EDUCAÇÃO INFANTIL - CIRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS


PLANO DE TRABALHO - 2025

 

  1. – DADOS CADASTRAIS DA MANTENEDORA DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

1.1. Instituição Proponente ( Mantenedora ): Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros

1.2. Endereço do Proponente:

Logradouro: Av. Padre Brentano, nº: 102

Bairro: Roxo Verde

CEP: 39400-380

Fone:(38) 3221.7773 / 38.999524798

1.3. Nome da Unidade de Ensino: Escola Infantil Círculista

1.4. Endereço da Unidade de Ensino:

Logradouro: Rua – Amazonas, nº 16

Bairro: Roxo Verde

 

CEP: 39.400-534

Fone: (38) 3221.7773 ou 38.999524798

 

1.5. CNPJ: 21.373.592/0001-67

1.6. Número da Portaria/SEE de autorização de funcionamento: 0009/05 Autorização de funcionamento SME, 26 de setembro de 2022

1.7. Identificação do Responsável:

  • João Martins Costa
  • CI-M3.256.744 SSP/MG – CPF: 504.583.706-06

1.8. Cargo:

  • Presidente

1.9. Período de Mandato da Diretoria: 1º/03/2022 a 1º/03/2025

 
  1. – DESCRIÇÃO DO PROJETO

 

2.1. Período de execução:

Início:       fevereiro de 2025                                                 Término: 31 de dezembro/2025

2.2. Objetivos gerais:

 

  • Atender na Unidade Escolar da entidade na Educação Infantil, crianças nas faixas etárias de 03(três) a 05(cinco) anos de idade.

2.3. Objetivos específicos:

  • Criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, agindo com progressiva autonomia, sendo capaz de enfrentar situações de conflitos.

2.4 Descrição da Realidade que será objeto da parceria:

 

Conforme dados do I B G E, Montes Claros, em agosto de 2010 estava com exatos 361.915 habitantes, nos quais mais de 10.000 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja, a renda percapta abaixo de 70,00. Significando que 3,0% da população vivia essa situação. Sabemos que sempre haverá pobres no mundo, mas uma situação de extrema pobreza é inconcebível. Assim, O Círculo de Trabalhadores Cristãos que tem por objetivo principal a formação humana integral, vem intensificando ações, atividades e projetos no sentido de colaborar com a sociedade para diminuir e melhorar as condições de vida dos cidadãos. A instituição desde sua fundação nos anos 50 vem desempenhando ações e programas formando e oportunizando com seus cursos profissionalizantes, cidadãos capazes, melhorando assim, sua autoestima Montes Claros tem um total de 144 escolas para o Ensino Fundamental e 53 para o Ensino Médio, com uma taxa de escolarização de 98,4% para a faixa de 6 a 14 anos de idade. Apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,770, ocupando a 18ª posição no estado. A população montesclarense conta hoje com uma grande rede de serviços públicos e privados nas áreas da saúde, do comércio e da educação, e espaços para o desenvolvimento da cultura e do lazer, o que a torna líder numa região marcada por grandes contrastes socioeconómicos.

Assim, O Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros, vem desenvolvendo diversas ações de formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais junto às comunidades do bairro Roxo verde e adjacências, com os seguintes projetos:

  • Escola Infantil Círculista com atendimento a crianças com idades de 03 a 05 anos na

 

modalidades maternal II, 1º e 2º períodos;

 

  • “Projeto Acolhendo a Família e Criança”, que atende a crianças e adolescentes de 08 a 17 anos com atividades esportivas, aulas e oficinas para senhoras promovendo um fortalecimento de vínculos familiares;
  • Aulas de Informática Básica para adolescente, jovens e adultos;

 

  • Cursos profissionalizantes como: Informática, e Corte Costura, cabeleireiros, manicura, depilação, Peças Intimas, Eletricista predial;
  • “Projeto para senhoras da comunidade “Mães que Aprendem, Mães que ensinam”, dentre outros atendendo crianças e adolescentes e situação de vulnerabilidade social;
  • Neste contexto, desenvolvemos a Educação Infantil com o intuito de promover a inserção social e educacional das crianças de 03 a 05 anos atendidas pela Entidade com o objetivo de transformar a realidade das pessoas inseridas criando condições para a melhoria da qualidade de vida, o estímulo ao convívio social e coletivo.

2.5. Justificativa:

A Educação Infantil é um universo privilegiado de inclusão, no qual as crianças se deparam com a heterogeneidade. Nessa fase inicia-se o processo de construção da identidade pessoal e social o que contribui para o embasamento em suas relações interpessoais. Ela está num processo dinâmico e ininterrupto de criação, significação e ressignificação de seus conhecimentos, e é na integração com o mundo e nas relações que estabelece que o seu conhecimento se constitui.

Nessa perspectiva encontra-se a escola como promotora de uma educação para a cidadania global, ou seja, formar alunos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem tendo por base os quatro pilares da educação instituídos pela UNESCO: Aprender a ser; a conviver; a conhecer; a fazer. Assim, o Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes

Claros, instituição beneficente, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1950 pelo seu idealizador o Padre Leopoldo Brentano SJ com a missão de auxiliar a igreja na “formação humana integral”, executando programas e projetos voltados para área da Assistência Social e Educacional, priorizando a defesa e efetivação dos direitos sociais, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais, buscando assim soluções das mazelas sociais.

 
  1. PROCESSO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

 

Objetivo Específico 1:

Realizar o Ensino Regular para crianças de 03(três) a 05(cinco) na Educação Infantil com práticas pedagógicas que enfatizem as interações, ludicidade e o aprendizado.

META

AÇÕES

INDICADORES

MEIOS DE

VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Promover durante o ano letivo o desenvolvimento de 60 crianças de 03(três) a 05 (cinco) anos através da Educação Infantil em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social

  • Realização do cadastro escolar e posteriormente a matrícula na Escola.
  • Desenvolvemos as atividades conforme os parâmetros para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações, ludicidade e o aprendizado.

-A Avaliação e Monitoramento serão realizados trimestralmente em parceria com secretaria Municipal de educação enfatizando: Frequência escolar, apoio da família e por fim os campos de experiência que atestam os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da

criança.

-Percentual de alunos que realizaram o cadastro e matrícula escolar.

 

-Planilhas e gráficos de monitoramento e avaliação das crianças para verificar o nível de aprendizado dos alunos.

-Ficha de Cadastro e Matrícula

 

-Lista de presença

 

-Monitoramento e avaliação trimestral dos campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações ; O eu, o outro e o nós

;Corpo, gestos e movimentos Traços, sons, cores e formas

 

- Registros fotográficos.

Fevereiro/ 2025 a dezembro/2025

Resultado Esperado

  • Favorecer a integração das crianças no meio escolar: trabalho em grupo, brincadeiras.
  • Despertar o gosto pela arte: Desenho, colorir, argila, etc.
  • Criar atitudes e hábitos de higiene e respeito à natureza: Higiene bucal, asseio pessoal.
  • Fornecer às crianças alimentação balanceada.
  • Programar ações que integrem a família com a comunidade educativa; reunião mensal, participação em festas e apresentações.
  • Garantir tempo para formação de funcionários e voluntários: reunião pedagógica a cada 15 dias, participação nos fóruns e cursos promovidos pela SME e encontros de coordenadores (as), supervisores e diretores.
  • Continuar o investimento em áreas verdes.
 
  1. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES

 

 

O Plano de Trabalho proposto se estenderá durante o ano letivo visando implementar o Ensino Infantil às crianças de 03(três) a 05(cinco) anos, nas modalidades de Maternal II, 1º Período e 2º Período. Abaixo estão descritas as ações que serão desenvolvidas durante o Plano de Trabalho.

A primeira etapa consistirá na divulgação, através do contato direto com a comunidade com realização do cadastro escolar e posteriormente a matrícula na Escola.

A segunda etapa será a execução do Plano de trabalho que terá 08 (oito) profissionais capacitados para auxiliar nas atividades escolares e na formação dos alunos em consonância com o objetivo estabelecido. O ensino na Escola será desenvolvido conforme os parâmetros para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações e a ludicidade de a modo a: promover o conhecimento de si e do mundo a partir de experiências sensoriais, expressivas e corporais que desenvolvam a mobilidade, a individualidade e a expressividade da criança; proporcionar a imersão transversal das crianças nas diversas linguagens: gestual, verbal, plástica, dramática, musical etc.; inserir os infantes nas diversas modalidades narrativas, através de diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; expor os pequenos à vivência com categorias quantitativas e lógicas, para incremento do raciocínio matemático; despertar nos discentes a curiosidade, o gosto pela exploração, o encantamento diante de descobertas, o prazer pelo questionamento e a integração progressiva com a natureza e com a sociedade. Propiciar experiências de aprendizagem com vistas à autonomia das crianças no que diz respeito a ações de cuidado pessoal, a auto-organização, à saúde e ao bem-estar; viabilizar às crianças a compreensão e a introjeção de variáveis éticas e estéticas mediante interações com indivíduos de cultura, origem e extrato social diferentes, para ampliar seu acervo de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade.

A avaliação e monitoramento na escola serão realizados em parceria com Secretaria Municipal de Educação enfatizando: Frequência escolar, apoio da família e por fim os campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas. Parâmetros que atestam os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança.

Portanto, são ações de conhecimentos para crianças, trabalhando o emocional, cognitivo e social promovendo a ampliação de suas experiências, estimulando o seu interesse pelo processo de transformação e pela convivência em sociedade.

 
  1. -     PREVISÃO       DE   RECEITAS   E   DE   DESPESAS    A   SEREM   REALIZADAS    NA EXECUÇÃO DO PROJETO DA PARCERIA:

5.1- Receitas:

 

Especificação

Valor (R$)

%

Recurso proveniente do FUNDEB

 

100%

 

  1. – QUADROS SÍNTESE
    1. CRIANÇAS ATENDIDAS

NASCIDAS ENTRE

PERÍODO/SÉRIE

N° CRIANÇAS SEGUNDO CRITÉRIO DO CONVÊNIO

ATÉ 31/03/2022

MATERNAL I

- 0 -

ATÉ 31/03/2021

MATERNAL II

15

ATÉ 31/03/2020

1° PERÍODO – (01 turma)

15

ATÉ 31/03/2019

2° PERÍODO – (01 turma)

20

 

    1. TURMAS

 

N° De Turmas - 03(Três) - Turno Vespertino

 

 

ESCOLA

ESCOLA INFANTIL CÍRCUISTA

Turnos

Matutino

Vespertino

Total

Observações

Turma

0

03 (três)

03

 

Nº de alunos

0

50 (cinquenta)

50

 

    1. COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO

HABILITAÇÃO

N°:01- Ezequiel Felipe Pereira

Normal Superior

Licenciatura

N°:02- Jessica Layli Alves Lopes dos Santos

Normal Superior

Supervisora Escolar

 

6.4 LEVANTAMENTO DEMANDA OUTROS FUNCIONÁRIOS

Descrição do Cargo

Carga horária

Nº de Cargos

Observações

Supervisor

125 h/m

01

 

Professor PEB I

125 h/m

04

Sendo 01 eventual

Auxiliar de docência

200 h/m

03

 

Servente de Zeladoria

200 h/m

02

 

Cantineira

200h/m

01

 

Total...................

 

11

 

 
  1. – METAS

 

  1. Favorecer a integração das crianças no meio escolar: trabalho em grupo, brincadeiras.
  1. Despertar o gosto pela arte: desenho, colorir, argila, etc.
  1. Criar atitudes e hábitos de higiene e respeito á natureza: higiene bucal, asseio pessoal.
  2. Fornecer as crianças alimentação balanceada.
  3. Programar ações que integrem á família com a comunidade educativa: reunião mensal, participação em festas e apresentações.
  1. Garantir tempo para a formação de funcionários e voluntários: reunião pedagógica cada quinze dias, participação dos fóruns e cursos promovidos pela S M E e encontros de coordenadoras.
  2. Continuar o investimento em área verde.
  1. Potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de três a cinco anos.
  2. Explorar a curiosidade das crianças com o meio ambiente, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador desse espaço em vista para atitudes que contribuam para sua conservação.
  1. Fortalecer a autoestima e ampliar cada vez mais as relações sociais e a comunicação entre crianças e adultos.

 

  1. – CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO
  • Duas parcelas;
  • 1ª parcela em até 30 dias após a assinatura do termo de convenio;
  • 2ª parcela até 31/08/2025, condicionada a prestação de contas da primeira parcela.
 
   
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PROCESSO ESCOLAS CONVENIADAS 2025
 
NOME DA INSTITUIÇÃO CIRCULO DOS TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS
 
TABELA CÁLCULO DESPESAS MÊS COM PESSOAL (INCLUSIVE MULTA FGTS E INSS) CONVENIADAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 
DESCRIÇÃO DO CARGO horas/m DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS, MULTA FGTS E AUXILIO TRANSPORTE MENSAIS POR CARGO EM R$
SALÁRIO 13ºSALARIO FÉRIAS INSS + SAT+ CTS FGTS MULTA FGTS PÓ DE GIZ AUXILIO TRANSPORTE TOTAL DESP. MÊS POR CARGO Nº CARGOS TOTAL POR CARGO
20%+3%+5,8% = 28,8%
SUPERVISOR 125 R$ 3.678,46 R$ 306,54 R$ 408,72 R$ 1.265,39 R$ 351,50 R$ 140,60   R$ 187,00 R$ 6.338,20 1 R$ 69.720,23
PROFESSOR (PEB I) 125 R$ 3.068,45 R$ 255,70 R$ 340,94 R$ 1.055,55 R$ 293,21 R$ 117,28 R$ 306,85 R$ 187,00 R$ 5.624,98 3 R$ 185.624,18
PROFESSOR (PEB I) EVENTUAL 125 R$ 3.068,45 R$ 255,70 R$ 340,94 R$ 1.055,55 R$ 293,21 R$ 117,28 R$ 306,85 R$ 187,00 R$ 5.624,98 1 R$ 61.874,73
AUXILIAR DE DOCÊNCIA 200 R$ 2.115,48 R$ 176,29 R$ 235,05 R$ 727,73 R$ 202,15 R$ 80,86   R$ 374,00 R$ 3.911,55 3 R$ 129.081,24
SERVENTE ZELADORIA 200 R$ 1.454,92 R$ 121,24 R$ 161,66 R$ 500,49 R$ 139,03 R$ 55,61   R$ 374,00 R$ 2.806,95 2 R$ 61.752,89
CANTINEIRO 200 R$ 1.454,92 R$ 121,24 R$ 161,66 R$ 500,49 R$ 139,03 R$ 55,61   R$ 374,00 R$ 2.806,95 1 R$ 30.876,45
TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO   R$ 27.113,60 11 R$ 538.929,71
 
CUSTEIO 2%     R$ 10.778,59
VALOR DO REPASSE   R$ 549.708,30
MAPA AUXILIO TRANPORTE - CONSIDERANDO 22 DIAS LETIVOS MÊS  
CARGO CARGA HORÁRIA NUMERO DESLOCAMENTOS DIA DIAS LETIVOS MÊS VR. UNITÁRIO DA PASSAGEM VR. TOTAL AUX. TRASP.
  125 2 22 R$ 4,25 R$ 187,00
  200 4 22 R$ 4,25 R$ 374,00
CÁLCULOS ESTIMADOS  REALIZADOS PELO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DA SECRETRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO

Justificativa de Dispensa