CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA
FUNDAÇÃO CLARICE ALBUQUERQUE
MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS
|
Ainda dá tempo de você destinar parte do seu imposto
|
OBJETIVOS
Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades artísticas, a inclusão social, a auto estima, a melhoria da qualidade de vida, a redução da vulnerabilidade social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários das crianças e adolescentes deficientes intelectuais e múltiplos assistidos pela Fundação Clarice Albuquerque.
PESSOAS BENEFICIADAS:
. QUANTIDADE – 160
. DESCRIÇÃO – Crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla e todo núcleo familiar, que são assistidos pela Fundação Clarice Albuquerque.
DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA
A Fundação Clarice Albuquerque, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo, defesa de direitos, prevenção e orientação às pessoas deficientes e seus familiares, visando à melhoria de sua qualidade de vida, o fortalecimento dos vínculos, a sua integração a comunidade e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Atualmente a Fundação Clarice Albuquerque é habilitada no serviço de proteção social especial de média complexidade e é mantenedora da Escola Vovó Clarice e do Centro Dia Madre Teresa de Calcutá.
Situada em Montes Claros, ao norte de Minas Gerais, na região do polígono das secas, com a sua população estimada pelo IBGE em 2017 de 402.027 habitantes, onde não existe nada de registro no sentido quantitativo de pessoas com deficiências no município. Porém as estatísticas da ONU, nos adverte que 15% da população mundial são pessoas com deficiências, assim, estima-se que no município de Montes Claros há no mínimo 60.304,05 pessoas que possuem com algum tipo de deficiência. Destes, grande parte são deficientes que vivem em situação de risco e de vulnerabilidade social e que precisam de oportunidades para o seu desenvolvimento e o acesso a todos os recursos da sociedade, bem como, para resgatar o respeito humano e a sua dignidade. Sabe-se que, a desinformação das famílias em situação de vulnerabilidade social, agregada a alimentação precária das crianças e gestantes, falta de iniciativa para acessos aos serviços básicos de saúde, de higiene e outros, são causadores de um elevado número de pessoas com deficiências.
Nesse contexto territorial, a Fundação Clarice Albuquerque vem atuando. Situada à Rua Tungstênio, nº 306, no bairro de Lourdes, atendendo pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, oriundas de diversas regiões urbanas e rurais do Município.
Em 2015, ano em que a Escola Vovó Clarice completou 30 anos de fundação, a entidade foi beneficiada com recursos financeiros oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), com o qual implantou o Projeto “Oficinas Pedagógicas e Sócio Educativas”. O projeto alcançou resultados bastante significativos diante dos objetivos propostos.
Através das oficinas, criou-se uma banda de música com alunos da Escola Vovó Clarice, denominado Meninos da Vovó, e um grupo de balé. Proporcionou ainda, a confecção de vários produtos artesanais através do desenvolvimento das aptidões dos alunos.
Todo este trabalho foi apresentado à sociedade através de eventos dentro da escola, bem como, em outras instituições. Proporcionando o melhor desempenho dos alunos na Escola, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Desta forma, através deste Plano de Trabalho pretende-se reestruturar com recursos humanos e materiais essas Oficinas Pedagógicas e Sócio Educativas, uma vez que, foi uma experiência de grande valia para as crianças, adolescentes e familiares contemplados naquele período.
METAS
- Adquirir os materiais necessários para a realização das atividades nas oficinas sócio educativas de artes plásticas, artes musicais e artes cênicas (dança e teatro), de segunda a sexta-feira, no período das 13h às 17h na sede da Fundação Clarice Albuquerque, para 160 pessoas com deficiências e seus familiares, durante 08 (oito) meses.
- Custear o salário e encargos sociais de 01 (um) oficineiro de artes plásticas, 01 (um) oficineiro de artes cênicas e 01 (um) monitor de oficinas.
FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
As Oficinas Pedagógicas e Sócio Educativas acontecerão de segunda a sexta-feira, do período das 13h às 17h, na sede da Fundação Clarice Albuquerque, sendo realizadas no contra turno das aulas escolares
A execução de cada oficina será realizada por um instrutor, que acompanhará e orientará os atendidos para que ocorra a participação e interação de todos. A carga horária das oficinas será de 20 horas semanais, sendo disponibilizadas 02 horas para cada assistido em cada oficina. Assim, o mesmo, poderá participar das duas oficinas e não apenas uma, pois não serão realizadas de forma concomitantes
O Projeto será implementado em continuidade ao Projeto Oficinas Pedagógico e sócio Educativas, o qual a entidade foi beneficiada para implantação com recursos financeiros do FIA no ano de 2015.
Serão oferecidos na sede da Fundação Clarice Albuquerque, durante a execução do projeto, oficinas de artes plásticas, musicais e cênicas.
As artes plásticas terão o objetivo de desenvolver o potencial criativo, despertar habilidades e talentos. Serão as seguintes atividades: pintura em tecido, artesanato em MDF e com material reciclado.
As artes musicais proporcionarão o conhecimento musical e despertarão o gosto pela música, visando o aperfeiçoamento auditivo, coordenação motora, ritmo, memorização, socialização, autoestima, etc. Desta forma a banda de música “Meninos da Vovó”, com instrumentos de percussão já formada por alguns assistidos, conseguirá se aperfeiçoar, e será possível ampliar o número de participantes com aptidões musicais.
Nas artes cênicas será realizado curso de dança e teatro visando desenvolver as habilidades dos alunos e buscando apresentação de números artísticos e inclusão dos mesmos em eventos da nossa cidade.
Serão contratados dois professores para ministrar as oficinas, sendo um para oficina de artes musicais e cênicas e outro para oficina de música.
Para auxiliar este professor e devido nosso trabalho ser com crianças e adolescentes com deficiência, contrataremos um monitor que acompanhará as atividades das oficinas, dando apoio aos professores e auxiliando na parte administrativa.
Com a estrutura física já preparada, a Fundação Clarice Albuquerque, através da sua equipe administrativa implantará este projeto e realizar as ações necessárias.
Com a execução do presente projeto pretende alcançar os seguintes resultados:
Interação dos alunos da Escola Vovó Clarice com outras crianças e adolescentes;
Articulação e parcerias com entidades locais;
Ampliação da área de abrangência e número de crianças e adolescentes beneficiados com o Projeto Reestruturação das Oficinas Pedagógicas e Sócio-educativas;
Diminuição dos níveis de evasão escolar;
Desenvolvimento de habilidades das pessoas com deficiência, a fim de contribuir futuramente na inserção do mercado de trabalho;
Promoção da dignidade e cidadania;
Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
Resgate da auto-estima e autonomia de crianças e adolescentes;
Fortalecimento da rede Sócio-assistencial na comunidade;
Fortalecimento de articulações locais de combate a violência sexual;
Fortalecimento e articulação entre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos a crianças e adolescentes;
A Fundação Clarice Albuquerque é quem administrará o projeto proposto, monitorando as ações e a aplicação dos recursos conforme o edital do Projeto Voluntários BB/FIA/FUNIDOSO 2017, realizando o planejamento e o controle financeiro, também coordenando as atividades e avaliando o projeto em execução, por meio de relatórios, observações e análises.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024