PLANO DE TRABALHO
1. DADOS CADASTRAIS:
NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
CNPJ: 22.679.435/0001-47
ENDEREÇO: Rua São Carlos, 40, Todos Os Santos
MUNICÍPIO: Montes Claros UF:MG CEP: 39.400-118
E-MAIL: lar@larnossasenhora.org.br TELEFONE: 3221.2258/3213.9215
N
2. IDENTIFICAÇÃO: (X) PROJETO OU ( ) ATIVIDADE
Transformar através de um ambiente alimentar seguro.
Aproximadamente 90 crianças, adolescentes e famílias de forma direta.
2.4 - PRAZO DE EXECUÇÃO: 04 Meses
3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA
O Lar Nossa Senhora é referência na cidade de Montes Claros pelos seus 71 anos de atuação na oferta de serviços, programas e projetos de modo contínuo para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social residentes em bairros periféricos (bairros: Vila Oliveira, Vila Mauricéia e Panorama II, e Santos Reis.). A Missão é promover serviços, programas e projetos no âmbito da assistência social visando à transformação social e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e famílias, emancipando-as no resgate a cidadania com responsabilidade e excelência. As ações sociais desenvolvidas na instituição visam garantir os direitos da criança e do adolescente conforme a lei 8069/90 e a proposta do Plano Nacional destinado à promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.
O Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro oferta de modo contínuo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 05 a 11 anos, e para adolescentes de 12 a 17 anos. Para essas crianças e adolescentes são desenvolvidas diversas oficinas e atividades com o objetivo de promover a convivência, as conversações e os fazeres. Esses encontros são espaços para: escutar e ser escutado; valorizar o outro; construir projetos e vida; admirar as diferenças; reconhecer limites e possibilidades; aprender e ensinar de igual para igual; reconhecer e nomear emoções; exercitar escolhas; dialogar para resolver conflitos, etc. Para o alcance desses objetivos, através de metodologias que despertam o interesse e envolvimento, são desenvolvidas oficinas de: Judô, Balé, Artes Plásticas, Apoio Pedagógico (Leitura, Inglês e Informática). As atividades são ofertadas de forma planejada, considerando especificidades relacionadas aos ciclos de vida das crianças e adolescentes. Na certeza de que o sucesso do trabalho socioassistencial desenvolvido para crianças e adolescentes está atrelado a dinâmica do contexto social no qual eles estão inseridos, o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também desenvolve o Programa de Acompanhamento Familiar - PAF de modo a evidenciar a centralidade a efetividade da família, como núcleo social fundamental para todas as ações e serviços de Assistência Social. Nessa proposta, as famílias são acompanhadas pela equipe interdisciplinar da organização por meio de um plano de acompanhamento familiar estruturado a partir das fragilidades e potencialidades de cada grupo familiar. Ainda nessa proposta de atendimento às famílias, através de parcerias estabelecidas, bem como, demais doações recebidas pelo Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, recebem periodicamente, cestas básicas, vestuários, materiais escolares e utensílios domésticos; mediante a avaliação técnica, considerando as especificidades de cada família.
Para a efetivação do Plano de Trabalho “Transformar através de um ambiente alimentar seguro” será necessário realizar aquisições de equipamentos e utensílios para melhorar a qualidade de atendimento na alimentação das crianças e adolescentes, zelando por um ambiente mais seguro e adequado. Semanalmente atendemos crianças e adolescentes nas oficinas, no intervalo servimos uma alimentação (lanche) para os assistidos. Nos eventos, palestras, dinâmicas e comemorações temos os momentos de partilha com alimentos. Além dos alimentos que são distribuídos semanalmente às famílias cadastradas no Programa de Acompanhamento familiar, faz-se necessário a adequação do espaço da cozinha com geladeiras, freezers, panela de pressão e escorredor de alimentos para melhorar a oferta do serviço prestado às crianças, adolescentes e suas famílias.
4. JUSTIFICATIVA
O presente plano de trabalho visa oportunizar a aquisição de equipamentos e utensílios para adequar o ambiente da cozinha, oferecendo um ambiente adequado e de qualidade para os usuários atendidos diariamente. O Plano de Trabalho “Transformar através de um ambiente alimentar seguro” propõe melhorar os equipamentos da cozinha para que as crianças e adolescentes recebam a alimentação diária de qualidade. O Lar Nossa Senhora possui geladeiras industriais e freezers mais antigos, danificados e pequenos para suprir a demanda de atendimento do Lar, necessitando adquirir novos equipamentos para armazenar de forma correta os produtos adquiridos para alimentação diária das crianças e adolescentes. A panela de pressão e o escorredor de arroz e macarrão não são suficientes para atender a demanda de beneficiários que o Lar possui. Além do lanche ofertado para as crianças e adolescentes diariamente, a organização social através do Programa de Acompanhamento Familiar recebe diversas doações de parceiros, tais como alimentos perecíveis, hortifrúti e outros que necessitam de manuseio e refrigeração adequados. Com a compra destes equipamentos e utensílios o Lar visa garantir a segurança alimentar, boa conservação e manuseio dos alimentos.
Neste sentido, com o intuito de melhorar o atendimento aos beneficiários, este plano de trabalho pretende realizar a compra de 02 Geladeiras Comerciais, 01 Freezer Horizontal, para substituição dos antigos e danificados, assegurar um alimento armazenado de forma adequada e segura. Além da aquisição de utensílios, no caso, 01 Panela de Pressão Profissional e 01 Escorredor Industrial, para complementar os itens da cozinha e para assegurar atendimento diário aos beneficiários. O Lar pretende transformar o espaço da cozinha em um ambiente mais seguro impactando a forma de oferecer aos seus beneficiários um alimento mais bem conservado e com preparação adequada.
O Serviço, os programas e projetos ofertados pelo Lar contempla tanto a assistir e recepcionar seus beneficiários que chegam de forma espontânea, bem como fazer buscativa nas escolas, na comunidade dos bairros adjacentes à organização social. Também recebe crianças e adolescentes por encaminhamentos de abrigos, dessa forma o Lar necessita fazer constantes reformas, compras, aquisição de materiais, equipamentos, eletrodomésticos e utensílios para auxiliar na cozinha e em outros espaços.
5. OBJETIVO GERAL
Favorecer o oferecimento de uma alimentação de qualidade e a conservação adequada e segura de gêneros alimentícios, melhorando o manuseio e preparo dos lanches servidos às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Instituição.
6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Objetivo Específico 1: Ofertar produtos de qualidade e com boa refrigeração, oportunizando alimentação saudável para as crianças e adolescentes assistidas pelas oficinas socoassistenciais. |
||||
METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01
Efetuar a compra de 02 Geladeiras Comerciais e 01 Freezer para estruturação da cozinha.
|
- Cotação de preços para aquisição dos equipamentos; - Aquisição de equipamentos; - Instalação e utilização dos equipamentos - Organização, acondicionamento dos alimentos para atender as crianças e adolescentes assistidas nas oficinas socioassistenciais.
|
- Quantidades de itens adquiridos para atender as crianças e adolescentes; - Quantidades de crianças e adolescentes atendidas.
|
- Nota fiscal; - Registros fotográficos; - Lista de presença dos assistidos. |
Mês 01 a 04 |
Resultados Esperados: Garantir o oferecimento de uma alimentação balanceada e de qualidade às crianças e adolescentes atendidos e suas famílias, oferecendo uma estrutura adequada para o acondicionamento dos alimentos utilizados no preparo das refeições e lanches servidos na instituição. |
Objetivo Específico 2: Ofertar materiais adequados para produção de alimentos de qualidade, oportunizando alimentação saudável para as crianças e adolescentes assistidas com oficinas socoassistenciais. |
||||
METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 Efetuar a compra de 01 Panela de Pressão e 01 Escorredor Industrial para o bom preparo e manuseio de alimentos na cozinha.
|
- Cotação de preços para aquisição dos utensílios; - Aquisição de utensílios; - Utilização dos utensílios para o preparo, manuseio e oferta de alimentos para atender as crianças e adolescentes assistidas nas oficinas socioassistenciais.
|
- Quantidades de itens adquiridos para atender as crianças e adolescentes; - Quantidades de crianças e adolescentes atendidas.
|
- Nota fiscal; - Registros fotográficos; - Lista de presença dos assistidos. |
Mês 01 a 04 |
Resultados Esperados: Oferecer alimentos com preparo adequado e de qualidade, oportunizando alimentação saudável para crianças, adolescentes e suas famílias.
|
7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES
A fim de cumprir as metas estabelecidas no item 6, será realizado os orçamentos, aquisição/compras, instalação e utilização dos produtos descritos no Plano de Trabalho para o favorecimento das atividades realizadas nas oficinas socioassistencias.
Sobre a forma de execução das ações previstas neste plano de ação: o plano contempla quatro etapas, sendo:
Etapa 01- Orçamento: realizou-se orçamentos dos equipamentos e utensílios prezando pelo melhor preço e qualidade para assegurar produtos com custo benefício adequados para organizar a cozinha que oferta alimentação para crianças e adolescentes.
Etapa 02 - Compra dos equipamentos e utensílios: serão feitos pelo setor administrativo do Lar, seguindo as normas do Conanda.
Etapa 03 - Utilização: Já concluído a compra os referidos itens serão direcionados para o ambiente da cozinha para organização, armazenamento, preparo e conservação dos alimentos para as crianças, adolescentes e suas famílias.
Etapa 04 - Avaliação e prestação de contas: será realizada em tempo hábil pela equipe técnica administrativa do Lar.
Cabe salientar que a utilização dos equipamentos e utensílios serão realizados por profissionais capacitados e monitorados pela equipe técnica da organização social, a fim de garantir a boa utilização e conservação dos bens adquiridos com os recursos do FIA. Os benefícios e resultados serão contínuos e de longo prazo vislumbrando transformar através de um ambiente alimentar seguro com atendimentos para as crianças, adolescentes e suas famílias de forma direta e indireta.
8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA
8.1 - Receitas:
Especificação |
Valor (R$) |
% |
[1]Valor total do recurso (bruto) |
R$ 21.454,00 |
|
Valor da proposta |
R$ 17.163,20 |
|
Valor retido no fundo específico |
R$ 4. 290,80
|
|
Contrapartida voluntária financeira (caso houver) |
R$ 0,00 |
|
8.2 - Detalhamento das despesas:
PROPOSTA - DETALHAMENTO DAS DESPESAS (Planilha de Itens) |
|||||
ITEM |
DESCRIÇÃO |
UND |
QTE |
VALOR UNITÁRIO (R$) |
SUBTOTAL (R$) |
01 |
Geladeira Comercial Resfriados 6 portas Inox 220V |
1.152 L |
02 |
7.194,60 |
14.389,20 |
02 |
Freezer Horizontal |
314 L |
01 |
2.249,10 |
2.249,10 |
03 |
Panela de Pressão Profissional Alumínio |
24 L |
01 |
386,91 |
386,91 |
04 |
Escorredor Industrial P/ Arroz e Macarrão |
21 L |
01 |
137,99 |
137,99 |
|
TOTAL |
|
05 |
9.968,60 |
17.163,20 |
09 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO
Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
Parcela Única |
R$ 17.163,20 |
Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
Parcela Única |
R$0,00 |
10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE
As ações previstas neste Plano de Trabalho “Transformar através de um ambiente alimentar seguro” são essenciais para manter o atendimento nos serviços, programas e projetos oferecidos pelo Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com qualidade e segurança para as crianças, adolescentes e suas famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Ao término do plano de trabalho, o Lar pretende dar continuidade aos serviços por meio de outras fontes de recursos, com a realização de eventos pontuais como barraquinhas, feijoadas, bem como doações de empresas privadas e pessoas físicas.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024