PLANO DE TRABALHO / CODEMA
1-DADOS CADASTRAIS |
|||
NOME DA ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE CRUZEIRO DO SUL |
|||
CNPJ: 05.857.511/0001-62 |
|||
ENDEREÇO: Comunidade de Cruzeiro Sul, s/nº / Zona Rural |
|||
MUNICÍPIO: Montes Claros |
UF: MG |
CEP: 39.400-312 |
|
2- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: Eixo 06 /Barraginhas de Captação de Água de Chuva |
|||
NOME DO PROJETO: Construção e Manutenção de Barraginhas na Região de Cruzeiro do Sul |
|||
PRAZO DE EXECUÇÃO: Este Projeto será executado em 06 meses, contados a partir da data do recebimento do recurso, podendo ser prorrogado conforme o artigo 55 da Lei Federal nº 13.019/2014. |
|||
PÚBLICO ALVO: Serão beneficiadas diretamente 30 Famílias associadas da Associação Cruzeiro do Sul, e indiretamente serão mais de 200 pessoas entre moradores da comunidade e de pessoas frequentadoras da região. |
|||
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Região da Comunidade Rural de Cruzeiro do Sul |
O território de atuação é na zona rural do município de Montes Claros (MG), e tem enfrentado todas as dificuldades do campo que na região tem sido a grande dificuldade de famílias na questão do:
Captação de Água,
Distribuição da Água na comunidade de Cruzeiro do Sul, para atendimento as famílias em situações de vulnerabilidades sociais de subsistências e ambientais de criação de pequenas quantidades de animais para consumo próprio e também de cultivo de pequenos hortifrutigranjeiros (hortas, pomares e granjas) e subsídios para auxílios na geração de renda.A intervenção deste proposto Projeto, é de extrema importância para a comunidade de Cruzeiro do Sul, pois a implantação deste projeto rural sustentável possibilitará a recuperação (manutenção) e preservação (construção) de Barraginhas. Por isto que a construção de mais Barraginhas a manutenção de Barraginhas existentes consistem na execução de obras dispersas na citada comunidade com a função de captar enxurradas, controlando erosões e proporcionando a infiltração da água das chuvas nos terrenos.
Este Projeto: “Construção e Manutenção de Barraginhas na Região de Cruzeiro do Sul” é uma tecnologia social na qual consiste em beneficiar 30 (trinta) famílias, sendo: Construção de 15 (quinze) Barraginhas para atendimento a 15 (quinze) Famílias + a Manutenção de 15 (quinze) Barraginhas para atendimento a 15 (quinze) Famílias. As Barraginhas poderão apresentar diâmetros aproximados para mais ou para menos de 20 (vinte) metros, tendo até 10 (dez) metros de raio. Serão construídas ou feitas manutenções em diversos espaços nas propriedades (comunidade) com a função de captar enxurradas, controlando erosões e proporcionando a infiltração da água das chuvas no terreno. A implantação deste Projeto viabilizará preservação do solo e promoverá a recarga dos lençóis freáticos, que abastecem nascentes, córregos e rios, devido às enxurradas causarem erosão e transportarem resíduos para os córregos e rios, provocando assoreamento dos cursos d’água e podendo ocasionar enchentes. Todavia, a citada comunidade, também será conscientizada e mobilizada nesta Ação que em geral se traduz como uma Ação de Desenvolvimento Sustentável, se desdobrando também em recursos econômicos e sociais para os beneficiários, uma vez que a região durante boa parte do ano sofre as consequências da estiagem, e escassez de recursos hídricos.
A implantação deste Projeto ocorrerá com envolvimento de famílias a serem beneficiadas que participarão de reuniões mobilizadoras qualificando-as para indicação dos locais das enxurradas onde devem ser construídas e feitas as manutenções previstas nas Barraginhas.
OBJETIVO GERAL: Captar a água das enxurradas e permitir sua rápida infiltração, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservar o solo e aumentar a sustentabilidade hídrica beneficiando famílias da Comunidade de Cruzeiro do Sul, com a construção e manutenção de Barraginhas para suas subsistências;
Executar a construção e manutenção de Barraginhas da Comunidade;
Restabelecer o lençol freático, contribuindo para a conservação e preservação do meio ambiente local;
Mobilizar as famílias beneficiadas para participação no processo;
Consolidar Parcerias com o Poder Público; com a Iniciativa Privada, e demais Entidades do Terceiro Setor, visando a sustentabilidade hídrica da região, com ênfase em aspectos sociais, ambientais e econômicos;
METAS E INDICADORES:
METAS
Meta |
Especificação da Meta |
Etapa/Fase |
Duração Prevista |
|
Início |
Término |
|||
01 |
Contratação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente |
Etapa 01: Aprovação do Projeto pelo CODEMA |
Mês: 01 |
Mês: 01 |
Etapa 02: Assinatura do Termo de Fomento com a SEMMA |
Mês: 01 |
Mês: 01 |
||
02 |
Selecão criteriosa das 15 Barraginhas p/ Construção. |
Etapa 01: Pré-Seleção local, viabilidade, |
Mês: 01 |
Mês: 01 |
Etapa 02: Definição da Seleção após georeferenciamento |
Mês: 01 |
Mês: 01 |
||
03 |
Selecão criteriosadas 15 Barraginhas p/ Manutenção. |
Etapa 01: Pré-Seleção local, viabilidade, |
Mês: 01 |
Mês: 01 |
Etapa 02: Definição da Seleção após georeferenciamento |
Mês: 01 |
Mês: 01 |
||
04 |
Contratação da Associação |
Etapa 01: Profissional p/ Acompanhamento do Projeto |
Mês: 02 |
Mês: 06 |
Etapa 02: Maquinário (Carregadeira) p/ execução do serviço |
Mês: 02 |
Mês: 06 |
||
05 |
Aquisição de Placa do Projeto |
Etapa 01: Confecção da Placa indicativa do Projeto |
Mês: 01 |
Mês: 01 |
Etapa 02: Instalação da Placa |
Mês: 01 |
Mês: 01 |
||
06 |
Busca de Parcerias Ambientais Voluntárias |
Etapa 01: Reuniões com Atores Sociais específicos |
Mês: 01 |
Mês: 06 |
Etapa 02: Articulação com as Parcerias (Plano de Ação) |
Mês: 01 |
Mês: 06 |
||
07 |
Execução dos Serviços |
Etapa 01: Construção e Manutenção de Barraginhas |
Mês: 02 |
Mês: 06 |
Etapa 02: Conclusão e entrega dos serviços contratados |
Mês: 02 |
Mês: 06 |
||
08 |
Finalizar Projeto |
Etapa 01: Finalizar projeto |
Mês: 06 |
Mês: 06 |
Etapa 02: Prestação de Contas |
Mês: 06 |
Mês: 06 |
||
09 |
Futuro do Projeto: (Plano de Ação c/ Parcerias) |
Etapa 01: Parcerias: Concluir o Plano de Ação Sustentável |
A partir do fim deste Projeto,reestruturar |
|
Etapa 02: Desenvolver Ações Planejadas p/ continuidade |
||||
Sua continuidade c/ Ações Sustentáveis e Ambientais. |
*Informar quais são os indicadores do projeto.
(São parâmetros para a aferição dos objetivos e resultados esperados de um projeto)
Apresentação de Relatórios Descritivos,
Fotografias, Filmagens, Entrevistas, Depoimentos; Histórias Exitosas; Reportagens; etc.
Atas da Diretoria de Apresentação e Finalização do Projeto;
Apresentação de Relatórios pela Coordenação Projeto (Dirigentes).
Apresentação de Relatórios pela Diretoria e Conselho Fiscal, com emissão de Parecer.
6.2.1 Indicadores de processo:
(São medidas que indicam a realização das atividades e o meio de verificação).
Atividade |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Realizar reunião com Profissionais e Beneficiários, para definição do trabalho a ser feito. E análise do ambiente de implantação do Projeto |
|
- Visita técnica |
Procuram representar os efeitos diretos, imediatos e concretos de uma intervenção.
Objetivo Específico |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Executar a construção e manutenção de Barraginhas da Comunidade |
Municipal de Montes Claros; |
|
Procuram medir as consequências de uma dada intervenção. Possuem natureza abrangente e medem os efeitos de médio e longo prazo.
Objetivo Geral |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Captar a água das enxurradas e permitir sua rápida infiltração, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservar o solo e aumentar a sustentabilidade hídrica beneficiando famílias da Comunidade de Cruzeiro do Sul, com a construção e manutenção de Barraginhas para suas subsistências |
|
|
METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS & ÇÕES |
||||||||||||
ÍTEM |
AÇÕES |
ATIVIDADES PREVISTAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS |
MEIOS DE REALIZAÇÃO CARACTERÍSTICA DO SERVIÇO PRESTADO |
CADASTRAMENTO INDICADORES SOCIAIS |
TEMPO PREVISTO |
EQUIPE: A DIVISÃO DO TRABALHO |
||||||
I |
- Aprovação Projeto |
do |
- Encaminhamentos p/ Liberaçã do Recurso |
|
- Convênio Assinado |
Primeiro Mês |
|
|||||
II |
- Selecão criteriosa das 15 Barraginhas p/ Construção. |
- Pré-Seleção e Seleção do local, viabilidade, com georeferenciamento |
- Registro das Atividades realizadas |
- Realização Monitoramento Técnico do Trabalho e |
Média de 03 horas por Barraginha |
- Profissional para Acompanhamento do Projeto |
||||||
III |
- Selecão criteriosa das 15 Barraginhas p/ Manutenção. |
- Pré-Seleção e Seleção do local, viabilidade, com georeferenciamento |
- Registro das Atividades realizadas |
- Realização Monitoramento Técnico do Trabalho e |
Média de 03 horas por Barraginha |
- Profissional para Acompanhamento do Projeto |
||||||
III |
Prestação de Contas |
- Preparar documentação |
- Documentação Completa e Correta |
|
01 Mês e após entrega da Prestação de Contas |
Profissional da Prestação de Contas |
||||||
IV |
Futuro do Projeto: (Plano de Ação c/ Parcerias) |
- Parcerias: Concluir o Plano de Ação Sustentável |
- Desenvolvimento de Ações Planejadas p/ continuidade |
Visitas técnicas Histórias Exitosas Depoimentos Reportagens |
Contínuo |
- Famílias -Beneficiadas; Poder Público; -Iniciativa Privada; - Entidades do 3º Setor |
PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO
RECEITAS
CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO
A Associação buscará outras formas para dar continuidade ao fomento de Sustentabilidade Hidrica por meio desta Tecnologia Social (Construção e Manutenção de Barraginhas) para seus beneficiários, articulando o apoio de outros atores sociais, sendo instituições do Terceiro Setor, sejam instituições governamentais, ou empresas da iniciativa privada. Todavia, continuará necessitando da ajuda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) da Prefeitura Municipal de Montes Claros para assegurar o atendimento público a população rural, uma vez que tratam-se de famílias em situação de vulnerabilidades que dependem da ajuda do estado para continuarem residindo na zona rural, mas em fim, conservando e preservando cada vez mais o meio ambiente que se vivem, e garantindo por si mesmas a sustentabilidade de suas futuras gerações combatendo até mesmo o êxodo rural.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024