Imagem de destaque SEGURANÇA PARA CRIANÇAS - CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA

SEGURANÇA PARA CRIANÇAS - CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA

CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

 

      

IMPOSTO SOLIDÁRIO

Ainda dá tempo de você destinar parte do seu imposto

 

OBJETIVO:

Proporcionar segurança para crianças atendidas pela entidade com  adequação do espaço no atendimento às normas técnicas de segurança contra incêndio.

 

PÚBLICO ALVO

QUANTIDADE – 234

DESCRIÇÃO – Crianças de 03 a 14 anos

O projeto atenderá a crianças, adolescentes e familiares, totalizando 234 beneficiários e será  desenvolvido nas instalações da Casa da Juventude São Luiz Gonzaga. 

 

METAS

Proporcionar segurança para crianças atendidas pela entidade com  adequação do espaço no atendimento às normas técnicas de segurança contra incêndio.

 

RESULTADOS ESPERADOS

 Adequar a 100% das instalações da Entidade as normas técnicas de segurança contra incêndio, proporcionando maior segurança para crianças.

 

DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA

A Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, instituição beneficente, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1970 pelo seu idealizador Padre Henrique Munaiz Puig com a missão de “formular e executar programas ou projetos voltados para a área de Assistência Social e Educacional, prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos sociais, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais.

A entidade tem sua sede principal no bairro Cintra e um anexo no bairro Carmelo, região que abrange o grande Independência.  Desenvolve diversas ações para comunidade de  formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais; Atende atualmente 84 crianças de 03 a 05 anos com a Escola Infantil,  Telecentro (Programa de Inclusão Digital), atendimento com a  Biblioteca Comunitária, cursos de capacitação para a comunidade;  Trabalho com o  EJA (Educação de Jovens e Adultos) com Ensino Fundamental completo que atende a 90 pessoas a partir de 15 anos de idade  no Colégio São Luiz Gonzaga; O Projeto “Resgate pelo Esporte” que atende a 40 crianças de 09 a 14 anos com atividades esportivas e valores cidadãos;  atende a  97 crianças de 06 a 10 anos com Ensino Fundamental na unidade do Bairro Carmelo com o Centro Educacional Apóstolo Santiago, o Maior, única escola do bairro cujos atendimentos se caracterizam pela gratuidade; e o Grupo de Apoio Nossa Senhora das Mercês Fundado em 1991, esse grupo configura-se como um serviço de apoio a usuários e ex-usuários de drogas e os seus familiares.” conta com apoio de voluntários que fazem seminários, conferências de políticas sobre drogas, com representação no COMAD (Conselho Municipal Antidrogas),

A Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, instituição beneficente, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1970 pelo seu idealizador Padre Henrique Munaiz Puig com a missão de “formular e executar programas ou projetos voltados para a área de Assistência Social e Educacional, prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos sociais, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais.

A entidade tem sua sede principal no bairro Cintra e um anexo no bairro Carmelo, região que abrange o grande Independência.  Desenvolve diversas ações para comunidade de  formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais; Atende atualmente 84 crianças de 03 a 05 anos com a Escola Infantil,  Telecentro (Programa de Inclusão Digital), atendimento com a  Biblioteca Comunitária, cursos de capacitação para a comunidade;  Trabalho com o  EJA (Educação de Jovens e Adultos) com Ensino Fundamental completo que atende a 90 pessoas a partir de 15 anos de idade  no Colégio São Luiz Gonzaga; O Projeto “Resgate pelo Esporte” que atende a 40 crianças de 09 a 14 anos com atividades esportivas e valores cidadãos;  atende a  97 crianças de 06 a 10 anos com Ensino Fundamental na unidade do Bairro Carmelo com o Centro Educacional Apóstolo Santiago, o Maior, única escola do bairro cujos atendimentos se caracterizam pela gratuidade; e o  Grupo de Apoio Nossa Senhora das Mercês. Fundado em 1991, esse grupo configura-se como um serviço de apoio a usuários e ex-usuários de drogas e os seus familiares.” conta com apoio de voluntários que fazem seminários, conferências de políticas sobre drogas, com representação no COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), desenvolvendo palestras sobre prevenção, orientação e fortalecimento das famílias.

Neste contexto, desenvolvemos o Projeto “Segurança para crianças”  que visa estruturar a Casa da Juventude São Luiz Gonzaga nos moldes físico, adequando as normas técnicas do Corpo de Bombeiros de prevenção de incêndio proporcionando melhor segurança às crianças atendidas pela Entidade.

O intuito da Casa da Juventude é o de aproveitar toda sua estrutura para oferecer às comunidades, que integram a região, oportunidade para formação educacional, humana e profissional.

 

FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES OU DOS PROJETOS E DE CUMPRIMENTO DAS METAS A ELES ATRELADAS:

O Projeto proposto se estenderá durante 04(quatro ) meses visando implementar a ações de segurança nas instalações da entidade para crianças. Abaixo estão descritas ações que serão desenvolvidas durante o projeto. O projeto será executado conforme as normas técnicas do projeto de prevenção a incêndio e ao pânico estabelecidos pelo  Corpo de Bombeiros com as seguintes medidas  preventivas de  segurança;

1- Troca de aberturas das portas para rotas de fuga abrindo no sentido do fluxo, facilitando o escoamento das pessoas em caso de emergência.

2- Confecção e instalação de porta 1,65 x 2,10 conforme normas padrão de segurança.

3- Confecção e instalação de  Escada modelo “L”  com guarda corpo, corrimão tubular de segurança conforme padrões exigidos de segurança.

Portanto, o projeto “Segurança para Crianças”  de  prevenção a incêndio e ao pânico é extrema importância, pois vem a evitar  tragédias ocorridas recentemente no país e na nossa região.

 

DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS A SEREM UTILIZADOS PARA A AFERIÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS:

Para que a meta estabelecida no projeto de “Proporcionar segurança para crianças atendidas pela entidade com  adequação do espaço no atendimento às normas técnicas de segurança contra incêndio” seja cumprida, ele terá um acompanhamento de um Engenheiro especializado em Prevenção de Incêndio e Pânico, recursos humanos bem treinados para execução das obras necessárias do Projeto e por fim o aval final da autoridade máxima de vistoria das instalações exercido pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

TERMO DE FOMENTO 43/2018