SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE EDUCACIONAL MENDONÇA E SILVA / CENTRO PEDAGÓGICO CAPELO GAIVOTA
MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS
IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO
NOME DA ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE EDUCACIONAL MENDONÇA E SILVA / CENTRO PEDAGÓGICO CAPELO GAIVOTA
ENDEREÇO: AV. PEDRO ÁLVARES CABRAL, 824
BAIRRO: IBITURUNA MUNICÍPIO: MONTES CLAROS CEP: 39.401.284
ÁREA RURAL: - ÁREA URBANA: SIM
TELEFONE: ( 038 ) 3212 2659 CONTATOS: (038) 3223 6597
E-MAIL : capelogaivotas@hotmail.com
CNPJ Nº. :19.778.109/0001-82
DATA DA CRIAÇÃO: 01/03/1978
DATA INÍCIO FUNCIONAMENTO: 01/03/78
APRESENTAÇÃO
A Associação Sociedade Educacional Mendonça e Silva, entidade filantrópica, mantenedora do Centro Pedagógico Capelo Gaivota, presta atendimento clínico e pedagógico para aproximadamente 276 crianças a partir de 04 meses de idade (Educação Infantil), adolescentes, jovens , adultos e idosos carentes, com deficiência - presta atendimento clínico a mais de 367 usuários mensalmente oriundos das escolas regulares do município.
A Instituição é formada por uma equipe técnica com cursos de especialização e larga experiência na área de Educação Especial assistindo ao aluno e sua família, sempre cumprindo suas finalidades estatutárias e sociais no que concerne as atividades clínicas, pedagógicas, culturais assistenciais, beneficentes e filantrópicas. A instituição ofertar serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências e suas Famílias “Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência Capelo Gaivota” referenciado ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Este serviço encontra-se habilitado ao atendimento e acolhimento a pessoas com deficiência intelectual e múltiplas do território de abrangência deste CREAS e tem como meta a Proteção Social Especializada a Pessoas com deficiência com algum grau de dependência, em horário diurno. Oferece ainda Prestação de serviço especializado de reabilitação em deficiência intelectual – SERDI, em conformidade coma a Programação Pactuada Integrada – PPI.
O plano de trabalho foi elaborado pela diretoria, professores, especialistas, pais e alunos. A Entidade tem como parceria no trabalho desenvolvido: Centros de referência de Assistência Social CRAS, CREAS e Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE), Faculdade Santo Agostinho, Faculdades Pitágoras ( FIP MOC).O princípio da entidade é clínico/pedagógico e social, de acordo com a LOAS, Lei Municipal e Plano de Assistência Social do Município.
OBJETIVOS
CARACTERIZAÇÃO
A Escola Especial Centro Pedagógico Capelo Gaivota é uma instituição que se destina ao atendimento pedagógico e clínico de crianças, adolescentes e adultos com deficiência nos seus diferentes tipos, sejam elas múltiplas e outras.
A escola situa-se no bairro Ibituruna, nas esquinas das avenidas Pedro Álvares Cabral e Geraldo Correia Machado, sendo o acesso facilitado após a inauguração da mesma.
O transporte dos alunos e funcionários é feito através de vans particulares e das linhas de ônibus números 9901, 5801 da TRANSMOC , TRANSPECIAL e Circular A e B. Alguns alunos dispõem de carteira de isenção da taxa de transporte público que é estendida também aos acompanhantes dos mesmos, quando necessário.
A maior demanda da escola é composta por crianças e adolescentes carentes advindas de todas as partes da cidade, principalmente dos bairros: Major Prates, Vila Mauricéia, Vila Oliveira, São Geraldo, Cidade Industrial, Vila Sion, Eldorado, Maracanã, Nova Morada, Independência, Esplanada, e outros, e alunos da região sul da cidade, que são da nossa responsabilidade como matrícula complementar.
A clínica/escola atende a aproximadamente á 367 alunos com faixa etária a partir de 04 mês de idade, que permanecem na escola um ou dois turnos. Os alunos recebem assistência clínica, alimentação, Sala de Recursos e oficinas no contra turno.
As famílias dos alunos são, em sua maioria, de baixa renda. Grande parte das mães é do lar e ou domésticas; os pais trabalham como pedreiros, carroceiros, vigias, moto-taxistas ou estão desempregados, sendo a renda média das famílias de um salário mínimo.
A equipe multiprofissional é responsável por fazer a anamnese e a avaliação dos alunos a fim de definir a turma na qual ele será inserido e por quais especialidades clínicas será atendido. As deficiências atendidas pela escola são: deficiente intelectual, múltiplas, transtornos globais do desenvolvimento (autismo, síndromes, distúrbios de comportamento, TDAH), baixa visão e outras, destacando os problemas mentais e psiquiátricos.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Ações |
Tipo |
Capacidade Atendimen-to Mensal |
Idade |
Sexo |
Horário |
Número de pessoas atendidas |
|
AtendimentoMédico |
Consultas, receitas de remédios controlados, acompanhamento médico |
200 |
A partir de 0 ano |
Masc.Fem. |
13:00 às17:00 |
50 semanal
|
|
Atendimento Fisioterápico |
Fisioterapia individual com objetivo e reabilitação, cinesioterapia, treino funcional. |
160 |
A partir de 0 ano
|
Masc. Fem
|
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
80 semanal em dois turnos |
|
Atendimento Fonoaudiológico |
Atendimento para alunos com dificuldades comunicativas de voz e audição. |
80 |
De 05 a 20 anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30 13:00 às 17:00 |
20 semanal
|
|
Atendimento Psicológico |
Atendimento às crianças com problemas ou dificuldades psicológicas. |
160 |
De 8 a 20 anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
80 semanal em dois turnos |
|
Atendimento Sócio Assistencial |
Atua como apoio à família prestando esclarecimentos gerais. |
367 |
Entre 0 e 35 anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
80 semanal em dois turnos |
|
Atendimento Psicopedagógico |
Avaliação dos alunos que chegam para fazer enturmação, levanta-mento de alunos para trabalhar inclusão, acompanhamento de todos os alunos |
367 |
Entre 0 e 35 anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
80 semanal |
|
Atendimento Multidisciplinar |
Avaliação dos alunos de aproximadamente 30 escolas regulares, prestando atendimento de equipe com conclusão final. |
367 |
Entre 02 e 40 anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
80 semanal |
|
Atendimento Sala de Recurso |
Atendimento a alunos com defasagem de aprendizagem da rede regular de ensino |
70 |
Entre 05 a 17 anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
70 semanal |
|
Oficina de Artes Pintura e Bordados |
Atividades que trabalham o lado artístico da pessoa. |
120 |
Entre 14 e 21anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
30 semanal |
|
Oficina de Informática |
Atividades que trabalham a parte intelectual, desenvolvendo a habilidade psicomotora, preparando para o mercado de trabalho. |
120 |
A partir de 7 anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
30 semanal |
|
Oficina Musica |
Atividades que proporcionarão aos alunos uma terapia ocupacional e uma oportunidade de trabalho. |
320 |
Entre14a 21anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
80 semanal |
|
Clube de Mães |
Aulas de crochê, tricô, bordado, pintura e outros trabalhos manuais. |
80 |
A partir de 18 anos |
Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
20 semanal |
|
Projeto de atendimento Psico-lógico com Esta-giários da Faculdade Pitágoras |
Os alunos e pais recebem atendimento psicológico individual ou em grupo pelos acadêmicos do curso de psicologia sob a supervisão de seus professores. |
80 |
A partir de 5 anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
20 alunos/ mês 20 pais/mês |
|
Projeto Saúde Bucal (Unimontes) |
Os alunos recebem atendimento odontológico clínico e orientações. |
120 |
A partir de 5 anos |
Masc. Fem. |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
30 semanal |
|
Serviço de Tele-marketing |
Os doadores fazem doações voluntárias mensais ou únicas. |
20 |
- |
- |
7:30 às 11:30
13:00 às 17:00 |
20 ligações diárias |
|
IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA A COMUNIDADE
A equipe multidisciplinar faz a avaliação diagnóstica (triagem), com os alunos encaminhados das escolas regulares e atendimento aos alunos que freqüentam a escola.
Atendimento |
Tipo
|
Capacidade de atendimento |
Idade |
Sexo |
Nº de Atendimento |
Escolar |
Escolarização e Atendimento Clinico e Especializado. |
367 Escolarização e Clinica) |
A partir de 4 meses a 62 anos |
Masc./Fem. |
40 Diariamente. |
Escolar |
Matrícula complementar |
104 Oficinas e S.R) |
De 5 a 21 anos |
Masc./Fem. |
104 (Oficinas e S.R) Semanal. |
PRIORIDADES
Listar as prioridades das ações da Entidade, levando em conta a sua viabilidade e seu potencial humano e financeiro. Identificar as fontes de recursos: são próprios ou de convênios ou doações, etc. Qual o vínculo empregatício dos funcionários: voluntários, prestadores de serviços, CLT, etc.
Ações |
Tipo |
Recursos Humanos |
Quantidade
|
Estrutura Física |
Atendimento clínico |
Atendimento aos alunos e suas famílias pelos profissionais técnicos especialistas |
Fisioterapeutas Médico/Neurologista Psicólogos Fonoaudiólogo Assistente Social Psicopedagogo Secretario T.O |
02 02 02 02 01 02 02 01 01 |
-Sala de Fisioterapia - Sala para o Médico - Sala para Psicólogos - Sala Fonoaudiólogo - Sala para Assist. Social - Sala para Atendimento -Sala para Psicopedagogo -Sala para Secretaria Sala para T.O
|
Sala de Artes |
Atividades que trabalham artes e música |
Professora de Artes |
01 |
Temos uma ampla sala de música e trabalhos manuais |
Previsão de Turmas e Alunos para o ano letivo de 2020
Total de alunos para 2020: 276 alunos do infantil ao 9º ano e EJA.
Total de turmas para 2020: 22 turmas do infantil ao 9º ano e EJA.
Nº de turmas |
Série / Ano |
Nº de alunos |
Turno |
02 |
Educação Infantil |
16 |
Vespertino |
02 |
Educação Infantil |
16 |
Matutino |
02 |
1º Ano |
14 |
Vespertino |
01 |
2º Ano |
10 |
Matutino |
01 |
3º Ano |
07 |
Vespertino |
01 |
3º Ano |
08 |
Matutino |
02 |
4º Ano |
15 |
Matutino |
01 |
5º Ano |
07 |
Matutino |
01 |
5º Ano |
08 |
Vespertino |
01 |
6º Ano |
28 |
Matutino |
01 |
7º Ano |
22 |
Matutino |
01 |
8º Ano |
14 |
Matutino |
01 |
9º Ano |
13 |
Matutino |
01 |
3º Período Eja A. Iniciais |
12 |
Vespertino |
01 |
4º Período Eja A. Iniciais |
08 |
Vespertino
|
01 |
4º Período Eja A. Iniciais |
10 |
Matutino |
01 |
Sala de Recursos |
38 |
Matutino |
01 |
Sala de Recursos |
30 |
Vespertino |
01 |
Oficina Informática |
Eja A. Iniciais e Ensino Fundamental. |
Vespertino |
01 |
Oficina Informática |
Eja Anos Iniciais e Ensino Fundamental |
Matutino |
01 |
Oficina Música |
Eja Anos Iniciais e Ensino Fundamental |
Matutino |
01 |
Oficina Música |
Eja Anos Iniciais e Ensino Fundamental |
Vespertino |
01 |
Oficina Costura |
Eja Anos Iniciais e Ensino Fundamental |
Matutino |
01 |
Projeto – Extensão de turma |
Todas as turmas |
Vespertino |
01 |
Projeto – Extensão de turma |
Todas as turmas |
Matutino |
QUADRO DE SERVIDORES EM REGIME CLT – PAGOS COM RECURSOS FINANCEIROS REPASSADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM 2020 |
||||
Quantidade |
Cargo |
Função |
Contratado |
|
01 |
Diretor/Presidente |
Diretor |
Voluntário |
|
01 |
Supervisor Pedagógico |
Supervisor Pedagógico |
Contratados CLT |
|
14 |
PEB I |
Regente de turma |
Contratados CLT |
|
06 |
PEB II |
Regente de Aulas |
Contratados CLT |
|
07 |
Auxiliar Docência |
Auxiliar Docência |
Contratados CLT |
|
01 |
Auxiliar Secretaria |
Auxiliar Secretaria |
Contratados CLT |
|
05 |
Serviço Zeladoria |
Serviço Zeladoria |
Contratados CLT |
|
02 |
Cantineira |
Cantineira |
Contratados CLT |
|
Total de funcionários - |
36 |
|||
QUADRO DE SERVIDORES EFETIVOS CEDIDOS PELO MUNICIPIO EM 2019 |
|||
01 |
PEB I |
Regente de turma |
Efetiva |
01 |
PEB II |
Regente de Aulas |
Efetiva |
Total de servidores efetivos - 2020 |
02 |
Os alunos, ao chegarem à instituição, passam por uma triagem, entrevista e avaliação com os Especialistas: Assistente social, Neuropsiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e pedagogos. Após a entrevista, se matriculado, é encaminhado ao serviço pedagógico para reclassificação e enturmação em sala adequada. A enturmação é feita levando em consideração nível de desenvolvimento cognitivo, deficiência, idade, visando uma melhor adaptação do aluno. Se o aluno for da Rede Comum de Ensino Municipal/Estadual, é feito o encaminhamento para os devidos serviços oferecidos. Os alunos são encaminhados pelas próprias escolas e são atendidos pela Sala de Recursos, Assistente Social ,Psicopedagoga, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo e Médico Neuropsiquiatria e voluntários. O Serviço pedagógico recebe as orientações dos especialistas para o trabalho, objetivando um atendimento individualizado, sem comprometer ao atendimento coletivo do grupo.
AVALIAÇÃO
No Centro Pedagógico Capelo Gaivota, a avaliação institucional é feita semestralmente, com a participação de todos os servidores da instituição. Com preenchimento de ficha de avaliação elaborada com a participação de toda a comunidade escolar. Essa avaliação tem caráter diagnóstico, buscando juntamente com a comunidade escolar a melhoria de pontos insatisfatórios.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024