Imagem de destaque CENTRO COMUNITÁRIO DE VIVÊNCIA EDUCACIONAL PROF. LUIZ FLÁVIO PEREIRA- CCVEC

CENTRO COMUNITÁRIO DE VIVÊNCIA EDUCACIONAL PROF. LUIZ FLÁVIO PEREIRA- CCVEC


CENTRO COMUNITÁRIO DE VIVÊNCIA EDUCACIONAL PROFESSOR LUIZ FLÁVIO PEREIRA-CCVEC

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

OBJETIVO:

Proporcionar ações educacionais e sociais em tempo integral no intuito de gerar conhecimentos e atitudes coerentes. Realizando um trabalho pedagógico-social construtivo através de metodologias e planejamentos integrados  a um contexto real da população a ser atendida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

2.3 – Objetivos específicos:

Oferecer uma educação às crianças no seguinte nível educacional: educação infantil. Através de um processo-aprendizagem estruturado a partir das vivências (zona de desenvolvimento proximal) visando atingir aos parâmetros curriculares nacionais.

Desenvolver projetos integralizados entre a escola e a família visando auxiliar na construção social e educacional dos alunos.

Promover uma construção de conhecimento dinâmico a fim de tornar em um indivíduo crítico o participativo.

Resgatar à autoestima dos envolvidos, colocando-os em melhores condições de vida.

METAS

  • Ensinar através de disciplinas os conteúdos conforme descrito no Regimento.
  • Favorecer a socialização das crianças no ambiente escolar.
  • Despertar apreciação à ações artísticas e culturais.
  • Criar hábitos de higiene e respeito à natureza.
  • Oferecer as crianças alimentação saudável e balanceada.
  • Programar ações que integrem à família com a comunidade educativa: reunião mensal, participação em eventos sócias culturais e educativas.
  • Garantir tempo para a formação de funcionários e voluntários: reunião pedagógica cada quinze dias, participação dos fóruns e cursos promovidos pela SMEEL e encontros de coordenadoras.

 

JUSTIFICATIVA:

O CCVEC, após 25 anos de esforço no desenvolvimento da sua proposta inicial, aonde vem oferecendo Educação Integral, para crianças que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social na periferia de Montes Claros, incluindo também um trabalho com as familiares destes assistidos, entende que, cada vez mais, tal proposta exige profissionais competentes e capacitados da área de Serviço Social, para viabilizar dentro do contexto educacional fundado nos valores superiores que o projeto exige realização de ações de intervenção família/comunidade. Entretanto, para melhor adequação e continuidade deste trabalho, faz-se necessário a construção de um ambiente adequado aos trabalhos assistenciais e atendimento às famílias em projetos sociais diferenciados, com estrutura que atenda aos pré-requisitos dentro das propostas para o desenvolvimento social sustentável da comunidade.

PÚBLICO ALVO

86 crianças nas faixas etárias de 03 e 05 anos.

QUANTIDADE DE TURMAS ATENDIDAS:

Três turmas em tempo integral, assim distribuídas:

Maternal II – UMA TURMA

1º Período – DUAS TURMAS

2º Período – UMA TURMA

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA

TERMO DE FOMENTO 88/2019