Imagem de destaque EDUCAÇÃO INFANTIL - PROJETO COMUNITÁRIO BETEL

EDUCAÇÃO INFANTIL - PROJETO COMUNITÁRIO BETEL


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROJETO COMUNITÁRIO BETEL

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

 

1 – DADOS CADASTRAIS DA MANTENEDORA DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

1.1 – Instituição Proponente (Mantenedora):  Projeto Comunitário Betel

1.2  Endereço do Proponente:Rua Betel nº 53    Bairro: Vila Exposição  

Cep:  39.400-278                        TEL:    (38) 3213-1722

 

2 – DESCRIÇÃO DO PROJETO

2.1 – Período de execução:

Início: (data)        03/02/2020     Término: (data)    31/12/2020

 

2.2 – Objetivos gerais:

  •  Atender diariamente à 200 (duzentas) crianças na faixa etária de 04 à 05 anos e seis meses com atividades socioeducativas.
  • Fortalecer os laços familiares e comunitários.
  • Acompanhar o desenvolvimento integral das crianças.
  • Atuar como canal de transformação da qualidade de vida e afirmação da cidadania de toda a comunidade

 

2.3 – Objetivos específicos:

A) Ministrar a educação infantil de acordo com a legislação vigente.

B) Implementar estratégias de ensino para atender às necessidades específicas de aprendizagem dos educandos assegurando a todos uma educação de qualidade.

C) Valorizar os profissionais e possibilitar oportunidades para seu crescimento, utilizando-os como multiplicadores e potencializadores dentro do ambiente escolar.

D) Fortalecer a interação comunidade/escola dando ao aluno oportunidade de integrar-se no seu meio físico e social.

E) Garantir condições de aprendizagem com mecanismos necessários ao desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem.

F) Oferecer à criança, oportunidades de desenvolvimento, necessários à sua participação na vida social, política, econômica e cultural.

 

2.4 – Justificativa:

O Projeto Comunitário Betel, instituição filantrópica sem fins lucrativos, de cunho religioso, está inserida numa região onde a maioria das crianças assistidas são oriundas de famílias com grandes conflitos familiares como: Alcoolismo e uso de outras drogas, prostituição, falta de espaço físico ou moradia digna, agressão física moral e psicológica, criminalidade, baixa renda ou desemprego, alimentação escassa sendo o Projeto ponto de apoio e referência para essas famílias. Nesse sentido torna-se importante e de extrema necessidade a atuação da instituição, trabalhando com o objetivo de combater e prevenir a citada situação de risco e desamparo social, vivenciada pelas referidas famílias.

3 – QUADROS SÍNTESE

3.1 – CRIANÇAS ATENDIDAS

 

 

FAIXA ETÁRIA

REFERÊNCIA PARA CÁLCULO DA IDADE DA CRIANÇA

TOTAL CRIANÇAS POR FAIXA ETÁRIA

CRIANÇAS NASCIDAS ATÉ:

Nº CRIANÇAS

Período Parcial

Período Integral

Período Parcial

Período Integral

 

 

1 ano e 6 meses a 3 anos e 6 meses

(indicar datas limites)

1ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses

Até  31/03/2018

Maternal I

 

-

 

-

 

 

 

 

-

 

 

 

 

-

Até 31/03/2017

2 anos e 7 meses a 3 anos e 6 meses

Maternal II

 

 

-

 

 

-

3 anos e 7 meses a 5 anos

Até 31/03/2016

3 anos e 7 meses a 4 anos e 6 meses

1º Período

 

 

100

 

 

-

 

 

 

200

 

 

 

-

Até 31/03/2015

4 anos e 7 meses a 5 anos

2º Período

 

 

 

100

 

 

-

TOTAL

200

-

200

-

3.2 – TURMAS

 

 

FAIXA ETÁRIA

REFERÊNCIA PARA CÁLCULO DA IDADE DA CRIANÇA

 

Nº de turmas

CRIANÇAS NASCIDAS ATÉ

Nº CRIANÇAS

 

Período Parcial

Período Integral

Período Parcial

Período Integral

Maternal

1 anos e 6 meses a 3 anos e 6 meses

 

 

 

Até 31/03/2017

 

-

-

 

 

     -

     

 

 

-

 

 

 

1º Período

3 anos e 7 meses a 4 anos e 6 meses

 

 

 

 

Até 31/03/2016

 

100

-

 

     04

 

-

 

 

 

2º Período 4 anos e 7 meses a 5 anos

 

 

 

 

Até 31/03/2015

 

100

-

 

      04

 

-

 

 

 

Total

 

200

-

08

-

4 – METAS

Metas

Prazo estimado para execução

- Reforço dos laços familiares e comunitários.

- Aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem.

- Possibilitar crescimento profissional dos profissionais envolvidos no processo.

-Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

-Promover meios para acompanhamento das necessidades especiais apresentadas pelas crianças.

-Informar aos pais e responsáveis sobre o comportamento e o desenvolvimento da criança, como sobre execução da proposta pedagógica.

-Trabalhar na perspectiva da formação do ser humano, afirmando ou reafirmando valores como solidariedade, justiça, liberdade, compromisso com Deus, com o próximo e com o coletivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

            Fevereiro à Dezembro

 

 

TERMO DE FOMENTO 17/2020

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA