1 – IDENTIFICAÇÃO
Nome da Entidade Mantenedora: FUNDAÇÃO CLARICE ALBUQUERQUE |
CNPJ: 25.218.462/0001-00 |
|||
Nome da Unidade Executora: Escola de Educação Especial Vovó Clarice |
||||
Endereço da sede: RUA TUNGSTÊNIO, Nº 306, BAIRRO DE LOURDES |
CEP: |
|||
Ponto de Referência: Casa do Artesão |
||||
E-mail: vovoclarice@hotmail.com |
Telefone: (38) 3213-1647 |
|||
Mandato da Diretoria: 14/12/2021 até 14/12/2023 |
||||
Presidente: Edileusa Assunção Carvalho de Morais Costa |
Telefone do Presidente: (38) 98834-5896 / 3221-0615 |
|||
Endereço residencial do Presidente: Rua Doutor Veloso, 909, Centro, Montes Claros, Minas Gerais, CEP 39.400-074 |
||||
Área(s) de atuação institucional: escola, assistência social, saúde, esporte e cultura, junto a pessoas com deficiências. |
||||
2 – CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA
2.1. Apresentação A Fundação Clarice Albuquerque – Escola Vovó Clarice, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal, e que desenvolve as suas atividades no atendimento a pessoas com deficiências. Criada em 1985, com o objetivo de fazer o bem, servir, amar e doar às pessoas com deficiências, atualmente com 38 anos de serviços prestados à comunidade de Montes Claros, a instituição se consolidou pela seriedade nos trabalhos filantrópicos desenvolvidos, pela qualidade dos atendimentos oferecidos e pelo amor aos seus alunos especiais. A manutenção da instituição é feita através de convênios firmados com a Prefeitura de Montes Claros (Secretaria Municipal de Educação), e também em parcerias com as faculdades, doações de pessoas físicas e jurídicas e realização de eventos beneficentes; como bazares, bingos, rifas, feijoadas, etc. Atualmente são atendidos cerca de 120 alunos com deficiência intelectual e múltipla, que além de receberem atendimento educacional e pedagógico, participam de atividades específicas em oficinas pedagógicas e educativas de artesanato, dança e música, em aulas de educação física, ensino religioso e na brinquedoteca. Tudo equipado e adaptado para o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos dentro das suas potencialidades e limitações. Os profissionais são cedidos pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria de Estado da Educação. O público ao qual atendemos são crianças a partir de 0 anos de idade com necessidade de estimulação precoce, visando desenvolver as áreas neuropsicosocial (estimulação das percepções sensoriais, consciência corporal, desenvolvimento da comunicação verbal, biopsicossocial, etc.); Atendimento Educacional Especializado ensino fundamental I, EJA Anos Iniciais, para os alunos especiais que não se adaptaram no ensino regular devido a grave deficiência, a idade avançada ou a falta de aceitação dos familiares para inclusão em outras escolas. Assim sendo, a Fundação Clarice Albuquerque apresenta este plano de trabalho para 2023, visando a renovação do Termo de Fomento celebrado entre o Município de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Clarice Albuquerque, para que continue desenvolvendo suas atividades.
|
2.2. Período de execução:
Início: 02/2023 Término: 12/2023
|
2.3. Objetivo Geral
|
2.4. Objetivos Específicos
|
Há 38 anos a Fundação Clarice Albuquerque vem realizando os seus objetivos no atendimento às pesoas com deficiência de forma eficaz e contínua. Assim, o trabalho da instituição se consolidou e tornou-se de grande relevância e importância para toda a população de pessoas com deficiência da cidade de Montes Claros que precisam desse serviço para o seu desenvolvimento físico, metal, emocional, social, etc. Montes Claros é a cidade polo do Norte de Minas e possui o segundo maior entroncamento rodoviário nacional, o que favorece o intenso fluxo migratório. A cidade também está localizada no polígono das secas, região sujeita a repetidas crises de prolongamento das estiagens, o que acarreta queda de produção no setor agrícola e consequentemente também maior crescimento da população urbana. De acordo com o site da ONU, em publicação de 08 de Julho de 2016: “em todo o mundo, 20% das pessoas mais pobres têm algum tipo de deficiência e 80% das pessoas com deficiência – 15% da população mundial, no total – vivem em países em desenvolvimento”, que é o caso do Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “com dados de 2011, 01 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência, isso significa uma em cada sete pessoas no mundo. A falta de estatísticas sobre pessoas com deficiência contribui para a invisibilidade dessas pessoas. Isso representa um obstáculo para planejar e implementar políticas de desenvolvimento que melhorem as vidas das pessoas com deficiência”, pois, verifica-se a falta de inserção dessas pessoas nos serviços de saúde, educação e assistência social, por obstáculos familiares, sejam eles: falta de informações ou preconceitos. Em Montes Claros não existe registro no sentido quantitativo de pessoas com deficiência no município, porém se olharmos as estatísticas da ONU, encontraremos o seguinte índice: no ano de 2017 a população da cidade foi estimada pelo IBGE em 402.027 habitantes, e se 15% da população mundial são pessoas com deficiências, estima-se que no município de Montes Claros, no mínimo 60.304,05 pessoas possuem com algum tipo de deficiência. Como se vê o número de pessoas com deficiência é grande, e a cada ano a procura pelos serviços da Fundação vem aumentando, o que faz necessário estarmos sempre aperfeiçoando os trabalhos ofertados a população carente de Montes Claros. Atualmente são atendidos mensalmente pela Escola Vovó Clarice, através de um equipe de profissionais especializados, cerca de 120 alunos com deficiência intelectual, autismo, transtornos globais do desenvolvimento, síndromes, deficiência física, neuro motora e múltiplas deficiências, de forma totalmente gratuita. Os serviços acontecem graças a conveniois com a secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado da Educação, ambas as parcerias existem há mais de 30 anos, junto a Fundação. O que vem possibilitando uma colaboração ativa da Escola Vovó Clarice no desenvolvimento da Educação Especial em Montes Claros.
|
2.6 – Justificativa: Este Plano de Trabalho justifica-se a necessidade de firmamos um convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, para continuarmos mantendo um serviço de qualidade a pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Propondo aos nossos profissionais da educação um planejamento anual flexível, dinâmico, cooperativo em parceria com a filosofia do município. Promover capacitação continuada, com o objetivo de desenvolver técnicas de ensino para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos. |
3. PROCESSO DE EXECUÇÃO DO PROJETO:
Objetivo Específico 1: Ofertar ações pedagógicas especializadas no ano letivo de 2023 na Escola Vovó Clarice, mantida pela Fundação Clarice Albuquerque |
||||
META |
AÇÕES A SEREM EXECUTADAS |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
-Apresentar os resultados obtidos referente aos trabalhos realizados com os alunos.
-Buscar soluções as demandas surgidas nos grupos. |
|
|
-Lista de presença da participação das crianças, nas atividades -Relatos em grupos de conversas entre os atendidos e os profissionais contratados -Relação de profissionais - Relação de turmas -Ata de reuniões -Relação de atividades especializadas -Relação de crianças atendidas -Disponibilização de professores para atendimento -Relação de alunos que concluíram cada série - Preenchimento das informações no sistema Consulte. |
Fevereiro 2023 a dezembro 20223 |
Resultados Esperados: Atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, digno, com a garantia do acesso aos serviços, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos alunos. |
4. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
Segundo a Resolução CEE nº 460, de 12 de dezembro de 2013, art. 24, a Escola Especial é instituição de Ensino e compreende associações e institutos que oferecem escolaridade por meio de recursos pedagógicos e estratégias necessárias ao desenvolvimento escolar e social de alunos que necessitam de apoio permanente, intensivo e generalizado. Assim, a Escola Vovó Clarice oferecerá em 2023, as modalidades de ensino, em salas com um número reduzido de alunos devido às gravidades das deficiências e necessidades de cuidados mais individualizados dos alunos.
Ainda irá desenvolver atividades com os seus docentes através de Salas de Recursos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Brinquedoteca, embasado ainda na mesma resolução citada acima, no art. 25, parágrafo único que diz: a escola especial poderá desenvolver programas de educação continuada, objetivando o pleno desenvolvimento do potencial humano do aluno e garantindo a aquisição e preservação de habilidades exigidas para a vida comunitária.
Conforme o PPP da Escola de Educação Especial Vovó Clarice, o regime adotado para o ano de 2023 será atendimento presencial, de segunda a sexta-feira nos turnos matutino e vespertino.
No que se refere a Organização Curricular, as modalidades de ensino que se realiza nesse educandário são as seguintes:
- Educação infantil (Estimulação Precoce)
- Ensino Fundamental Anos Iniciais
- EJA Anos Iniciais
- Atendimento Educacional Especializado – AEE
Como complemento às atividades realizadas nas turmas, visando à reabilitação integral do aluno, a instituição realiza atividades na brinquedoteca com todos os alunos matriculados na escola, acompanhados por professor capacitado para a função.
A enturmação dos alunos da Escola Vovó Clarice foi realizada de acordo com as particularidades de cada deficiência. As turmas da nossa escola são compostas por vários tipos de deficiências como autismo nível 2 e 3 e deficiência intelectual e múltiplas de grau moderado e grave, sendo necessário um trabalho com planejamento direcionado de forma individual e com características próprias de cada deficiência.
4.1 Turmas Matutino
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Izabela Vitória Rodrigues Santos |
19/03/2020 |
2 anos |
Maternal II |
2 |
Laura Oliveira de Moura |
11/08/2019 |
3 Anos |
Maternal II |
3 |
Pietro Raniel Barbosa Oliveira Souza |
19/05/2020 |
2 anos |
Maternal II |
4 |
Rafael Felipe Martins Barbosa |
12/06/2019 |
3 anos |
Maternal II |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Bruna Vitoria Lima dos Santos |
07/04/2018 |
4 anos |
1º periodo |
2 |
Jader Emanuel Reis Viana |
24/02/2019 |
3 anos |
1º periodo |
3 |
Samuel Rabelo Queiroz |
11/09/2018 |
4 anos |
1º período |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Bernardo Nunes Simplício |
24/06/2017 |
5 anos |
2°periodo |
2 |
Hélio Miguel Freitas Marques Barreto |
29/05/2017 |
5 anos |
2° período |
3 |
Lucca Riquelme Alves Santos |
18/01/2018 |
4 anos |
2º período |
4 |
Maria Victória Fernandes Silva |
17/04/2017 |
5 anos |
2°periodo |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
|
Álvaro Artur Andrade |
06/11/2016 |
6 anos |
1º ano |
|
Arthur Alves Dos Santos |
12/03/2016 |
6 anos |
1º ano |
|
Joao Victor Ferreira Santana Oliveira |
01/04/2016 |
6 anos |
1º ano |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
|
Ana Livia Santos Dias |
12/03/2015 |
7 anos |
2º ano |
|
Anderson David Vieira Araújo |
28/01/2013 |
9 anos |
2º ano |
|
Caio Miguel Santana |
10/06/2014 |
8 anos |
2° Ano |
|
Geovanny Alves dos Santos |
16/04/2015 |
7 anos |
2° ano |
|
João Artur Mendes da Cruz |
23/08/2015 |
7 anos |
2º ano |
|
Miguel Santos Souza |
29/05/2015 |
7 anos |
2º ano |
|
Samir Luiz Moreira Nascimento |
06/05/2015 |
7 anos |
2°ano |
|
Yasmin Victória Xavier Rodrigues |
21/02/2014 |
8 anos |
2°ano |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
|
Carlos Emanuel Araújo Rodrigues |
04/01/2013 |
10 anos |
5º ano |
|
Higor Samuel Santos Oliveira |
02/11/2010 |
12 anos |
5º ano |
|
Italo Miguel Silva Aguiar |
18/08/2009 |
13 anos |
5º ano |
|
Joao Pedro Leite Silva |
08/04/2010 |
12 anos |
5° Ano |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
Nª |
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Bruna Valéria Oliveira da Silva |
31/10/1985 |
37 anos |
4º Período |
2 |
Domingas Cardoso das Neves |
15/12/1966 |
56 anos |
4º Período |
3 |
Gutierrez Vinicius Miranda Ribeiro |
14/05/1995 |
27 anos |
2° Período |
4 |
Lemuel Silva dos Santos |
22/07/1988 |
34 anos |
4º Período |
5 |
Pablo Henrique de Souza |
15/06/1992 |
30 anos |
4º Período |
6 |
Rosany Bagnolim da Cruz |
29/01/1990 |
32 anos |
4º Período |
N° |
ALUNO |
01 |
Ane Sthefany Andrade Santos |
02 |
Bernardo Magalhães Lacerda de Almeida |
03 |
João Miguel Lima Rodrigues |
04 |
João Pedro Antônio Brant |
05 |
João Pedro De Almeida Freitas |
06 |
Joel Henrique Barbosa de Oliveira |
07 |
Larissa Cardoso Viana |
08 |
Lorenzo Colares D’avila |
09 |
Luiz Fernando Oliveira Duarte |
10 |
Luiz Gustavo Veloso de Brito |
11 |
Ruan Rocha Almeida |
12 |
Vanessa Leticia Rodrigues Viana |
13 |
Vitória Danielly da Silva Pereira |
AEE – Atendimento Educacional Especializado - Alunos incluídos em Escolas de Ensino Regular da rede pública de ensino que recebem atendimento educacional especializado em sala de apoio, com professor capacitado e material adaptado.
Todos os 49 alunos do matutino são atendidos na brinquedoteca com professor regente capacitado, visando o desenvolvimento cognitivo, pedagógico, físico e de socialização.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Ághata Sofia Alves Lopes |
05/04/2019 |
3 anos |
Maternal II |
2 |
Ana Vitória Felizardo Andrade |
21/11/2019 |
3 anos |
Maternal II |
3 |
Davi Miguel Ribeiro da Silva |
09/04/2019 |
3 anos |
Maternal II |
4 |
João Miguel Pereira Rodrigues |
06/03/2020 |
2 anos |
Maternal II |
5 |
Teodoro Damiani Rocha Braga |
14/01/2020 |
2 anos |
Maternal II |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Anthony Souza Alves |
21/12/2018 |
4 anos |
1º período |
2 |
Brayan Alves Rodrigues |
18/10/2018 |
4 anos |
1° Periodo |
3 |
Isadora Morais Santos |
24/04/2018 |
4 anos |
1° Periodo |
4 |
Levi Rodrigues da Silva’ |
15/05/2018 |
4 anos |
1° Periodo |
5 |
Heitor Gabriel Oliveira Silva |
05/01/2019 |
4 anos |
1º período |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Emanuel Mendes Pereira santos |
23/10/2017 |
5 Anos |
2° Período |
2 |
Enzo Gabriel Fiuza Lopes |
11/12/2017 |
5 Anos |
2° Período |
3 |
Joao Miguel Lima Rodrigues |
01/04/2017 |
5 anos |
2º período |
4 |
Lucas Samuel Leal do Nascimento |
07/09/2017 |
5 anos |
2º período |
5 |
Lucca Emanuel Rodrigues Mendes |
18/01/2018 |
4 Anos |
2° Período |
6 |
Nycolas Tayrone Silva Santos |
15/03/2017 |
5 anos |
2º período |
7 |
Raab Sophia Ribeiro Da Silva |
13/11/2017 |
5 Anos |
2° Período |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
idade |
2023 |
1 |
Anthony Levi da Silva Cardoso |
05/03/2017 |
5 anos |
1º ano |
2 |
Arthur Martins Ferreira Borges |
21/01/2017 |
5 anos |
1º ano |
3 |
Elies Moura dos Santos |
13/01/2017 |
6 anos |
1ª ano |
4 |
Enzo Miguel da Cunha Santos |
02/01/2017 |
5 anos |
1º ano |
5 |
Jhonatan Emanuel P. Silva |
19/12/2016 |
6 anos |
1º ano |
6 |
Pedro Arthur Cardoso dos Santos |
02/06/2016 |
6 anos |
1º ano |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Arthur Henrique Nunes Soares |
08/09/2015 |
7 anos |
2º ano |
2 |
Iago Gabriel Pinheiro Gomes |
30/01/2016 |
06 anos |
2º ano |
3 |
Joaquim Veloso Soares Duarte |
14/07/2015 |
07 anos |
2º ano |
4 |
Junio Rafael Marques Pereira |
21/08/2014 |
08 anos |
2º ano |
5 |
Paulo Andre Cardoso da Silva |
26/02/2014 |
08 anos |
2º ano |
6 |
Samuel Bandeira Fonseca |
01/01/2006 |
16 anos |
2°ano |
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Bruno Ariel De Abreu Silva |
19/08/2010 |
11 anos |
5°ano |
2 |
Joao Vitor Fernandes dos Santos |
14/04/2015 |
07 anos |
3º ano |
3 |
João Pedro Santiago Medeiros |
29/11/2012 |
9 anos |
4°ano |
4 |
Brendon Lopes Pereira |
05/05/2014 |
08 anos |
3º ano |
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Felipe Emanuel Oliveira Do Lago |
24/07/2012 |
10 Anos |
4° ano |
2 |
João Pedro Santiago Medeiros |
29/11/2012 |
10 Anos |
4° ano |
3 |
Antônio Wagner Costa Lino |
20/02/2006 |
16 anos |
5º ano |
4 |
Joel Messias Silva Gonçalves |
11/08/2012 |
10 Anos |
5º ano |
Os alunos dessa turma foram avaliados pela equipe multiprofissional da instituição, e diante da idade e do quadro clínico a turma necessita de supervisão constante de terceiros nas atividades do dia a dia, bem como estimulação precoce. Por isso, além do professor regente de turma, se faz necessário um auxiliar de docência.
|
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Maria Cândida Ferreira de Macedo Gonçalves Meira |
10/06/2010 |
12 anos |
5°ano |
2 |
Maria Eduarda Rodrigues dos Santos |
14/04/2008 |
14 anos |
4° ano |
Os alunos desta turma são de transtorno do espectro do autismo – nível (3) grau severo que necessitam de um planejamento direcionado e estimulações individualizadas com acompanhamento contínuo por ter dependência nas AVDs (Atividades de vida diária) e comportamento agressivo que podem colocar em risco a sua integridade física, dos colegas e profissionais; por isso se faz necessário uma turma reduzida.
Nª |
NOME |
DATA NASCIMENTO |
IDADE |
2023 |
1 |
Adriana Neres da Silva |
08/07/1978 |
44 anos |
1º Período |
2 |
Anderson de Freitas Lima |
05/03/1977 |
45 anos |
4º Período |
3 |
Carlos Antônio Guaribano |
12/03/1990 |
32 anos |
4º Período |
4 |
Cristiane Dias Rocha |
16/05/1987 |
35 anos |
2° Período |
5 |
Jackson Batista de Oliveira |
11/07/1985 |
37 anos |
2° Período |
6 |
José Maria Guimarães |
27/11/1963 |
59 anos |
4º Período |
7 |
Marlene Rodrigues Santana |
09/08/1970 |
52 anos |
4º Período |
8 |
Matheus Melo Gonçalves Aniceto |
21/07/1999 |
23 anos |
4º Período |
9 |
Vanessa Stefane Silva Gonçalves |
08/06/2000 |
23 anos |
3º Período |
|
NOME ALUNO |
|
Ana Laura S. de Almeida |
|
André Luís Teixeira Mineiro |
|
Brayan Leonardo Teixeira de Azevedo |
|
Bruno Leonardo Santos Medeiros |
|
Daniel Kauâ da Conceição |
|
Davi Ferreira da Silva |
|
Eduardo Viana Sena |
|
Eloísa Gabrielly da Silva Lopes |
|
Enzo Gabriel Antunes Santos |
|
João Pedro Leite Silva |
|
João Pedro Novais Cruz |
|
João Vicente Cardoso Silva |
|
Keury Lorrane Nunes dos Santos |
|
Liliane Rodrigues Rocha |
|
Luanne Vanessa Saldanha Pereira |
|
Lucas Valdeir Soares de Souza |
|
Luiz Gustavo Silva Moura |
|
Mateus Santos Carvalho |
|
Matheus Pereira Ribeiro |
|
Ruan Pedro Salvos Vieira |
|
Samuel Sidney T. Soares Moura |
|
Thiago dos Santos Brito |
AEE – Atendimento Educacional Especializado - Alunos incluídos em Escolas de Ensino Regular da rede pública de ensino que recebem atendimento educacional especializado em sala de apoio, com professor capacitado e material adaptado.
Todos os 71 alunos do vespertino são atendidos na brinquedoteca com professor regente capacitado, visando o desenvolvimento cognitivo, pedagógico, físico e de socialização.
3.3. Planilha de levantamento de número de turmas, alunos e profissionais necessários
Turnos |
Matutino |
Vespertino |
Total |
Turmas |
10 |
11 |
21 * |
Nº de alunos |
49 |
71 |
120 |
Ano |
2023 |
|
* 2 turmas correspondem as 2 salas de Brinquedoteca que atendem todos os alunos da instituição, nos dois turnos.
3.4. Total de Turmas e Salas de aula e de atividades especializadas:
TURMAS |
N° de alunos |
Nº de turmas matutino |
Nº de turmas vespertino |
Total de turmas |
Maternal I |
04 |
01 |
- |
01 |
Maternal II |
09 |
01 |
01 |
02 |
1° período |
08 |
01 |
01 |
02 |
2° período |
11 |
01 |
01 |
02 |
1º ao 5º ano |
37 |
03 |
05 |
08 |
6º ao 9º○ ano |
- |
- |
- |
- |
EJA |
16 |
01 |
01 |
02 |
Sala de recursos * |
35 |
01 |
01 |
02 |
Brinquedoteca * |
Todos os alunos |
01 |
01 |
02 |
TOTAL GERAL |
120 alunos |
10 turmas matutino |
11 turmas vespertino |
21 turmas |
* Salas de atividades especializadas
Como nos anos anteriores, em 2023 muitos dos alunos matriculados possuem graves patologias, o que exige um número reduzido de alunos por turma, e faz-se necessário ainda um auxiliar de docência para os cuidados básicos e auxílio nas atividades de vida diária de muitos destes.
Para o ano de 2023, a Escola Vovó Clarice aguarda contar com 4 professores PEB1 da rede Estadual de Ensino.
Segundo as turmas apresentadas no tópico 3 desse Plano de Trabalho, a Fundação Clarice Albuquerque necessitará do seguinte quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação para o funcionamento no ano de 2023.
MODALIDADE DE ENSINO / ATIVIDADES ESPECIALIZADAS |
TURMA |
NÚMERO DE PROFESSORES E ORGÃO MANTENEDOR |
NÚMERO DE AUXILIAR DE DOCÊNCIA |
Creche e Educação Infantil
|
Turma1 matutino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município) |
Turma 2 matutino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município) |
|
Turma 3 matutino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município) |
|
Turma 4 matutino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município) |
|
Turma 1 vespertino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município) |
|
Turma 2 vespertino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município) |
|
Turma 3 vespertino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município |
|
Ensino Fundamental
|
Turma 5 matutino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município) |
Turma 6 matutino |
1 prof. PEB1 (Estado) |
--------- |
|
Turma 7 matutino |
1 prof. PEB1 (Estado) |
1 aux. Docência (Município) |
|
Turma 4 vespertino |
1 prof. PEB1 (Município) |
--------- |
|
Turma 5 vespertino |
1 prof. PEB1 (Estado) |
--------- |
|
Turma 6 vespertino |
1 prof. PEB1 (Município) |
--------- |
|
Turma 7 vespertino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município) |
|
Turma 8 vespertino |
1 prof. PEB1 (Município) |
1 aux. Docência (Município) |
|
EJA Anos Iniciais |
Turma 8 matutino |
1 prof. PEB1 (Município) |
--------- |
Turma 9 vespertino |
1 prof. PEB1 (Estado) |
--------- |
|
AEE |
Matutino |
1 prof. PEB1 (Município) |
--------- |
Vespertino |
1 prof. PEB1 (Município) |
--------- |
|
Brinquedoteca |
Matutino |
1 prof. PEB1 (Município) |
--------- |
Vespertino |
1 prof. PEB1 (Município) |
--------- |
|
TOTAL GERAL |
04 PEB1 DO ESTADO |
--------- |
|
17 PEB1 DO MUNICÍPIO |
11 AUX. DOC. DO MUNICÍPIO* |
* Em 4 turmas os auxiliares farão revezamento.
Descrição do cargo |
Nº de cargos |
Supervisor |
02 (para as 21 turmas) |
PEB II |
04 (2 Ed. Física, 1 Ensino Religioso e 1 artes) |
Professor (PEB I) |
17 (04 efetivos e 13 contratados) |
Auxiliar de docência |
11 |
Auxiliar de secretaria |
02 |
Servente de Zeladoria |
04 |
Cantineira |
02 |
Motorista |
01 |
2023 |
43 |
Descrição do cargo |
Quantidade |
Supervisor |
01 |
Auxiliar de docência |
06 |
Cantineira |
02 |
2022 |
Total 09 |
Descrição do cargo |
Quantidade |
Professor (PEB I) |
04 |
2022 |
Total 04 |
Descrição do cargo |
Quantidade |
Supervisor |
01 |
PEB II |
03 |
Professor (PEB I) |
11 |
Auxiliar de docência |
05 |
Auxiliar de secretaria |
01 com extensão c/ h |
Servente de Zeladoria |
04 |
Cantineira |
01 |
Motorista |
01 |
2023 |
Total 27 |
Há 38 anos, a Escola Vovó Clarice vem oferecendo a população de Montes Claros atendimento educacional para pessoas com deficiências, com idades que variam de zero a 60 anos.
Para que, no ano de 2023, a Fundação Clarice Albuquerque – Escola Vovó Clarice continue cumprindo os seus objetivos e atuando com a educação especial na cidade de Montes Claros, se faz necessário, a renovação Termo de Fomento celebrado entre o Município de Montes Claros por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Clarice Albuquerque através de recursos financeiros e da cessão de recursos humanos.
O recurso será destinado ao pagamento de pessoal e aquisição de material e serviços de custeio e manutenção da entidade.
Solicitamos que os 04 professores efetivos do Município, continuem cedidos à Escola Vovó Clarice no ano de 2023, uma vez que todos eles possuem grande aptidão e formação para o trabalho junto a alunos com deficiências, para o qual segue outro Plano de Trabalho.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024