|
PLANO DE TRABALHO 2023 |
|
|||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||||
|
1 - DADOS CADASTRAIS DA ENTIDADE |
|
|||||||||||||||||||||||||||||
|
Entidade: |
Casa da Juventude São Luiz Gonzaga |
|
||||||||||||||||||||||||||||
|
CNPJ: |
21.358.312.0001/41 |
|
||||||||||||||||||||||||||||
|
Endereço: |
Rua Amazonas, 611 |
|
||||||||||||||||||||||||||||
|
Bairro: |
Cintra |
|
||||||||||||||||||||||||||||
|
Banco: |
CAIXA ECONOMICA FEDERAL |
C/C |
3375-0 |
Agência: |
0132 |
|
||||||||||||||||||||||||
|
PORTARIA SME N° 16 , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 Rua Amazonas, 611 – Cintra Cep: 39400-534 Fone: (38) 999285808
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||
|
2 - DADOS CADASTRAIS DO RESPONSÁVEL |
|
|||||||||||||||||||||||||||||
|
Nome: |
Suely Braz Pereira |
|
||||||||||||||||||||||||||||
|
Cargo: |
Presidente |
|
||||||||||||||||||||||||||||
|
CPF: |
030.168.176-75 |
RG: |
MG9024772 |
Órgão: |
SSP MG |
|
||||||||||||||||||||||||
|
Endereço: |
Rua Carangola, 702 – Montes Claros - MG |
|
||||||||||||||||||||||||||||
|
Bairro: |
Santa Rita II |
Telefone: |
(38) 999285808 |
|
||||||||||||||||||||||||||
|
Diretor da Escola: Suely Braz Pereira Formação: Pedagogia Carga horária de trabalho: 05 horas diárias |
|
|||||||||||||||||||||||||||||
3 – CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA |
|
||||||||||||||||||||||||||||||
3.1 – INSTRUMENTO JURÍDICO PARA CELEBRAÇÃO DA PARCERIA: Termo de Fomento |
|
||||||||||||||||||||||||||||||
3.2 – NOME DO PROGRAMA/TÍTULO/PROJETO: Atendimento às crianças da Educação Infantil. |
|
||||||||||||||||||||||||||||||
3.3 – TIPO DE ATENDIMENTO: Crianças de 03 a 05 anos. |
|
||||||||||||||||||||||||||||||
3.4 – OBJETO: Cooperação para o atendimento às crianças da Educação Infantil, de três a cinco anos de idade.
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||
3.5 – OBJETIVO GERAL: Ofertar atendimento escolar na modalidade de Educação Infantil a crianças nas faixas etárias de 03(três) a 05(cinco) anos. |
|
||||||||||||||||||||||||||||||
3.6– OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar o Ensino Regular para crianças de 03(três) a 05(cinco) na Educação Infantil com práticas pedagógicas que enfatizem as interações, ludicidade e o aprendizado. |
|
||||||||||||||||||||||||||||||
Montes Claros é um pólo educacional, comercial e de procura de trabalho e renda e serviços de saúde que integra o Norte de Minas e o sul da Bahia. Este fato, ao mesmo tempo que representa um dinamismo para a cidade, faz com que ela se torne um ponto convergente de problemas sociais trazidos de outras regiões que acentuam as diversas situações de vulnerabilidade social nela existentes. Possui uma população de 361.915 habitantes (Censo de 2010) com uma estimativa de aumento de 11% no ano de 2017 (cerca de 402.000 habitantes). Em relação aos dados sobre trabalho e rendimento, a cidade apresenta, entre os trabalhadores formais, uma renda média de 2,2 salários mínimos, sendo 25,8% o percentual de pessoas ocupadas e 36,4% a população com rendimento nominal per capita de até 0,5 salários mínimos. Apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,770, ocupando a 18ª posição no estado. A população montesclarense conta hoje com uma grande rede de serviços públicos e privados nas áreas da saúde, do comércio e da educação, e espaços para o desenvolvimento da cultura e do lazer, o que a torna líder numa região marcada por grandes contrastes socioeconômicos. Diante o quadro apresentado, a Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, desenvolve diversas ações de formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais junto às comunidades dos bairros Cintra, Carmelo e Independência, com os seguintes projetos:
O intuito da Casa da Juventude é o de aproveitar toda sua estrutura para oferecer às comunidades, que integram a região, oportunidade para formação educacional, humana e profissional. Diante desta perspectiva, desenvolvemos a Educação Infantil com o intuito de promover a inserção social e educacional das crianças de 03 a 05 anos atendidas pela Entidade com o objetivo de transformar a realidade das pessoas inseridas criando condições para a melhoria da qualidade de vida, o estímulo ao convívio social e coletivo.
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
4 – PERÍODO DE EXECUÇÃO: Inicio: fevereiro/2023 TÉRMINO: dezembro/2023 |
||||||||||||||||||||||||||||||
|
5 - DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA, DEVENDO SER DEMONSTRADO O NEXO ENTRE ESSA REALIDADE E AS ATIVIDADES OU PROJETOS E METAS A SEREM ATINGIDAS:
A Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, instituição beneficente, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1970 pelo seu idealizador Padre Henrique Munaiz Puig com a missão de “formular e executar programas ou projetos voltados para a área de Assistência Social e Educacional, prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos sociais, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais. A entidade tem sua sede principal no bairro Cintra e um anexo no bairro Carmelo, região que abrange o grande Independência. Desenvolve diversas ações para comunidade de formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais; Atende atualmente a crianças de 03 a 05 anos com a Escola Infantil no bairro Cintra; O Projeto “Acolhendo a Criança e Família ” que atende a crianças de 08 a 14 anos com Oficinas de Capacitação Profissional, Aula de Reforço Escolar, Esporte, Música, Cidadania e Atividades de lazer; e o Grupo de Apoio Nossa Senhora das Mercês. Fundado em 1991, esse grupo configura-se como um serviço de apoio a usuários e ex-usuários de drogas e os seus familiares.”, desenvolvendo palestras sobre prevenção, orientação e fortalecimento das famílias. Neste contexto, para atender a demanda da região atendida pela entidade e colaborar com poder público na oferta de vagas na Educação, propomos o termo de fomento com a Escola Infantil São Luiz Gonzaga, proposta esta de extrema relevância social para a comunidade uma vez que possibilitará aos mesmos; formação escolar de qualidade próximo a sua moradia, a ter acesso a formação cidadã, combate a evasão escolar, prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e por fim a ter e ampliar seus conhecimentos nos direitos sociais como reza a Constituição federal.
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
6- PROCESSO DE EXECUÇÃO DO PROJETO
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
7- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
O Plano de Trabalho proposto se estenderá durante o ano letivo visando implementar o Ensino Infantil às crianças de 03(três) a 05(cinco) anos, na modalidades de Maternal II, 1º Período e 2º Período. Abaixo estão descritas as ações que serão desenvolvidas durante o Plano de Trabalho. A primeira etapa consistirá na divulgação, através do contato direto com a comunidade com realização do cadastro escolar e posteriormente a matricula na Escola. A segunda Etapa será a execução do Plano de trabalho que terá 08 (oito) profissionais capacitados para auxiliar nas atividades escolares e na formação dos alunos em consonância com o objetivo estabelecido. O ensino na Escola será desenvolvido conforme os parâmentos para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações e a ludicidade de a modo a: promover o conhecimento de si e do mundo a partir de experiências sensoriais, expressivas e corporais que desenvolvam a mobilidade, a individualidade e a expressividade da criança; proporcionar a imersão transversal das crianças nas diversas linguagens: gestual, verbal, plástica, dramática, musical etc.; inserir os infantes nas diversas modalidades narrativas, através de diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; expor os pequenos à vivência com categorias quantitativas e lógicas, para incremento do raciocínio matemático; despertar nos discentes a curiosidade, o gosto pela exploração, o encantamento diante de descobertas, o prazer pelo questionamento e a integração progressiva com a natureza e com a sociedade. propiciar experiências de aprendizagem com vistas à autonomia das crianças no que diz respeito a ações de cuidado pessoal, a auto-organização, à saúde e ao bem-estar; viabilizar às crianças a compreensão e a introjeção de variáveis éticas e estéticas mediante interações com indivíduos de cultura, origem e extrato social diferentes, para ampliar seu acervo de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade. A avaliação e monitoramento na Escola serão realizados em parceria com Secretaria Municipal de Educação enfatizando: Frequência escolar, apoio da família e por fim os campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação ; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações ; O eu, o outro e o nós ; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas. Parâmetros que atesta os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança. Portanto são ações de conhecimentos para crianças, trabalhando o emocional, cognitivo e social promovendo a ampliação de suas experiências, estimulando o seu interesse pelo processo de transformação e pela convivência em sociedade.
8- PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO DA PARCERIA: 5.1- Receitas:
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
9 – DESCRIÇÃO DE METAS A SEREM ATINGIDAS E DE ATIVIDADES OU PROJETOS A SEREM EXECUTADOS:
|
||||||||||||||||||||||||||||||
10 - FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES OU DOS PROJETOS E DE CUMPRIMENTO DAS METAS A ELES ATRELADAS: A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, conforme especificado na LDB nº. 9394/96, sendo um processo educacional, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Nesse Sentido, o Plano de Trabalho proposto se estenderá durante o ano letivo visando implementar o Ensino Infantil a crianças de 03 a 05 anos, na modalidades de Maternal II, 1º Período e 2º Período. Maternal II - para crianças de 03 anos de idade; 1º Período – para crianças de 04 anos de idade; 2º Período - para crianças de 05 anos de idade; Desenvolveremos ações de conhecimentos para crianças, trabalhando o emocional, cognitivo e social promovendo a ampliação de suas experiências, estimulando o seu interesse pelo processo de transformação e pela convivência em sociedade.
|
||||||
11- DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS A SEREM UTILIZADOS PARA A AFERIÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS:
|
12 - METAS A SEREM EXECUTADAS:
13 – RECURSOS HUMANOS
|
14 - VALOR DA PROPOSTA
|
15 – CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO FINANCEIRO: CONCEDENTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO |
||||||||||||
Meta |
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
Desembolso do recurso pela concedente. |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
16 - DECLARAÇÃO: Na qualidade de representante legal da Proponente, declaro, para fins de prova junto ao Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, para os efeitos e sob as penas da lei, que inexiste qualquer débito em mora ou situação de inadimplência com o Município, Estado ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal que impeça a transferência de recursos de dotações consignados no orçamento do Município, na forma deste Plano de Trabalho.
|
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024