EDUCAÇÃO INFANTIL - CIRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE MONTES CLAROS


PLANO DE TRABALHO – 2023

 

 

1 – DADOS CADASTRAIS DA MANTENEDORA DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

1.1. Instituição Proponente (Mantenedora): Circulo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros

                                                                                                                                                   

1.2. Endereço do Proponente:

Logradouro: Av. Padre Bretano, nº: 102

Bairro:  Roxo Verde

CEP: 39400-380

 

Fone:(38) 3221.7773

1.3. Nome da Unidade de Ensino:  Escola Infantil Circulista

 

1.4. Endereço da Unidade de Ensino:

 

Logradouro: Rua – Amazonas, nº 16

 

Bairro: Roxo Verde

 

 

 

CEP: 39.400-534

 

 

Fone: (38) 3221.7773

 

1.5. CNPJ: 21.373.592/0001-67

 

1.6. Número da Portaria/SEE de autorização de funcionamento: 0009/05

       Autorização de funcionamento SME 26 de setembro de 2022

 

1.7. Identificação do Responsável:

  • João Martins Costa
  • 1.8. Cargo:
  • Presidente

 

1.9. Período de Mandato da Diretoria: 1º/03/2022 a 1º/03/2025

 

 

 

2 – DESCRIÇÃO DO PROJETO

 

2.1. Período de execução:

Início:       fevereiro de 2022                                                   Término: 31 de dezembro/22

2.2. Objetivos gerais:

 

  • Atender na Unidade Escolar da entidade a Educação Infantil, crianças nas faixas etárias de 03(três) a 05(cinco) anos de idade.

 

2.3. Objetivos específicos:

 

  • Criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, agindo com progressiva autonomia, sendo capaz de enfrentar situações de conflitos.

 

    1. Descrição da Realidade que será objeto da parceria:

Montes Claros, conforme dados do IBGE, em agosto de 2010 estava com exatos 361.915 habitantes, nos quais mais de 10.000 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja, a renda percapta abaixo de 70,00. Significando que 3,0% da população vivia essa situação. Sabemos que sempre haverá pobres no mundo, mas uma situação de extrema pobreza ´e inconcebível. Assim, O Círculo de Trabalhadores Cristãos que tem por objetivo principal a formação humana integral, vem intensificando ações e atividades e projetos no sentido de colaborar com a sociedade para diminuir e melhorar as condições d vida dos cidadãos. A instituição desde sua fundação nos anos 50 vem desempenhando ações e programas formando e oportunizando com seus cursos profissionalizantes, cidadãos capazes, melhorando assim, sua autoestima Montes Claros tem um total de 144 escolas para o Ensino Fundamental e 53 para o Ensino Médio, com uma taxa de escolarização de 98,4% para a faixa de 6 a 14 anos de idade. Apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,770, ocupando a 18ª posição no estado. A população montesclarense conta hoje com uma grande rede de serviços públicos e privados nas áreas da saúde, do comércio e da educação, e espaços para o desenvolvimento da cultura e do lazer, o que a torna líder numa região marcada por grandes contrastes socioeconômicos.

Assim, O Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros, vem desenvolvendo diversas ações de formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais junto às comunidades do bairro Roxo verde e adjacências, com os seguintes projetos:

  • Escola Infantil Círculista com atendimento a crianças com idades de 03 e 05 anos na modalidades maternal II, 1º e 2º períodos;
  • “Projeto Acolhendo a Família e Criança”, que atende a crianças e adolescentes de 08 a 17 anos com atividades esportivas, aulas e oficinas para senhoras promovendo um fortalecimento de vínculos familiares;
  • Aulas de Informática Básica para adolescente, jovens e adultos;
  • Cursos profissionalizantes como:  Informática, e Corte Costura, cabeleireiros, manicure, depilação, Peças Intimas, Eletricista predial;
  • “Projeto para senhoras da comunidade “Mães que Aprendem, Mães que ensinam”, dentre outros.

          Neste contexto, desenvolvemos a Educação Infantil com o intuito de promover a inserção social e educacional das crianças de 03 a 05 anos atendidas pela Entidade com o objetivo de   transformar a realidade das pessoas inseridas criando condições para a melhoria da qualidade de vida, o estímulo ao convívio social e coletivo.

2.5. Justificativa:

 

A Educação Infantil é um universo privilegiado de inclusão, no qual as crianças se deparam com a heterogeneidade. Nessa fase inicia-se o processo de construção da identidade pessoal e social o que contribui para o embasamento em suas relações interpessoais. Ela está num processo dinâmico e ininterrupto de criação, significação e ressignificação de seus conhecimentos, e é na integração com o mundo e nas relações que estabelece que o seu conhecimento se constitui.

Nessa perspectiva encontra-se a escola como promotora de uma educação para a cidadania global, ou seja, formar alunos capazes de conviver e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando os instrumentos da cultura e do meio social em que vivem tendo por base os quatro pilares da educação instituídos pela UNESCO: Aprender a ser; a conviver; a conhecer; a fazer. Assim, o Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes

Claros, instituição beneficente, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1950 pelo seu idealizador o Padre Leopoldo Brentano SJ com a missão de auxiliar a igreja na “formação humana integral”, executando programas e projetos voltados para área da Assistência Social e Educacional, priorizando a defesa e efetivação dos direitos sociais, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais, buscando assim soluções das mazelas sociais.

 

 

 

3- PROCESSO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

 

Objetivo Específico 1:

Realizar o Ensino Regular para crianças de 03(três) a 05(cinco) na Educação Infantil com práticas pedagógicas que enfatizem as interações, ludicidade e o aprendizado.

META

AÇÕES

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

  • Promover durante o ano letivo o  desenvolvimento de  50  crianças de  03(três) a  05 (cinco) anos através da  Educação Infantil em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social

 

- Realização do cadastro escolar e posteriormente a matrícula na Escola.

- Desenvolvemos as atividades conforme os parâmetros para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações,  ludicidade e o aprendizado.

-A Avaliação e Monitoramento serão realizados trimestralmente em parceria com secretaria Municipal de educação enfatizando: Frequência escolar,  apoio da família e por fim os campos de experiência que atestam os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança.

-Percentual de alunos que realizaram o cadastro e matrícula escolar.

 

-Planilhas e gráficos de monitoramento e avaliação das crianças para verificar o nível de aprendizado dos alunos.  

 

 

 

-Ficha de Cadastro e Matrícula

 

-Lista de presença

 

-Monitoramento e avaliação  trimestral dos campos de experiência:

Escuta, fala, pensamento e imaginação        ; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

; O eu, o outro e o nós  ;Corpo, gestos e movimentos                        ;Traços, sons, cores e formas         

 

- Registros  fotográficos.

 

Fevereiro/ 2023 a dezembro/2023

Resultado Esperado

  • Favorecer a integração das crianças no meio escolar: trabalho em grupo, brincadeiras.
  • Despertar o gosto pela arte: Desenho, colorir, argila, etc.
  • Criar atitudes e hábitos de higiene e respeito à natureza: Higiene bucal, asseio pessoal.
  • Fornecer às crianças alimentação balanceada.
  • Programar ações que integrem a família com a comunidade educativa; reunião mensal, participação em festas e apresentações.
  • Garantir tempo para formação de funcionários e voluntários:  reunião pedagógica a cada 15 dias, participação nos fóruns e cursos promovidos pela SME e encontros de coordenadores (as), supervisores e diretores.
  • Continuar o investimento em áreas verdes.

4- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES

O Plano de Trabalho proposto se estenderá durante o ano letivo visando implementar o Ensino Infantil às crianças de 03(três) a 05(cinco) anos, nas modalidades de Maternal II, 1º Período e 2º Período. Abaixo estão descritas as ações que serão desenvolvidas durante o Plano de Trabalho.

A primeira etapa consistirá na divulgação, através do contato direto com a comunidade com realização do cadastro escolar e posteriormente a matrícula na Escola.

A segunda etapa será a execução do Plano de trabalho que terá 08 (oito) profissionais capacitados para auxiliar nas atividades escolares e na formação dos alunos em consonância com o objetivo estabelecido. O ensino na Escola será desenvolvido conforme os parâmetros para a Educação Infantil que preconizam práticas pedagógicas que enfatizem interações e a ludicidade de a modo a: promover o conhecimento de si e do mundo a partir de experiências sensoriais, expressivas e corporais que desenvolvam a mobilidade, a individualidade e a expressividade da criança;  proporcionar a imersão transversal das crianças nas diversas linguagens: gestual, verbal, plástica, dramática, musical etc.; inserir os infantes nas diversas modalidades narrativas, através de diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; expor os pequenos à vivência com categorias quantitativas e lógicas, para incremento do raciocínio matemático; despertar nos discentes a curiosidade, o gosto pela exploração, o encantamento diante de descobertas, o prazer pelo questionamento e a integração progressiva com a natureza e com a sociedade. propiciar experiências de aprendizagem com vistas à autonomia das crianças no que diz respeito a ações de cuidado pessoal, a auto-organização, à saúde e ao bem-estar; viabilizar às crianças a compreensão e a introjeção de variáveis éticas e estéticas mediante interações com indivíduos de cultura, origem e extrato social diferentes, para ampliar seu acervo de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade.

A avaliação e monitoramento na escola serão realizados em parceria com Secretaria Municipal de Educação enfatizando: Frequência escolar, apoio da família e por fim os campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas.  Parâmetros que atestam os processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem da criança.

Portanto, são ações de conhecimentos para crianças, trabalhando o emocional, cognitivo e social promovendo a ampliação de suas experiências, estimulando o seu interesse pelo processo de transformação e pela convivência em sociedade.

5 - PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO DA PARCERIA:

5.1- Receitas:  

Especificação

Valor (R$)

%

Recurso proveniente do FUNDEB

351.760,91

100%

 

6 – QUADROS SÍNTESE

 

6.1. CRIANÇAS ATENDIDAS

NASCIDAS ENTRE

PERÍODO/SÉRIE

N° CRIANÇAS SEGUNDO CRITÉRIO DO CONVÊNIO

 ATÉ 31/03/2021

 

MATERNAL I

-0-

 ATÉ 31/03/2020

 

MATERNAL II

15

 ATÉ 31/03/2019

 

1° PERÍODO – (01 turma)

15

ATÉ 31/03/2018

2° PERÍODO – (01 turma)

20

 

6.2. TURMAS

N° DE Turmas-  03(quatro)

 

6.3. COORDENADOR ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO

HABILITAÇÃO

N°:01- Ezequiel Felipe Pereira

Normal Superior

Licenciatura

N°:02- Jessica Layli Lopes

Normal Superior

Supervisora Escolar

Coordenador Pedagógico: com curso completo em pedagogia ou superior na área da educação.

 

6.4. PROFESSORES

PEB 1...............................................................................................................................03

Professor eventual...........................................................................................................01

Supervisora......................................................................................................................01

 

6.5. OUTROS FUNCIONARIOS

AUX. DE DOCENCIA.........................................................................................................01

SERVENTE E ZELDORIA.................................................................................................01

CANTINEIRA.....................................................................................................................01

 

 

TOTAL...............................................................................................................................08

 

 

7 – METAS

 

 

  1. Favorecer a integração das crianças no meio escolar: trabalho em grupo, brincadeiras.

 

  1. Despertar o gosto pela arte: desenho, colorir, argila, etc.

 

  1. Criar atitudes e hábitos de higiene e respeito á natureza: higiene bucal, asseio pessoal.

 

  1.  Fornecer as crianças alimentação balanceada.

 

  1. Programar ações que integrem á família com a comunidade educativa: reunião mensal, participação em festas e apresentações.

 

  1. Garantir tempo para a formação de funcionários e voluntários: reunião pedagógica cada quinze dias, participação dos fóruns e cursos promovidos pela SMEEL e encontros de coordenadoras.

 

  1.  Continuar o investimento em área verde.

 

  1. Em tempos de Pandemia aos quais estamos vivendo incentivar os cuidados com distanciamento, higienização das mãos, uso da mascará de proteção etc.

 

 

 

 

 

 

 

Justificativa