PLANO DE TRABALHO / TERMO DE COOPERAÇÃO 2025
De acordo com a Lei Federal nº 14.133 de 2021, no seu artigo nº 184, a liberação de recursos financeiros por parte de órgão públicos, as instituições diversas, que será parte integrante de convênio.
A elaboração e apresentação correta do Plano de Trabalho servirão para a instituição se organizar e se avaliar de acordo com este planejamento e possibilitará a Secretaria Municipal De Educação, uma visão ampla das ações que a instituição pretende desenvolver, além de servir de referência para a supervisão oferecida pela instituição.
PLANO DE TRABALHO 2025
Dados cadastrais da Mantenedora da Instituição de Educação Infantil:
Centro de Recuperação Renascer do Município de Montes Claros – Crianças desnutridas querem viver |
Av. Europa, nº 301 – Bairro JK / Montes Claros - MG CEP 39404-007 - Fone: (38) 9 8404 4431 |
Escola Infantil Ruy Lage |
Av. Europa, nº 301 – Bairro JK / Montes Claros - MG |
04.642.023/0001-50 |
Processo nº 03 – Parecer nº 03/2018/CME/CTEB de setembro de 2018. |
Marley Souza Gomes |
Presidente |
3 anos |
2) Descrição do Projeto
2.1) Período de Execução:
01/02/2025 a 31/12/2025
|
2.2) Objetivo geral:
Assegurar o direitoda Educaçãobásica Infantilàs crianças de 02 a 05 anos de idade matriculadas na instituição.
|
2.3) Objetivo específico:
Apresentar as ações a serem trabalhadas no período do ano letivo na Escola Infantil Ruy Lage.
|
2.4) Descrição da realidade que será objeto da parceria: A Escola Infantil Ruy Lage atua no campo da educação básica infantil, assegurando às crianças de 02 (dois) a 05 (cinco) anos (da comunidade dos Bairros JK, Planalto, Universitário, Floresta, Raul Lourenço, entre outros), o direito a educação de qualidade, com segurança e confiabilidade, buscando a total satisfação de nossos alunos e pais de alunos, contribuindo para o desenvolvimento humano e cultural e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade montesclarense. Com o compromisso com a qualidade da educação, orientando-se pelos princípios e valores da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional- nº 9.394/96. A escola se prepara cada vez mais para responder às necessidades educacionais, com novas formas de organização didático-metodológicas. A escola se preocupa em desenvolver o senso crítico, a compreensão das determinações sócio-econômicas, os valores humanos, o gosto pelo aprender, a capacidade de trabalhar equipe e de se comunicar bem, assegurando ao aluno a aquisição de conhecimentos tornando-o cidadão consciente e competente. A escola busca estar em sintonia com avanço tecnológico e educacional decorrentes das mudanças que se operam no âmbito do pensamento educacional e da própria conjuntura econômica. A escola prioriza desenvolver um processo educativo construtivo e estruturante e não simplesmente receptivo, estruturado e repetitivo e propor um novo modo de conceber o processo educativo, os pressupostos e as metodologias. Busca, ainda, entre os educandos e profissionais da escola a cooperação e a não a competição para construir pessoas íntegras, capazes de buscar a sua felicidade e o seu ajustamento social. Diante disso, propõe-se um trabalho interdisciplinar, ou seja, um processo que envolva a integração e engajamento dos educadores num trabalho conjunto, de interação das disciplinas em si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação, as impressões estáticas e simplificadoras do ensino. O enfoque interdisciplinar corresponde a uma necessidade de transcender a visão mecanicista e linear, estabelecendo uma ótica globalizadora que admita a pluralidade das concepções de ensino e estabeleça o diálogo entre as mesmas e a realidade escolar para superar suas limitações. Tem como objetivo a formação integral dos alunos, afim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo e tornaram-se capazes de enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual.
|
2.5) Justificativa
A Escola tem como filosofia de trabalho a efetiva participação docente, voltada para o cumprimento do planejamento semestral e anual com qualidade,de acordo com as normas regimentais, focando a satisfação da clientela. Tem como metas planejar executar o desenvolvimento pedagógico e administrativo da Escola Infantil Ruy Lage e condição imediata para que os objetivos e perspectivas traçados se concretizem. Na construção de Proposta Pedagógica, a reflexão vem apontando a importância de trabalhar uma nova forma, tem como função social contribuir para o aumento da qualidade em educação, juntos aos serviços prestados à comunidade. Por fim, este Plano de Trabalho se justifica devido a necessidade de firmamos um convênio com a Prefeitura Municipal de Montes Claros-MG, para continuarmos mantendo um serviço de qualidade na área da educação básica infantil. |
PROCESSO DE EXECUÇÃO DO TRABALHO
Objetivo específico:Apresentar as ações a serem trabalhadas no período do ano letivo na Escola Infantil Ruy Lage. |
||||
METAS |
AÇÕES A SEREM EXECUTADAS |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
|
|
|
|
Fevereiro 2025 a Dezembro 2025 |
Resultados esperados:Contribuir para o aumento da qualidade em educação, estimular as potencialidades e o crescimento pessoal de nossas crianças, o fortalecimento da autoestima, o respeito ao outro, e a obediência.
|
FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
A Escola Infantil Ruy Lage vai além de um simples agrupamento de planos e atividades. Planejar o desenvolvimento pedagógico e administrativo da Escola Infantil Ruy Lage é condição imediata para que os objetivos e perspectivas traçadas se concretizem. E neste sentido é necessário que a escola tenha uma visão destinada do que quer, traçando propostas palpáveis estratégicas e possíveis.
Para obter resultados positivos na realização do trabalho, o planejamento traz consigo a possibilidade de definir responsabilidades, gerando confiança em um trabalho sólido. Na construção da Proposta Pedagógica, a reflexão vem apontando a importância de trabalhar uma nova forma de conhecer. O novo paradigma propõe o conhecimento de uma verdade construída por alunos, professores e grupos sociais.
Este é um conhecimento decomposto, desmistificando, construído a partir dos questionamentos, da curiosidade, da pesquisa. Um conhecimento carregado de significado de caráter popular, neste sentido, procura formar alunos, sejam eles quais forem, a ideia de se empenharem na criação de uma sociedade mais humana, participativa e solidária. Seus educadores estão empenhados em levar à frente os objetivos da escola, porque neles acreditam. Presentes em muitos momentos dos alunos procuram formar consciência críticas, transmitindo, esperança e amor através de seus atos e de sua postura. Preocupados, também com a formação intelectual, os mais coerentes com a realidade.
Para subsidiar as transformações na prática pedagógica escolar, modificar e diversificar currículos, produzir conhecimentos necessários se faz resgatar a missão da escola, sua função social de transformar indivíduos em cidadão de verdade.
Da escola espera-se a formação de alunos capazes de adquirir e desenvolver novas competências, lidar com novas tecnologias e linguagens, aptos a responder novos ritmos e processos, sujeitos de sua própria formação, capazes de rever e reconstruir seus conhecimentos, atitudes e habilidades. Tudo isso num processo de educação contínua e permanente, com ensino de qualidade, buscando viabilizar a participação de toda a comunidade escolar.
É um grande desafio a construção de uma proposta pedagógica comprometida com os interesses populares. Esta ação deve ser empreendida pela coletividade que compõe, onde cada um participe da sua elaboração, implementação, avaliação e aperfeiçoamento. Dentro de suas competências e possibilidades, cada integrante da comunidade escolar deve assumir o seu papel, servindo aos propósitos e objetivos definidos.
Esta proposta foi elaborada com a participação de representantes dos diferentes segmentos da escola, através de um exercício coletivo e de forma compartilhada, desde sua implementação.
3) PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO DA PARCERIA:
3.1- Receitas:
Especificação |
Valor (R$) |
% |
Recurso proveniente do FUNDEP |
|
100% |
4) QUADROSÍNTESE
CriançasNascidas |
Período - Série |
Nºdecrianças segundo critério doConvênio |
Até 31/03/2022 |
Maternal II |
20 alunos por turma |
Até 31/03/2021 |
1ºPeríodo |
20alunosporturma |
Até 31/03/2020 |
2ºPeríodo |
|
Turno Matutino
Quantidade Turma |
TotaldeCriançasatendidas |
|
Maternal II |
02 |
30 |
1ºPeríodo |
02 |
40 |
2ºPeríodo |
03 |
60 |
Total |
07 |
130 |
TurnoVespertino
Quantidade |
TotaldeCriançasatendidas |
|
Maternal II |
03 |
45 |
1ºPeríodo |
04 |
80 |
2ºPeríodo |
04 |
80 |
Total |
11 |
205 |
Totaldeturmas |
18 |
335 |
Descriçãodocargo |
Quantidade |
Cargahorária |
Supervisorpedagógico |
02 |
40h |
Descrição do cargo |
Nº de cargos |
Carga horária |
Observação |
Professor Regente |
10 |
40h |
|
Professor Regente |
04 |
25h |
|
Professor Eventual |
02
|
25h |
|
Descriçãodocargo |
Quantidade |
Carga horária |
Auxiliardesecretaria |
01 |
40h |
Servente de zeladoria |
06 |
40h |
Cantineiras |
03 |
40h |
Auxiliardedocência |
11 |
40h |
5) Metas
Socializarpormeiodeumaparticipaçãoeinserçãonasmaisdiversificadaspráticassociais,semdiscriminaçãodeespéciealguma.
Projetamos uma escola formadora que busca o estudo, a reflexão, oplanejamento,novoscaminhos,novaspedagogiasafimdeobterocomprometimento com a formação do cidadão crítico, participativo e capaz deconviver em harmonia com amodernidade inserindo-se com o sucesso nomundo emque vive.
|
Banco: Caixa Econômica Federal
Código de Agência: 3044Veredas
NúmerodeContaCorrente:1343-1
7.1) CronogramadeDesembolso
O cronograma de desembolso será realizado da seguinte forma:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PROCESSO ESCOLAS CONVENIADAS 2025 | ||||||||||||
NOME DA INSTITUIÇÃO | CENTRO DE RECUPERAÇÃO RENASCER DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS - RUY LAGE | |||||||||||
TABELA CÁLCULO DESPESAS MÊS COM PESSOAL (INCLUSIVE MULTA FGTS E INSS) CONVENIADAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO | ||||||||||||
DESCRIÇÃO DO CARGO | horas/m | DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS, MULTA FGTS E AUXILIO TRANSPORTE MENSAIS POR CARGO EM R$ | ||||||||||
SALÁRIO | 13ºSALARIO | FÉRIAS | INSSS+SAT+ CTS | FGTS | MULTA FGTS | PÓ DE GIZ | AUXILIO TRANSPORTE | TOTAL DESP. MÊS POR CARGO | Nº CARGOS | TOTAL POR CARGO | ||
20%+3%+5,8% = 28,8% | ||||||||||||
SUPERVISOR | 200 | R$ 5.905,05 | R$ 492,09 | R$ 656,12 | R$ 2.031,34 | R$ 564,26 | R$ 225,70 | R$ 374,00 | R$ 10.248,56 | 2 | R$ 225.468,23 | |
PROFESSOR (PEB I) | 125 | R$ 3.068,45 | R$ 255,70 | R$ 340,94 | R$ 1.055,55 | R$ 293,21 | R$ 117,28 | R$ 306,85 | R$ 187,00 | R$ 5.624,98 | 4 | R$ 247.498,91 |
PROFESSOR (PEB I) EVENTUAL | 125 | R$ 3.068,45 | R$ 255,70 | R$ 340,94 | R$ 1.055,55 | R$ 293,21 | R$ 117,28 | R$ 306,85 | R$ 187,00 | R$ 5.624,98 | 2 | R$ 123.749,46 |
PROFESSOR (PEB I) | 200 | R$ 4.909,52 | R$ 409,13 | R$ 545,50 | R$ 1.688,87 | R$ 469,13 | R$ 187,65 | R$ 490,95 | R$ 374,00 | R$ 9.074,76 | 10 | R$ 998.223,65 |
AUXILIAR DE DOCÊNCIA | 200 | R$ 2.115,48 | R$ 176,29 | R$ 235,05 | R$ 727,73 | R$ 202,15 | R$ 80,86 | R$ 374,00 | R$ 3.911,55 | 11 | R$ 473.297,87 | |
AUX. DE SECRETARIA | 200 | R$ 2.216,19 | R$ 184,68 | R$ 246,24 | R$ 762,37 | R$ 211,77 | R$ 84,71 | R$ 374,00 | R$ 4.079,96 | 1 | R$ 44.879,58 | |
SERVENTE ZELADORIA | 200 | R$ 1.454,92 | R$ 121,24 | R$ 161,66 | R$ 500,49 | R$ 139,03 | R$ 55,61 | R$ 374,00 | R$ 2.806,95 | 6 | R$ 185.258,67 | |
CANTINEIRO | 200 | R$ 1.454,92 | R$ 121,24 | R$ 161,66 | R$ 500,49 | R$ 139,03 | R$ 55,61 | R$ 374,00 | R$ 2.806,95 | 3 | R$ 92.629,34 | |
TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO | R$ 44.178,68 | 39 | R$ 2.391.005,71 | |||||||||
CUSTEIO 2% | R$ 47.820,11 | |||||||||||
VALOR DO REPASSE | R$ 2.438.825,82 | |||||||||||
MAPA AUXILIO TRANPORTE - CONSIDERANDO 22 DIAS LETIVOS MÊS | ||||||||||||
CARGO | CARGA HORÁRIA | NUMERO DESLOCAMENTOS DIA | DIAS LETIVOS MÊS | VR. UNITÁRIO DA PASSAGEM | VR. TOTAL AUX. TRASP. | |||||||
125 | 2 | 22 | R$ 4,25 | R$ 187,00 | ||||||||
200 | 4 | 22 | R$ 4,25 | R$ 374,00 | ||||||||
CÁLCULOS ESTIMADOS REALIZADOS PELO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO | ||||||||||||
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025