Imagem de destaque RITMO E EQUILÍBRIO - PROJETO DE APOIO À CRIANÇA - PAC

RITMO E EQUILÍBRIO - PROJETO DE APOIO À CRIANÇA - PAC


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA

PROJETO DE APOIO À CRIANÇA - PAC

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

      

IMPOSTO SOLIDÁRIO 

Ainda dá tempo de você destinar parte do seu imposto

 

OBJETIVO GERAL

Promover através da dança, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.  A dança possibilita o aprimoramento cognitivo, emocional, social e psicomotor, visando uma aprendizagem integradora e ainda, enfatizando a arte como produto social que contribui para a constituição da proposta de crescimento e desenvolvimento das crianças/adolescentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover inclusão cultural e social das crianças inseridas neste projeto;
  • Promover a resiliência social de crianças e adolescentes;
  • Melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes envolvidos;

 

PESSOAS BENEFICIADAS:

O Projeto Ritmo e Equilíbrio têm foco em crianças adolescentes, contudo as famílias também serão beneficiadas, uma vez que estarão envolvidas na discussão dos temas transversais que o projeto desenvolverá.

  • QUANTIDADE: Serão atendidas diretamente 120 crianças
  • DESCRIÇÃO: O Perfil das crianças atendidas são meninos e meninas que vivem

no risco social, e em  situação de pobreza. É importante que esteja no cadastro da instituição, matriculados, e que as mães possuam o Número de Identificação Social.  (NIS).

 

DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA

 Nos últimos anos o quadro social da região nordeste de montes claros, onde o Projeto de Apoio a Criança está situado, mudou consideravelmente, houve um aumento populacional em cerca de 10 mil habitantes, com isso mais problemas na educação, na saúde, segurança pública e na assistência social, e consequentemente o aumento na procura por inclusão nas atividades do PAC.

 Para atender solicitação das demandas, a instituição intensificou suas atividades de maneira que possa atender os anseios da população.  O projeto Social Ritmo e Equilíbrio é uma resposta para esses anseios.

Montes Claros é o quarto entroncamento rodoviário do estado, com um grande fluxo de caminhoneiros durante todo o ano. Colocando assim a cidade entre os municípios mineiros com alto índice de prostituição, inclusive com dados alarmantes em relação à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, e trabalho infantil.

 O município tem desenvolvido programas do sistema único da assistência (SUAS), mas ainda não atende à demanda da região nordeste de Montes Claros, e infelizmente crianças e adolescentes, em particular, as crianças cadastradas no Projeto de Apoio à Criança, estão totalmente vulneráveis e expostos à criminalidade, e sofrendo todo tipo de discriminação, violência física, moral e psicológica. Na perspectiva de ampliar resultados positivos na comunidade, e contribuir na efetivação das políticas públicas dos direitos da criança, que o Projeto Social Ritmo e Equilíbrio aqui apresentado, pretende unir assistência social e educação formal e informal para promover o desenvolvimento integral dos beneficiários.

O Projeto será operacionalizado com três eixo importantes:

  1. Resiliência: Proporcionar que crianças e adolescentes tenham capacidade de resistir às situações adversas sem interferir no seu caráter e consequentemente tenham capacidades de fazerem boas escolhas para o seu futuro.
  2.  Proteção/Promoção: Assegurando-lhes prioritariamente ações que estimulem positivamente o seu desenvolvimento, oferecendo segurança e proteção contra qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, conforme preconiza a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  3. Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários: Para garantir que as crianças vivam em segurança e que tanto as famílias como a comunidade sejam os primeiros vetores que venham assegurar os direitos as crianças e adolescentes. 

O presente Projeto além dos objetivos estipulados em sua criação quer também alcançar e influenciar na formação e no desenvolvimento humano de todos os beneficiários, crianças pais e cuidadores para que, num futuro próximo sejam promotores de uma geração que venha assegurar a paz à justiça tendo vidas transformadas e instaurando um mundo melhor para se viver.

METAS

  • Atender num período de ano 120 crianças,promovendo desenvolvimento integral das mesmas.
  • Minimizar o número de ocorrências envolvendo adolescentes;
  • 70 % de pais e cuidadores atendidos e acompanhados;
  • Rede de Proteção atuando em ações concretas na vida das crianças e adolescentes

FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES OU DOS PROJETOS E DE CUMPRIMENTO DAS METAS A ELES ATRELADAS:

O Projeto será operacionalizado a partir dos três eixos: Resiliência, Proteção/Promoção e Fortalecimento de Vinculo. Para tanto as atividades serão desenvolvidas a partir de uma metodologia que venha contribuir para o desenvolvimento dos eixos de forma que desenvolva nas crianças e adolescentes as condições que já possuem, preencha e amplie as condições que não estão completas ou, mesmo, construa as que estão ausentes.

A primeira ação do Projeto será um seminário de capacitação da equipe técnica, educadores, coordenadores, parceiros, entidades locais. Na oportunidade todos conhecerão proposta, objetivos, e os passos para que os resultados sejam alcançados.

Os temas transversais já previamente programados ajudarão na formação pessoal dos beneficiários, assim todas as aulas, antes do ballet propriamente dito, haverá uma roda de conversa sobre o tema do dia. As aulas serão de 60 minutos, divididos com ações lúdicas e culturais.  O projeto acontecerá duas vezes na semana e no contra turno escolar, e para as crianças do CEMEI será no horário das aulas como disciplina complementar.

TERMO DE FOMENTO 52 /2018