NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC):
Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência DivinaCNPJ: 22.643.399/0015-67 ENDEREÇO: Avenida Mestra Fininha, 2409, Morada do Sol
MUNICÍPIO: Montes Claros UF: Minas Gerais CEP: 39403-222E-MAIL: cfpmontesclaros@sistemadivinaprovidencia.org TELEFONE: 38. 3082.6868
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: José Garcia de Aguiar
O público alvo são adolescentes (de 15 a 17 anos e 11 meses), provenientes das áreas adjacentes à entidade e bairros periféricosn sendo eles Ciro dos Anjos, Olga Benário, Maracanã, Alterosa, Chiquinho Guimarães, Conjunto Joaquim Costa, Major Prates, Mangues, Vila Oliveira, Canelas, Vila Campos e outros, que estejam em situação de extrema pobreza, em especial as que se encontram em situação prioritária, definidas na ResoluçãoCIT nº 01/2013:
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Ressignificar: uma via recíproca para (re)construir o viver a vida III
O projeto será realizado prioritariamente com os adolescentes que residem nas áreas adjacentes da instituição.
11 meses.
Desde o ano de 2012 o Sistema Divina Providência atua na cidade de Montes Claros com a qualificação profissional de adolescentes vulneráveis ao risco pessoal, social e/ou econômico. Em 2021, a Instituição abarcou com fervor o Serviço Socioassistencial Tipificado: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo-SCFV, a fim de, promover a Proteção Social Básica de usuário na faixa etária de 15 a 17 anos e 11 meses, desenvolvendo ações socioassistenciais, saúde, lazere cidadania, propiciando conhecimento dos direitos e como acessá-los, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários deste público que vive em situação de vulnerabilidades, decorrente da pobreza, da privação, da ausência de renda, do acesso precário ou nulo aos serviços públicos e/ou fragilização de vínculos afetivo-relacionais e de pertencimento social, subsequente da discriminação etária, étnica, de gênero e/ou de deficiências.
Com esse fim, o projeto intitulado “Ressignificar: uma via recíproca para (re)construir o viver a vida III”, tende a favorecer o resgate de vínculos, através da socialização e convivência comunitária, desenvolvendo capacidades e potencialidades individuais, através de atividades culturais, reflexivas, lúdicas, esportivas e recreativas, agrupando os adolescentes de acordo com o ciclo etário.
Para tanto, diante do exposto, acredita-se ser de suma importância à valorização dos Serviços prestados por meio das parcerias do município com as Organizações da Sociedade Civil, tendo em vista seus pressupostos e os objetivos do próprio Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos. Sendo que, a proposta do plano “Ressignificar: uma via recíproca para (re)construir o viver a vida III” é contribuir para a formação cidadã, para a diminuição do número de adolescentes expostos a situações de risco social, proporcionando um ambiente que permita o desenvolvimento do potencial integrador, visando a valorização da vida e fortalecimento do indivíduo na elaboração de um projeto de vida. Destarte, o presente projeto tem a capacidade para ofertar 80 vagas para usuários na faixa etária de 15 a 17 anos e 11 meses, respeitando o ciclo de vida, provenientes de áreas em situação de pobreza.
Os atendimentos são, em sua maioria, destinados aos bairros periféricos que circundam a instituição. Entre esses bairros, destacam-se Ciro dos Anjos, Olga Benário, Maracanã, Alterosa, Chiquinho Guimarães, Conjunto Joaquim Costa, Major Prates, Mangues, Vila Oliveira, Canelas, Vila Campos e outros. Ademais, a Instituição entende que, todo processo desenvolvido no âmago do Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos-SCFV é uma oportunidade ímpar.
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Segundo uma pesquisa realizada por Manoel Reinaldo Leite, Mestre em Geografia pela UNIMONTES e IG/UFU. A violência na cidade de Montes Claros/MG cresceu proporcionalmente à população urbana. O intenso crescimento demográfico, impulsionado pela influência econômica da cidade sobre os demais municípios da mesorregião do Norte de Minas, contribuiu para a disseminação do tráfico de drogas. Como resultado, grupos rivais começaram a disputar territórios, resultando em um aumento no número de homicídios tentados e consumados na cidade. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi mapear a distribuição da ocorrência desses crimes e analisar o perfil das vítimas. De acordo com a pesquisa, observa-se que há um maior registro de criminalidade, como homicídios e tráfico de drogas, nos bairros mais pobres da cidade, especialmente onde há áreas de ocupação ilegal, como favelas. Destacam-se como pontos de maior incidência de violência os bairros São Judas, Doutor João Alves, Morrinhos, Maracanã, Major Prates, Independência, Alterosa, Chiquinho Guimarães, Vila Campos, Village do Lago II, Distrito Industrial, Nossa Senhora das Graças e Vila Sion. Os atendimentos são, em sua maioria, destinados aos bairros periféricos que circundam a instituição. Entre esses bairros, destacam-se Ciro dos Anjos, Olga Benário, Maracanã, Alterosa, Chiquinho Guimarães, Conjunto Joaquim Costa, Major Prates, Mangues, Vila Oliveira, Canelas, Vila Campos e outros. Essas áreas periféricas representam uma parte significativa da população atendida pela instituição e refletem a importância do trabalho realizado nesses locais.
Torna-se urgente, diante do contexto, a integração do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Programa de Atenção Especializada a Famílias (PAEF). Essa integração é essencial para garantir um atendimento completo e eficaz aos usuários desses serviços. O SCFV atua como um espaço socioassistencial tipificado, promovendo o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e identidade, conforme preconiza a política de assistência
social. Nesse sentido, as pessoas encaminhadas pelo CRAS que já passaram por atendimento no PAIF/PAEF devem ter acesso facilitado ao SCFV, a fim de receberem o suporte necessário para fortalecer seus vínculos
familiares e comunitários. A articulação entre esses serviços é crucial para proporcionar uma abordagem holística e abrangente, atendendo às necessidades específicas das famílias e promovendo um ambiente acolhedor que favoreça o desenvolvimento pessoal e social dos usuários.
Pressuposto fundamental para a efetividade das ações e serviços, garantindo a matricialidade socio familiar; o desenvolvimento de ações intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia e raça. Razão que, faz-se importante a aplicação desse projeto, principalmente depois do cenário pandêmico que impactou várias áreas da sociedade nos últimos dois anos. Que perfaz, mediante acolhida, roda de conversa com temas relevantes às questões presentes na vivência dos usuários, como: alimentação, autoconhecimento, conhecimento dos direitos e deveres e como acessá-los, vínculos familiares, princípios morais e éticos. Bem como, o acolhimento de um profissional da Psicologia para quem necessita e tiver interesse, Orientação Profissional em grupo/individual, com o intuito de auxiliá-los no processo de elaboração de currículos, preparação para entrevista de emprego, autoconhecimento e outros; Ofertar um espaço, com a troca de experiências e vivências, assim como garantir o acesso à informação, prestar orientações e ofertar os devidos encaminhamentos; Desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; Mobilização para a cidadania e forma de intervenção social planejada por meio de oficinas que crie situações desafiadoras, estimule e oriente os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.
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Ofertar aos usuários na faixa etária de 15 a 17 anos e 11 meses, 80 vagas, visando incentivo à socialização e a convivência comunitária, fortalecimento da relação familiar, bem como o desenvolvimento de habilidades e espaço de convívio, a fim de contribuir para a prevenção e/ou proteção à situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social.
Objetivo Específico 1: Propiciar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, desenvolvendo as relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, estimulando a participação na vida pública do território e a desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; |
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METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Contratação por 11 meses de: 01 Educador social para organização e monitoramento do projeto, 01 Psicólogo para acompanhamento, 01 Oficineiro para as oficinas e 01 Auxiliar administrativo para as rotinas administrativas. |
Processo seletivo para escolha dos profissionais;
Pagamento mensal dos profissionais; |
Número de profissionais do projeto aferido em folhas de pagamento; |
Recibo de pagamento; |
1° mês ao 11° Mês |
Ofertar desenvolvimeno pessoal para 80 usuários na faixa etára de 15 a 17 anos e 11 meses, respeitando sua vivência |
Elaborar 11 palestras, sendo uma a cada mês, visando complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento dos usuários e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; |
Quantidade prevista com quantidade realizada de palestras; |
Relação nominal dos usuários do serviço. Relatório Fotográfico. |
1° mês ao 11° mês |
Estabelecer nas oficinas temas respeitando o plano de atividades, conforme a faixa etária e a vivencia de cada usuário; |
Quantidade de reuniões de planejamento e de realização de oficinas |
Relação nominal dos usuários do serviço. Relatório Fotográfico. |
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Promover ações que garanta o desenvolvimento das relações de efetividade, solidariedade e respeito mútuo, através das oficinas; |
Quantidade prevista de atendimento com quantidade realizada; |
Relação nominal dos usuários do serviço. Relatório Fotográfico. |
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Resultados Esperados: Contribuir para a prevenção e ou redução de ocorrências de riscos sociais e seus agravamentos;Criação de vínculos solidários entre os participantes ; Resgate da autoestima, autonomia e resiliência; Melhoria na qualidade de vida dos beneficiários. |
Objetivo Específico 2: Contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos beneficiários no sistema educacional; |
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METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Ofertar estímulo a permanência no sistema educacional para 80 usuários na faixa etára de 15 a 17 anos e 11 meses, respeitando sua vivência através da realização de palestras e oficinas. |
Promover 48 oficinas que possibilite a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos usuários, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos. |
Quantidade prevista de atendimento com quantidade realizada; |
Relação nominal dos usuários do serviço. Relatório Fotográfico. |
1° mês ao 11° mês |
Resultados Esperados: Contribuir para o estimulo e permanência dos adolescentes no sistema educacional. |
Objetivo Específico 3: Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos conforme a faixa etária e a vivência de cada usuário; |
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METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
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Elaborar 48 encontros que |
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Ofertar formação cidadã para 80 usuários na faixa etára de 15 a 17 anos e 11 meses, respeitando sua vivência, através de palestras e oficinas. |
estimule a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; |
Quantidade prevista de atendimento com quantidade realizada; |
Relação nominal dos usuários do serviço. Relatório fotográfico, lista de presença. |
1° mês ao 11° mês |
Promover o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários, |
Quantidade prevista de atendimento com quantidade realizada; |
Relação nominal dos usuários do serviço. Relatório Fotográfico. |
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através de palestras e |
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encontros com os beneficiários; |
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Resultados Esperados: Contribuir para o desenvolvimento de atitude crítica; desenvolvimento das habilidades e competências para compreensão crítica da realidade social; |
As oficinas serão realizadas em grupos e organizadas a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, conforme o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias. Será propiciada forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.
Para isso serão executadas as ações a seguir:
Planejamento/organização das atividades; Construção de grade/metodologia a ser aplicada em cada atividade com a finalidade de estabelecer metas e objetivos a serem alcançados; Reuniões para avaliação do Serviço quanto à sua qualidade e alcance dos objetivos propostos.; Reuniões para discussão de casos que necessitam
de acompanhamento mais sistemático; Elaboração de relatórios; Realização de Grupos de Convivência, observando-se a faixa etária; Reunião/ Encontro com famílias para discussão de temas de interesse das famílias, visando o fortalecimento de vínculos familiares (quando necessário); Participação em Reuniões Intersetoriais; Articulação com a Rede de Ensino (quando necessário);
O projeto será executado considerando a faixa etária e vivência:
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Tem-se por finalidade, o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, bem como, contribuir para o retorno e ou permanência dos jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. As atividades abordarão as questões relevantes sobre a juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral dos jovens. As atividades também almejam desenvolver habilidades gerais,tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital de modo a orientar os beneficiários para a escolha profissional, como também realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura e esporte-lazer. As intervenções visam valorizar a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade; sensibilizar para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social; criar oportunidades de acesso a direitos; estimular práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo de jovens no espaço público.
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Especificação |
Valor (R$) |
% |
Valor total do recurso (bruto) |
R$ 162.877,34 |
100% |
Valor da Proposta |
R$ 130.301,87 |
80% |
Valor retido no fundo específico |
R$ 32.575,47 |
20% |
Contrapartida voluntária financeira (se houver) |
R$ 0,00 |
0% |
8.1.1 – Detalhamento das despesas com pessoal:
Descrição do cargo |
Horas/semanais |
Salário |
13° salário 11/12 avos |
Férias 11/12 avos + 1/3 |
INSS+ SAT+ (CTS INSS terceiros) 20%+3%+5,8%=28,8% (1) |
FGTS 8% |
FGTS 8% s/ 13º salário |
Multa 40% FGTS (2) |
PIS 1% (3) |
Total desp. mês por cargo |
N° empregados |
N° meses |
TOTAL POR CARGO |
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EDUCADOR SOCIAL |
40 |
R$ 3.185,63 |
R$ 265,47 |
R$ 353,96 |
R$ 0,00 |
R$ 254,85 |
R$ 21,24 |
R$ 110,44 |
R$ 41,92 |
R$ 4.233,50 |
1 |
11 |
R$ 46.568,47 |
|
|
PSICOLOGO |
30 |
R$ 2.000,00 |
R$ 166,67 |
R$ 222,22 |
R$ 0,00 |
R$ 160,00 |
R$ 13,33 |
R$ 69,33 |
R$ 26,32 |
R$ 2.657,87 |
1 |
11 |
R$ 29.236,58 |
|
|
OFICINEIRO |
40 |
R$ 2.000,00 |
R$ 166,67 |
R$ 222,22 |
R$ 0,00 |
R$ 160,00 |
R$ 13,33 |
R$ 69,33 |
R$ 26,32 |
R$ 2.657,87 |
1 |
11 |
R$ 29.236,58 |
|
|
AUXILIAR ADMINISTRATIVO |
40 |
R$ 1.727,99 |
R$ 144,00 |
R$ 192,00 |
R$ 0,00 |
R$ 138,24 |
R$ 11,52 |
R$ 59,90 |
R$ 22,74 |
R$ 2.296,39 |
1 |
11 |
R$ 25.260,24 |
|
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TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO |
R$ 11.845,62 |
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DESCONTOS REFERENTE INSS PATRONAL |
R$ - |
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VALOR DO REPASSE |
R$ 130.301,87 |
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(1) Entidade possui CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistencial), portando, é isenta do pagamento das contribuições previdenciárias |
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Cronograma de Desembolso (Concedente) |
Valor (R$) |
Parcela Única |
R$ 130.301,87 |
Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver) |
Valor (R$) |
Parcela Única |
R$ 0,00 |
10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Após o término da parceria, almeja-se a continuidade do projeto e, para isso, ampliará a captação de recurso visando fomentar os recursos necessários para o seguimento do mesmo. Compreendemos que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo-SCFV pode contribuir assertivamente com a redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social, prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência, aumento de acessos a serviços sócio assistenciais e setoriais, ampliação de acessos aos direitos sócio assistenciais, melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias, aumento no número de jovens que conheçam instâncias de denúncias em casos de violação de direitos, aumento de número de participantes da vida familiar e comunitária, com plena informação dos seus direitos e deveres. Além de incentivar a socialização e convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo”.
Aduz-se ainda, que, o anseio pela continuidade do projeto é cimentada diariamente, ademais, que a instituição possa cada vez mais, ofertar o acesso à educação e conquistar a Transformação Social proposta.
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