Imagem de destaque BARRAGINHAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVAS – CONSTRUÇÃO OU MANUTENÇÃO ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE TABUAS

BARRAGINHAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVAS – CONSTRUÇÃO OU MANUTENÇÃO ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE TABUAS


PLANO DE TRABALHO

 

1-DADOS CADASTRAIS

NOME DA ENTIDADE:

Associação Comunitária de Tabuas

CNPJ:

21.355.896/0001-00

ENDEREÇO:

Praça Manoel Souto 4355 - Comunidade rural de Tabuas

MUNICÍPIO:

Montes Claros

UF:

MG

CEP:

39.409-899

E-MAIL:

associacaotabuas634@gmail.com

TELEFONE:

 

NOME DO RESPONSÁVEL:

 

CPF:

 

2- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

NOME DO PROJETO:

Barraginhas de Captação de Água de Chuvas – Construção ou Manutenção

PRAZO DE EXECUÇÃO:

06 meses

PÚBLICO ALVO:

São os moradores da comunidade de Tabuas, que fazem parte da Associação Comunitária de Tabuas e que foram selecionados para o projeto.

 

ÁREA DE ABRANGÊNCIA:

O projeto será realizado na área de abrangência da comunidade de Tabuas, zona rural de Montes Claros.

 

 

 

  1. DESCRIÇÃO DA REALIDADE

 

Distante 36 km da sede do Município, com população de 183 habitantes, a comunidade de Tabuas está inserida na Sub Bacia Hidrográfica do rio Tabuas. “O Rio Tabuas, que nasce na serra do Bom Sucesso, banha o distrito de Miralta e Comunidade de Cachoeira de Miralta recebe o Curral Velho, que nasce na fazenda S. Tarcísio, de Basílio de Paula, serve de regra a grandes extensões de terra de cultura, banha o povoado de Tabuas e deságua no rio Verde, nas Araras (PAULA, 1979, p. 89)”. Sendo uma microbacia da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.

Até os anos 90 o rio imperava com águas fortes e volumosa, rica em variedades de peixes, hoje sucumbe no período de seca. A fonte de água para abastecimento comunitário, dessedentação de animais e irrigação é oriunda de poços artesianos, em sua maioria perfurados à revelia, sem a devida autorização dos órgãos ambientais responsáveis. Com relevo moderamente ondulado, o solo possui boa fertilidade, com bom potencial para exploração da agricultura, bovinocultura de leite e corte, cultivo de hortaliças e culturas como, o feijão, milho, mandioca. A má distribuição das chuvas é fator preponderante para frustrações de culturas anuais acima citadas, sendo que, as áreas afetadas são especificamente da agricultura familiar. O presente projeto apresentado pela Associação de Moradores de Tabuas, localizada no distrito de Vila Nova de Minas, tem o objetivo de garantir a segurança alimentar das 72 famílias, em estado de vulnerabilidade, residentes na comunidade Tabuas.

A maioria da população da comunidade de Tabuas se encontra na faixa etária dos 20 a 60 anos de idade, dados da Secretaria Municipal de Saúde. Sendo assim, são essas pessoas responsáveis pela sustentabilidade das suas famílias.

 

 

 

SITUAÇÃO SÓCIO – DEMOGRÁFICA – SMS - MOC

Faixa Etária

Feminino

Masculino

Total

1 ano

0

2

2

1 a 4 anos

2

7

9

5 a 9 anos

7

4

11

10 a 14 anos

4

4

8

15 a 19 anos

4

10

14

20 a 59 anos

50

44

94

60 anos

21

24

45

População

 

 

183

 

 

  1. JUSTIFICATIVA

 

A comunidade de Tabuas está localizada a 5 km da estrada da produção sendo o acesso de estrada de chão que necessita constantemente de manutenção da prefeitura municipal. Com a implantação do projeto de construção de "BARRAGINHAS" que são pequenos reservatórios feitos próximos a estrada vicinal para controle de enxurradas nas estradas vicinais e propriedades rurais, em forma de bacia ou caixa para armazenamento da água, onde o escoamento superficial, na forma de enxurrada, provoca vários problemas ambientais, como: erosão do solo, danos às estradas, assoreamento de baixadas, rios, lagos e reservatórios e poluição do corpo d'água. Sendo umas das soluções que podem ser adotadas é a implantação de "BACIAS DE CAPTAÇÃO DE ENXURRADAS", também conhecidas por "BACIAS DE CONTENÇÃO", ou "BARRAGINHAS". Com a construção das barraginhas que irá interceptar as enxurradas por meio da coleta da água que escorre em excesso. Propiciando a infiltração da água acumulada e a retenção dos sedimentos que são transportados, melhorando os lençóis dos aquíferos, beneficiando os poços tubulares existente na região e evitando o assoreamento do rio "TABUAS". Esse projeto é de grande importância também para conservação da estrada vicinal, pois a comunidade de TABUAS, liga o acesso as comunidades de ESTREITO de MIRALTA e MONTE ALTO, sendo importante para o transporte escolar e produção de hortigranjeiros por 42 agricultores familiares que comercializam suas produções no CEANORTE e programas do P.A.A e PNAE.

 

  1. OBJETIVOS

 

    1. OBJETIVO GERAL

 

As barraginhas de captação de água da chuva serão construídas ao acesso ao povoado de Tabuas, no percurso de 5 km, sendo ao total 32 barraginhas, às margens da estrada vicinal. Foi realizado reunião com os produtores que estão às margens da estrada, onde todos autorizaram a construção das barraginhas em áreas próprias. Foi realizado a locação de todas as barraginhas em ponto estratégico pela EMATER-MG. E análise da situação da área em questão, especialmente quanto a relevo, cobertura vegetal e tipo de solo, pois dependendo das condições da área, poderá haver algum tipo de impedimento e implantação das bacias.

 

    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

A Associação Comunitária de Tabuas será responsável pela implantação do projeto com tomada de preços (03 orçamentos) em empresas que presta esse tipo de serviço. Também será eleita uma comissão para o acompanhamento da obra até a conclusão o projeto. As bacias são feitas utilizando máquinas como pá carregadeira. É fundamental que a quantidade das bacias sejam suficientes para suportar o volume da enxurrada que irá receber. Sendo necessário fazer uma boa limpeza do local, para dimensionar o tamanho da bacia. Ao final recomenda-se plantar espécies adequadas de gramíneas nas bordas, para manter os taludes internos que fiquem niveladas e compactadas.

  1. METAS E INDICADORES

 

    1. METAS

 

Meta

Especificação Da Meta

 

Etapa/Fase

Duração

Início

Término

01

Realizar o cadastro dos locais e proprietários que serão beneficiados com as barraginhas

Nesta etapa iremos cadastrar através de uma ficha os moradores residentes na comunidade e especificar a quantidade de barraginhas que poderão ser construída em cada propriedade.

Mês 01

Mês 02

02

Visita in loco para realização de georreferenciamento

Etapa 01: Coletar as coordenadas geográficas dos locais onde serão construídas as 32 barraginhas.

 

Mês 01

 

Mês 02

03

Contratar o maquinário para construir as barraginhas

Etapa 01: Realizar a contratação de maquinário para construir as 32 barraginhas

Mês 01

Mês 05

04

Execução do serviço de construção das barraginhas

Etapa 01: Confeccionar a placa indicativa do financiamento do projeto

Mês 01

Mês 06

Etapa 02: Construção das 32 barraginhas

Mês 01

Mês 06

 

 

Obs.: Devido ao período de chuvas, a execução do projeto poderá ser estendida até o fim da vigência do termo e posterirormente através de dispostos dos artigos 55 da Lei federal 13.019/2014.

 

    1. INDICADORES

 

6.2.1 Indicadores de processo:

 

Atividade

Indicadores

Meios de verificação

Realizar construção de 32 barraginhas na comunidade de Tabuas.

– Contratação de máquina pá carregadeira para construir as barraginhas;

– Emissão de nota fiscal do serviço prestado; Fotos das barraginhas; Prestação de contas.

Confeccionar a placa indicativa do projeto

– A apresentação da placa indicativa do projeto;

– Fotos; A instalação da placa indicativa do projeto; Emissão da nota fiscal.

Custear as despesas com serviço de engenharia, georreferenciamento e execução dos serviços.

– Emissão de nota fiscal de serviço prestado.

– Nota fiscal de prestação de serviço emitida pelo engenheiro responsável; Visitas técnicas aos locais das barraginhas.

Finalização e prestação de contas

– Elaboração da prestação de contas.

– Entrega da prestação de contas para o órgão responsável.

 

6.2.2 Indicadores de impacto:

 

Objetivo Geral

Indicadores

Meios de verificação

Contribuir para recarga do lençol freático e contenção de solo

– Construção de 32 barraginhas construídas;

– 72 famílias atendidas.

– Fotos

– Relatórios

 

  1. METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

 

Após a aprovação do projeto técnico, a associação irá reunir em assembléia geral para definir a aplicação do recurso, quanto a sua execução das atividades previstas. Será realizado por meio de edital uma tomada de preços para contratação da empresa para prestação dos serviços como: aluguel das máquinas. EMATER-MG: será responsável pela locação das barraginhas em ponto estratégico.

Inicialmente iremos realizar a visita aos locais onde serão construídas as barraginhas e quantificar quantas barraginhas poderão ser construídas em cada propriedade dos moradores que serão cadastrados em um lista constando o nome da pessoa, cpf e quantidade de barraginhas. Posterior a este processo, o profissional responsável pelo acompanhamento da execução dos serviços (engenheiro), realizará a visita técnica aos locais escolhidos e verificará se há viabilidade técnica para a construção das mesmas, caso alguma não tenha viabilidade técnica, será averiguado a possibilidade de outro local atender aos requisitos de construção. Em seguida será contrato uma empresa com maquinário adequado (pá carregadeira), para executar a construção das 32 barraginhas, sendo previsto também a implantação da placa indicativa do financiamento do projeto, na região da associação de Tabuas. Após executado todo o serviço de construção das barraginhas, será montado um portfólio com as fotos das áreas antes e depois da construção, para que a mesma seja integrada à prestação de contas, juntamente com as notas fiscais dos serviços realizados para a finalização do projeto.

Secretária de Meio Ambiente: Ficará responsável em receber o projeto todo implantado conforme as conformidades do plano de trabalho.

 

  1. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO

 

8.1 DETALHAMENTOS DAS DESPESAS

 

 

 

8.2 RECEITAS

 

9. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

 

  1. FUTURO DO PROJETO

O projeto terá a participação da EMATER-MG, onde a Empresa de Assistência Técnica do Estado de Minas Gerais realizou a locação das barraginhas de contenção de enxurradas ao longo da estrada da produção até a comunidade rural de Tabuas. A Associação Comunitária de Tabuas elegerá uma comissão juntamente com a parceria da EMATER-MG para acompanhar a empresa que irá realizar a construção das "BARRAGINHAS". A fim de manter a capacidade de armazenamento e infiltração da água. A associação irá estudar uma forma de fazer as manutenções das BARRAGINHAS, de forma anual. Procedendo-se à remoção dos sedimentos acumulados na bacia de captação.