Imagem de destaque EDUCAÇÃO ESPECIAL II-FUNDAÇÃO CLARISSE ALBUQUERQUE

EDUCAÇÃO ESPECIAL II-FUNDAÇÃO CLARISSE ALBUQUERQUE


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CLARICE ALBUQUERQUE

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

 

1 – IDENTIFICAÇÃO

Nome da Entidade Mantenedora:

 FUNDAÇÃO CLARICE ALBUQUERQUE

CNPJ:

  25.218.462/0001-00

Nome da Unidade Executora:

 Escola de Educação Especial Vovó Clarice

Endereço da sede:

RUA TUNGSTÊNIO, Nº 306, BAIRRO DE LOURDES

CEP:

39401-669

Ponto de Referência: Casa do Artesão

E-mail: vovoclarice@hotmail.com

Telefone: (38) 3213-1647

Mandato da Diretoria: 14/12/2017 até 14/12/2021

Presidente: Adriana Brant Albuquerque Cabral

Telefone do Presidente: (38) 99965-4346

Endereço residencial do Presidente:

Rua Ana Fagundes de Oliveira, 177, Jardim Panorama, Montes Claros, Minas Gerais, CEP 39.401-523

Área(s) de atuação institucional: escola, assistência social, saúde, esporte e cultura, junto a pessoas com deficiências.

         

 

2 – CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA

2.1. Apresentação

        A Fundação Clarice Albuquerque – Escola Vovó Clarice, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal, e que desenvolve as suas atividades no atendimento a pessoas com deficiências.

        Criada em 1985, com o objetivo de fazer o bem, servir, amar e doar às pessoas com deficiências, atualmente com 35 anos de serviços prestados a comunidade de Montes Claros, a instituição se consolidou pela seriedade nos trabalhos filantrópicos desenvolvidos, pela qualidade dos atendimentos oferecidos e pelo amor aos seus alunos especiais.

A manutenção da instituição é feita através de convênios firmados com a Prefeitura de Montes Claros (Secretaria Municipal de Educação), e também em parcerias com as faculdades, doações de pessoas físicas e jurídicas e realização de eventos beneficentes; como bazares, bingos, rifas, feijoadas, etc.

Atualmente são atendidos cerca de 116 alunos com deficiência intelectual e múltipla, que além de receberem atendimento educacional e pedagógico, participam de atividades específicas em oficinas pedagógicas e educativas de artesanato, dança e música, em aulas de educação física, ensino religioso e na brinquedoteca. Tudo equipado e adaptado para o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos dentro das suas potencialidades e limitações.

Vários dos profissionais são cedidos pela Secretaria Municipal de Educação, e muitos são professores efetivos que estão há vários anos no educandário, sendo qualificados, experientes e com grande aptidão para a Educação Especial.

Assim sendo, a Fundação Clarice Albuquerque apresenta este plano de trabalho para 2020, visando a assinatura do Termo de Fomento, onde o Município de Montes Claros cede 07 professores efetivos para exercerem suas atividades na Escola Vovó Clarice.

2.2. Período de execução:         Início: 03/02/2020                     Término: 31/12/2020

2.3. Objetivo Geral

Prestar atendimentos educacionais a educandos portadores de deficiências mentais e outras deficiências associadas, através de professores qualificados para o exercício das atividades com alunos com deficiência intelectual e múltipla.

2.4. Objetivos Específicos

  • Utilizar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica para atender às necessidades dos alunos;
  • Oferecer aos alunos professores com especialização adequada, e/ou experiência e aptidão para o atendimento especializado;
  •  Oferecer a educação básica nos níveis e modalidades de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e adultos e conforme a necessidade e a demanda, para educandos portadores de deficiência mental e/ou múltipla, cujas necessidades educativas exigem adaptações curriculares específicas que não são respondidas de forma satisfatória pela escola regular;
  •  Oferecer formas alternativas de educação escolar, como currículos adaptados e funcionais, visando ao desenvolvimento integral das crianças, jovens e adultos portadores de deficiência mental e/ou múltipla, garantindo-lhes acesso, permanência e sucesso na escola;
  • Oferecer oficinas pedagógicas sócio-educativas de acordo com os interesses, necessidades e possibilidade dos educandos, abrangendo todos os aspectos que favorecem o desenvolvimento global dos mesmos, visando à sua integração e participação pessoal no meio em que vivem;
  • Propiciar o desenvolvimento da capacidade de aprender dos educandos portadores de deficiência, tendo como meio para a aprendizagem o uso da brinquedoteca;
  • Desenvolver programas e/ou projetos nas áreas de Educação Física, Artes, Musicoterapia e Educação Continuadafavorecendo o desenvolvimento do potencial dos educandos portadores de deficiência, visando ao acesso aos bens, espaços e serviços comunitários;
  • Favorecer e promover a inclusão escolar/social de educandos portadores de deficiência mental e/ou múltipla;
  • Envolver as famílias no processo educativo, prestando-lhes apoio e orientação em relação a cuidados, atendimentos específicos e procedimentos necessários para favorecer o pleno desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto portador de deficiência;
  • Proporcionar orientação familiar e comunitária de modo a contribuir para gerar ambientes adequados à Pessoa Portadora de Deficiência, na família e na comunidade, para desenvolver ao máximo suas potencialidades e convívio social;
  • Prestar atendimento em salas de recursos a alunos especiais incluídos no ensino regular.

 

3. EFETIVOS QUE SOLICITAMOS À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COM TURMAS

Segundo a Resolução CEE nº 460, de 12 de dezembro de 2013, art 24, a Escola Especial é instituição de Ensino e compreende associações e institutos que oferecem escolaridade por meio de recursos pedagógicos e estratégias necessárias ao desenvolvimento escolar e social de alunos que necessitam de apoio permanente, intensivo e generalizado. Assim, a Escola Vovó Clarice oferecerá em 2020, as  modalidades de ensino, em salas com um número reduzido de alunos devido às gravidades das deficiências e necessidades de cuidados mais individualizados dos alunos.

Ainda irá desenvolver atividades com os seus docentes através de Salas de Recursos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), Brinquedoteca e Oficinas Pedagógicas, embasado ainda na mesma resolução citada acima, no art. 25, parágrafo único que diz: a escola especial poderá desenvolver programas de educação continuada, objetivando o pleno desenvolvimento do potencial humano do aluno e garantindo a aquisição e preservação de habilidades exigidas para a vida comunitária.

            Conforme o PPP da Escola de Educação Especial Vovó Clarice, no que se refere a Organização Curricular, as modalidades de ensino que se realiza nesse educandário são as seguintes:

            - Educação infantil

            - Ensino Fundamental Anos Iniciais

            - EJA Anos Iniciais

            - Atendimento Educacional Especializado - AEE

            Como complemento às atividades realizadas nas turmas, visando à reabilitação integral do aluno, a instituição realiza atividades na brinquedoteca com todos os alunos matriculados na escola, acompanhados por professor capacitado para a função.

            A Oficina Pedagógica é uma sala adaptada para o atendimento de alunos com deficiência intelectual severa que não estão em processo de escolaridade, mas que participam diariamente de atividades de musicoterapia, esportes, artes cênicas, artes plásticas e terapêuticas na Escola.

 

TOTAL GERAL DE TURMAS E SALAS DE ATIVIDADES ESPECIALIZADAS COM PROFESSORES EFETIVOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Modalidade de Ensino / Salas de Atividades Especializadas

Número de Turmas por Turno

Número de Alunos

Ensino Fundamental

01 matutino

04

03 vespertino

12

AEE

01 Vespertino

20

Oficina Pedagógica

02 Vespertino

25

 

NECESSIDADE DA ESCOLA VOVÓ CLARICE PARA 2020 JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO QUE SE REFERE A PROFESSORES EFETIVOS.

 

Há 35 anos, a Escola Vovó Clarice vem oferecendo a população de Montes Claros atendimento educacional para pessoas com deficiências, com idades que variam de zero a 60 anos.

            Para que, no ano de 2020, a Fundação Clarice Albuquerque – Escola Vovó Clarice continue cumprindo os seus objetivos e atuando com a educação especial na cidade de Montes Claros, se faz necessário, a renovação Termo de Fomento celebrado entre o Município de Montes Claros por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Clarice Albuquerque através de recursos financeiros e da cessão de recursos humanos.

            O recurso será destinado ao pagamento de pessoal e aquisição de material e serviços de custeio e manutenção.

            Solicitamos que os 07 professores efetivos do Município, continuem cedidos à Escola Vovó Clarice no ano de 2020, uma vez que todos eles possuem grande aptidão e formação para o trabalho junto a alunos com deficiências.

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA