Imagem de destaque REVITALIZAÇÃO DAS SUB-BACIAS DO RIO PACUÍ - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE SERRA VERDE

REVITALIZAÇÃO DAS SUB-BACIAS DO RIO PACUÍ - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE SERRA VERDE


 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

NOME DO PROJETO: Revitalização das sub-bacias do Rio Pacuí

PRAZO DE EXECUÇÃO:  06 meses

PÚBLICO ALVO: Moradores e Frequentadores da Comunidade de Serra Verde

ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Comunidade de Serra Verde

   DESCRIÇÃO DA REALIDADE:

A Comunidade de Serra Verde fica  localizada na área rural de Montes Claros, Minas Gerais, que vem sofrendo com os efeitos dos eventos críticos de estiagem prolongada dessa região, um dos agravantes é o aumento da retirada da vegetação nos topos de morros, a exploração indiscriminada de cascalho e areia na cabeceira do rio, os processos de desmatamento dos topos de morro para formação de pastagens e até mesmo as condições de declividade e estrutura do terreno, transformaram as estradas rurais em verdadeiros canais de escoamento para o leito dos rios.

Fica evidente, nesse contexto, a importância a preservação. Propõe-se a execução de obras de Barraginhas no entorno das estradas para contribuir com recarga do lençol freatico e prevenir o deslocamento de residos que provocam as erosões e o assoreamento dos rios e nascentes.

   JUSTIFICATIVA:

O desenvolvimento do projeto está intrínseco à consolidação de novos modelos de desenvolvimento em base sustentável, principalmente no que se refere à gestão de recursos hídricos, se levarmos em conta que Montes Claros está numa região semi-árido como o Norte de Minas.

A comunidade de Serra Verde tem cerca de 368 moradores e recebe aproximadamente 100 visitantes, além de contar com animais nativos da fauna do cerrado do norte de minas. A região vem sofrendo com os efeitos dos eventos críticos de estiagem prolongada, um dos agravantes é o aumento da retirada da cobertura vegetal, o solo fica mais propicio a sofrer com erosão e recebe incidência direta do sol, aquecendo-o e acaba por gerar a escassez dos recursos hídricos, o assoreamento interfere diretamente no curso d’água natural interrompendo 100% a passagem de água. A construção de Barraginhas pode dar início na recuperação da nascente e revitalizando dos  rios. Uma vez que a revitalização da nascente e dos rios  é de extrema importância para a vida Humana e Animal.

OBJETIVOS DO PROJETO:
 

Objetivo Geral: Este projeto tem como objetivo geral a construção de barraginhas na comunidade de Serra Verde, criando assim a preservação e revitalização de maneira sustentável dos recursos hídricos.

Objetivos Específicos :

1. Construção de Barraginhas de contenção de rejeitos, captação e acumulo de água.

3. Evitar a erosão no solo e Assoreamento do Rio

4. Amenizar os Efeitos da Seca

METAS E INDICADORES:

Pretende-se utilizar os recursos na construção de  barraginhas, como são conhecidas, são caracterizadas pelos custos reduzidos para construção e pela alta eficiência em diminuir processos erosivos. Cada bacia possui um diametro de 12 metros e profundidade de 1.5 metros com volume de 170.00 m³ . A construção das Barraginhas podem variar de  duas a três horas para ser construída, toda bacia é composta de um dreno coletor (sulco) com comprimento, podendo chegar a 10,00 metros e um vertedor (dreno), ambos construídos somente em terra firme. Para as bacias locadas às margens das estradas deverão ser associadas à camalhões, construídos no leito da estrada, de forma que direcionem as águas para as mesmas, mas que permitam o tráfego normal de veículos, a realização do serviço decorrerá através de 1 (uma) máquina carregadeira, o equipamento proporciona maior mobilidade e facilita o trabalho de confecção da bacia.

Preten-se recuperar algumas barraginhas já existentes na comunidade que estão sobrecarregadas com sua função comprometida, essa recuperação é feita atraves da limpeza (retirada de resíduos acumulados) da mesma.

 

         CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META

ESPECIFICAÇÃO DA META

Etapa/fase

INDICADORES FÍSICO:

 

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

DURAÇÃO

UND

Quant.

Início

Término

01

Execução do serviço das barraginhas e limpeza do curso dágua.

Etapa 01:

UND

1

Emissão de Notas ficais e Portioli

Jun

Novembro 

02

finalização e prestação de contas.

Etapa 01:

UND

1

Entrega da Prestação na Secretaria de Meio Ambiente

Dez

Dez

 

 

FUTURO DO PROJETO

Projeto realizado na comunidade de Serra Verde com recursos do Município, possa servir como espelho para outras comunidades, além de ser uma das alternativas contra a seca na região.  

TERMO DE FOMENTO 109/2019

 

 

Brasão Marco Regulatorio

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil