Imagem de destaque CONSTRUÇÃO DE 40 (QUARENTA)   BARRAGINHAS PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUPERFICIAIS DA CHUVA -ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES, AMIGOS  PRODUTORES RURAIS DE BUR

CONSTRUÇÃO DE 40 (QUARENTA) BARRAGINHAS PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUPERFICIAIS DA CHUVA -ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES, AMIGOS PRODUTORES RURAIS DE BUR


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

NOME DO PROJETO:  PROJETO DE BARRAGINHAS PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUPERFICIAIS DE CHUVA PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NA COMUNIDADE DE BURITI SECO – ZONA RURAL DE MONTES CLAROS .

PÚBLICO ALVO: Os associados da Associação dos Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Buriti Seco, bem como, os moradores da Comunidade.

DESCRIÇÃO DA REALIDADE:

Os efeitos provocados pelo uso e exploração inadequado do solo, são visíveis em todas as partes, marcadas pelo assoreamento dos rios e córregos existentes, derrubadas indiscriminadas das matas ciliares, degradação ambiental de uma forma ampla, tendo como consequência, o sucateamento dos recursos naturais, levando a diminuição gradativa dos recursos hídricos, tendo como consequência, a inviabilização do sistema de produção em um futuro próximo.

O problema da falta de água, afeta grande parte da região do Brasil, como o norte de Minas, tendo as mesmas características do nordeste, como o período de estiagem é grande, precisamos de medidas para armazenar água para evitar o impacto da estiagem, assim nos períodos de chuva, faz necessário essa água ser armazenada, para ser utilizada, assim diminuiria os efeitos da seca, pois, normalmente é perdida, e através dessa técnica simples de construção de barraginha ajudará aumentar a água na região.

Diagnóstico: Na atualidade, a realidade de nossa região é a estiagem, portanto é importantíssimo implantar medidas para utilizar água captada pela chuva, pois quando ocorre um grande volume pluviométrico, que são em períodos curtos, essa água é desperdiçada, e ainda o solo fica por um período maior exposto as temperaturas do sol, pensando nisso, para diminuir os efeitos, dos longos períodos de estiagem, faz necessário a construção de barraginha, para segurar essa água que é perdida, a fim de que a água penetre no solo, podendo utiliza lá por mais tempo, abastecendo os animais, bem como para consumo dos moradores.

 

JUSTIFICATIVA:

 A comunidade de Buriti Seco, que tanto sofre com a falta d'água, pois a única nascente que tem na comunidade está seca há 20 anos, daria continuidade nos trabalhos voltados para as necessidades ambientais.

O público a serem atendidos, serão os moradores e os associados da associação. Onde será realizado um levantamento dos locais com maior captação de água pluvial. O que se pretende é a construção de 40 (quarenta) barraginhas na área da Comunidade de Buriti Seco, que fica na zona rural de Montes Claros, e a associação, que foi criada em 1995, com sede própria, e, atende aproximadamente 100 famílias.

Para realização do projeto, será contratado o serviço de uma Pá Carregadeira para executar a construção das barraginhas.

 

OBJETIVOS DO PROJETO:

Objetivo Geral: Almejamos com a parceria é desenvolver ações importantes para diminuir os efeitos da seca na comunidade de Buriti Seco, evitando assim a degradação ambiental, como a erosão, e com a construção das barraginhas, onde será armazenada água captada da chuva que escoa pela enxurrada, melhorando a absorção da água no solo nas suas proximidades.

Objetivos Específicos:

- Armazenar água captada da chuva que escoa pela enxurrada;

- Evitar degradação ambiental, como a erosão;

- Aumentar a absorção da água no solo;

- Diminuir os efeitos da seca.

- Promover ações impactantes e inovadoras de preservação e recuperação ambiental, contribuindo para maior disponibilidade de recursos hídricos como forma de garantir o desenvolvimento sustentável na comunidade através da adoção de práticas de manejo inteligente dos recursos naturais.

- Contribuir através de ações de preservação, conservação e educação ambiental, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável dessas bacias e das populações que nelas vivem, através de melhores aproveitamentos das águas e da recarga dos aquíferos.

- Promover ações de recuperação ambiental com a construção de barraginha de captação de água de enxurrada.

- Promover a educação, a conscientização e a gestão ambiental da população local, para que ela assuma o controle e o acompanhamento das ações de preservação em sua comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento local sustentável.

- Contribuir para a participação efetiva dos moradores nos rumos do desenvolvimento local sustentável, assim como na gestão dos recursos hídricos, conforme as leis em vigor.

 

METAS E INDICADORES:

Meta: Almeja obter com os recursos a construção de quarenta (40) barraginhas, com isso faz necessário a contratação de uma Pá carregadeira par fazer o serviço.

Etapa/Fase:

-Em Junho de 2019, realizar o levantamento dos locais com maior fluxo para captação da água pluvial e buscando atender as localidades com maior escassez de água;

-Em Junho de 2019, realizar o orçamento com empresas que poderão realizar as construções das barraginhas;

-Em Agosto a Dezembro de 2019, realizar todas as construções das barraginhas;

-Em Janeiro/2020 , organizar todos os documentos, fotos para comprovação do emprego do dinheiro para a construção

das barraginhas, para a prestação de contas.

Indicador Físico: Com os resultados obtidos pretende construir quarenta barraginhas com uma média de 3:07’30” (três horas, sete minutos e trinta segundos) de duração para construção.

Unidade: Como é um serviço que tem condições que podem variar, devemos usar uma média para se obtiver uma quantidade. E essa média será obtida por tempo em horas de trabalho da carregadeira. Onde deverá ser construída cada barraginha de 3:07’30” (três horas, sete minutos e trinta segundos).

Quantidade: Pretende construir com os recursos obtidos para as 40 (quarenta) barraginhas de 3:07’30” (três horas, sete minutos e trinta segundos) horas cada uma. Portanto deverá ser contratada pá carregadeira que atualmente está cobrando R$ 160,00 (cento e sessenta reais) a hora trabalhada, totalizadas em 125 (cento e vinte cinco) horas de trabalho da pá carregadeira para a execução de 40 (quarenta) barraginhas.

Meios de Verificação:

Todas as fases serão verificadas pelos membros da associação e documentadas (fotos, orçamentos e notas).

TERMO DE FOMENTO 97/2019

 

 

Brasão Marco Regulatorio
É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil