Imagem de destaque EDUCAÇÃO ESPECIAL- CÍRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS

EDUCAÇÃO ESPECIAL- CÍRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS


IDENTIFICAÇÃO

Título da Proposta: Educação Infantil Pré-Escola

Instituição Proponente: CIRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS

CNPJ: 21.373.592/0001-67

Endereço: Av. Padre Brentano, nº 102

Bairro: Roxo Verde

Cidade: Montes Claros – MG

CEP: 39.400-380

E-mail: circulooperariomoc@gmail.com

Telefone: (38) 3.221.7773

Responsável pela Instituição Proponente:

Nome: João Martins Costa

Cargo Ocupado: Presidente     

Responsável pelo Projeto:

Nome: Ezequiel Felipe Pereira

E-mail: circulooperariomoc@gmail.com ou Ezequiel-pereira@uol.com.br

CONSIDERAÇÕES

O círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros, instituição beneficente, sem fins econômicos, com sede própria no bairro Roxo Verde na cidade de Montes Claros/MG, instituição fundada em 15 de maio  de 1950 tendo por idealizador Padre Leopoldo Brentano Sj, com o objetivo principal a Formação Humana Integral desenvolvendo programas e projetos voltados para a área de Assistência Social, Educacional, e defesa e efetivação dos direitos sociais, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais oportunizando melhores condições de vida às pessoas.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Montes Claros e através de doações da sociedade de Montesclarense, vem desenvolve ações nas áreas de educação com atendimento a crianças de 03 a 05 anos com ensino infantil e Assistência Social com trabalho de socialização e fortalecimento de vínculos familiares através de projetos como:  esportes, oficinas; atividades com cursos profissionalizantes, atendendo crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Neste contexto, desenvolverá educação de qualidade no Ensino Regular na Escola Infantil Círculista que tem como prioridade, formar alunos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem tendo por base os quatro pilares da educação instituídos pela UNESCO; Aprender a Ser; a Conviver; a Conhecer, a Fazer. Oferecer uma educação de qualidade através de ações pedagógicas eficazes, que promovam o aprendizado e o pleno desenvolvimento das crianças, formando indivíduos autônomos, críticos e criativos.

1. DADOS CADASTRAIS

    1. Instituição Proponente:

Instituição: Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros

Código: 31324728

Logradouro: Montes Claros

Bairro: Roxo Verde

CEP.     39400-380

Telefone: (38)3.221.7773    ou 9.99524798            

Regional:

CNPJ:   21.373.592/0001-67

     

 

1.2 Identificação do responsável:

Nome:     João Martins Costa

C.I:  M3.256.744

Órgão expedidor: SSPMG

CPF: 504.583.709-06

Cargo: Presidente

Período de mandato da diretoria: 01/03/2023 até 01/03/2025

 

1.3 Instituição de Educação:

Nome: Escola Infantil Círculista

Código: 31324728

Logradouro: Montes Claros

Bairro: Roxo Verde

CEP.     39.400-534

Telefone: (38)3.221.7773 ou 999524798

Regional:

Número da Portaria de autorização funcionamento SME:

 Educação Infantil: PORTARIA SME, DE 26 DE SETEMBRO DE 2022

 

       

 

1.4 Identificação do Responsável Pela Escola

 

 

Nome: Ezequiel Felipe Pereira

 

C.I:  MG 3.426001

Órgão expedidor: PCMG

CPF: 470.801.916-53

Cargo: Diretor/Coordenador

 

2. Descrição do Projeto

2.1 - Período de execução:

Início: 06/02/2023                                                            Término: 31/12/2023                                

2.2 – Objetivo Geral:

  • Atender na Unidade Escolar da entidade a Educação Infantil, crianças nas faixas etárias de 03(três) a 05(cinco) anos de idade.
    1. – Objetivos específicos:
  • Criar um ambiente de acolhimenbto que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidaes para que sejam capazes de experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados,  agindo com progressiva autonomia,  sendo capaz de enfrentar situações de conflitos.

 

    1. Descrição da Realidade que será objeto da parceria:

Montes Claros, conforme dados do IBGE, em agosto de 2010 estava com exatos 361.915 habitantes, nos quais mais de 10.000 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja a renda percapta abaixo de 70,00. Significando que 3,0% da população vivia essa situação. Sabemos que sempre haverá pobres no mundo, mas uma situação de extrema pobreza ´e inconcebível. Assim, O Circulo de Trabalhadores Cristãos que tem por objetivo principal a formação humana integral, vem intensificando ações e atividades e projetos no sentido de colaborar com a sociedade para diminuir e melhorar as condições d vida dos cidadãos. A instituição desde sua fundação nos anos 50 vem desempenhando ações e programas formando e oportunizando  com seus cursos profissionalizantes, cidadãos capazes, melhorando assim, sua autoestima Montes Claros tem um total de 144 escolas para o Ensino Fundamental e 53 para o Ensino Médio, com uma taxa de escolarização de 98,4% para a faixa de 6 a 14 anos de idade. Apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,770, ocupando a 18ª posição no estado. A população montesclarense conta hoje com uma grande rede de serviços públicos e privados nas áreas da saúde, do comércio e da educação, e espaços para o desenvolvimento da cultura e do lazer, o que a torna líder numa região marcada por grandes contrastes socioeconômicos.

Assim, O Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros,  vem desenvolvendo diversas ações de formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais junto às comunidades do bairro Roxo verde e adjacências, , com os seguintes projetos:

  • Escola Infantil Círculista com atendimento a  crianças com idades de  03 e 05 anos na modalidades maternal II, 1º e 2º períodos;
  • “Projeto Acolhendo a Família e Criança”, que atende a crianças e adolescentes de 08 a 17 anos com atividades esportivas, aulas e oficinas para senhoras promovendo um fortalecimento de vínculos familiares;
  • Aulas de de Informatica Basica para adolescente, jovens e adultos;
  • Cursos profissionalizantes como:  Informática, e Corte Costura, cabeleireiros, manicure, depilação, Peças Intimas, Eletricista predial;
  • “Projeto para senhoras da comunidade  “Mães que Aprendem, Mães que ensinam”, dentre outros.

          Neste contexto, desenvolvemos  a Educação Infantil  com o intuito de promover a inserção social e educacional  das crianças de 03 a 05 anos atendidas pela Entidade  com o objetivo de   transformar a realidade das pessoas inseridas criando condições para a melhoria da qualidade de vida, o estímulo ao convívio social e coletivo.

    1. – Justificativa:

      A Educação Infantil é um universe privilegiado de inclusão, no qual as crianças se deparam com a hetereogeniedade. Nesta fase inicia-se o processo de construção da identidade pessoal e social o que contribui para o embasamento em suas relações interpessoais. Ela está num processo dinâmico e initerrupto de criação, significação e ressignificação de seus conheimentos, e é na integração com o mundo e nas relações que estabelece que os seus conhecimentos se constitui.

      Nesta perspectiva encontra-se a escolar como promotora de uma educação para a ciodadania global, ou seja, formar alunos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e interdependente  utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem tendo por baze os quartro pilares da educação insttuidos pela UNESCO: Aprender, a Ser; A conviver; a conhecer; a fazer.

 

 

 

 

 

3- PROCESSO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

Objetivo Especifico 1:

Realizar o Ensino Regular para crianças de 03(três) a 05(cinco) na Educação Infantil com práticas pedagógicas que enfatizem as interações, ludicidade e o aprendizado.

META

AÇÕES

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

  • Promover durante o ano letivo o  desenvolvimento de  50  crianças de  03(três) a  05 (cinco) anos através da  Educação Infantil em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social

 

- Realização do cadastro escolar e posteriormente a matricula na Escola.

- Desenvolveremos as atividades conforme os paramentos para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações,  ludicidade e o aprendizado.

-A Avaliação e Monitoramento serão realizados trimestralmente em parceria com secretaria Municipal de educação enfatizando: Frequência escolar,  apoio da família e por fim os campos de experiência que atesta os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança.

-Percentual de Alunos que realizaram o cadastro e matricula escolar.

 

-Planilhas e gráficos de monitoramento e avaliação das crianças para verificar o nível de aprendizado dos alunos.  

 

 

 

-Ficha de Cadastro e Matricula

 

-Lista de presença

 

-Monitoramento e avaliação  trimestral dos campos de experiência:

Escuta, fala, pensamento e imaginação        ; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

; O eu, o outro e o nós  ;Corpo, gestos e movimentos                        ;Traços, sons, cores e formas         

 

- Registros  fotográficos.

 

Fevereiro/ 2023 a dezembro/2023

Resultado Esperado

  • Favorecer a integração das crianças no meio escolar: trabalho em grupo, brincadeiras.
  • Dispertar o gusto pela arte: Desenho, colorir, argila, etc.
  • Criar atitudes e habitos de hygiene e respeito à natureza: Higiene bucal, asseio pessoal.
  • Fornecer às crianças alimentação balanceada.
  • Progamar ações que integrem a familia com a comunidade educative; reunião mensal, participação em festas e apresentações.
  • Garantir tempo para formação de funcionarios e voluntaries:  reunião pedagógica a cada 15 dias, participação nos foruns e cursos promovidos pela SME e encontros de coordenadores (as), supervisores e diretores.
  • Continuar o investimento em areas verde.

 

4- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

O  Plano de Trabalho  proposto se estenderá durante o ano letivo  visando implementar o Ensino Infantil às crianças de 03(três) a 05(cinco) anos, na modalidades  de Maternal II, 1º Período e 2º Período. Abaixo estão descritas as ações que serão desenvolvidas durante o Plano de Trabalho.

A primeira etapa consistirá na divulgação, através do contato direto com a comunidade com realização do cadastro escolar e posteriormente a matricula na Escola.

A segunda Etapa será a execução do Plano de trabalho que terá 08 (oito) profissionais capacitados para auxiliar nas atividades  escolares e na  formação dos alunos em consonância com o objetivo estabelecido. O ensino na Escola será desenvolvido conforme os parâmentos para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações e a ludicidade de a modo a: promover o conhecimento de si e do mundo a partir de experiências sensoriais, expressivas e corporais que desenvolvam a mobilidade, a individualidade e a expressividade da criança;  proporcionar a imersão transversal das crianças nas diversas linguagens: gestual, verbal, plástica, dramática, musical etc.; inserir os infantes nas diversas modalidades narrativas, através de diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; expor os pequenos à vivência com categorias quantitativas e lógicas, para incremento do raciocínio matemático; despertar nos discentes a curiosidade, o gosto pela exploração, o encantamento diante de descobertas, o prazer pelo questionamento e a integração progressiva com a natureza e com a sociedade. propiciar experiências de aprendizagem com vistas à autonomia das crianças no que diz respeito a ações de cuidado pessoal, a auto-organização, à saúde e ao bem-estar; viabilizar às crianças a compreensão e a introjeção de variáveis éticas e estéticas mediante interações com indivíduos de cultura, origem e extrato social diferentes, para ampliar seu acervo de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade.

A avaliação e monitoramento na escola serão realizados em parceria com Secretaria Municipal de Educação enfatizando: Frequência escolar,  apoio da família e por fim os campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação ; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações ; O eu, o outro e o nós  ; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas.  Parâmetros que atesta os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança.

Portanto são ações de conhecimentos para crianças, trabalhando o emocional, cognitivo e social promovendo a ampliação de suas experiências, estimulando o seu interesse pelo processo de transformação e pela convivência em sociedade.

6- Quadros Síntese

6.1 -  Alunos atendidos

MODALIDADE

Nº DE TURMAS

TOTAL

MATERNAL II

01

15

1º PERÍODO

01

15

2º PERÍODO

01

20

TOTAL DE ALUNOS

03

50

TOTAL DE TURMAS: 03

6.2 - Profissionais

FUNCIONÁRIOS

QUANTIDADE

Professores PEB I

03

Supervisora

01

Auxiliar de Docência

01

Professor eventual

01

Serventes de Zeladoria

01

Cantineira

01

7-  Metas

Metas

Prazo estimado para execução

  • Promover durante ao ano letivo o desenvolvimento de 50 crianças de 03(três) a 05 (cinco) anos através da Educação Infantil em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

06/02/2023 A 31/12/2023

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA