Imagem de destaque EDUCAÇÃO INFANTIL - CÍRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS

EDUCAÇÃO INFANTIL - CÍRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CIRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

 

 

1 – DADOS CADASTRAIS DA MANTENEDORA DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL:

1.1. Instituição Proponente (Mantenedora): Circulo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros

1.2. Endereço do Proponente: Logradouro: Av. Padre Brentano, nº: 102 Bairro:  Roxo Verde CEP: 39400-380  Fone:  (38)3221.7773 – Cel. 99524798

1.3. Nome da Unidade de Ensino:  Escola Infantil Circulista

       Coordenador  da Escola Infantil Circulista – (Ezequiel Felipe Pereira)

 

2 – DESCRIÇÃO DO PROJETO:

 

2.1. Período de execução:

Início: 03/02/2020                                                        Término: 31/12/2020

2.2. Objetivos gerais:

  • Propiciar condições adequadas com vistas ao bem-estar da criança e seu desenvolvimento integral, através da estimulação da sua curiosidade e interesse, pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
  • Elevar o nível de aprendizagem dos alunos, de forma a mobilizar forças que possam melhorar o trabalho pedagógico, garantindo a participação construtiva e aprendizagem significativa;
  • Integrar a família no trabalho pedagógico, buscando melhoria e interesse do aluno, promovendo seu desenvolvimento integral;
  • Desenvolver trabalho de autoconhecimento da criança, assim como o aperfeiçoamento das habilidades de
  • comunicação e expressão, de socialização, da manifestação por meio das emoções, a progressiva estruturação do pensamento, da conquista gradativa da autonomia, do espírito crítico, da iniciativa, num ambiente gerador de atitudes e valores.

 

2.3. Objetivos específicos:

  • Organizar melhor o tempo e o espaço;
  • Promover o ensino com atividades lúdicas;
  • Adequar o currículo às necessidades do educando;
  • Criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
  • Identificar e enfrentar situações de  conflitos;
  • Integrar a comunidade no trabalho educativo.

2.4. Justificativa:

A Educação Infantil é um universo privilegiado de inclusão, no qual as crianças se deparam com a heterogeneidade. Nessa fase inicia-se o processo de construção da identidade pessoal e social o que contribui par o embasamento em suas relações interpessoais. Ela está num processo dinâmico e ininterrupto de criação, significação e ressignificação de seus conhecimentos, e é na integração com o mundo e nas relações que estabelece e que constitui o seu conhecimento.

Nessa perspectiva encontra-se a escola como promotora de uma educação para a cidadania global, ou seja, formar alunos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem tendo por base os quatro pilares da educação instituídos pela UNESCO: Aprender a ser; a conviver; a conhecer; a fazer.

2.4. Justificativa:

A Educação Infantil é um universo privilegiado de inclusão, no qual as crianças se deparam com a heterogeneidade. Nessa fase inicia-se o processo de construção da identidade pessoal e social o que contribui par o embasamento em suas relações interpessoais. Ela está num processo dinâmico e ininterrupto de criação, significação e ressignificação de seus conhecimentos, e é na integração com o mundo e nas relações que estabelece e que constitui o seu conhecimento.

Nessa perspectiva encontra-se a escola como promotora de uma educação para a cidadania global, ou seja, formar alunos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem tendo por base os quatro pilares da educação instituídos pela UNESCO: Aprender a ser; a conviver; a conhecer; a fazer.

NASCIDAS ENTRE

PERÍODO/SÉRIE

N° CRIANÇAS SEGUNDO CRITÉRIO DO CONVÊNIO

Até 31/03/2017

MATERNAL II

-0-

Até 31/03/2016

1° PERÍODO

20

Até 31/03/2016

1° PERÍODO

20

Até 31/03/2015

2° PERÍODO

25

Total:

 

65

 

 

3.2. TURMAS

  • N° DE TURMAS:.....................................................................................................03

 

3-3 – NUMERO DE FUNCIONARIOS –

  • 2020...----..06

 

3.4  – RELAÇÃO FUNCIONARIO

  • 3 Professoras PEB I
  • 01 SZ
  • 01 Professor Eventual /Supervisor
  • 01 Cantineira

 

4 – METAS

  1. a integração das crianças no meio escolar: trabalho em grupo, brincadeiras.
  • Despertar o gosto pela arte: desenho, colorir, argila, etc.
  • Criar atitudes e hábitos de higiene e respeito á natureza: higiene bucal, asseio pessoal.
  • Fornecer as crianças alimentação balanceada.
  • Programar ações que integrem á família com a comunidade educativa: reunião mensal, participação em  festas e apresentações.
  • Garantir tempo para a formação de funcionários e voluntários: reunião pedagógica cada quinze dias, participação dos fóruns e cursos promovidos pela SME e encontros de coordenadoras.
  • Continuar o investimento em área verde.

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA

TERMO DE FOMENTO 15/2020