PLANO DE TRABALHO - 2025
1.1. Instituição Proponente ( Mantenedora ): Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros |
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1.2. Endereço do Proponente: |
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Logradouro: Av. Padre Brentano, nº: 102 |
Bairro: Roxo Verde |
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CEP: 39400-380 |
Fone:(38) 3221.7773 / 38.999524798 |
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1.3. Nome da Unidade de Ensino: Escola Infantil Círculista |
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1.4. Endereço da Unidade de Ensino: |
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Logradouro: Rua – Amazonas, nº 16 |
Bairro: Roxo Verde |
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CEP: 39.400-534 |
Fone: (38) 3221.7773 ou 38.999524798 |
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1.5. CNPJ: 21.373.592/0001-67 |
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1.6. Número da Portaria/SEE de autorização de funcionamento: 0009/05 Autorização de funcionamento SME, 26 de setembro de 2022 |
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1.7. Identificação do Responsável:
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1.8. Cargo:
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1.9. Período de Mandato da Diretoria: 1º/03/2022 a 1º/03/2025 |
2.1. Período de execução: Início: fevereiro de 2025 Término: 31 de dezembro/2025 |
2.2. Objetivos gerais:
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2.3. Objetivos específicos:
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2.4 Descrição da Realidade que será objeto da parceria:
Conforme dados do I B G E, Montes Claros, em agosto de 2010 estava com exatos 361.915 habitantes, nos quais mais de 10.000 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja, a renda percapta abaixo de 70,00. Significando que 3,0% da população vivia essa situação. Sabemos que sempre haverá pobres no mundo, mas uma situação de extrema pobreza é inconcebível. Assim, O Círculo de Trabalhadores Cristãos que tem por objetivo principal a formação humana integral, vem intensificando ações, atividades e projetos no sentido de colaborar com a sociedade para diminuir e melhorar as condições de vida dos cidadãos. A instituição desde sua fundação nos anos 50 vem desempenhando ações e programas formando e oportunizando com seus cursos profissionalizantes, cidadãos capazes, melhorando assim, sua autoestima Montes Claros tem um total de 144 escolas para o Ensino Fundamental e 53 para o Ensino Médio, com uma taxa de escolarização de 98,4% para a faixa de 6 a 14 anos de idade. Apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,770, ocupando a 18ª posição no estado. A população montesclarense conta hoje com uma grande rede de serviços públicos e privados nas áreas da saúde, do comércio e da educação, e espaços para o desenvolvimento da cultura e do lazer, o que a torna líder numa região marcada por grandes contrastes socioeconómicos. Assim, O Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros, vem desenvolvendo diversas ações de formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais junto às comunidades do bairro Roxo verde e adjacências, com os seguintes projetos:
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modalidades maternal II, 1º e 2º períodos;
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2.5. Justificativa: A Educação Infantil é um universo privilegiado de inclusão, no qual as crianças se deparam com a heterogeneidade. Nessa fase inicia-se o processo de construção da identidade pessoal e social o que contribui para o embasamento em suas relações interpessoais. Ela está num processo dinâmico e ininterrupto de criação, significação e ressignificação de seus conhecimentos, e é na integração com o mundo e nas relações que estabelece que o seu conhecimento se constitui. Nessa perspectiva encontra-se a escola como promotora de uma educação para a cidadania global, ou seja, formar alunos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem tendo por base os quatro pilares da educação instituídos pela UNESCO: Aprender a ser; a conviver; a conhecer; a fazer. Assim, o Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros, instituição beneficente, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1950 pelo seu idealizador o Padre Leopoldo Brentano SJ com a missão de auxiliar a igreja na “formação humana integral”, executando programas e projetos voltados para área da Assistência Social e Educacional, priorizando a defesa e efetivação dos direitos sociais, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais, buscando assim soluções das mazelas sociais. |
Objetivo Específico 1: Realizar o Ensino Regular para crianças de 03(três) a 05(cinco) na Educação Infantil com práticas pedagógicas que enfatizem as interações, ludicidade e o aprendizado. |
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META |
AÇÕES |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Promover durante o ano letivo o desenvolvimento de 60 crianças de 03(três) a 05 (cinco) anos através da Educação Infantil em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social |
-A Avaliação e Monitoramento serão realizados trimestralmente em parceria com secretaria Municipal de educação enfatizando: Frequência escolar, apoio da família e por fim os campos de experiência que atestam os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança. |
-Percentual de alunos que realizaram o cadastro e matrícula escolar.
-Planilhas e gráficos de monitoramento e avaliação das crianças para verificar o nível de aprendizado dos alunos. |
-Ficha de Cadastro e Matrícula
-Lista de presença
-Monitoramento e avaliação trimestral dos campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações ; O eu, o outro e o nós ;Corpo, gestos e movimentos Traços, sons, cores e formas
- Registros fotográficos. |
Fevereiro/ 2025 a dezembro/2025 |
Resultado Esperado |
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O Plano de Trabalho proposto se estenderá durante o ano letivo visando implementar o Ensino Infantil às crianças de 03(três) a 05(cinco) anos, nas modalidades de Maternal II, 1º Período e 2º Período. Abaixo estão descritas as ações que serão desenvolvidas durante o Plano de Trabalho.
A primeira etapa consistirá na divulgação, através do contato direto com a comunidade com realização do cadastro escolar e posteriormente a matrícula na Escola.
A segunda etapa será a execução do Plano de trabalho que terá 08 (oito) profissionais capacitados para auxiliar nas atividades escolares e na formação dos alunos em consonância com o objetivo estabelecido. O ensino na Escola será desenvolvido conforme os parâmetros para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações e a ludicidade de a modo a: promover o conhecimento de si e do mundo a partir de experiências sensoriais, expressivas e corporais que desenvolvam a mobilidade, a individualidade e a expressividade da criança; proporcionar a imersão transversal das crianças nas diversas linguagens: gestual, verbal, plástica, dramática, musical etc.; inserir os infantes nas diversas modalidades narrativas, através de diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; expor os pequenos à vivência com categorias quantitativas e lógicas, para incremento do raciocínio matemático; despertar nos discentes a curiosidade, o gosto pela exploração, o encantamento diante de descobertas, o prazer pelo questionamento e a integração progressiva com a natureza e com a sociedade. Propiciar experiências de aprendizagem com vistas à autonomia das crianças no que diz respeito a ações de cuidado pessoal, a auto-organização, à saúde e ao bem-estar; viabilizar às crianças a compreensão e a introjeção de variáveis éticas e estéticas mediante interações com indivíduos de cultura, origem e extrato social diferentes, para ampliar seu acervo de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade.
A avaliação e monitoramento na escola serão realizados em parceria com Secretaria Municipal de Educação enfatizando: Frequência escolar, apoio da família e por fim os campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas. Parâmetros que atestam os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança.
Portanto, são ações de conhecimentos para crianças, trabalhando o emocional, cognitivo e social promovendo a ampliação de suas experiências, estimulando o seu interesse pelo processo de transformação e pela convivência em sociedade.
5.1- Receitas:
Especificação |
Valor (R$) |
% |
Recurso proveniente do FUNDEB |
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100% |
NASCIDAS ENTRE |
PERÍODO/SÉRIE |
N° CRIANÇAS SEGUNDO CRITÉRIO DO CONVÊNIO |
ATÉ 31/03/2022 |
MATERNAL I |
- 0 - |
ATÉ 31/03/2021 |
MATERNAL II |
15 |
ATÉ 31/03/2020 |
1° PERÍODO – (01 turma) |
15 |
ATÉ 31/03/2019 |
2° PERÍODO – (01 turma) |
20 |
N° De Turmas - 03(Três) - Turno Vespertino |
ESCOLA |
ESCOLA INFANTIL CÍRCUISTA |
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Turnos |
Matutino |
Vespertino |
Total |
Observações |
Turma |
0 |
03 (três) |
03 |
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Nº de alunos |
0 |
50 (cinquenta) |
50 |
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HABILITAÇÃO |
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N°:01- Ezequiel Felipe Pereira |
Normal Superior |
Licenciatura |
N°:02- Jessica Layli Alves Lopes dos Santos |
Normal Superior |
Supervisora Escolar |
6.4 LEVANTAMENTO DEMANDA OUTROS FUNCIONÁRIOS
Descrição do Cargo |
Carga horária |
Nº de Cargos |
Observações |
Supervisor |
125 h/m |
01 |
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Professor PEB I |
125 h/m |
04 |
Sendo 01 eventual |
Auxiliar de docência |
200 h/m |
03 |
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Servente de Zeladoria |
200 h/m |
02 |
|
Cantineira |
200h/m |
01 |
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Total................... |
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11 |
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PROCESSO ESCOLAS CONVENIADAS 2025 | ||||||||||||
NOME DA INSTITUIÇÃO | CIRCULO DOS TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS | |||||||||||
TABELA CÁLCULO DESPESAS MÊS COM PESSOAL (INCLUSIVE MULTA FGTS E INSS) CONVENIADAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO | ||||||||||||
DESCRIÇÃO DO CARGO | horas/m | DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS, MULTA FGTS E AUXILIO TRANSPORTE MENSAIS POR CARGO EM R$ | ||||||||||
SALÁRIO | 13ºSALARIO | FÉRIAS | INSS + SAT+ CTS | FGTS | MULTA FGTS | PÓ DE GIZ | AUXILIO TRANSPORTE | TOTAL DESP. MÊS POR CARGO | Nº CARGOS | TOTAL POR CARGO | ||
20%+3%+5,8% = 28,8% | ||||||||||||
SUPERVISOR | 125 | R$ 3.678,46 | R$ 306,54 | R$ 408,72 | R$ 1.265,39 | R$ 351,50 | R$ 140,60 | R$ 187,00 | R$ 6.338,20 | 1 | R$ 69.720,23 | |
PROFESSOR (PEB I) | 125 | R$ 3.068,45 | R$ 255,70 | R$ 340,94 | R$ 1.055,55 | R$ 293,21 | R$ 117,28 | R$ 306,85 | R$ 187,00 | R$ 5.624,98 | 3 | R$ 185.624,18 |
PROFESSOR (PEB I) EVENTUAL | 125 | R$ 3.068,45 | R$ 255,70 | R$ 340,94 | R$ 1.055,55 | R$ 293,21 | R$ 117,28 | R$ 306,85 | R$ 187,00 | R$ 5.624,98 | 1 | R$ 61.874,73 |
AUXILIAR DE DOCÊNCIA | 200 | R$ 2.115,48 | R$ 176,29 | R$ 235,05 | R$ 727,73 | R$ 202,15 | R$ 80,86 | R$ 374,00 | R$ 3.911,55 | 3 | R$ 129.081,24 | |
SERVENTE ZELADORIA | 200 | R$ 1.454,92 | R$ 121,24 | R$ 161,66 | R$ 500,49 | R$ 139,03 | R$ 55,61 | R$ 374,00 | R$ 2.806,95 | 2 | R$ 61.752,89 | |
CANTINEIRO | 200 | R$ 1.454,92 | R$ 121,24 | R$ 161,66 | R$ 500,49 | R$ 139,03 | R$ 55,61 | R$ 374,00 | R$ 2.806,95 | 1 | R$ 30.876,45 | |
TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO | R$ 27.113,60 | 11 | R$ 538.929,71 | |||||||||
CUSTEIO 2% | R$ 10.778,59 | |||||||||||
VALOR DO REPASSE | R$ 549.708,30 | |||||||||||
MAPA AUXILIO TRANPORTE - CONSIDERANDO 22 DIAS LETIVOS MÊS | ||||||||||||
CARGO | CARGA HORÁRIA | NUMERO DESLOCAMENTOS DIA | DIAS LETIVOS MÊS | VR. UNITÁRIO DA PASSAGEM | VR. TOTAL AUX. TRASP. | |||||||
125 | 2 | 22 | R$ 4,25 | R$ 187,00 | ||||||||
200 | 4 | 22 | R$ 4,25 | R$ 374,00 | ||||||||
CÁLCULOS ESTIMADOS REALIZADOS PELO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DA SECRETRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO |
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