Imagem de destaque ÁGUA É VIDA : CONTENÇÕES PARA ACUMULO DE ÁGUA-ASSOCIAÇÃO AMIGOS MORADORES DA COMUNIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA E ADJACENTES

ÁGUA É VIDA : CONTENÇÕES PARA ACUMULO DE ÁGUA-ASSOCIAÇÃO AMIGOS MORADORES DA COMUNIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA E ADJACENTES


 

ASSOCIAÇÃO AMIGOS MORADORES DA COMUNIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA E ADJACENTES

 

01- DADOS CADASTRAIS 

NOME DA ENTIDADE: Associação Amigos Moradores da Comunidade Santa Rita de Cássia e Adjacentes.  CNPJ: 25.224.080/0001-90

ENDEREÇO:Comunidade de Santa Rita de Cássia, Zona Rural-SN, Montes Claros-MG

 02- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

NOME DO PROJETO: ÁGUA É VIDA : CONTENÇÕES PARA ACUMULO DE ÁGUA

PRAZO DE EXECUÇÃO:  08 meses

PÚBLICO ALVO: Moradores e Frequentadores da Comunidade Santa Rita de Cássia

ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Comunidade do Santa Rita de Cássia

03- DESCRIÇÃO DA REALIDADE

Rio São Norberto, fica Localizada na Comunidade de Santa Rita de Cássia região localizada na área rural de Montes Claros, vem sofrendo com os efeitos dos eventos críticos de estiagem prolongada dessa região.

A água é um elemento primordial para a subsistência de animais nativos da natureza e dos Moradores e que utilizam para na criação de animais, pequenas irrigações e consumo próprio.

Fica evidente, nesse contexto, a importância a preservação e revitalização do Rio. Propõe-se a execução de obras de  barragens no leito do rio com objetivo de elevar o nível da água e criar reservatórios de acumulação de água, a fins de amenizar os efeitos provocados pela ocorrência desses eventos a cima citados.

05- JUSTIFICATIVA

A intenção ao projetar esta proposta se deu pela necessidade de dar início a um importante processo de recuperação, elevando o nível dos rios e beneficiando os moradores que utilização a água do rio para sobrevivência. O desenvolvimento do projeto está intrínseco à consolidação de novos modelos de

desenvolvimento em base sustentável, principalmente no que se refere à gestão de recursos hídricos.

A construção das contenções no leito do rio pode dar início na recuperação e revitalizando elevando o nível do rio e garantindo o fluxo natural do rio de forma perene. Uma vez que a revitalização do rio é de extrema importância para a vida Humana e Animal.

06- OBJETIVOS DO PROJETO

Objetivo Geral: Este projeto tem como objetivo geral a construção de Contenções de concreto no Leito do, elevando o nível Dágua e criando reservatórios de água no Rio que fica Localizado na Região de Santa Rita, criando assim a preservação e revitalização de maneira sustentável dos recursos hídricos.

5.2 - Objetivos Específicos

1. Construção de contenções no leito do rio para elevação do nível ;

2. Construção de contenções no leito do rio para reservatório de água;

3. Amenizar os Efeitos da Seca.

07- METAS E INDICADORES

Para a revitalização do Rio, pretende-se utilizar os recursos na construção de 2 (duas) contenções  de concreto no leito do rio para o acumulo de água para o uso em períodos de escassez, não há impactos ambientais face os benefícios que elas podem proporcionar, como por exemplo: aumento da infiltração de água proporcionando a recarga dos mananciais subterrâneos que são fundamentais para o aumento do escoamento de base, minimizando oscilações de vazão em cursos d’água superficiais, a elevação do nível freático, poderá haver maior disponibilização de água para as plantas, por efeito de ascensão capilar. Além de abastecimento da propriedade, piscicultura, recreação, embelezamento, dessedentação de animais, dentre outras. A execução das construções das contenções de concretos, contara contratação de serviço empreita e um Profissional devidamente registrado no Crea para consultoria e visita técnica e acompanhamentos dos serviços a serem executados.

Pretende construir com os recursos obtidos:

2 (duas) contenções de concreto armado no leito do rio. Portanto deverão ser contratados serviços de (1) Engenheiro Civil para consultoria e visita técnica, contratação de prestação de serviço de mão de obra para construção das contenções com tempo de execução e finalização do serviço de 10 meses.

08- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META

ESPECIFICAÇÃO DA META

Etapa/fase

INDICADORES FÍSICO:

 

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

DURAÇÃO

UND

Quant.

Início

Término

01

Contratação de um Responsável consultoria e visita técnica do proposto no projeto.

Etapa 01:

UND

1

Emissão de ART e fotos de Visita Técnica

Junho 2019

Julho

2019

02

Execução dos Serviços de construção contenções no leito do rio.

Etapa 01:

UND

1

Emissão de Notas ficais e Portiolio

Junho 2019

Mar 2020

03

finalização e prestação de contas.

Etapa 01:

UND

1

Entrega da Prestação na Secretaria de Meio Ambiente

abr2020

abr2020

9- FUTURO DO PROJETO

A escassez de água sempre foi um desafio para a sobrevivência humana e animal, sobretudo no norte de minas, onde a estiagem é prolongada. Diante disso é de extrema importância a parceria entre Associação e Município, com a provação e execução do projeto proposto pela Associação, pretende-se iniciar o processo de revitalização dos rios que atendem a comunidade, com a construção das contenções no leito do rio busca-se armazenar água elevando o nível dos rios e abastecendo o lençol freático, além de proporcionar o abastecimento de água para os moradores da comunidade.