 2: Oferecer alimentação de qualidade através do serviço de uma cozinheira para realizar o devido acondicionamento de gêneros alimentícios, manutenção da higiene, preparo e produção de alimentos na cozinha para as crianças e adolescentes atendidas.

 

METAS

AÇÕES         (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Garantir atendimento de qualidade, eficácia para realizar o acondicionamento de gêneros alimentícios, manutenção, higiene, preparo e produção de alimentos para aproximadamente 90 crianças e adolescentes atendidas nas oficinas socioassistenciais.

 

-Recebimento, condicionamento, manutenção, higiene, preparo, produção para alimentação saudável de crianças, adolescentes e famílias atendidas.

-Contribuir nas demandas semanais do atendimento aas famílias que recebem os alimentos (higienização, embalagem, divisão e distribuição).

 

-Número de beneficiários cadastrados e matriculados;

-Número de beneficiários frequentes.

 

-Holerite mensal.

-Registros fotográficos.

 

.

 

Mês 01 a 06.

Resultados Esperados: Atender com eficiência os beneficiários que recebem alimentos e a alimentação semanal, minimizando a situações de fome, miséria, pobreza que as crianças, adolescentes e suas famílias enfrentam.

 

-Objetivo Específico 3: Ofertar busca ativa, acompanhamento, monitoramento, atendimento e avaliação especializadas através do profissional Assistente Social, capacitado e qualificado, que conheça a realidade do publico alvo atendido semanalmente, contribuindo na transformação social de crianças, adolescentes e suas famílias.

METAS

AÇÕES (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Garantir atendimento de qualidade, eficácia para realizar o cadastramento, acompanhamento, monitoramento, atendimento e avaliação para aproximadamente 90 crianças, adolescentes e famílias atendidas pelo Lar Nossa Senhora.

- Planejar o funcionamento, atendimento, monitoramento, avaliação e reestruturação das oficinas socioassistenciais com acesso à cultura, informação, arte, esporte, lazer, tecnologia e conhecimentos em diversas áreas para crianças e adolescentes;

- Atendimento, acompanhamento, visitas domiciliares, organização de palestras, evento e atividades internas e externas para crianças, adolescentes e suas famílias.

 

 

-Número de beneficiários, cadastrados e matriculados;

-Número de beneficiários frequentes.

 

-Holerite mensal;

-Registros; fotográficos;

-Plano de trabalho;

-Relatório de atividades.

 

Mês 01 a 06.

Resultados Esperados: Atender qualidade e eficácia aos beneficiários atendidos no Lar, minimizando a situação de risco e vulnerabilidade das crianças, adolescentes e suas famílias.

 

 

-Objetivo Específico 4: Ofertar a continuidade de um profissional Auxiliar Administrativo para realizar o apoio, organização e execução de tarefas administrativas que contribuem para a organização do trabalho oferecido para crianças e adolescentes.

METAS

AÇÕES (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Garantir atendimento de qualidade, eficácia para realizar apoio, organização e atendimentos para aproximadamente 90 crianças, adolescentes e famílias atendidas pelo Lar Nossa Senhora

-Atender telefone, recepcionar as crianças e adolescentes, realizar agendamentos de visitas, doações, atendimentos e outros;

-Atendimento ao público;

-Orçamentos, auxílio em documentações para prestações de contas e projetos e planos de trabalhos que atendem as crianças e adolescentes;

-Registros fotográficos das oficinas e atividades internas.

 

 

-Números de beneficiários atendidos;

-Número de doações recebidas;

-Número de contatos realizados.

-Holerite mensal;

-Registros; fotográficos.

 

 

Mês 01 a 06.

Resultados Esperados: Atender qualidade e eficácia os beneficiários e públicos em geral no Lar, contribuindo para um ambiente agradável paras as crianças, adolescentes e suas famílias.

 

 

-Objetivo Específico 5: Ofertar a continuidade de um profissional motorista para dar suporte a equipe psicossocial nas visitas, atendimentos domiciliares, recolher doações, dentre outras demandas que contribui no atendimento de qualidade para as criança, adolescentes e suas famílias.

METAS

AÇÕES (atividades executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Garantir o suporte à equipe psicossocial durante a semana nas atividades externas que demandem uso do veículo para atendimento e ações com crianças, adolescentes e famílias.

-Dar suporte no transporte da equipe psicossocial e administrativo diariamente;

-Realizar visitas domiciliares com a equipe psicossocial e nas atividades externas realizadas com crianças, adolescentes e famílias.

 

-Número de visitas realizadas.

-Número d atividades externa;

-Número de participantes.

 

-Holerite mensal;

-Registros fotográficos;

-Listas de participantes e visitas.

 

Mês 01 a 06.

Resultados Esperados: Atender qualidade e eficácia os beneficiários e equipe do Lar, contribuindo para a agilidade e eficiência no trabalho realizado pela equipe técnica do Lar em prol de crianças, adolescente e suas famílias.

 

-Objetivo Específico 5: Adquirir combustível para a realização de visitas, atendimentos domiciliares, recolher doações, dentre outras demandas da equipe psicossocial e administrativa que contribui no atendimento de qualidade para as crianças, adolescentes e suas famílias.

METAS

AÇÕES (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Garantir a aquisição de combustível para os veículos que realizam suporte à equipe psicossocial e administrativa durante a semana nas atividades socioassistenciais externas que beneficiam crianças, adolescentes e famílias.

-Realizar o transporte da equipe psicossocial e administrativo diariamente;

-Realizar visitas domiciliares com a equipe psicossocial e nas atividades externas realizadas com crianças, adolescentes e famílias.

 

-Percentual de entregas e recolhimentos de doações;

-Número de visitas e atendimentos externos realizados.

- Nota Fiscal;

-Registros fotográficos;

 

 

 

 

Mês 01 a 06.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultados Esperados: Atender com qualidade, eficácia e agilidade nos atendimentos realizados pela equipe técnica do Lar em prol de crianças, adolescente e suas famílias. 

 

 

7- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

A fim de cumprir as metas estabelecidas no item 6.0, serão realizadas ações em prol de atendimentos socioassistenciais com crianças, adolescentes e suas famílias, o plano contempla quatro etapas: 

Etapa 01- Garantir o pagamento de salário de um educador social, cozinheira, assistente social, auxiliar administrativo, motorista para o atendimento do Termo de Fomento, conforme circunstanciado no Plano de Aplicação dos recursos da proposta.

Etapa 02- Aquisição de combustível para o transporte da equipe técnica em ações que beneficiem crianças, adolescentes e suas famílias.

Etapa 03 - Monitoramento e gestão de atividades que serão acompanhadas e monitoradas pela equipe técnica do Lar, composta por gestão, administrativo e psicossocial na realização das ações, atividades, projetos, programas e serviço.

Etapa 04- Avaliação, ao término do contrato a equipe técnica irá fazer avaliação e prestação de conta junto ao conselho de acordo as normas do Conanda.

Os resultados e benefícios serão contínuos, vislumbrando o enfrentamento da vulnerabilidade social e minimizando as violações de direitos de crianças e adolescentes.

 

 

8 - PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA:

8.1 - Receitas:

 

Especificação

Valor (R$)

%

Valor total do recurso (bruto)

             R$ 60.889,99

 

                                   100%

Valor da proposta

                         R$ 48.711,99

                                     80%

Valor retido no fundo específico 20% CMDCA:

                         R$ 12.177,998

                                     20%

Contrapartida voluntária financeira (caso houver)

 

          • %

 

8.2 - Detalhamento das despesas:

PROPOSTA - DETALHAMENTO DAS DESPESAS                                                                    (Planilha de Itens)

ITEM

DESCRIÇÃO

UND

QTE

VALOR UNITÁRIO (R$)

SUBTOTAL (R$)

1

Combustível

 L

 205,1549

          5,10

1.046,29

 

TOTAL

             L

205,1549

          5,10

1.046,29

 

 

 

 

[1]

 

8.2.1 - Detalhamento das despesas com pessoal:

DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS E MULTA FGTS POR CARGO (R$)

 

 

DESCRIÇÂO DO CARGO

 

 

Horas

/m

 

 

SALÁRIO

 

13º SALARIO

1/12 avos

 

 

FÉRIAS

1/12 avos

 

INSS + SAT+ (CTS INSS

Terceiros) 20%+3%

+5,8% =

28,8%

 

 

FGTS  8%

 

MULTA 50 % FGTS

 

 

 

PIS 1%

 

 

TOTAL DESP. MÊS POR CARGO

 

 

EMPREGADOS

 

 

Nº DE MESES

 

 

TOTAL POR CARGO

Educador Social

40h

1332,00

111,00

148,00

106,56

106,56

53,28

13,32

1.764,16

1

6

10.584,96

Assistente Social

30h

2.010,00

167,50

223,33

160,80

160,80

80,40

20,10

2.662,13

1

6

15.972,78

Cozinheira

40h

1.332,00

111,00

148,00

106,56

106,56

53,28

13,32

1764,16

1

6

10.584,96

Auxiliar Administrativo

20h

   666,00

55,50

74,00

53,28

53,28

26,64

6,66

882,08

1

6

  5.292,48

Motorista

20h

  658,20

54,85

73,13

52,66

52,66

26,33

6,58

871,75

1

6

  5.230,50

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO

7.944,28

DESCONTO REFERENTE INSS PATRONAL

 

VALOR DO REPASSE COM PESSOAL

47.665,70

                           
 

09 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

             48.711,99

Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

 

10 - FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

          Ao término do plano de trabalho Vivências II, o Lar pretende dar continuidade com os serviços dos profissionais através de eventos pontuais: barraquinhas, feijoadas, bem como doações de empresas privadas e pessoas físicas.

Justificativa

 

 

 

[1]Arrecadação de 6% pessoa física.