Imagem de destaque TRILHO DO DESENVOLVIMENTO MEDIANTE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 2-ASSOCIAÇÃO DE RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA PROVIDENCIA DIVINA

TRILHO DO DESENVOLVIMENTO MEDIANTE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 2-ASSOCIAÇÃO DE RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA PROVIDENCIA DIVINA


IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE :

Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina

CNPJ: 22.643.399/0015-67

Telefone (38) 3082-6868

TIPO DE ATENDIMENTO

Promover a formação, aperfeiçoamento e qualificação profissional na área de Informática,Estética facial e corporal e Padaria para 20 adolescentes em cada curso, totalizando 60 alunos, no município de Montes Claros e adjacentes, no contra turno escolar, promovendo o desenvolvimento de habilidades, formação moral e ética. Bem como, apoio à entrada no mercado de trabalho e geração de renda.

PESSOAS BENEFICIADAS:

Serão beneficiados 60 (sessenta) adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos e 11 meses, que estejam cursando ou já tenha cursado o 9º ano em escolas públicas. Provenientes das áreas adjacentes à entidade e bairros periféricos que estão em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

PERÍODO DE EXECUÇÃO

INÍCIO – Outubro  de  2019

TÉRMINO–Abril  2020

DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA, DEVENDO SER DEMONSTRADO O NEXO ENTRE ESSA REALIDADE E AS ATIVIDADES OU PROJETOS E METAS A SEREM ATINGIDAS:

Há 6 (seis) anos o Sistema Divina Providência atua na cidade de Montes Claros, com o objetivo de resgatar a dignidade humana por meio da qualificação profissional. Assim como, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) assegura “A criança e ao adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” este projeto visa, o desenvolvimento do adolescente no aspecto profissional e pessoal.

Concomitante a capacitação técnica, realiza-se palestras de temas relevantes aos conflitos presentes a esta fase do desenvolvimento, como drogas, alimentação, vínculos familiares, princípios morais e éticos. Além disso, os alunos que necessitam, recebem o acolhimento de um profissional da psicologia. Sendo assim, sua formação contribui diretamente com o desenvolvimento integral de adolescentes, colaborando com a melhoria dos indicadores sociais, especialmente aqueles relacionados à baixa qualificação profissional, drogadição, gravidez precoce e evasão escolar.

Sendo assim, essa preparação de adolescentes para o mercado de trabalho é um passo de suma importância para a vida adulta futura. Pois o trabalho garante direito, independência financeira, assim como, contribui com seu processo de independência social e emocional.

Caso isso não ocorra, acarretará em impactos significativos para essa geração cuja faixa etária é crítica no tocante a decisões de cunho profissional (inserção futura e manutenção no mundo do trabalho) e pessoal (consolidação da própria identidade, possibilidade de formação de família), decisões essas que trarão consequências para o resto de suas vidas. Mas como inserir adolescentes nesse contexto cada vez mais acirrado e com a situação brasileira de alto índice de desemprego?

Assim, o presente projeto tem como objetivo ofertar 03(três) cursos, Estética facial e corporal, Informática e Padaria, com duração de 3 meses para 60 adolescentes da cidade de Montes Claros.

DESCRIÇÃO DE METAS A SEREM ATINGIDAS E DE ATIVIDADES OU PROJETOS A SEREM EXECUTADOS:

O Sistema Divina Providência já dispõe de salas próprias para realização das aulas, mas para execução do Projeto será necessário a contratação de prestação de serviço de três instrutores e um monitor, para ministrar as atividades e acompanhar os adolescentes no processo ensino aprendizagem, Além disso, serão necessários 60 uniformes e 60 apostilas para os alunos.

Para tal, serão observadas as seguintes metas durante a execução do Projeto:

  • Educar;
  • Desenvolver a autonomia e capacitar profissionalmente os indivíduos;
  • Priorizar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoal;
  • Prevenir o uso de substâncias psicoativas e atos infracionais de adolescentes na cidade de Montes Claros;
  • Promover a convivência democrática entre os alunos e, estes aprendam a participar e realizar seus projetos de vida a serviço da sociedade;
  • Encaminhar adolescentes atendidos para o mercado de trabalho.

FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES OU DOS PROJETOS E DE CUMPRIMENTO DAS METAS A ELES ATRELADAS:

Serão desenvolvidostrês cursos de qualificação profissional para adolescentes na cidade de Montes Claros. Os cursos oferecidos serão:Estética Facial e Corporal, Informática e Padaria. O período de execução será de julho a dezembro de 2019.

O projeto será desenvolvido com aulas diárias, incluindo palestras e atividades lúdicas que ressaltem temas éticos e morais. O espaço de diálogo ocorre todos os dias. A primeira atividade do dia é o diálogo referente a um tema escolhido por eles ou oportuno para o grupo. Posteriormente, será compartilhado com o aluno conteúdo teórico e prático de acordo com a ementa do curso, contando com o auxílio da apostila e de seu instrutor.

Serão realizadas palestras, eventualmente,com a participação de um convidado que atue como palestrante, autoridade ou empresário da cidade de Montes Claros. No final do curso, caso tenha aproveitamento superior a 60% e frequência de no mínimo 70% será encaminhado para empresas parceiras. A avaliação do atendido é realizada diariamente com nota de 0 a 10 e envolve comportamento e participação, além de atividades avaliativas.

 

DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS A SEREM UTILIZADOS PARA A AFERIÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS:

Os cumprimentos das metas serão aferidos por meio de caixas de Sugestões. Discussões coletivas durante as atividades; Eventos que promovam a integração entre a unidade e comunidade e que os mesmos tenham a abertura para que sugestões e críticas sejam abordadas.

Avaliações por meio de questionário realizado por todos os integrantes da associação.As atividades serão acompanhadas e avaliadas de modo contínuo e processual, de forma a permitir que as metas sejam cumpridas e que o trabalho seja realizado de forma satisfatória e com qualidade.

Além disso, os educadores farão registros fotográficos, coleta de depoimentos e preencherão lista de presença, com o objetivo de avaliar e monitorar todas as ações planejadas e executadas; o que permitirá mensurar o impacto social, alcance de metas e objetivos que foram traçados.

  1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (Meta, Etapa ou Fase):

 3.1 METAS A SEREM EXECUTADAS:

1 - META

 2 - ETAPA

      FASE

3-ESPECIFICAÇÃO

        4- INDICADOR FÍSICO

       5-DURAÇÃO

 

 

 

 

6 - UNIDADE

 

7 - QUANTIDADE

 

8-INÍCIO

 

9 -TÉRMINO

Oferecer uniformes aos alunos do curso.

 

Oferecer apostilas aos alunos do curso.

 

Formar 60 alunos no Curso de Estética facial e corporal, Informática e Padaria no período de abril a agosto de 2019.

 

01

Oferecer uniformes da instituição a cada aluno

Unidade

60 uniformes

Outubro   de 2019

Abril  de 2020

02

Oferecer apostilas a cada aluno

Unidade

60 apostilas

03

 

Contratação do Instrutor de Estética Facial e Corporal

 

 

 

RH

01

04

Contratação do Instrutor de Informática

 

RH

01

05

Contratação do Instrutor de Padaria

RH

01

06

Contratação de Monitor

RH

01