PLANO DE TRABALHO
IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO
Nome da Entidade: Associação Sociedade Educacional Mendonça e Silva/Centro P. Capelo Gaivota.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 824 Bairro: Ibituruna CEP: 39.401.284 - Montes Claros -MG.
Área Rural: - Área Urbana: Sim
Telefone: (038) 3212 2659 Contatos: (038) 3223 6597
E-mail: capelogaivotas@hotmail.com
CNPJ Nº: 19.778.109/0001-82.
Data da Criação: 01/03/1978.
Data Início Funcionamento: 01/03/78
Nome do Presidente: Maria da Conceição Mendonça Silva -
Público atendido: Pessoas com deficiência
APRESENTAÇÃO:
A Associação Sociedade Educacional Mendonça e Silva entidade filantrópica, mantenedora do Centro Pedagógico Capelo Gaivota proporciona atendimento a 508 assistidos com deficiência com suas atividades sempre pautadas nas leis que aparam e defendem as pessoas com deficiência, presta atendimento pedagógico nos turnos matutino e vespertino e em Tempo Integral, neste ano de 2023 até a presente data a 293 crianças a partir de zero ano (Educação Infantil), adolescentes, jovens, adultos e idosos carentes, com deficiência.
A Instituição é formada por uma equipe técnica com cursos de especialização e larga experiência na área de Educação Especial assistindo ao aluno e sua família, sempre cumprindo suas finalidades estatutárias e sociais no que concernem as atividades clínicas, pedagógicas, culturais assistenciais, beneficentes e filantrópicas. A instituição oferta também “Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências e suas Famílias“ o Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência Capelo Gaivota referenciadas ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Este serviço encontra-se habilitado ao atendimento e acolhimento a pessoas com deficiência intelectual e múltiplas do território de abrangência deste CREAS e tem como meta a Proteção Social Especializada a Pessoas com deficiência com algum grau de dependência, em horário diurno. Oferece ainda Prestação de serviço especializado de reabilitação em deficiência intelectual – SERDI, em conformidade coma a Programação Pactuada Integrada – PPI.
O Plano de Trabalho foi elaborado pela diretoria, professores, especialistas, pais e alunos. A Entidade tem como parceria no trabalho desenvolvido: Centros de referência de Assistência Social CRAS, CREAS e Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE), Faculdade Santo Agostinho, Faculdades Pitágoras (FIP MOC). O princípio da entidade é clínico/pedagógico e social, de acordo com a LOAS, Lei Municipal e Plano de Assistência Social do Município.
OBJETIVO GERAL:
Disponibilizar educação especial às crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla matriculadas na instituição.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:
Conforme dados do último Censo Demográfico, no município de Montes Claros, em agosto de 2010, a população total era de 361.915 residentes, dos quais 10.928 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 70,00. Isso significa que 3,0% da população municipal vivia nessa situação. Do total de extremamente pobres, 1.875 (17,2%) viviam no meio rural e 9.052 (82,8%) no meio urbano. Desse universo, a população idosa representa 9,1% do total da população municipal, crianças e jovens totalizando 84.943 habitantes, e a faixa etária de 15 a 59 anos é de 243.943 habitantes.
A população estimada com deficiência intelectual, de acordo com o censo demográfico de 2010, atualizado em 2016, é de 5.123 pessoas, sendo 359 na faixa etária de 0 a 4 anos, 391 na faixa etária de 5 a 9 anos, 447 na faixa etária de 10 a 14 anos, 483 na faixa etária de 15 a 19 anos, 1.030 na faixa etária de 20 a 29 anos, 1.480 na faixa etária de 30 a 49 anos e 933 acima de 50 anos.
As condições de vida das pessoas com deficiência são geralmente mais precárias que as do resto da população, de gênero e idades idênticas: nível de estudo, acesso ao mercado laboral, nível de rendimentos, acesso aos serviços, habitação, mobilidade, acesso a informação, participação social, dentre outros.
Elas são vistas negativamente na sociedade e vivenciam situações de vulnerabilidade e riscos sociais como o isolamento pela ausência de condições familiares e de acesso a serviços; violações de direitos por ocorrência de violência física, psicológica, negligência, abandono e violência sexual; afastadas do convívio familiar; vínculos familiares fragilizados e precários ou nulo acesso a renda.
A Deficiência é sobretudo vista pela sociedade como um problema médico com origem científica, divina ou mística. Vivida como uma fatalidade, é causa de vergonha para as famílias e muitas vezes de auto exclusão das próprias pessoas com deficiência. Paralelamente as dificuldades de integração social cujas pessoas com deficiência podem ser vítimas (ter um emprego estável, estudar, fundar uma família, ter uma casa em condições), constata-se que elas são, sobretudo vítimas de preconceitos no seio da sociedade. Quer seja na vizinhança, nas lojas, nos transportes, na escola, na empresa, no mercado, etc. A família é vista como o elo insubstituível com a qual deve-se ter em conta se se pretende elaborar estratégias de inclusão social para as pessoas com deficiência. Por sua vez, a família precisa de apoio para aliviar o estresse do cuidado diário e continuado e uma forte mobilização sociedade para melhorar sua qualidade de vida.
Associação Sociedade Educacional Mendonça e Silva/Centro Pedagógico Capelo Gaivota de Montes Claros, situa-se no bairro Ibituruna, nas esquinas das avenidas Pedro Álvares Cabral e Geraldo Correia Machado, sendo o acesso facilitado após a inauguração da mesma. O transporte dos alunos e funcionários é feito através de vans particulares e das linhas de ônibus números 9901, 5801 da TRANSMOC, TRANSPECIAL e Circular A e B. Alguns alunos dispõem de carteira de isenção da taxa de transporte público que é estendida também aos acompanhantes dos mesmos, quando necessário.
A maior demanda da escola é composta por crianças e adolescentes carentes advindas de todas as partes da cidade, principalmente dos bairros: Major Prates, Vila Mauricéia, Vila Oliveira, São Geraldo, Cidade Industrial, Vila Sion, Eldorado, Maracanã, Nova Morada, Independência, Esplanada, e outros, e alunos da região sul da cidade, que são da nossa responsabilidade como matrícula complementar. As famílias dos alunos são, em sua maioria, de baixa renda. Grande parte das mães é do lar e ou domésticas; os pais trabalham como pedreiros, carroceiros, vigias, moto-taxistas ou estão desempregados, sendo a renda média das famílias de um salário-mínimo.
A equipe multiprofissional é responsável por fazer a anamnese e a avaliação dos alunos a fim de definir a turma na qual ele será inserido e por quais especialidades clínicas será atendido. As deficiências atendidas pela escola são: deficiente intelectual, múltiplas, transtornos globais do desenvolvimento (autismo, síndromes, distúrbios de comportamento, TDAH), baixa visão e outras, destacando os problemas mentais e psiquiátricos
PROCESSO DE EXECUÇÃO DO PROJETO:
Objetivo Específico 1: Expor ações a serem trabalhadas no decorrer do ano letivo na Associação Sociedade Educacional Mendonça e Silva/Centro Pedagógico Capelo Gaivota de Montes Claros. |
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META |
AÇÕES A SEREM EXECUTADAS |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
EXECUÇÃO |
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- Planejar, avaliar projetos a serem desenvolvidas na área educacional;
-Trabalhar de forma efetiva no processo de construção do conhecimento do aluno;
-Estimular a criatividade e o desenvolvimento do aluno, ampliando sua visão de mundo;
-Apresentar os resultados obtidos referente aos trabalhos realizados com os alunos.
-Despertar o interesse do aluno para aprendizagem;
- Proporcionar ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades; -Buscar soluções as demandas surgidas nos grupos;
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-Lista de presença da participação das crianças, nas atividades; -Relatos em grupos de conversas entre os atendidos e os profissionais contratados; -Relação de profissionais - Relação de turmas -Ata de reuniões -Relação de atividades especializadas -Relação de crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos; Disponibilização de professores para atendimento; -- Disponibilização de professores para atendimento; Relação de alunos que concluíram cada ano de escolarização. |
06/02/2023 a 31/12/ 2023 |
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Resultados Esperados: Atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, digno, com a garantia do acesso aos serviços, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
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FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
O atendimento/acompanhamento sócio assistencial especializado para 64 pessoas com deficiência e sua família se dará no espaço a instituição Associação Sociedade Educacional Mendonça e Silva/Centro Pedagógico Capelo Gaivota de Montes Claros, com algum grau de dependência, e refere-se aos cuidados básicos essenciais para a vida pratica e instrumentais de autonomia e participação social a partir de um conjunto de atividades contemplando as dimensões individuais e coletivas.
A oficina é utilizada como dinâmica de grupo no trabalho social do serviço, sendo focalizada em torno da deficiência. Cada encontro do grupo é estruturado em três momentos. Momento inicial, que prepara o grupo para o trabalho do dia, podendo se utilizar técnicas lúdicas e de relaxamentos ou de sensibilização. Momento intermediário, que envolve o grupo nas atividades propostas. Momento de sistematização, que desenvolve o conhecimento, crescimento e participação.
Na ambiência de vivencias as oficinas buscam o desenvolvimento de atividades de vida pratica nas tarefas do cotidiano.
Na ambiência de corpo e movimento as oficinas buscam estimular e promover o conhecimento do corpo físico, motor, sensorial, emocional e sentimental dos usuários, conhecer e explorar suas possibilidades de movimentos e expressões, ampliando o repertório de linguagem a partir do próprio corpo e das possibilidades de comunicação que cada indivíduo possui, contribuindo no processo de valorização da autonomia e desenvolvimento pessoal, social e afetivo.
Na ambiência de arte e expressão as oficinas buscam ampliar a consciência corporal, proporcionando a reabilitação que lhe dê condições de conviver e interagir com o meio familiar e social em que está inserido, aliviando o stress emocional, combatendo problemas de ordem fisiológicas e posturais, elevando a autoestima, favorecendo a construção de relações interpessoais.
O ponto de partida do atendimento ao usuário no Centro-Dia é a acolhida e a escuta qualificada para a construção conjunta do Plano Individual e/ou Familiar de Atendimento, onde serão pactuadas ações, expectativas e estratégias de trabalho, tais como:
O Plano Atendimento Individual ou Familiar será construído a partir de instrumentos orientadores importantes para atuações entre o serviço e o usuário (pessoa com deficiência e sua família), no qual serão estabelecidas garantias, deveres, rotinas e resultados a serem alcançados individual e coletivamente com a oferta do serviço. Para melhor definição deste, há possibilidades de realização de visitas da equipe do serviço ao domicílio do usuário e de convite à família para visitas ao Centro-Dia como oportunidades favoráveis à convivência, troca de informações e orientações sobre estratégias de autonomia do usuário e do seu cuidador familiar.
Os Planos têm, portanto, a função de instrumentalizar e organizar a atuação interdisciplinar no Centro-Dia de Referência delineando operacional e metodologicamente, o caminho a ser seguido por todos os profissionais. Além disso, trata-se de um instrumento de gestão e monitoramento, acompanhamento e avaliação dos resultados. Neste sentido, não é um documento estático, mas uma ferramenta que pode propiciar a dinamicidade, reformulações e aprimoramento, baseados nas intervenções realizadas, nos resultados alcançados e no processo vivenciado por cada indivíduo e/ou família.
Os resultados alcançados no decorrer do atendimento/acompanhamento serão baseados na qualidade de vida da pessoa com deficiência, que é um fenômeno pluridimensional, composto por dimensões centrais que constituem o bem estar pessoal. As dimensões que compõe a qualidade de vida da pessoa com deficiência são o desenvolvimento pessoal, a autodeterminação, direitos, bem estar físico, bem estar emocional, bem estar material, inclusão social, e relações interpessoal.
Todas as atividades no serviço serão realizadas por uma equipe multiprofissional, multidisciplinar e de atuação interdisciplinar, sob distintas metodologias de escuta e expressão das relações(reuniões, leituras, vídeos, música, grupos focais, atenção individualizada, atividades em oficinas diversificadas como, música, teatro, atividades com água, esporte e lazer, dentre outras), não apenas nos espaços físicos da unidade, mas envolvendo o domicílio, o bairro, a comunidade, clubes, cinemas, praças, entre outros espaços, com o objetivo de promover:
Para o desenvolvimento das atividades serão utilizados protocolos técnicos de assistência social: acolhida, entrevista social, parecer social, plano de desenvolvimento do usuário, plano de acompanhamento familiar e plano diário de oficina, que aferirão o cumprimento das metas.
A equipe de referência é responsável pelo planejamento, gestão, execução, acompanhamento e monitoramento do serviço e avaliação de resultado, tendo como princípio a identificação de competências da equipe, sendo: O Coordenador com formação de nível superior com conhecimento do Sistema Único de Assistência Social; conhecimento e competências técnicas na área da pessoa com deficiência; habilidades de escuta e liderança de equipes. Os técnicos de nível superior com conhecimento do SUAS e habilidades de escuta e atuação em equipes interdisciplinares, serão responsáveis em participar da elaboração do Plano de Trabalho da Unidade; Elaboração do Plano Individual do Usuário e Plano de Atendimento Familiar; definir metodologias e técnicas de trabalhos multidisciplinares de atenção individualizada, grupal ou coletiva e propor instrumentais facilitadores da organização do serviço; orientar e apoiar os profissionais cuidadores familiares; elaborar relatórios; estabelecer processos de acompanhamento e avaliação de resultados; realizar visitas domiciliares; articulação com Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e com demais serviços do SUAS e da rede local. Os profissionais de nível médio na função de Cuidador Social e monitor do Serviço Sócio assistencial com habilidades para lidar com diferentes formas de comunicação e com consciência lógica da oferta de cuidados na perspectiva do direito e não da caridade, atuando sob a orientação da equipe do serviço, com atividades envolvendo distintos ambientes, com o objetivo de vivenciar situações que resultem orientações sobre cuidados e autocuidados.
PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUSÃO DO PROJETO DA PARCERIA:
Receitas:
Especificação |
Valor (R$) |
% |
Recurso proveniente do FUNDEB |
1.460.903,55 |
100% |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Ações |
Tipo |
Idade |
Sexo |
Horário |
Número de alunos |
Tempo Integral |
Matrícula Complementar |
A partir de zero ano |
Masc./Fem. |
Mat/Vesp |
64 alunos |
Escolarização |
E. Infantil, Ensino Fundamental I e II, EJA Anos Inicias e Finais. |
A partir de zero ano |
Masc./Fem. |
Mat/Vesp |
229 Alunos |
Turmas e Alunos para o ano letivo de 2023
Total de alunos para 2023:229 (escolarização) e 64 (Tempo Integral) alunos da E. Infantil ao 9º ano do E. F. Anos Finais e EJA A. Iniciais e Finais.
Total de turmas para 2023: 21 Turmas da E. Infantil ao 9º ano e EJA A. Iniciais e Finais.
Total de turmas para 2023: 05 Turmas Tempo Integral
Nº de turmas |
Série / Ano |
Nº de alunos |
Convênio |
Turno |
02 |
Educação Infantil |
15 |
CLT |
Vespertino |
02 |
Educação Infantil |
16 |
CLT |
Matutino |
01 |
1º Ano |
08 |
SEE |
Matutino |
01 |
1º Ano |
09 |
CLT |
Vespertino |
01 |
1º Ano |
09 |
SEE |
Vespertino |
01 |
2º Ano |
08 |
SME |
Matutino |
01 |
2º Ano |
07 |
CLT |
Vespertino |
01 |
3º Ano |
11 |
SEE |
Vespertino |
01 |
4º Ano |
11 |
CLT |
Matutino |
01 |
4º Ano |
09 |
SEE |
Vespertino |
01 |
5º Ano |
09 |
SEE |
Matutino |
01 |
5º Ano |
07 |
SEE |
Vespertino |
01 |
6º Ano |
14 |
CLT |
Matutino |
01 |
7º Ano |
23 |
CLT |
Matutino |
01 |
8º Ano |
16 |
CLT |
Matutino |
01 |
9º Ano |
15 |
CLT |
Matutino |
01 |
4º Período Eja A. Iniciais. |
08 |
SEE |
Matutino |
01 |
5º Período Eja A. Finais. |
16 |
CLT |
Matutino |
01 |
6º Período Eja A. Finais. |
18 |
CLT |
Matutino |
01 |
Turma de Tempo Integral: Acompanhamento Pedagógico 01 |
14 |
CLT |
Vespertino |
Turma de Tempo Integral: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 01 |
14 |
CLT |
Vespertino |
|
01 |
Turma de Tempo Integral: Acompanhamento Pedagógico 02 |
12 |
CLT |
Vespertino |
01 |
Turma de Tempo Integral: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 02 |
12 |
CLT |
Matutino |
01 |
Turma de Tempo Integral: Acompanhamento Pedagógico 03 |
12 |
CLT |
Matutino |
|
|
|
|
|
Observação: Total de alunos (Escolarização e Tempo Integral) atualizados até a presente data, conforme novas matrículas e transferências = 293 alunos.
QUADRO DE SERVIDORES EM REGIME CLT – PAGOS COM RECURSOS FINANCEIROS REPASSADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM 2023 |
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Quant. |
Cargo |
Função |
Carga horária |
Contratado |
01 |
Diretor/Presidente |
Diretor |
------ |
Voluntário |
01 |
Supervisor Pedagógico |
Supervisor Pedagógico |
C/ extensão CH |
Contratados CLT |
16 |
PEB I (Reg. de turmas, A. Pedagógico e Eventual) |
Regente de turma |
125 |
Contratados CLT |
06 |
PEB II |
Regente de Aulas |
125 |
Contratados CLT |
06 |
Auxiliar Docência |
Auxiliar Docência |
C/ extensão CH |
Contratados CLT |
01 |
Auxiliar Secretaria |
Auxiliar Secretaria |
C/ extensão CH |
Contratados CLT |
05 |
Serviço Zeladoria |
Serviço Zeladoria |
220 |
Contratados CLT |
02 |
Cantineira |
Cantineira |
220 |
Contratados CLT |
01 |
Motorista |
Motorista |
220 |
Contratados CLT |
Subtotal CLT |
39 |
|||
Total de funcionários |
39 |
QUADRO DE SERVIDORES EFETIVOS CEDIDOS PELO MUNICIPIO EM 2023 |
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01 |
PEB I |
Regente de turma |
Efetiva |
01 |
PEB II |
Regente de Aulas |
Efetiva – Educação Física |
Total de servidores efetivos |
02 |
Os alunos, ao chegarem à instituição, passam por uma triagem, entrevista e avaliação com os Especialistas: Assistente social, Neuropsiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e pedagogos. Após a entrevista, se matriculado, é encaminhado ao serviço pedagógico para reclassificação e enturmação em sala adequada. A enturmação é feita levando em consideração nível de desenvolvimento cognitivo, deficiência, idade, visando uma melhor adaptação do aluno. Se o aluno for da Rede Comum de Ensino Municipal/Estadual, é feito o encaminhamento para os devidos serviços oferecidos. Os alunos são encaminhados pelas próprias escolas e são atendidos pela Sala de Recursos, Assistente Social, Psicopedagoga, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo e Médico Neuropsiquiatria e voluntários. O Serviço pedagógico recebe as orientações dos especialistas para o trabalho, objetivando um atendimento individualizado, sem comprometer ao atendimento coletivo do grupo.
AVALIAÇÃO:
No Centro Pedagógico Capelo Gaivota, a avaliação institucional é feita semestralmente, com a participação de todos os servidores da instituição. Com preenchimento de ficha de avaliação elaborada com a participação de toda a comunidade escolar. Essa avaliação tem caráter diagnóstico, buscando juntamente com a comunidade escolar a melhoria de pontos insatisfatórios.
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