Imagem de destaque EDUCAÇÃO INFANTIL- CENTRO DE RECUPERAÇÃO RENASCER

EDUCAÇÃO INFANTIL- CENTRO DE RECUPERAÇÃO RENASCER


PLANO DE TRABALHO -

Dados cadastrais da Mantenedora da Instituição de Educação Infantil:

    1. ) Instituição Proponente (Mantenedora)

Centro de Recuperação Renascer do Município de Montes Claros – Crianças desnutridas querem viver 

    1. ) Endereço do proponente

Av. Europa, nº 301 – Bairro JK / Montes Claros - MG 

 CEP 39404-007 - Fone: (38) 9 8404 4431

    1. ) Nome da Unidade de Ensino

Escola Infantil Ruy Lage

    1. ) Endereço da Unidade de Ensino

Av. Europa, nº 301 – Bairro JK / Montes Claros - MG

    1. ) CNPJ

04.642.023/0001-50

    1. ) Número da Portaria / Autorização de funcionamento

Processo nº 03 – Parecer nº 03/2018/CME/CTEB de setembro de 2018.

    1. ) Identificação do Responsável

Marley Souza Gomes

    1. ) Cargo

Presidente

    1. ) Período do Mandato da Presidente

3 anos

 

2) Descrição do Projeto

 

2.1) Período de Execução:

 

01/02/2023 a 31/12/2023

 

2.2) Objetivo geral:

 

Assegurar o direito a Educação básica Infantil às crianças de 02 a 05 anos de idade matriculadas na instituição.

 

2.3) Objetivo específico:

 

Apresentar as ações a serem trabalhadas no período do ano letivo na Escola Infantil Ruy Lage.

 

2.4) Descrição da realidade que será objeto da parceria:

A Escola Infantil Ruy Lage atua no campo da educação básica infantil, assegurando às crianças de 02 (dois) a 05 (cinco) anos (da comunidade dos Bairros JK, Planalto, Universitário, Floresta, Raul Lourenço, entre outros), o direito a educação de qualidade, com segurança e confiabilidade, buscando a total satisfação de nossos alunos e pais de alunos, contribuindo para o desenvolvimento humano e cultural e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade montesclarense.

Com o compromisso com a qualidade da educação, orientando-se pelos princípios e valores da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional- nº 9.394/96. A escola se prepara cada vez mais para responder às necessidades educacionais, com novas formas de organização didático-metodológicas.

A escola se preocupa em desenvolver o senso crítico, a compreensão das determinações sócio-econômicas, os valores humanos, o gosto pelo aprender, a capacidade de trabalhar equipe e de se comunicar bem, assegurando ao aluno a aquisição de conhecimentos tornando-o cidadão consciente e competente.

A escola busca estar em sintonia com avanço tecnológico e educacional decorrentes das mudanças que se operam no âmbito do pensamento educacional e da própria conjuntura econômica. A escola prioriza desenvolver um processo educativo construtivo e estruturante e não simplesmente receptivo, estruturado e repetitivo e propor um novo modo de conceber o processo educativo, os pressupostos e as metodologias. Busca, ainda, entre os educandos e profissionais da escola a cooperação e a não a competição para construir pessoas íntegras, capazes de buscar a sua felicidade e o seu ajustamento social.

Diante disso, propõe-se um trabalho interdisciplinar, ou seja, um processo que envolva a integração e engajamento dos educadores num trabalho conjunto, de interação das disciplinas em si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação, as impressões estáticas e simplificadoras do ensino. O enfoque interdisciplinar corresponde a uma necessidade de transcender a visão mecanicista e linear, estabelecendo uma ótica globalizadora que admita a pluralidade das concepções de ensino e estabeleça o diálogo entre as mesmas e a realidade escolar para superar suas limitações. Tem como objetivo a formação integral dos alunos, afim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo e tornaram-se capazes de enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual.

 

2.5) Justificativa

 

       A Escola tem como filosofia de trabalho a efetiva participação docente, voltada para o cumprimento do planejamento semestral e anual com qualidade, de acordo com as normas regimentais, focando a satisfação da clientela.

       Tem como metas planejar executar o desenvolvimento pedagógico e administrativo da Escola Infantil Ruy Lage e condição imediata para que os objetivos e perspectivas traçados se concretizem.

       Na construção de Proposta Pedagógica, a reflexão vem apontando a importância de trabalhar uma nova forma, tem como função social contribuir para o aumento da qualidade em educação, juntos aos serviços prestados à comunidade.

Por fim, este Plano de Trabalho se justifica devido a necessidade de firmamos um convênio com a Prefeitura Municipal de Montes Claros-MG, para continuarmos mantendo um serviço de qualidade na área da educação básica infantil.

 

 

PROCESSO DE EXECUÇÃO DO TRABALHO

 

Objetivo específico: Apresentar as ações a serem trabalhadas no período do ano letivo na Escola Infantil Ruy Lage.

 

METAS

AÇÕES A SEREM EXECUTADAS

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

  • Ministrar a Educação Infantil possibilitando oportunidades favoráveis ao desenvolvimento de suas potencialidades;

 

  • Preparar o educando na prática da reflexão, da análise e da crítica;
  • Propor processo educativo construtivo;
  • Respeitar os diferentes estilos de ensinar dos seus professores e os diferentes estilos de aprender dos seus alunos;
  • Valorizar os profissionais e criar oportunidades para seu crescimento, dando-os condições de participar de cursos de capacitação;

Socializar por meio de uma participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

Projetamos uma escola formadora que busca o estudo, a reflexão, o planejamento, novos caminhos, novas pedagogias a fim de obter o comprometimento com a formação do cidadão crítico, participativo e capaz de conviver em harmonia com a modernidade inserindo-se com o sucesso no mundo em que vive.Favorecer a interação das crianças nos meios escolar: trabalho em grupos, brincadeiras.

  • Despertar o gosto pela arte: desenho, pintura, argila, etc.
  • Criar atitudes e hábitos de higiene e respeito à natureza: higiene bucal, asseio pessoal
  • Fornecer as crianças alimentação balanceada.
  • Programar ações que integram à família com a comunidade educativa: reunião mensal, participação em festas, encerramentos de projetos, e apresentações.
  • Garantir tempo para a formação de funcionários e voluntários: reunião pedagógica a cada 15 dias, participação em fórum e cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e encontros de coordenadores.
  • Investir em área verde

 

  • disponibilização de profissional para atendimento   PEB I;

 

  • disponibilização de Supervisores;

 

  • disponibilização de Cantineiras;

 

  • disponibilização de Auxiliar de Docência;

 

  • disponibilização de Auxiliar de Secretaria;

 

  • disponibilização de Serventes De Zeladoria

 

  • Quantidade de crianças matriculadas;
  • Nível de aprendizado dos alunos;
  • Profissionais contratados;
  • Cargos;
  • Quantidade de Alunos que concluíram cada etapa da educação infantil.
  • Lista de  frequência das crianças;
  • Reuniões de pais e professores;
  • Relação de profissionais;
  • Relação de turmas;
  • Ata de reuniões;
  • Relação de atividades e projetos realizadas;
  • Disponibilização de professores para ministrar as aulas;
  • Relação de alunos que concluíram cada etapa da educação infantil.

Fevereiro 2023 a Dezembro 20223

Resultados esperados: Contribuir para o aumento da qualidade em educação, estimular as potencialidades e o crescimento pessoal de nossas crianças, o fortalecimento da autoestima, o respeito ao outro, e a obediência.

 

 

 

FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

 

A Escola Infantil Lage vai além de um simples agrupamento de planos e atividades. Planejar o desenvolvimento pedagógico e administrativo da Escola Infantil Ruy Lage é condição imediata para que os objetivos e perspectivas traçadas se concretizem. E neste sentido é necessário que a escola tenha uma visão destinada do que quer, traçando propostas palpáveis estratégicas e possíveis.

         Para obter resultados positivos na realização do trabalho, o planejamento traz consigo a possibilidade de definir responsabilidades, gerando confiança em um trabalho sólido. Na construção da Proposta Pedagógica, a reflexão vem apontando a importância de trabalhar uma nova forma de conhecer. O novo paradigma propõe o conhecimento de uma verdade construída por alunos, professores e grupos sociais.

        Este é um conhecimento decomposto, desmistificando, construído a partir dos questionamentos, da curiosidade, da pesquisa. Um conhecimento carregado de significado de caráter popular, neste sentido, procura formar alunos, sejam eles quais forem, a ideia de se empenharem na criação de uma sociedade mais humana, participativa e solidária. Seus educadores estão empenhados em levar à frente os objetivos da escola, porque neles acreditam. Presentes em muitos momentos dos alunos procuram formar consciência críticas, transmitindo, esperança e amor através de seus atos e de sua postura. Preocupados, também com a formação intelectual, os mais coerentes com a realidade.

            Para subsidiar as transformações na prática pedagógica escolar, modificar e diversificar currículos, produzir conhecimentos necessários se faz resgatar a missão da escola, sua função social de transformar indivíduos em cidadão de verdade.

        Da escola espera-se a formação de alunos capazes de adquirir e desenvolver novas competências, lidar com novas tecnologias e linguagens, aptos a responder novos ritmos e processos, sujeitos de sua própria formação, capazes de rever e reconstruir seus conhecimentos, atitudes e habilidades. Tudo  isso num processo de educação contínua e permanente, com ensino de qualidade, buscando viabilizar a participação de toda a comunidade escolar.

            É um grande desafio a construção de uma proposta pedagógica comprometida com os interesses populares. Esta ação deve ser empreendida pela coletividade que compõe, onde cada um participe da sua elaboração, implementação, avaliação e aperfeiçoamento. Dentro de suas competências e possibilidades, cada integrante da comunidade escolar deve assumir o seu papel, servindo aos propósitos e objetivos definidos.

           Esta proposta foi elaborada com a participação de representantes dos diferentes segmentos da escola, através de um exercício coletivo e de forma compartilhada, desde sua implementação.

 

3) PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO DA PARCERIA:

 

3.1- Receitas:

 

Especificação

Valor (R$)

%

Recurso proveniente do FUNDEP

1.318.283,91

100%

 

4) QUADRO SÍNTESE

 

    1. Crianças atendidas

 

Crianças Nascidas

Período - Série

Nº de crianças

segundo critério do Convênio

Até 30/03/2020

Maternal II

20 alunos por turma

Até 30/03/2019

1º Período

20 alunos por turma

Até 30/03/2018

2º Período

  1. alunos por turma
    1. Turmas

Turno Matutino

 

Período - Série

Quantidade

Total de Crianças atendidas

Maternal II

02

40

1º Período

03

60

2º Período

03

60

Total

08

160

 

Turno Vespertino

 

Período - Série

Quantidade

Total de Crianças atendidas

Maternal II

03

60

1º Período

03

60

2º Período

03

62

Total

09

182

Total de turmas

17

342

 

    1. Coordenador Pedagógico

 

Descrição do cargo

Quantidade

Carga horária

Supervisor pedagógico

02

25h

 

    1. Professores

 

Descrição do cargo

Quantidade

Carga horária

Professor Regente

17

25h

Professor Eventual

01

25h

 

    1. Funcionários do corpo administrativo

 

Descrição do cargo

Quantidade

Carga horária

Auxiliar de secretaria

01

40h

Servente zeladoria

05

40h

Cantineiras

02

40h

Auxiliar de docência

06 (turno integral)

40h

Auxiliar de docência

03(turno parcial)

30h

 

  1. Prazo de Termo de Cooperação

 

  • 01/02/2023 a 31/12/2023-

 

6.1) Cronograma de Desembolso

 

JANEIRO

 

MAIO

 

SETEMBRO

 

FEVEREIRO

 

JUNHO

 

OUTUBRO

 

MARÇO

 

JULHO

 

NOVEMBRO

 

ABRIL

 

AGOSTO

 

DEZEMBRO

 

 

    1. Medidas de prevenção a Pandemia do Covid-19

Para conter a propagação do vírus Sars-Cov-2, solicitamos a municipalidade o fornecimento de matérias de higiene pessoal e EPI de segurança do trabalho para os profissionais da educação da instituição, e/ ou a liberação de recursos financeiros específicos para aplicação das medidas de contenção, proteção e segurança dos prestadores de serviços educacionais, alunado e comunidade escolar.

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA