|
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
NOME DO PROJETO
PROJETO SOCIOAMBIENTAL FRUTIFICAR
PÚBLICO ALVO:
O Projeto ISAC pretende desenvolver esse projeto diretamente com 120 crianças e adolescentes, com faixa etária de 10 a 15 anos e indiretamente com aproximadamente 200 pessoas, entre familiares dos beneficiários, voluntários, estagiários e parceiros.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
O Projeto ISAC localizado no Bairro Vargem Grande II, região Sul de Montes Claros, atende crianças e adolescentes em situação de risco social no contra turno escolar, todos oriundos dos bairros Ciro dos Anjos, Chiquinho Guimarães, Conjunto Joaquim Costa, Vila Campos, Vila Greice, Vargem Grande I e II, áreas estas vulneráveis e ainda precarizadas pela falta de infraestrutura, como rede de esgoto e asfalto. A poeira contribui para o aumento dos problemas de saúde dos moradores, principalmente crianças e idosos. Quando chove, a situação fica crítica, os alagamentos são constantes por causa da depressão geográfica, e por causa dos lixos acumulados no córrego vargem grande e Bicano que cortam as comunidades atendidas. Onde antigamente era brejo, há ainda muitos lotes vagos, animais soltos pelas ruas, carroceiros que descartam lixos em locais próximos.
Além disso, o nosso público alvo é vitima de sérias violações de direitos como: evasão e infrequência escolar; envolvimento com o tráfico de drogas, desemprego, crianças trabalhando para aumentar a renda familiar, ociosidade e diversos conflitos familiares. Uma forma de sanar essas dificuldades será a articulação, planejamento e o desenvolvimento de ações afirmativas, continuas e atraentes em favor de crianças, adolescentes e suas famílias envolvendo entidades do poder público, escolas e atores sociais do território, fortalecendo toda rede de assistência.
O Projeto ISAC atua a uma década na região, e tem seu trabalho reconhecido pelas famílias, tem facilidade de diálogo e de articular parcerias com igrejas, escolas, comércios e rede de assistência e proteção social CRAS, CREAS, Centro POP, Fundação Sara, dentre outros vizinhos, além de contar com a importante parceria da Emater-MG que já vem assessorando o trabalho da horta há mais de um ano. Vale ressaltar que a instituição mudou recentemente para esse endereço a fim de viabilizar o término da construção da sede própria, que proporcionará a ampliação dos serviços em beneficio às crianças, adolescentes e suas famílias, o espaço de 1.200m2, já conta com uma horta orgânica no local cuidada pelos colaboradores e pelo público atendido, complementado assim alimentação familiar.
DESCRIÇÃO DA REALIDADE
Fonte : Instituição Social de Amor Cristão – ISAC - Realizado pela Assistente Social Adenivá Chaves de Assis Secundino - CRESS nº 21238 e estagiários de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.
O gráfico acima aponta um alto índice de crianças/adolescentes envolvidos com as drogas,trabalho infantil, conflitos familiares e evasão escolar, toda essa problemática evidencia a situação de vulnerabilidade em que vivem. Com a ausência ou baixa renda familiar, muitos tem que trabalhar para garantir pelo menos uma alimentação básica, e nesse caminho muitas vezes são recrutados e induzidos ao trafico de drogas. Percebe-se um total de 216 violações identificadas, ou seja, mais de uma violação por família entrevistada.
Diante do exposto, percebe-se a necessidade de realizar um trabalho de sensibilização e de inclusão para que esses índices apresentem possibilidade de redução e ações que visam melhorar a qualidade de vida dessas crianças e suas famílias. Assim o Projeto ISAC propõe ações onde às crianças e adolescentes terão oportunidade de realizar atividades esportivas, culturais e sócio-ambientais, momentos que proporcionarão reflexões sobre o uso correto do solo, a importância do consumo de alimentos orgânicos, a importância da água, necessidade de reutilização de restos de alimentos, socialização, troca de saberes, respeito ao próximo e a natureza, coletividade, lazer, cooperação, convivência grupal, alimentação saudável, entre outros. Esse projeto pretende também desenvolver um trabalho com os familiares dos beneficiários atendidos, por meio de palestras, debates, rodas de conversas sobre temas relacionados principalmente a preservação e proteção do meio ambiente, prevenção à saúde através de uma alimentação saudável, sem agrotóxico e busca de alternativas sustentáveis.
JUSTIFICATIVA:
O projeto frutificar é uma idéia das próprias crianças e mães do projeto ISAC quando numa roda de conversa surgiu o assunto sobre “Desenvolvimento Sustentável”, oportunidade que discutimos sobre a importância da horta sem o uso de agrotóxico , seus benefícios à saúde e uma maneira de melhorar a alimentação na instituição e no âmbito familiar das crianças. Surgiu então a proposta de dar continuidade e ampliar a oficina da horta orgânica que já vem sendo desenvolvida na instituição desde final do ano de 2017, quando a instituição mudou do bairro São Judas Tadeu para o Vargem grande II.
Para o inicio dessa atividade, nesse ano de 2019 pretende-se fazer um novo cadastramento das crianças e adolescentes dando prioridade às de famílias que se encontram em maior situação de vulnerabilidade social (pauperização, desemprego, problemas de saúde ) e as encaminhadas pela rede de assistência do município( Crás, Conselho tutelar, família acolhedora) também Terão prioridade os adolescentes em situação de trabalho infantil apontados no ultimo diagnostico realizado . A ampliação da horta orgânica garantirá uma sustentabilidade maior as essas crianças e adolescentes que poderão levar os produtos colhidos para casa e terão uma merenda melhor e mais saudável na instituição. Sendo assim, a horta orgânica tem aspectos econômicos, sociais, ambientais, geração de renda, inclusão social, prevenção à saúde e preservação do meio ambiente.
A horta auxilia sob o ponto de vista nutricional, para o melhoramento dos hábitos alimentares, da saúde e prevenção de doenças e é um espaço onde possibilita as crianças/adolescentes a lidar de maneira espontânea com a natureza, auxiliando os monitores na sua construção, à qual será utilizada na aprendizagem e no interesse deles para melhorar sua alimentação resgatando o cultivo da terra, a importância do consumo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos e a importância da reutilização dos alimentos no adubo orgânico(compostagem).
A horta é um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Ela se apresenta ainda como um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação mais saudável, além de uma importante ferramenta para instruir sobre meio ambiente, respeito à natureza e às próximas gerações. O contato com a natureza tem sido uma experiência muito válida para crianças e adolescentes do Projeto ISAC.
Ao ampliar a horta na instituição, a equipe multidisciplinar, estagiários, voluntários e parceiros de diversas áreas poderão trabalhar os mais variados temas não só com as crianças, mas também com as famílias. O foco principal é discutir com os alunos e famílias, temas como: alimentação, nutrição, saúde, agroecologia que, aliados ao trato com a água,terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Além do aprendizado, o cultivo de hortaliças oferece várias vantagens à saúde, como variedade de alimentos saudáveis no lanche dos alunos e que ainda terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda. As crianças e adolescentes estudarão sobre a importância do solo, as propriedades da água, e desta forma, todas as áreas do conhecimento poderão ser beneficiadas de alguma forma com uma horta na instituição.
A área disponível para construção da horta é de 300 m2, onde há bastante exposição solar e solo de boa qualidade, afinal o local era um brejo, tinha até mesmo lagoas ao redor e funcionava uma fazenda. Pretende-se utilizar o máximo o espaço disponível, até mesmo os muros, onde se pode fazer hortas suspensas com garrafas pet, caixotes vindo do PAA, latas entre outros, incrementando e visibilizando ainda mais o objetivo de sustentabilidade ambiental. Com a aprovação desse projeto, o ISAC cultivará os mais variados legumes e folhas, além das plantas medicinais que são desejos de algumas famílias; Sonhando também com uma possibilidade futura de ter um espaço saudável no local e fazer uso de conservas, sucos detox, chás e realizar a festa dos frutos bons e o jantar verde. Os canteiros continuarão sendo cercados com garrafas Pet que seria mais uma forma de preservação do meio ambiente e a oportunidade de trabalhar o conceito de sustentabilidade colocando o tema em discussão e reflexão aos alunos, famílias e visitantes quanto a questão do lixo, reutilização e reciclagem de materiais. Através desta pedagogia as próprias crianças e adolescentes farão a coleta desses descartes e trarão para serem utilizados no projeto, gerando mudança nas atitudes no que diz respeito ao clamor por um mundo mais sustentável. Cada pet trazido valerá (1)um ponto que ao final do projeto, será convertido em prêmios.
Para a adubação dos canteiros, pretende-se utilizar o adubo de aves da somai e adubo natural preparado na instituiçao, usando a técnica de compostagem, aproveitando o pó de café usado, cascas de ovo, cascas e polpas de frutas, esterco de boi e de galinha, palhas e galhos de mamonas muito comum na região, que, ao apodrecerem, formarão o adubo orgânico, valorizando ainda mais a parceria com outras instituições como o programa Mesa Brasil e PAA- programa de Aquisição de Alimentos que prezam por essas ações.
Além das parcerias do Mesa Brasil, PAA, continuaremos com a Emater-MG que oferece projetos de planejamento de plantio, assistência técnica e acompanhamento das atividades de manutenção e colheita, além da distribuição de folhetos didáticos e informativos com orientações sobre o plantio e controle de pragas. Outra parceria que pretendemos conquistar é da UFMG, que poderá através dos estagiários auxiliarem no desenvolvimento das atividades propostas.
Mas, para que tudo isso seja concretizado e darmos um salto de uma pequena horta de subsistência como mostra as fotos em anexo para um verdadeiro laboratório vivo com diferentes atividades didáticas que geram transformação social e ambiental, precisamos de apoio financeiro para aquisição de maquinas, ferramentas, equipamentos, adubos entre outros. Outra grande demanda e a falta de água para irrigar a horta, decidimos construir uma cisterna de PVC para capitação de água da chuva e recuperação de um poço que já se encontra aberto no local. Ferramentas, maquinas e equipamentos adequados para o desenvolvimento das atividades propostas e ampliar ainda mais a horta criando condições para fazê-la frutificar.
Nos últimos meses devido a grande estiagem foi necessário molhar a horta com mais freqüência o que acabou acarretando um aumento significativo nas contas de água da instituição, como o projeto vive de doações, as contas de água vem se tornando um fator que dificulta a ampliação da horta.
A falta de água sempre tem sido o maior enfretamento dos pequenos agricultores e defensores do meio ambiente, e recentemente tivemos uma experiência na instituição que animou as nossas esperanças de continuarmos e ampliarmos a nossa horta, alguns usuários do CEAPA que é outra importante parceria nesse projeto se espantaram com o valor da conta de água que ultrapassou R$300,00 onerando a instituição que passa muitas dificuldades para se manter. Vendo a situação que a instituição vinha passando com o alto valor das contas de água, alguns voluntários começaram a cavarem um poço e para nossa surpresa com menos de 4 metros deu água. O poço que foi avaliado por especialistas no assunto e para se tornar adequado o seu uso,necessita de manilhas, tijolos, cimentos, bombas entre outros equipamentos e materiais para finalizá-la. O poço terá uma proteção adequada para evitar que a água seja contaminada, com escoamento superficial e com um revestimento interno e ao seu redor terá uma proteção (Selo sanitário) com uma parede circular ao seu redor, acima da superfície do solo e coberta com uma tampa de concreto.
O poço será um grande aliado para o desenvolvimento do projeto da horta e até mesmo para o uso de sua água em lavagem pátios, calçadas e sanitários, entre outros. Além disso, pretende-se com esse projeto a construção de outra cisterna de 5.000 litros que captará a água da chuva. Ela será uma caixa de fibra em PVC, O seu funcionamento prevê a captação de águas da chuva que escoa através de calhas. Trata-se de uma tecnologia simples, adaptada à região semiárida e de fácil replicação. Para isso, contaremos com um projeto simples que está sendo construído por um voluntário que é engenheiro ambiental, e envolverá pessoas que estão ligadas a esta área como um cisterneiro e um pedreiro.
Uma das maiores vantagens do sistema de captação de água da chuva é que ele rende em torno de 50%, ou seja, você economiza cerca de metade no valor da conta de água, além dos benefícios ambientais. De acordo com um relatório da ONU de 2015, a falta de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Isso quer dizer que trabalhar para preservar a água potável e garantir que ela esteja disponível para os seres humanos é fundamental e urgente.
Economizar água é um hábito muito importante que ajuda a prevenir cada vez mais as freqüentes crises hídricas e ainda poupa os recursos naturais. Ao usar a cisterna para captar a água da chuva, estaremos desenvolvendo uma atitude ecologicamente correta preservando assim a água potável. A cisterna servirá para ajudar nas atividades de cuidado com as plantas, limpeza do local, nos sanitários e servirá de reserva caso se intensifique ainda mais a crise hídrica em nossa cidade e indiretamente, por meio da cisterna, alivia-se a pressão sobre os mananciais, já que ajuda a diminuir a demanda pelos recursos necessários para o tratamento da água.
Por fim, o projeto Frutificar vem desenvolver através da ampliação da Horta Orgânica um mecanismo pedagógico para as crianças e adolescentes e de incentivo as famílias para criação de pequenas hortas em casa e também comunitárias no território onde residem, resultando em desenvolvimento de renda, melhoria na saúde, boa alimentação, socialização e sensibilização das crianças e adolescentes quanto a questão ambiental e diminuição dos riscos sociais que vivem. . Além disso, o apoio através do edital de chamamento publico do CODEMA será fundamental para ampliar a produção de água através da construção da cisterna de captação de água de chuva, bem como a recuperação do poço já existente, tudo isso propiciará a ampliação e melhoria nas atividades pedagógicas e socioambientais em torno da Horta orgânica e na instituição.
OBJETIVOS DO PROJETO:
Objetivo Geral:
Proporcionar ações pedagógicas contínuas de caráter socioambiental, ampliação da horta orgânica, recuperação de um poço e construção de uma cisterna para captação de água da chuva na sede do Projeto ISAC, para atendimento às 120 crianças, adolescentes e suas famílias, visando melhoria na qualidade de vida das mesmas através de uma alimentação adequada, saúde, e diminuição dos riscos sociais e dos impactos negativos provocados ao meio ambiente.
5.2 - Objetivos Específicos:
equipe .
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
|||||||
META
|
ESPECIFICAÇÃO DA META
|
Etapa/fase |
INDICADORES FÍSICO:
|
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
DURAÇÃO |
||
UND |
Quant. |
|
Início |
Término |
|||
01 Atender 120 criança/adolescentes e suas famílias. |
Contrato simples por horas trabalhado/ assinatura de termo de voluntariado
|
Etapa 01: contratação de cisterneiro, pedreiro e cadastramento de voluntarios e estagiários. |
RH |
20 |
|
junho 2019 |
Julho 2019 |
Explicar sobre a importância do projeto, apresentar os parceiros e equipe técnica , renovar cadastros e fazer dos alunos novos |
Etapa 02: Reunião com as famílias e parceiros e renovação de cadastros de alunos |
RH |
200 em |
|
junho 2019 |
junho 2019 |
|
|
Fazer novos orçamentos de acordo com a demanda exigida, solicitada pelos profissionais e voluntarios. |
Etapa 03 compra dos materiais, ferramentas, equipamentos entre outros |
MAT. |
|
|
junho 2019 |
julho 2019 |
02 Recuperar o poço e montar a cisterna para captação de água da Chuva |
Oficinas pedagógicas com atividades teóricas e praticas sobre recuperação e montagem de cisternas, a importância dessas ações de prevenção e preservação do meio ambiente e geração de renda às famílias |
Etapa 01: Fortalecimento de vínculos e sensibilização as causas ambientais |
|
120 Alunos em 4 turmas 4 vezes na semana |
|
Agosto 2019 |
Fevereiro 2020 |
Etapa 02:promoção de sustentabilidade econômica da instituição e das famílias dos alunos |
|
|
|
Set 2019 |
Fevereiro 2020 |
||
Meta 03 Ampliação da horta orgânica |
Oficinas de compostagem, palestras noções de técnicas de plantio e manejo do solo e preparação e uso de inseticidas naturais e ações sustentáveis. |
Etapa 01 Preparação do solo, cerca com peti e plantio da horta |
|
120 Alunos 4 turmas |
|
Agosto 2019 |
Abril 2020 |
Etapa 02 Reunião com técnico da Emater-MG e membros do CODEMA para monitoramento. |
RH. |
20 técnicos |
|
Junho 2019
|
Set 2019
|
||
Meta 04 Colheitas da horta orgânica |
Palestras sobre prevenção à saúde através de uma alimentação saudável e importância de levar a pratica de hortas orgânicas em casa com fins de subsistência e possibilidade de geração de renda |
Etapa 01 Utilização dos produtos da horta |
RH |
120 Alunos |
|
Set. 2019 |
Fevereiro 2020
Nov/2019 |
Fortalecimento de vínculos e orientações da nutricionista do Mesa Brasil. |
Etapa 02 Realização do Jantar Verde |
RH |
200 |
|
Out 2019 |
||
Meta 05 Festa do fruto bom, Avaliação, prestação de contas. |
Promover cultos com reflexões sobre que frutos temos produzidos para a nossas vidas e gerações futuras. O perigo do desrespeito com o próximo e com o meio ambiente. |
Etapa 01 Realizar um culto e premiação dos alunos destaques, honras aos parceiros e voluntários no geral. |
|
|
|
Set 2019 |
Fevereiro 2020 |
FUTURO DO PROJETO
Com a aprovação do Projeto Frutificar pelo CODEMA, teremos tudo para um futuro promissor, primeiro porque a principal dificuldade terá sido sanada que é a falta de água, segundo teremos as ferramentas e equipamentos necessários para o manejo e cultivo da horta orgânica, e por fim o engajamento das crianças, famílias e parceiros será primordial para a continuidade, faremos tudo para que isso aconteça. Pretende-se investir na parceria com a UFMG, já contamos com uma voluntaria vizinha do projeto que estuda nessa instituição e está muito interessada em ingressar nesse projeto, e quer articular essa parceria e apoio das comunidades vizinhas que já conhece a horta e com a sua ampliação no próximo ano apresentaremos um novo projeto de geração de renda para poderemos vender as hortaliças a eles e comercializar em feiras como no Major Prates e São José para garantir o sustentabilidade da horta e de outras oficinas na instituição. Pretende-se também em concorrência a outros editais apresentar projetos de geração de emprego e renda às famílias e instituição através de agricultura orgânica, hortas, artesanatos de recicláveis e customização de roupas. A mão de obra na horta continuará com as crianças e mães, usuários dos ceapa e encaminhados do Creas (vizinho) que serão assessorados pela equipe técnica do Projeto( Coordenadora, Assistente social, cozinheira e estagiários. A Emater MG continuara dando assistência como tem feito antes desse Edital. Pretende também continuar com o jantar verde uma vez ao mês em parceria com o Mesa Brasil e PAA que será aberto à comunidade que pagara um valor acessível pelo mesmo.
O Projeto ISAC tem facilidade em articular parcerias, em dialogar com todos os segmentos da sociedade civil e poder público e está de portas abertas para receber propostas no sentido de dar continuidade ao projeto, seja ajuda financeira, humana, material, doações de roupas, calçados para fazer bazar, adubos, sementes entre outros. Não há nenhuma dificuldade em engajar o trabalho com outras entidades ou órgãos, uma vez que as ações coletivas têm um cunho de fortalecimento e de maior alcance, e todos têm muito a ganhar com isso.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024