Imagem de destaque CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÕES DE BARRAGINHAS NA REGIÃO DE BARRANCO E VARGEM DE BAIXO-ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE BARRANCO E VARGEM DE

CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÕES DE BARRAGINHAS NA REGIÃO DE BARRANCO E VARGEM DE BAIXO-ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE BARRANCO E VARGEM DE


 

1-DADOS CADASTRAIS

NOME DA ENTIDADE: Associação de Pequenos Produtores Rurais de Barranco e Vargem De Baixo

CNPJ:10.922.178/0001-43

ENDEREÇO: Comunidade de Barranco e Vargem de Baixo, Distrito de Ermidinha, BR 135, Zona Rural

MUNICÍPIO: Montes Claros

UF:

 MG         CEP: 39.401.989

E-MAIL:

TELEFONE:

2-  IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

NOME DO PROJETO: Construção e manutenções de Barraginhas na região de Barranco e Vargem de Baixo

PRAZO DE EXECUÇÃO:

 6 (seis) meses

PÚBLICO ALVO: O público diretamente beneficiados diretamente pelo projeto são cerca de 50 (cinquenta) famílias e indiretamente são cerca de  215 (duzentos e quinze)  que compõe os Moradores e frequentadores da região da Comunidade de Barranco e Vargem De Baixo.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Região da  Comunidade de Barranco e Vargem de Baixo.

 

  1. DESCRIÇÃO DA REALIDADE:

 

A comunidade de Barranco e Vargem de Baixo, está localizada na Zona Rural de Montes Claros, estima-se que vive na região cerca de 50 (cinquenta) famílias, com aproximadamente 215 (duzentos e quinze) de moradores e frequentadores da região, todo o abastecimento de água na comunidade é submetido a captação de água por poço artesiano, do qual a comunidade não é beneficiada com o abastecimento da concessionária local (COPASA), toda gestão para operação e distribuição é de responsabilidade da Associação.

Portanto é de extrema importância as práticas ambientais de recuperação e preservação da bacia hidrográfica da região, dessa forma, garantido a sobrevivência e a permanecia de todos  na região, os moradores são em grande maioria produtores e trabalhadores rurais, tiram seu sustento do trabalho com a terra, sendo a agricultura familiar um importante fonte de renda, por isso é importante assegurar um desenvolvimento sustentável de preservação do Meio Ambiente, garantido as condições para a agricultura de qualidade na produção de alimentos e melhorando assim o sustento das famílias locais.

Na região está localizado o Rio Cana Brava e Rio Riachão importante efluente do Rio São Francisco, além de diversas nascentes, busca-se com as construções das barraginhas de maneira sustentável o aumento de a água na região.

Fica evidente, nesse contexto, a importância a preservação do meio ambiente. Propõe-se a execução de obras de Barraginhas no entorno das estradas e locais estratégicos, para contribuir com recarga do lençol freático e prevenir o deslocamento de resíduos que provocam as erosões e o assoreamento de rios e nascentes.

  1. JUSTIFICATIVA:

A construção de Barraginhas pode dar início na recuperação da nascente e revitalizando dos rios e córregos. Do quais que o sistema Barraginhas consiste em dotar as áreas de pastagens, as lavouras e as beiras de estradas, onde ocorram enxurradas, de vários miniaçudes distribuídos na propriedade, de modo que cada um retenha a água da enxurrada, evitando erosões, voçorocas e assoreamentos, e amenizando as enchentes. O sistema de Barraginhas ajuda a aproveitar, de forma eficiente, a água das chuvas irregulares e intensas. Ao barrar (reter) a água de uma chuva intensa, as barraginhas possibilitam que essa água se infiltre no solo, recarregando o lençol freático. Quanto mais rápido essa água se infiltrar no solo, mais eficiente será a barraginha. Assim, ela estará apta a colher a próxima chuva e sucessivamente todas as chuvas que ocorrerem. Por sua vez, a recarga do lençol freático abastecerá os mananciais que mantêm as nascentes, cacimbas e córregos. Ao umedecer as baixadas, serão criadas condições para uma agricultura de qualidade e sem riscos, produção de alimentos e melhorias no sustento das famílias, além de geração de renda (local e regional). Essas vantagens também são refletidas nas feiras, no comércio, na saúde, e na satisfação às populações beneficiadas. A água contida numa barraginha infiltra-se continuamente nos sentidos vertical e horizontal formando uma “franja úmida” crescente e abastece um grande reservatório subterrâneo, o lençol freático.

É de extrema importância soluções para aumentar a quantidade de água na região, por se trata de moradores de comunidade rural o atendimento dessa população é difícil de ser operacionalizado pela concepcionária local, uma vez que sua dispersão no território torna inviável ou muito difícil o abastecimento por meio da rede pública, onde não assumem efetivamente o saneamento rural, resultando na falta de acesso ou em um acesso precário à água, que incide diretamente sobre as famílias mais pobres. Além disso, durante muito tempo houve grande vácuo na legislação, que se omitia quanto às alternativas e a responsabilidade efetiva para atender essa população

Tem crescido a percepção de que são necessários programas, processos e ações de desenvolvimento sustentável que envolvam a participação das comunidades e se utilizem de soluções compatíveis com as características econômicas e sociais peculiares dessa população.

  1. OBJETIVOS:
    1. OBJETIVO GERAL:

Este projeto tem como objetivo geral a construção de sistemas de captação de água (barraginhas) e manutenções de barraginhas existentes, na região da comunidade de Barranco e Vargem De Baixo, beneficiando a bacia hidrográfica local, como nascentes dos Córregos Pindaíbas, Cana Brava e Ermidinha conseguintemente o Rio Riachão, além de todos os moradores e frequentadores da região, criando assim a preservação e revitalização de maneira sustentável dos recursos hídricos.

    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  1. Executar a construção do sistema de captação de água (barraginhas) com objetivos de contenção de rejeitos, captação e acumulo de água.
  2. Executar manutenções de barraginhas já existentes na comunidade;
  3. Executar o levantamento de dados geográficos com as coordenadas de cada sistema de captação de água (barraginhas).
  4. Proporcionar recuperação das nascentes e rio da região com o aumento de água;
  5. Desenvolver a prestação de contas dos recursos recebidos;

 

  1. METAS E INDICADORES:
    1. METAS

Meta

Especificação Da Meta

(Descrição de metas a serem atingidas)

Etapa/Fase

Duração

Início

Término

 

 

 

 

01

 

 

Construção de  27 (vinte e sete) sistema de captação água (Barraginhas) e recuperação de 10 (dez) barraginhas já existentes na região de Barranco e Vargem De Baixo

Etapa 01:

Contratação do Profissional responsável pelo acompanhamento, georreferenciamento e execução dos serviços proposto no projeto;

Contratação da carregadeira para execução do serviço;

Na Assinatura do contrato do projeto.

Até 15 dias após assinatura do contrato.

Etapa 02:

Levantamento in loco, da viabilidade e locais a serem atendidos, georreferenciamento.

Compra de Placa indicativa do financiamento do Projeto;

15 dias após assinatura do contrato.

Até 60 dias após contratação do ART

Etapa 03:

Execução do sistema de Captação de água (Barraginhas);

Execução de manutenções de barraginhas já existente na região;

60 dias após assinatura do contrato do projeto.

05 meses após recebimento do recurso.

Etapa 04:

Entrega dos serviços executados, com toda documentação, notas ficais e portfólio da execução de todas as metas estabelecidas, posteriormente entrega da prestação de contas.

05 meses após recebimento do recurso.

06 meses após recebimento do recurso.

 

Obs.: Devido ao período de chuvas, a execução do projeto poderá ser estendida até o fim da vigência do termo e posteriormente através de dispostos dos artigos 55 da Lei federal 13.019/2014.

6. INDICADORES

6.2.1 Indicadores de processo:

 

Atividade

Indicadores

Meios de verificação

Construção e manutenções  de Barraginhas na da região de Barranco e Vargem De Baixo

– 27 (vinte e sete) de barraginhas construídas;

– 10 (dez) manutenções de recuperação de barraginhas já existentes;

– Cerca de 50 (cinquenta) de famílias atendidas.

– Fotos

– Relatórios

– Vistoria in loco

 

 

6.2.2 Indicadores de resultado:

 

Objetivo específico

Indicadores

Meios de verificação

Contribuir para a bacia hidrográfica da região.

 

– 27 (vinte e sete) de barraginhas construídas;

– 10 (dez) manutenções de recuperação de barraginhas já existentes;

– Fotos

– Relatórios

– Vistoria in loco

 

Recuperação de nascentes, revitalização de rios e córregos, consequentemente aumentará a água na comunidade.

– Relatos dos moradores da região;

In loco, verificando o aumento e/ou continuidade na vazão das águas dos poços, cisternas, nascentes.

Aumento da vegetação local.

 

6.2.3  Indicadores de impacto:

 

Objetivo Geral

Indicadores

Meios de verificação

Retenção de água da enxurrada, evitando erosões, voçorocas e assoreamentos, amenizando as enchentes e ajudando na recuperação das nascentes,  revitalizando dos rios e contribuir para recarga do lençol freático;

– 27 (vinte e sete) de barraginhas construídas;

– 10 (dez) manutenções de recuperação de barraginhas já existentes;

– Cerca de 50 (cinquenta) de famílias atendidas;

– Relatos dos moradores da região;

– Fotos

– Relatórios

– Vistoria in loco

 

7. METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

Pretende-se utilizar os recursos na construção de 27 (vinte e sete) sistemas de barraginhas de captação de água, com dimensões mínimas de 12 METROS DE DIÂMETRO, PROFUNDIDADE DE 1.5 METROS, COM VOLUME DE 170.00 M³, a realização do serviço decorrerá através de 1 (uma) máquina carregadeira, a máquina escava o solo no formato de círculo, a mesma realiza a compactação do solo na crista evitado o rompimento da barraginha, considerando o deslocamento da máquina e execução do serviço é adotado como média de construção 03 horas por barraginhas. Pretende-se realizar manutenções de 10(dez) barraginhas, adotado como média de das manutenções 90 minutos por barraginhas recuperada.

 As barraginhas podem ser instaladas em áreas indicados pelo proprietário, ocorrendo a constatação do técnico se o local é propício a recebimento de águas. 

Para as bacias locadas às margens das estradas deverão ser associadas à calhas, construídos no leito da estrada, de forma que direcionem as águas para as mesmas, mas que permitam o tráfego normal de veículos.

A realização dos serviços decorrerá:

  1. da contratação de empresa especializada no serviço que utilizará a máquina carregadeira, o equipamento proporciona maior mobilidade e facilita o trabalho de confecção da bacia.
  2. Para o acompanhamento e execução dos serviços 1(um) engenheiro civil, profissional devidamente registrado no Crea, ficando responsável pela elaboração do georreferenciamento e acompanhamento da execução dos serviços, com orientações técnicas sobre o local apontado pelos proprietários beneficiados pelo projeto.
  1. A associação realizar reuniões com objetivo de promover o conhecimento dos moradores sobre o projeto, além de cadastra todos os proprietários beneficiados pelas barraginhas na ficha elaborada pelo projeto.