|
NOME DO PROJETO:
Planta Francisco e Traz a alegria para a praça.
PRAZO DE EXECUÇÃO:
A proposta prevê um período de 06 (meses) para implantação do Projeto: "Planta Francisco e traz a alegria para a praça” que será executado em 02 comunidades de montes claros- MG, Residencial Vitória I, II e Vila São Francisco de Assis.
PÚBLICO ALVO:
Comunidades: Nossa Senhora das Vitorias situada no Residencial Vitória I e II e Nossa senhora Aparecida e São Francisco de Assis na Vila São Francisco de Assis, grande Santos Reis.
OBJETO DA PARCERIA
O presente projeto visa à arborização de ruas, preservação das áreas verdes nas comunidades aqui apresentadas, bem como a transformação de áreas públicas obsoletas em áreas de recreação e lazer permanentes, por meio da parceria com as comunidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PARCERIA:
JUSTIFICATIVA
A Legião de Assistência Recuperadora – LAR “O NOSSO LAR”, é uma Associação de fins não econômico, com objetivos, atividades e finalidades de relevância pública e social destinada a promoção de assistência social beneficente gratuita as pessoas sem qualquer discriminação de clientela : assistência às famílias carentes nas áreas de educação e instrução e ainda proporcionar atividades aos adolescentes, jovens e adultos no campo profissionalizante, para sua valorização pessoal e integral, no meio social e inclusão econômica e Social.
A Legião de Assistência Recuperadora – foi fundada em 16 de outubro de 1955, com a denominação de “Núcleo de Assistência e Orientação à Infância”, com objetivo de assistir e orientar as crianças desamparadas. Uma situação da época que despertava real atenção e clamava por necessidade de ações sociais. A Lar tem registro no Conselho Nacional de Serviço Social desde 13/05/1957, com Cadastro Social nº. 05849 da Secretaria de Estado de Ação Social e inscrição de integração ao SNAS – Sistema Nacional de Assistência Social sob o nº. 28984017895/94. A entidade foi reconhecida com os títulos de Utilidade Pública Estadual (1964) e Municipal (1987). Em 2005, por época do cinquentenário, a LAR recebeu a homenagem “Nome de Expressão”.
MISSÃO, VISÃO, VOCAÇÃO, PRINCÍPIOS E VALORES DA LEGIÃO DE ASSISTÊNCIA RECUPERADORA-O NOSSO LAR
MISSÃO:
Contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária e fraterna, por meio de atividades socioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania das Famílias, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal agindo para proporcionar meios de inclusão econômica e social. Apoiar e dar suporte as Pastorais Sociais da Arquidiocese de Montes Claros.
VISÃO:
Ser uma referência na realização de ações socioeducativas voltadas para a família, com ênfase, aquelas em situação de vulnerabilidade, favorecendo seu protagonismo e dignidade humana e inclusão econômica e social.
VOCAÇÃO:
A Legião de Assistência Recuperadora–LAR organiza-se com sua vocação Social e Estatutária podendo suscitar tantas Unidades quantas forem necessárias vocacionada para realizar atividades socioeducativas que envolvam a mobilização de pessoas e comunidades, a articulação com o poder público, através de ações voltadas para crianças, juventude, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal. Baseados no trinômio- razão – espiritualidade –amor, enfatizando ações sociais, disponibilizando sua infraestrutura própria ou buscando parcerias para o trabalho que assegura a inclusão econômica social e, sobretudo, manter firmes os nossos princípios e valores.
Por acreditar em todos esses valores aqui mencionados e que estão intrinsicamente ligados ao nosso cotidiano e também com à vida de cada um colaborador dessa obra, abraçamos a paroquia São Francisco de Assis da Arquidiocese de Montes Claros, que atua em diversas comunidades da região norte da cidade e em várias comunidades rurais, bem como a Comunidade Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis da paróquia Santos Reis, que através da implantação das ações propostas aqui nesse projeto espera alcançar os objetivos de formar uma sociedade melhor e que viva em harmonia.
A comunidade Nossa Senhora das Vitórias uma das escolhidas, é a mais nova comunidade da paróquia mas tem uma característica muito marcante: o seu povo é atuante e determinado. Apesar de ter apenas 01 ano de existência já possui lideranças fortes e um ótimo trabalho prestado a todos, sobretudo às crianças atendidas pela Pastoral da Criança e outros projetos sociais
desenvolvidos no bairro, entre eles a escolinha de futebol.
O residencial Vitória I, II foi criado para suprir a necessidade de habitação em nossa cidade, assim como há em todo país. Da mesma forma os problemas são semelhantes, muitos gestores de forma irresponsável criaram conjuntos habitacionais, porém para fugirem da responsabilidade de ter que arcar com os serviços obrigatórios de contrapartida dos municípios quando se constroem conjuntos habitacionais acima de 500 moradias, foram construídas 499,se eximindo assim da responsabilidade de tais serviços, o principal agravante nesse caso, é que as famílias selecionadas, ou seja, contempladas, vieram de regiões distintas, cada uma com suas particularidades, e devido à falta de vínculo entre as famílias acentuou-se os conflitos e rejeição pela nova morada tornando-se algo corriqueiro no residencial o desejo de se mudarem dali.
Esse projeto visa atenuar essa situação pois através do trabalho em conjunto para construção do sonho coletivo, acreditamos chegar no objetivo que vai além de arborizar e criar áreas de lazer, mas também desenvolver um sentimento de pertença e cuidado com a região.
A comunidade Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, tem uma particularidade que a torna especial, mas um tanto quanto desafiadora. Ela está localizada numa área de morro, mais conhecida como Morro do Frade (Vila São Francisco de Assis), lugar de uma energia indescritível que possui uma das mais belas vistas da cidade de Montes Claros, cheia de lideranças atuantes na vida da comunidade, gente simples e batalhadora que procuram sempre melhorar e facilitar a vida no morro. O seu principal desafio é relacionado com a geografia do local, pois como possui terreno íngreme e densamente habitado, acaba surgindo problemas de mobilidade urbana, segurança, dificuldades de locomoção das pessoas portadoras de necessidades especiais, deficientes visuais, idosos, gestantes e outros, além de todos os conflitos causados pela falta de privacidade decorrente da proximidade entre as casas e ausência de espaços de convivência comunitária. Atualmente só existe a área da Igreja de São Francisco e Nossa Senhora Aparecida como espaço de uso coletivo para recreação e convivência comunitária, e isso tem gerado várias situações de desconforto entre alguns moradores e membros da igreja pois em várias situações ao mesmo tempo que acontecia as celebrações na igreja, as crianças e jovens corriam na praça realizando brincadeiras e jogos de futebol e outros coletivamente gerando assim o impasse.
DIAGNÓSTICO
Nos bairros Residencial Vitória II e Vila São Francisco de Assis não há um local apropriado de recreação e lazer para que os moradores possam se interagir e conviver.
No Residencial Vitória II há um espaço que poderia ser transformado e destinado a comunidade, porém a área é totalmente vazia sem nenhuma estrutura física e sem arborização. O local tem servido apenas para descarte inadequado de lixo e entulhos que tem gerado riscos e descontentamento a população que vê seu único espaço público nessa situação de abandono.
Na Vila São Francisco de Assis devido a sua topografia e características geográficas aliados ao crescimento desordenado praticamente acabaram com as áreas públicas que possam ser usadas ou transformadas em áreas de lazer ou de convivência coletiva. Hoje, o espaço utilizado é a área em torno da Igreja Católica no alto do morro. Uma outra área foi identificada, porém ela tem o espaço muito reduzido e terá que ser feitas adequações de infraestrutura tais como: acesso e mobilidade, caso surja a possibilidade de uso da mesma.
Nesse contexto o projeto se apresenta para que com ações conjuntas, comunidades, pessoas de bem, voluntários e poder público possa assim atingir o objetivo de fazer a transformação com as próprias mãos.
CRONOGRAMA
METAS |
ETAPA/ FASE |
ESPECIFICAÇÃO |
INDICADOR FÍSICO |
DURAÇÃO |
- Realizar uma mobilização comunitária a fim de obter uma Sensibilização ambiental na região, tanto no Residencial Vitória II quanto na Vila são Francisco de Assis |
-Definir junto aos moradores a participação de cada um nas ações de arborização e criação da área de lazer (play ground); -Escolha das mudas a serem plantadas nas calçadas e área verdes. |
A mobilização nos permitirá identificar o real desejo coletivo de cada comunidade ou seja, o sonho coletivo. |
Relatórios Relatórios fotográficos final em forma de cartilha com o resultado do diagnóstico ambiental. |
01 semana |
Preparar local onde serão realizadas as ações. |
- Nesta etapa buscaremos junto ao município apoio com máquinas para limpeza e preparação do local, orientação técnica da secretaria de meio ambiente quanto ao processo de arborização, bem como as devidas liberações. |
O apoio da secretaria de meio ambiente é fundamental, pois através do setor de educação ambiental com suas palestras espera se sensibilizar toda comunidade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e da necessidade de se plantar arvores. |
- Relatórios - Relatórios fotográficos. Autorizações |
02 Semanas |
Realizar o plantio das mudas de arvores nas calçadas previamente autorizada pelos moradores. |
-serão plantadas mudas de arvores frutíferas e de pequeno porte nas portas das casas das famílias envolvidas. |
Esse trabalho será realizado pela própria comunidade em parceria com secretaria de meio ambiente e órgãos ambientais |
Registro fotográfico Cadastro de famílias. Planilha de execução |
2 meses |
Preparação para mutirão Residencial Vitória I e II |
- Reunir todos os envolvidos do bairro Residencial Vitória. - Definir ações, responsáveis por cada frente de trabalho. -Fazer uma apresentação formal a comunidade sobre o que será realizado. -Definir rotina de trabalho -separar materiais a serem utilizados -Fazer o projeto paisagístico da área à ser construída o Play Ground |
|
-Planilha de execução de serviço -registro fotográfico. |
01 Semana |
Realizar mutirão no Residencial Vitória I e II |
-Confeccionar brinquedos feitos com pneus, fazer uma caixa de areia para brincadeiras infantis e prática de voleyboll e peteca, brinquedos feitos com madeira de eucalipto, pinturas do espaço, grafite artístico e plantio de arvores no espaço |
Nessa etapa envolveremos a secretaria de Esportes para nos auxiliar na construção da quadra e organização do espaço. |
-planilha de execução Registro fotográfico -planilha de custos |
02 Semanas |
Preparar para mutirão na Vila São Francisco de Assis. |
- Reunir todos os envolvidos da comunidade e voluntários de outras regiões - Definir ações, responsáveis por cada frente de trabalho; -Fazer uma apresentação formal a comunidade sobre o que será realizado; -Definir rotina de trabalho; -Separar materiais a serem utilizados; -Fazer o projeto paisagístico da área à ser construída o Play Ground. |
|
Planilha de execução -registros fotográficos |
01 Semana |
Realizar Mutirão na Vila São Francisco de Assis. |
- confeccionar brinquedos sustentáveis feitos com pneus, fazer uma caixa de areia para brincadeiras infantis, brinquedos feitos com madeira de eucalipto, pinturas do espaço, grafite artístico e plantio de árvores no espaço |
|
Planilha de execução de atividades -Planilha de gastos -Registro fotográfico |
02 Semanas |
Realizar oficina de grafite no Residencial Vitória I e II. |
Será realizado oficina de grafite artístico para crianças, jovens e adolescentes. |
|
Planilha de custos e planilha de execução de atividades |
02 Dias
|
Realizar um show de talentos nas comunidades do Residencial Vitória I e II e Vila São Francisco de Assis. |
Identificaremos e mobilizaremos talentos da própria comunidade à participarem de um show de talentos, e a partir daí iniciar conversas sobre como expandirem seus conhecimentos e como serem multiplicadores desse saber |
|
Planilha de atividades e execução Registros fotográficos |
02 Semanas |
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, através de observações, registros fotográficos, questionários e participação dos envolvidos.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025