Imagem de destaque SERVIÇOS DE PROTEÇÃO ESPECIAL DA VOVÓ CLARICE - FUNDAÇÃO CLARICE ALBUQUERQUE

SERVIÇOS DE PROTEÇÃO ESPECIAL DA VOVÓ CLARICE - FUNDAÇÃO CLARICE ALBUQUERQUE


 

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA

FUNDAÇÃO CLARISSE ALBUQUERQUE

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

      

IMPOSTO SOLIDÁRIO

Ainda dá tempo de você destinar parte do seu imposto

 

 

OBJETIVO:

  • Promover e estimular o desenvolvimento de programas de prevenção da deficiência, de promoção, de proteção, de inclusão, de defesa e de garantia de direitos da pessoa com deficiência, de apoio e orientação à sua família e à comunidade, participação em oficinas socioeducativas à 172 crianças e adolescentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos;
  • Possibilitar a ampliação do universo artístico e cultural das pessoas com deficiência, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos;
  • Complementar as programações culturais, de lazer, esporte e ocupacionais, envolvendo familiares e comunidade de acordo com desejos interesses e vivencias.
  • Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida ;
  • Promover acessos a benefícios, programas de transferências de renda, serviços socioassistenciais, das demais políticas publicas setoriais e do sistema de garantia de direitos;
  • Prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais, assegurando o direito à convivência familiar, comunitária e superação das situações violadoras de direitos (ocorrência de violência física ou psicológica, abuso sexual, abandono, rompimento ou fragilização de vínculos).

 PÚBLICO ALVO

  • 172 crianças e adolescentes.

 METAS

Atendimento psicossocial.

Realização do atendimento acolhida e escuta, informação, diagnóstico socioeconômico, comunicação e ações que fortifique a defesa de direitos

Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; articulação da rede de serviços socioassistenciais;

Desenvolvimento das oficinas temáticas/socioeducativas:

Oportunizar o acesso aos programas e serviços socioassistenciais, a também atividades de convívio que visa exercer a cidadania, desenvolvimentos de habilidades, através da integração dos mesmos na vida comunitária, na melhoria da qualidade de vida e efetivamente o exercício da cidadania.

METODODOGIA

O projeto será executado de forma planejada, contínua e sistemática de acordo, nas dependências da Instituição. A equipe interdisciplinar deverá utilizar recursos que visem estimular a participação das famílias, promovendo reflexões e debates sobre demandas e conflitos da vida cotidiana visando o fortalecimento de vínculos e maior conhecimento para a concretização da garantia de direitos.

Será realizada oficinas temáticas com vistas à ocupação desses usuários e minimização das situações de risco e/ou vulnerabilidade social (violência doméstica, aliciamento no tráfico, uso e abuso de drogas licitas e ilícitas,  através de um espaço de convivência de forma a proporcionar atendimento em interface com as políticas setoriais, promovendo autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência .

Desta forma serão utilizadas as seguintes estratégias:

  • As oficinas temáticas acontecerão mensalmente e serão abordados temas como: direito da pessoa com deficiência, o papel da família para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, recursos da comunidade, convivência familiar e comunitária.
  • Semanalmente serão ofertadas : Oficina de artes; Oficina de leitura e contação de história; -Oficina de música e dança; oficina de esportes, recreação e lazer;
  • Espaço de convivência de forma a proporcionar atendimento em interface com as políticas setoriais, promovendo autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência ;
  • Os atendimentos sociofamiliar e psicossocial acontecerão na instituição realizados por assistente social e psicóloga.
  • A família que necessitar acessar benefício eventual será encaminhada para o CRAS quando a instituição não tiver condições de atendê-la.
  • Todo encaminhamento realizado será acompanhado até a efetivação (referencia/ contra referencia) garantindo o direito ao acesso a serviços da rede socioassistenciais e demais políticas públicas.

O serviço acontecerá em período integral ou meio período de acordo com a necessidade do caso, ou ainda em dias alternados.

Os grupos serão realizados de acordo com a faixa etária, etapas do desenvolvimento e necessidade de apoio dos usuários e familiares, de segunda às sextas feiras com atividades socioeducativas, em complementação escolar, com vistas à ocupação desses usuários e minimização das situações de risco e/ou vulnerabilidade social (violência doméstica, aliciamento no tráfico, uso e abuso de drogas licitas e ilícitas, falta de cuidados adequados por parte do cuidador e abuso sexual.

 FUTURO DO PROJETO

E de suma importância que esse projeto proporcione o desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes com deficiência, visando à melhoria da qualidade de vida dos atendidos e seus familiares, permitindo o acesso aos serviços das políticas públicas setoriais.

Espera-se com esse projeto está atingindo os beneficiários da lei Orgânica de Assistência Social – LOAS – através das políticas sociais básicas, das oportunidades de acesso aos serviços assistenciais e programas, e também atividades de convívio que visa exercer a cidadania, desenvolvimentos de habilidades, através da integração dos mesmos na vida comunitária, na melhoria da qualidade de vida e efetivamente o exercício da cidadania.

Para um melhor êxito do projeto será considerando principalmente a responsabilidade de cada profissional, os aspectos positivos e negativos e na busca constante para o aprimoramento do trabalho desenvolvido,.

Verificando também a metodologia aplicada e seus efeitos na evolução do usuário serão realizados através de reunião interdisciplinar sistêmica semanalmente, objetivando a analise da qualidade dos serviços ofertados.

Será realizado semestralmente a avaliação do Plano tendo como subsidio os relatórios semestrais, contendo os resultados/impactos produzidos quantitativamente como qualitativamente, elaboração do plano de metas e monitoramento dos serviços através de pesquisas com os usuários, familiares ou responsáveis.

E assim almeja-se a continuidade desse projeto, pois beneficiará de forma direta e indireta as crianças e adolescentes, permitindo o acessos aos direitos socioassistenciais;

TERMO DE FOMENTO 37/2018