Imagem de destaque EDUCAÇÃO ESPECIAL-  CAPELO GAIVOTA

EDUCAÇÃO ESPECIAL- CAPELO GAIVOTA


CAPELO GAIVOTA- ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE EDUCACIONAL MENDONÇA E SILVA

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

OBJETIVO:

  • Prestar atendimentos educacionais a educandos portadores de deficiências mentais e outras deficiências associadas, visando o desenvolvimento de suas potencialidades, a melhoria da qualidade de vida.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1.  Reabilitar fisicamente e mentalmente a pessoa com deficiência;
  2. Oferecer programas educacionais adequados para o desenvolvimento do potencial do aluno;
  3. Incluir o deficiente na sociedade, em escolas comuns e no mercado de trabalho;
  4. Apoiar às famílias das pessoas com deficiência;
  5. Conscientizar a comunidade do seu papel como agente de inserção do deficiente;
  6. Atender pedagogicamente os alunos que freqüentam a escola.
  7. Desenvolver projetos multidisciplinares conforme diversidades temáticas a serem trabalhadas no decorrer do ano letivo.
  8. Atender pessoas com Deficiência Intelectual, Doente Mental, Deficiências Múltiplas, TGD e outras, atendendo suas demandas sociais em processo de terminalização escolar.
  9. Prestar atendimento a crianças, jovens e adultos da Casa Lar e abrigos em tempo integral.
  10. Prestar atendimento a jovens e adultos deficientes que já concluíram o processo escolar.

 

CARACTERIZAÇÃO:

           A Escola Especial Centro Pedagógico Capelo Gaivota é uma instituição que se destina ao atendimento pedagógico e clínico de crianças, adolescentes e adultos com deficiência nos seus diferentes tipos, sejam elas múltiplas e outras.

           A escola situa-se no bairro Ibituruna, nas esquinas das avenidas Pedro Álvares Cabral e Geraldo Correia Machado, sendo o acesso facilitado após a inauguração da mesma.

           O transporte dos alunos e funcionários é feito através de vans particulares e das linhas de ônibus números 9901, 5801 da TRANSMOC , TRANSPECIAL e Circular A e B. Alguns alunos dispõem de carteira de isenção da taxa de transporte público que é estendida também aos acompanhantes dos mesmos, quando necessário.

           A maior demanda da escola é composta por crianças e adolescentes carentes advindas de todas as partes da cidade, principalmente dos bairros: Major Prates, Vila Mauricéia, Vila Oliveira, São Geraldo, Cidade Industrial, Vila Sion, Eldorado, Maracanã, Nova Morada, Independência, Esplanada, e outros, e alunos da região sul da cidade, que são da nossa responsabilidade como matrícula complementar.

           A clínica/escola atende a aproximadamente á 591 alunos com faixa etária a partir de 04 mês de idade, que permanecem na escola um ou dois turnos. Os alunos recebem assistência clínica, alimentação, Sala de Recursos  e oficinas no contra turno.

           As famílias dos alunos são, em sua maioria, de baixa renda. Grande parte das mães é do lar e ou

domésticas; os pais trabalham como pedreiros, carroceiros, vigias, moto-taxistas ou estão desempregados, sendo a renda média das famílias de um salário mínimo.

         A equipe multiprofissional é responsável por fazer a anamnese e a avaliação dos alunos a fim de definir a turma na qual ele será inserido e por quais especialidades clínicas será atendido. As deficiências atendidas pela escola são: deficiente intelectual, múltiplas, transtornos globais do desenvolvimento (autismo, síndromes, distúrbios de comportamento, TDAH) , baixa visão e outras, destacando os problemas mentais e psiquiátricos.

 

 METAS ATIVIDADES

 

Atendimento

Tipo

 

Capacidade de atendimento

Idade

Sexo

Nºde Atendimento

Escolar

Escolarização e Atendimento  Clinico e Especializado

591

Escolariza-

ção  e Clinica)

A partir de 4 meses a 62 anos

Masc./Fem.

351

Escolar

Matrícula complementar

98

Oficinas e S.R)

De 5 a 21 anos

Masc./Fem.

 98 (Oficinas e S.R)

 Semanal

 
Atendimento Médico

Consultas, receitas de remédios controlados, acompanhamento médico.

Atendimento Fisioterápico

Fisioterapia individual com objetivo e reabilitação, cinesioterapia, treino funcional.

Atendimento Fonoaudiológico

Atendimento para alunos com dificuldades comunicativas de voz e audição.

Atendimento Psicológico

Atendimento às crianças com problemas ou dificuldades psicológicas

Atendimento Sociológico

Atua como apoio à família prestando esclarecimentos gerais.

Atendimento Psicopedagógico

Avaliação dos alunos que chegam para fazer enturmação, levanta-mento de alunos para trabalhar inclusão, acompanhamento de todos os alunos

Atendimento Multidisciplinar

Avaliação dos alunos de aproximadamente 30 escolas regulares, prestando atendimento de equipe com conclusão final.

Atendimento Sala de Recurso

Atendimento a alunos com defasagem de aprendizagem da rede regular de ensino

Oficina de Artes Pintura e Bordados

Atividades que trabalham o lado artístico da pessoa

Oficina de Informática

Atividades que trabalham  a parte  intelectual, desenvolvendo a habilidade  psicomotora, preparando para o mercado de trabalho.

Oficina Musica

Atividades que proporcionarão aos alunos uma terapia ocupacional e uma oportunidade de trabalho.

Clube de Mães

Aulas de crochê, tricô, bordado, pintura e outros trabalhos manuais.

 

METODOLOGIA

Os alunos, ao chegarem à instituição, passam por uma triagem, entrevista e avaliação com os Especialistas: Assistente social, Neuropsiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e pedagogos. Após a entrevista, se matriculado, é encaminhado ao serviço pedagógico para reclassificação e enturmação em sala adequada. A enturmação é feita levando em consideração nível de desenvolvimento cognitivo, deficiência, idade, visando uma melhor adaptação do aluno. Se o aluno for da Rede Comum de Ensino Municipal/Estadual, é feito o encaminhamento para os devidos serviços oferecidos. Os alunos são encaminhados pelas próprias escolas e são atendidos pela Sala de Recursos, Assistente Social ,Psicopedagoga, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo e Médico Neuropsiquiatria e voluntários. O Serviço pedagógico recebe as orientações dos especialistas para o

trabalho, objetivando um atendimento individualizado, sem comprometer ao atendimento coletivo do grupo.   

            No Centro Pedagógico Capelo Gaivota, a avaliação institucional é feita semestralmente, com a participação de todos os servidores da instituição. Com preenchimento de ficha de Avaliação elaborada com a participação de toda a comunidade escolar. Essa avaliação tem caráter diagnóstico, buscando juntamente com a comunidade escolar a melhoria de pontos insatisfatórios.

 

PÚBLICO ALVO

271 alunos atendidos na instituição.

JUSTIFICATIVA

TERMO DE FOMENTO 89/2019