PLANO DE TRABALHO -
Dados cadastrais da Mantenedora da Instituição de Educação Infantil:
Centro de Recuperação Renascer do Município de Montes Claros – Crianças desnutridas querem viver |
Av. Europa, nº 301 – Bairro JK / Montes Claros - MG CEP 39404-007 - Fone: (38) 9 8404 4431 |
Escola Infantil Ruy Lage |
Av. Europa, nº 301 – Bairro JK / Montes Claros - MG |
04.642.023/0001-50 |
Processo nº 03 – Parecer nº 03/2018/CME/CTEB de setembro de 2018. |
Marley Souza Gomes |
Presidente |
3 anos |
2) Descrição do Projeto
2.1) Período de Execução:
01/02/2023 a 31/12/2023
|
2.2) Objetivo geral:
Assegurar o direito a Educação básica Infantil às crianças de 02 a 05 anos de idade matriculadas na instituição.
|
2.3) Objetivo específico:
Apresentar as ações a serem trabalhadas no período do ano letivo na Escola Infantil Ruy Lage.
|
2.4) Descrição da realidade que será objeto da parceria: A Escola Infantil Ruy Lage atua no campo da educação básica infantil, assegurando às crianças de 02 (dois) a 05 (cinco) anos (da comunidade dos Bairros JK, Planalto, Universitário, Floresta, Raul Lourenço, entre outros), o direito a educação de qualidade, com segurança e confiabilidade, buscando a total satisfação de nossos alunos e pais de alunos, contribuindo para o desenvolvimento humano e cultural e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade montesclarense. Com o compromisso com a qualidade da educação, orientando-se pelos princípios e valores da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional- nº 9.394/96. A escola se prepara cada vez mais para responder às necessidades educacionais, com novas formas de organização didático-metodológicas. A escola se preocupa em desenvolver o senso crítico, a compreensão das determinações sócio-econômicas, os valores humanos, o gosto pelo aprender, a capacidade de trabalhar equipe e de se comunicar bem, assegurando ao aluno a aquisição de conhecimentos tornando-o cidadão consciente e competente. A escola busca estar em sintonia com avanço tecnológico e educacional decorrentes das mudanças que se operam no âmbito do pensamento educacional e da própria conjuntura econômica. A escola prioriza desenvolver um processo educativo construtivo e estruturante e não simplesmente receptivo, estruturado e repetitivo e propor um novo modo de conceber o processo educativo, os pressupostos e as metodologias. Busca, ainda, entre os educandos e profissionais da escola a cooperação e a não a competição para construir pessoas íntegras, capazes de buscar a sua felicidade e o seu ajustamento social. Diante disso, propõe-se um trabalho interdisciplinar, ou seja, um processo que envolva a integração e engajamento dos educadores num trabalho conjunto, de interação das disciplinas em si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação, as impressões estáticas e simplificadoras do ensino. O enfoque interdisciplinar corresponde a uma necessidade de transcender a visão mecanicista e linear, estabelecendo uma ótica globalizadora que admita a pluralidade das concepções de ensino e estabeleça o diálogo entre as mesmas e a realidade escolar para superar suas limitações. Tem como objetivo a formação integral dos alunos, afim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo e tornaram-se capazes de enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual.
|
2.5) Justificativa
A Escola tem como filosofia de trabalho a efetiva participação docente, voltada para o cumprimento do planejamento semestral e anual com qualidade, de acordo com as normas regimentais, focando a satisfação da clientela. Tem como metas planejar executar o desenvolvimento pedagógico e administrativo da Escola Infantil Ruy Lage e condição imediata para que os objetivos e perspectivas traçados se concretizem. Na construção de Proposta Pedagógica, a reflexão vem apontando a importância de trabalhar uma nova forma, tem como função social contribuir para o aumento da qualidade em educação, juntos aos serviços prestados à comunidade. Por fim, este Plano de Trabalho se justifica devido a necessidade de firmamos um convênio com a Prefeitura Municipal de Montes Claros-MG, para continuarmos mantendo um serviço de qualidade na área da educação básica infantil. |
PROCESSO DE EXECUÇÃO DO TRABALHO
Objetivo específico: Apresentar as ações a serem trabalhadas no período do ano letivo na Escola Infantil Ruy Lage.
|
||||
METAS |
AÇÕES A SEREM EXECUTADAS |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Socializar por meio de uma participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma. Projetamos uma escola formadora que busca o estudo, a reflexão, o planejamento, novos caminhos, novas pedagogias a fim de obter o comprometimento com a formação do cidadão crítico, participativo e capaz de conviver em harmonia com a modernidade inserindo-se com o sucesso no mundo em que vive.Favorecer a interação das crianças nos meios escolar: trabalho em grupos, brincadeiras.
|
|
|
|
Fevereiro 2023 a Dezembro 20223 |
Resultados esperados: Contribuir para o aumento da qualidade em educação, estimular as potencialidades e o crescimento pessoal de nossas crianças, o fortalecimento da autoestima, o respeito ao outro, e a obediência.
|
FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
A Escola Infantil Lage vai além de um simples agrupamento de planos e atividades. Planejar o desenvolvimento pedagógico e administrativo da Escola Infantil Ruy Lage é condição imediata para que os objetivos e perspectivas traçadas se concretizem. E neste sentido é necessário que a escola tenha uma visão destinada do que quer, traçando propostas palpáveis estratégicas e possíveis.
Para obter resultados positivos na realização do trabalho, o planejamento traz consigo a possibilidade de definir responsabilidades, gerando confiança em um trabalho sólido. Na construção da Proposta Pedagógica, a reflexão vem apontando a importância de trabalhar uma nova forma de conhecer. O novo paradigma propõe o conhecimento de uma verdade construída por alunos, professores e grupos sociais.
Este é um conhecimento decomposto, desmistificando, construído a partir dos questionamentos, da curiosidade, da pesquisa. Um conhecimento carregado de significado de caráter popular, neste sentido, procura formar alunos, sejam eles quais forem, a ideia de se empenharem na criação de uma sociedade mais humana, participativa e solidária. Seus educadores estão empenhados em levar à frente os objetivos da escola, porque neles acreditam. Presentes em muitos momentos dos alunos procuram formar consciência críticas, transmitindo, esperança e amor através de seus atos e de sua postura. Preocupados, também com a formação intelectual, os mais coerentes com a realidade.
Para subsidiar as transformações na prática pedagógica escolar, modificar e diversificar currículos, produzir conhecimentos necessários se faz resgatar a missão da escola, sua função social de transformar indivíduos em cidadão de verdade.
Da escola espera-se a formação de alunos capazes de adquirir e desenvolver novas competências, lidar com novas tecnologias e linguagens, aptos a responder novos ritmos e processos, sujeitos de sua própria formação, capazes de rever e reconstruir seus conhecimentos, atitudes e habilidades. Tudo isso num processo de educação contínua e permanente, com ensino de qualidade, buscando viabilizar a participação de toda a comunidade escolar.
É um grande desafio a construção de uma proposta pedagógica comprometida com os interesses populares. Esta ação deve ser empreendida pela coletividade que compõe, onde cada um participe da sua elaboração, implementação, avaliação e aperfeiçoamento. Dentro de suas competências e possibilidades, cada integrante da comunidade escolar deve assumir o seu papel, servindo aos propósitos e objetivos definidos.
Esta proposta foi elaborada com a participação de representantes dos diferentes segmentos da escola, através de um exercício coletivo e de forma compartilhada, desde sua implementação.
3) PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO DA PARCERIA:
3.1- Receitas:
Especificação |
Valor (R$) |
% |
Recurso proveniente do FUNDEP |
1.318.283,91 |
100% |
4) QUADRO SÍNTESE
Crianças Nascidas |
Período - Série |
Nº de crianças segundo critério do Convênio |
Até 30/03/2020 |
Maternal II |
20 alunos por turma |
Até 30/03/2019 |
1º Período |
20 alunos por turma |
Até 30/03/2018 |
2º Período |
|
Turno Matutino
Período - Série |
Quantidade |
Total de Crianças atendidas |
Maternal II |
02 |
40 |
1º Período |
03 |
60 |
2º Período |
03 |
60 |
Total |
08 |
160 |
Turno Vespertino
Período - Série |
Quantidade |
Total de Crianças atendidas |
Maternal II |
03 |
60 |
1º Período |
03 |
60 |
2º Período |
03 |
62 |
Total |
09 |
182 |
Total de turmas |
17 |
342 |
Descrição do cargo |
Quantidade |
Carga horária |
Supervisor pedagógico |
02 |
25h |
Descrição do cargo |
Quantidade |
Carga horária |
Professor Regente |
17 |
25h |
Professor Eventual |
01 |
25h |
Descrição do cargo |
Quantidade |
Carga horária |
Auxiliar de secretaria |
01 |
40h |
Servente zeladoria |
05 |
40h |
Cantineiras |
02 |
40h |
Auxiliar de docência |
06 (turno integral) |
40h |
Auxiliar de docência |
03(turno parcial) |
30h |
6.1) Cronograma de Desembolso
JANEIRO |
|
MAIO |
|
SETEMBRO |
|
FEVEREIRO |
|
JUNHO |
|
OUTUBRO |
|
MARÇO |
|
JULHO |
|
NOVEMBRO |
|
ABRIL |
|
AGOSTO |
|
DEZEMBRO |
|
Para conter a propagação do vírus Sars-Cov-2, solicitamos a municipalidade o fornecimento de matérias de higiene pessoal e EPI de segurança do trabalho para os profissionais da educação da instituição, e/ ou a liberação de recursos financeiros específicos para aplicação das medidas de contenção, proteção e segurança dos prestadores de serviços educacionais, alunado e comunidade escolar.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024