Imagem de destaque VÍNCULOS ETERNOS: MÃES E FILHOS - ASSOCIAÇÃO MIGUEL RÊGO ALENCAR

VÍNCULOS ETERNOS: MÃES E FILHOS - ASSOCIAÇÃO MIGUEL RÊGO ALENCAR


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS  CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES-CMDCA

ASSOCIAÇÃO MIGUEL RÊGO ALENCAR

 MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

Doações  referente ao Imposto de Renda

OBJETIVO:

Contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares de crianças e adolescentes em tratamento de saúde no município de Montes Claros/ MG.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Promover Palestras e Reuniões que no momento da acolhida explique a situação de saúde/ doença;
  • Proporcionar apoio psicológico para mães e/ ou acompanhantes através de rodas de conversas;
  • Encaminhar os usuários a benefícios e serviços socioassistenciais a rede de Proteção Social de Assistência social e de Saúde;
  • Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território e região, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;

METAS

- Acolhida diária (mães e/ou acompanhantes e crianças e adolescentes)

- Orientação (mães e/ou acompanhantes e crianças e adolescentes)

- Encaminhamentos (mães e/ou acompanhantes e crianças e adolescentes)

- 01 Reunião de convivência e fortalecimento de vínculos por semana;

- 03 Palestras;

METODODOGIA

O Serviço de Acolhimento é o principal projeto ofertado pela Casa de Apoio que, apesar de estar estruturada tem no seu financiamento a principal limitação uma vez que depende de doações e não tem um financiamento regular.

A Casa de Apoio oferece serviço diário e 24 horas por dia em que profissionais contratados e voluntários prestam seus serviços de acolhimento, reabilitação, convivência social e oficina de artesanato aos usuários atendidos pela instituição.

As mães são atendidas num ambiente confortável e de forma digna e com respeito a sua individualidade por equipe multiprofissional, que realizam semanalmente dinâmicas de grupo com orientação de psicólogos com as mães, espaço para que elas sejam ouvidas e orientadas sobre diversos assuntos e nos casos em que há necessidade são encaminhadas para atendimento psicológico individual.

Assim através das Reuniões de Convivência as mães e/ ou acompanhantes podem se expressar e extravasar toda a tensão recebendo o suporte e apoio pela equipe multidisciplinar que através da escuta orienta as usuárias e nos casos especiais encaminha ou faz um acompanhamento mais individualizado.

O conteúdo é planejado para ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária e através de uma intervenção social planejada que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e no território.

 

As ações possuem caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, proporcionando recursos para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

Dessa forma com as mães e/ ou acompanhantes mais fortalecidas o suporte a Criança e o Adolescente acontece de forma a garantir maior qualidade no acompanhamento de saúde de seus filhos.

Para um melhor acompanhamento há comunicação e interlocução com a rede socioassistencial dos municípios para que crianças e adolescentes e suas famílias tenham seus direitos garantidos.

PÚBLICO ALVO

Atendimento de 100 famílias em um ano .

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

A Casa de Apoio Miguel Rego Alencar atende mães e/ou acompanhantes e crianças e adolescentes que estejam em tratamento de saúde.

A Casa de Apoio apesar de beneficiar crianças e ou adolescentes acolhe principalmente as mães e acompanhantes já que as crianças geralmente estão hospitalizadas, por isso o número de atendimentos em sua maioria apontará as mães e acompanhantes e poucas vezes crianças e adolescentes.

As ações do Projeto são ofertadas na Casa de Apoio Miguel Rêgo Alencar, localizado no Bairro Cândida Câmara próximo ao Hospital Universtário Clemente Faria e atende o público de toda a região Norte Mineira.

FUTURO DO PROJETO

A Casa de Apoio Miguel Rêgo Alencar tendo em vista a importância do Projeto Vínculos Eternos; Mães e Filhos buscará novas parcerias para que o mesmo continue em funcionamento uma vez que o fortalecimento de vínculos familiares é um objetivo permanente a ser alcançado pelos usuários atendidos pela instituição que tem um compromisso de fortalecer continuamente os vínculos familiares.

TERMO DE FOMENTO 83/2019