EDUCAÇÃO INFANTIL - CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA


PLANO DE TRABALHO 2025

 

1.DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC):

CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA

CNPJ:21.358.312-0001-41

ENDEREÇO:RUA AMAZONAS, 611 - CINTRA

MUNICÍPIO:MONTES CLAROS -MG      UF:MG           CEP:39400534

E-MAIL:CASAJUVMOC@GMAIL.COM TELEFONE:(38) 999407408

 

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL:SUELY BRAZ PEREIRA

CPF: 03016817675

ENDEREÇO: RUA CARANGOLA, 702 – SANTA RITA II

MUNICÍPIO:MONTES CLAROS   UF:MG           CEP: 39402-070

EMAIL:SULABRAZ@GMAIL.COM        TELEFONE: (38) 999285808

Instituição de Educação:

Nome: Escola Infantil São Luiz Gonzaga

Código INEP: 318884

Logradouro: Montes Claros

Bairro: Cintra

CEP.     39400534

Telefone: (38)9 9928-5808

Número da Portaria de autorização funcionamento SME:

Educação Infantil: Portaria SME N° 16 , de 17 de Dezembro de 2018

     

 

 

 

 

Identificação do Responsável Pela Escola

Nome: Suely Braz Pereira

C.I:  MG9024772

Órgão expedidor: SSP

CPF: 030.168.176-75

Cargo: Diretora

 

2.IDENTIFICAÇÃO:(X) PLANO DE TRABALHO        OU      (  ) ATIVIDADE

 

2.1.NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE:

“ EDUCAÇÃO NAESCOLA INFANTIL SÃO LUIZ GONZAGA ”

 

2.2.PÚBLICO ALVO:

Crianças nas faixas etárias de 03(três) a 05(cinco) anos.

 

2.3.ÁREA DE ABRANGÊNCIA:  (X) URBANA (  ) RURAL

O projeto será desenvolvido na sede da Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, situada à Rua Amazonas, 611, bairro Cintra e adjacências, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais.

 

2.4. PRAZO DE EXECUÇÃO:

11 MESES ( FEVEREIRO A DEZEMBRO2025)

 

3.DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

 

A Casa da Juventude São Luiz Gonzaga é uma instituição beneficente, sem fins lucrativos, localizada no bairro Cintra na cidade de Montes Claros/MG, fundada no ano de 1970 pelo seu idealizador Padre Henrique MunaizPuig, com a missão de formular e executar programas ou projetos voltados para a área de Assistência Social e Educacional, prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos sociais, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais.

A Entidade tem sua atuação no bairro Cintra e adjacências. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Montes Claros e através de doações da sociedade de Montes Claros, desenvolve ações nas áreas de educação com atendimento a crianças de 03 a 05 anos com ensino infantil e Assistência Social com trabalho de socialização e fortalecimento de vínculos familiares a crianças, adolescentes, jovens  através do esporte, música  e ofertas de cursos e oficinas.

Diante do quadro apresentado, a Casa da Juventude São Luiz Gonzaga,  desenvolve ainda diversas ações de formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais junto às comunidades dos bairros Cintras e adjacências , com os seguintes projetos:

  • EscolaInfantil São Luiz Gonzaga com atendimento a  crianças com idades de  03 e 05 anosnamodalidades 1º e 2º períodos;
  • “ProjetoAcolhendo a Família e Criança”, queatende a crianças e adolescentes de 08 a 17 anos com atividadesesportivas, aulas de música com ensaios de fanfarra da própriainstituição e trabalho com fortalecimento de vínculosfamiliares e valorescidadãos;
  • Cursos de Capacitação para comunidadecomoAuxiliarAdministrativo, Informática, e Corte Costura;
  • “Grupo de ApoioNossaSenhora das Mercês”, quedesenvolveserviço de apoio a usuários e ex-usuários de drogas a partir de palestrassobreprevenção, orientação e fortalecimento de vínculos com as famílias;

Neste contexto, desenvolveremos o Ensino Regular na Escola Infantil São Luiz Gonzaga para suprir a demanda do poder público e  oferecer uma educação de qualidade através de ações pedagógicas eficazes, que promovam o aprendizado e o pleno desenvolvimento das crianças, formando indivíduos autônomos, críticos e criativos.

O intuito da Casa da Juventude é o de aproveitar toda sua estrutura para oferecer às comunidades, que integram a região, oportunidade para formação educacional, humana e profissional.

 

4.JUSTIFICATIVA

 

A Casa da Juventude São Luiz Gonzaga possui toda uma trajetória voltada para a promoção humana rumo à consolidação da estabilidade psicossocial necessária para a emancipação das crianças e adolescentes. Suas iniciativas, vinte anos depois, convergiram com as premissas implementadas através da Lei nº 8.096/90 que estrutura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mais especificamente o art. 4º que determina:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária. (Lei 8069/90 art.4º).

Dentro desta perspectiva, para atender a demanda da região atendida pela entidade e colaborar com poder público na oferta de vagas na Educação, propormos o  Termo  de Fomento com a Escola Infantil São Luiz Gonzaga,  proposta esta de  extrema relevância social para a comunidade uma vez que possibilitará aos mesmos; formação escolar de qualidade próximo a sua moradia, a ter acesso a formação cidadã, combate a evasão escolar,  prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e por fim a ter e ampliar seus conhecimentos nos direitos sociais como reza a Constituição federal.

 

5.OBJETIVO GERAL

Atender na Unidade Escolar da entidade na Educação Infantila 45 crianças nas faixas etárias de 03(três) a 05(cinco) anos.

 

6.PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE

 

Objetivo Especifico 1: Realizar o Ensino Regular para crianças de 03(três) a 05(cinco) na Educação Infantil com práticas pedagógicas que enfatizem as interações, ludicidade e o aprendizado.

META

AÇÕES

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

  •  
  • META 01
  •  
  • Atender  durante o ano letivo2025a   45(quarenta e cinco)  crianças de  03(três) a  05 (cinco) anos através da  Educação Infantil em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social

 

- Realização do cadastro escolar e posteriormente a matricula na Escola.

- Desenvolveremos as atividades conforme os paramentos para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações,  ludicidade e o aprendizado.

-A Avaliação e Monitoramento serão realizados trimestralmente em parceria com secretaria Municipal de educação enfatizando: Frequência escolar,  apoio da família e por fim os campos de experiência que atesta os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança.

 

-Percentual de Alunos que realizaram o cadastro e matricula escolar.

 

 

-Percentual de frequência dos alunos na Escola Infantil

-Número de aulas realizadas

 

 

 

 

 

 

 

 

-Monitoramento e avaliação dos alunos  trimestralmente na Escola Infantil.

 

-Ficha de Cadastro e Matricula

 

 

 

 

 

-Lista de presença

- Registros  fotográficos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Planilhas e gráficos de monitoramento e avaliação das criançaspara verificar o nível de aprendizado dos alunos.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fevereiro/ 2025

 

a

 

dezembro/2025

Resultado Esperado

- Oferecer um ambiente estimulador, onde seja oportunizada a construção das quatro aprendizagens que são fundamentais para o desenvolvimento da criança: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser;

-Estimular o desenvolvimento da criança de acordo com a sua idade, cultura, comunidade e família, a qual ela está inserida;

 

 

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES

O  Plano de Trabalho  proposto se estenderá durante o ano letivo de 2025,  visando implementar o Ensino Infantil às crianças de 03(três) a 05(cinco) anos, na modalidades  de Maternal II, 1º Período e 2º Período. Abaixo estão descritas as ações que serão desenvolvidas durante o Plano de Trabalho.

A primeira etapa consistirá na divulgação, através do contato direto com a comunidade com realização do cadastro escolar e posteriormente a matricula na Escola.

A segunda Etapa será a execução do Plano de trabalho que terá 09(nove) profissionais capacitados para auxiliar nas atividades  escolares e na  formação dos alunos em consonância com o objetivo estabelecido. O ensino na Escola será desenvolvido conforme os parâmentos para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações e a ludicidade de a modo a: promover o conhecimento de si e do mundo a partir de experiências sensoriais, expressivas e corporais que desenvolvam a mobilidade, a individualidade e a expressividade da criança;  proporcionar a imersão transversal das crianças nas diversas linguagens: gestual, verbal, plástica, dramática, musical etc.; inserir os infantes nas diversas modalidades narrativas, através de diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; expor os pequenos à vivência com categorias quantitativas e lógicas, para incremento do raciocínio matemático; despertar nos discentes a curiosidade, o gosto pela exploração, o encantamento diante de descobertas, o prazer pelo questionamento e a integração progressiva com a natureza e com a sociedade. propiciar experiências de aprendizagem com vistas à autonomia das crianças no que diz respeito a ações de cuidado pessoal, a auto-organização, à saúde e ao bem-estar; viabilizar às crianças a compreensão e a introjeção de variáveis éticas e estéticas mediante interações com indivíduos de cultura, origem e extrato social diferentes, para ampliar seu acervo de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade.

A avaliação e monitoramento na Escola serão realizados em parceria com Secretaria Municipal de Educação enfatizando: Frequência escolar,  apoio da família e por fim os campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação ; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações ; O eu, o outro e o nós  ; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas.  Parâmetros que atesta os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança.

Portanto são ações de conhecimentos para crianças, trabalhando o emocional, cognitivo e social promovendo a ampliação de suas experiências, estimulando o seu interesse pelo processo de transformação e pela convivência em sociedade.

 

8 - QUADROS SÍNTESE ALUNOS ATENDIDOS  E PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

LEVANTAMENTO DE DEMANDA DE FUNCIONÁRIOS - 2025

ESCOLA

Escola Infantil São Luiz Gonzaga

Turnos

Matutino

Vespertino

Total

Observações

Turmas

-

03

03

*1 maternal

Nº de alunos

-

45

45

 

Das 3 turmas, 1 atenderá ao maternal II com 15 alunos.

Descrição do cargo

Carga horária

mensal

Nº de cargos

Observações

Supervisor

125 h/m

01

 

Professor (PEB I)

125 h/m

03

 

Auxiliar de docência

200 h/m

02

- 01 Auxiliar de Docência  para Turma do Maternal II.

- 01 Auxiliar de Docência    para Turma do 1º período com aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)com  laudo médico em anexo.

Auxiliar de secretaria

200 h/m

01

 

Servente de Zeladoria

200 h/m

01

 

Cantineiro

200 h/m

01

 

2025

TOTAL

09

 

 

9.PREVISÃO DE RECEITAS E DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO DA PARCERIA

9.1- RECEITAS

Especificação

Valor (R$)

%

Recurso proveniente do FUNDEP

 

100%

 

9.2 CRONOGRAMADEDESEMBOLSO

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO(Concedente)

02(duas) Parcelas

A 1ªparcela  50% em até 30 dias após a assinatura do Termo de Fomento

A 2ªparcela  50% em até 31/08/2025 condicionada a prestação de contas da 1ª parcela

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PROCESSO ESCOLAS CONVENIADAS 2025
 
NOME DA INSTITUIÇÃO CASA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA
 
TABELA CÁLCULO DESPESAS MÊS COM PESSOAL (INCLUSIVE MULTA FGTS E INSS) CONVENIADAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 
DESCRIÇÃO DO CARGO horas/m DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS, MULTA FGTS E AUXILIO TRANSPORTE MENSAIS POR CARGO EM R$
SALÁRIO 13ºSALARIO FÉRIAS  SAT+ CTS FGTS MULTA FGTS PÓ DE GIZ AUXILIO TRANSPORTE TOTAL DESP. MÊS POR CARGO Nº CARGOS TOTAL POR CARGO
3%+5,8% = 8,8%
SUPERVISOR 125 R$ 3.678,46 R$ 306,54 R$ 408,72 R$ 386,65 R$ 351,50 R$ 140,60   R$ 187,00 R$ 5.459,46 1 R$ 60.054,05
PROFESSOR (PEB I) 125 R$ 3.068,45 R$ 255,70 R$ 340,94 R$ 322,53 R$ 293,21 R$ 117,28 R$ 306,85 R$ 187,00 R$ 4.891,96 3 R$ 161.434,57
AUXILIAR DE DOCÊNCIA 200 R$ 2.115,48 R$ 176,29 R$ 235,05 R$ 222,36 R$ 202,15 R$ 80,86   R$ 374,00 R$ 3.406,19 2 R$ 74.936,14
AUX. DE SECRETARIA        200 R$ 2.216,19 R$ 184,68 R$ 246,24 R$ 232,95 R$ 211,77 R$ 84,71   R$ 374,00 R$ 3.550,54 1 R$ 39.055,93
SERVENTE ZELADORIA 200 R$ 1.454,92 R$ 121,24 R$ 161,66 R$ 152,93 R$ 139,03 R$ 55,61   R$ 374,00 R$ 2.459,39 1 R$ 27.053,24
CANTINEIRO 200 R$ 1.454,92 R$ 121,24 R$ 161,66 R$ 152,93 R$ 139,03 R$ 55,61   R$ 374,00 R$ 2.459,39 1 R$ 27.053,24
TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO   R$ 22.226,91 9 R$ 389.587,17
 
CUSTEIO 2%     R$ 7.791,74
VALOR DO REPASSE   R$ 397.378,91
MAPA AUXILIO TRANPORTE - CONSIDERANDO 22 DIAS LETIVOS MÊS  
CARGO CARGA HORÁRIA NUMERO DESLOCAMENTOS DIA DIAS LETIVOS MÊS VR. UNITÁRIO DA PASSAGEM VR. TOTAL AUX. TRASP.
  125 2 22 R$ 4,25 R$ 187,00
  200 4 22 R$ 4,25 R$ 374,00
CÁLCULOS ESTIMADOS  REALIZADOS PELO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO

 

Justificativa de Dispensa