Imagem de destaque RESGATE PELO ESPORTE II-CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA

RESGATE PELO ESPORTE II-CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA


PLANO DE TRABALHO

 

1.DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC):

CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA

CNPJ:21.358.312-0001-41

ENDEREÇO:RUA AMAZONAS, 611 - CINTRA

MUNICÍPIO: MONTES CLAROS -MG     UF:MG           CEP:39400534

E-MAIL: CASAJUVMOC@GMAIL.COM      TELEFONE:(38) 999407408

 

2. IDENTIFICAÇÃO: ( X ) PROJETO      OU      (    ) ATIVIDADE

2.1.NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE:

PROJETO “RESGATE PELO ESPORTE II”

2.2.PÚBLICO ALVO:

Aproximadamente, 40 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

2.3. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (X) URBANA (  ) RURAL

O projeto será desenvolvido na sede da Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, situada à Rua Amazonas, 611, bairro Cintra e adjacências, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais.

2.4. PRAZO DE EXECUÇÃO: 10 MESES

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

A Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, instituição beneficente, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1970 pelo seu idealizador Padre Henrique Munaiz Puig, com a missão de “formular e executar programas ou projetos voltados para a área de Assistência Social e Educacional, prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos sociais, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais. A Entidade tem sua atuação no bairro Cintra e adjacências, região desprovidas de poucos espaços para o desenvolvimento de práticas esportivas destinada a acolhimento a crianças e adolescentes no contra turno escolar. Preocupada com esta situação a Casa da Juventude São Luiz Gonzaga quer colaborar na formação dessas crianças e adolescentes sedentos por espaço de inserção e participação no meio social em que vivem. O esporte hoje é um instrumento eficaz e competente como fator de desenvolvimento humano, que auxilia em especial o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, dispondo de vários benefícios como; formação do caráter, melhoria da qualidade de vida e socialização, evitando assim o envolvimento com drogas, ociosidade no contra turno escolar e outros tipos de violência tão recorrente na nossa sociedade atual.

Diante do quadro apresentado, a Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, desenvolve ainda diversas ações de formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais junto às comunidades dos bairros Cintras e adjacências, com os seguintes projetos:

  • Escola Infantil São Luiz Gonzaga com atendimento a  crianças com idades de  03 e 05 anos na modalidades 1º e 2º períodos;
  • “Projeto Acolhendo a Família e Criança”, que atende a crianças e adolescentes de 08 a 17 anos com atividades esportivas, aulas de música com ensaios de fanfarra da própria instituição e trabalho com fortalecimento de vínculos familiares e valores cidadãos;
  • Cursos de Capacitação para comunidade como Auxiliar Administrativo, Informática, e Corte Costura;
  • “Grupo de Apoio Nossa Senhora das Mercês”, que desenvolve serviço de apoio a usuários e ex-usuários de drogas a partir de palestras sobre prevenção, orientação e fortalecimento de vínculos com as famílias;

O intuito da Casa da Juventude é o de aproveitar toda sua estrutura para oferecer às comunidades, que integram a região, oportunidade para formação educacional, humana e profissional.

          Neste contexto, desenvolvemos o Projeto “Resgate pelo Esporte II” com o intuito de promover a inserção social das crianças e adolescentes atendidas pela Entidade com o objetivo de   transformar a realidade das pessoas inseridas criando condições para a melhoria da qualidade de vida, o estímulo ao convívio social e coletivo.

4. JUSTIFICATIVA

A Casa da Juventude São Luiz Gonzaga possui toda uma trajetória voltada para a promoção humana rumo à consolidação da estabilidade psicossocial necessária para a emancipação das crianças e adolescentes. Suas iniciativas, vinte anos depois, convergiram com as premissas implementadas através da Lei nº 8.106/90 que estrutura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mais especificamente o art. 4º que determina:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária. (Lei 8069/90 art.4º).

        Dentro desta perspectiva, desenvolveremos o Projeto “Resgate pelo Esporte II” que visa  atender as crianças e adolescentes de 08 a 17 anos  da comunidade com atividades esportivas e de valores cidadãos, sendo uma ferramenta de apoio para o  desenvolvimento de qualidades físicas e habilidades motoras, a formação do caráter e personalidade tão importantes na formação de um cidadão íntegro, conhecedor de seus direitos e deveres para com a nossa sociedade.

Portanto, o presente projeto é de relevância social para a comunidade  uma vez que proporcionará aos mesmos, prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e por fim  a criação de novas opções de atividades esportivas como também de lazer, criando condições de superação das dificuldades, servindo como alternativa para afastar-se das drogas e criminalidade, o mesmo contribuirá para fortalecer as características positivas priorizando valores construtivos como: companheirismo, auto controle, respeito às regras, auto superação, e controle dos impulsos negativos e agressividade e assim prevenir situações de risco  social.

5. OBJETIVO GERAL

Oferecer oficina esportiva para crianças e adolescentes, transformando a realidade e criando condições para melhorar a qualidade de vida, o estímulo ao convívio social e coletivo.

 

6.PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE

 

Objetivo Especifico 1: Realizar inserção social através do esporte com a  Oficina de Escolinha de Futebol para aproximadamente 40(quarenta) crianças e adolescentes.

METAS

AÇÕES(ATIVIDADES A EXECUTAR)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

META 01:

 

 

 

 

Promover em 10 meses na Escolinha de Futebol 03 Oficina de Esporte por semana, para aproximadamente 40 crianças e adolescentes.

 

- Contratar monitor de Esporte.

 

- Adquirir 05 Bolas de Futsal, 01 escada de agilidade e 05 colchonetes de Ginastica

 

- Divulgação do Projeto e Inscrição dos participantes no site da Entidade.

- Realização do projeto com a Escolinha de Futebol onde nas aulas serão ensinados os fundamentos do futebol de Salão (passe, cabeceio, domínio, chute), táticas, treinamentos coletivos, trabalho em equipe, disciplina, promoção de disputa de torneios e jogos amistosos com outros projetos semelhantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Percentual de frequência dos participantes nas atividades

- Número de aulas realizadas

 

- Contracheque;

 

 

- Notas Fiscais dos materiais;

 

 

 

 

 

- Ficha de Inscrição

- Lista de presença

- Registros fotográficos.

 

 

- 10 meses

 

Resultado Esperado

- Melhoria no desenvolvimento das crianças e adolescentes através do esporte com estimulação da vida saudável e consequentemente à saúde do corpo.

-Melhoria nas habilidades relacionadas ao trabalho em equipe e à preparação para a vida com o desenvolvimento de valores específicos tais como responsabilidade, convivência social, caráter, respeito e superação.

 

Objetivo Especifico 2:  Proporcionar  ação integrada com beneficiários para o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania

 

METAS

AÇÕES(ATIVIDADES A EXECUTAR)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

META 01:

 

Desenvolver em 10 meses atividade integrada com beneficiários para o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania

-Promover reuniões em Grupo com os beneficiários e familiares com assuntos de Ética, e Cidadania para o fortalecimento dos vínculos familiares

 

Percentual de frequência dos participantes nas atividades

-Lista de presença,

- Registros  fotográficos.

 

Trimestral

Resultado Esperado

- Potencializar junto aos beneficiários e familiares  o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania

 

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES

O Projeto proposto se estenderá durante 10(dez) meses visando implementar as atividades do Projeto. Abaixo estão descritas as ações que serão desenvolvidas durante o projeto.

Na primeira etapa ocorrerá a divulgação, realizada através de contato direto com a comunidade - público alvo do projeto  e triagem dos participantes do Projeto. Para triagem  iniciaremos com uma seleção dos beneficiários de acordo com o perfil proposto pelo Projeto, residentes nos bairros Cintra e  adjacências, frequentes na Casa da Juventude São Luiz Gonzaga e na escola, privilegiando os mais necessitados e observando o interesse dos mesmos e de seus familiares, que entrarão no processo formativo, como instrumento de apoio e suporte para os beneficiários de maneira formal. No processo seletivo usaremos um cadastro socioeconômico avaliado como instrumento avaliativo dos candidatos.

Na  segunda etapa  desenvolveremos  gratuitamente para a comunidade a  Oficina de Esporte com a Escolinha da Futebol que contará com 40(quarenta) crianças e adolescentes de 08(oito) a 17(dezessete) anos, onde nas aulas serão ensinados os fundamentos do futebol de Salão (passe, cabeceio, domínio, chute), táticas, treinamentos coletivos, trabalho em equipe, disciplina,  promoção de disputa de torneios e  jogos amistosos com outros projetos semelhantes.

 Concomitantemente  a Oficina de Esporte com a Escolinha da Futebol, realizaremos reuniões em grupo  com beneficiários para o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania.

Por fim, além dessas atividades acima, realizaremos o monitoramento e avaliação dos participantes enfatizando a frequência e participação dos Beneficiários do projeto e o Relatório  das atividades desenvolvidas durante o projeto. 

As Atividades serão desenvolvidas por formadores que receberam orientação dos Coordenadores da Casa da Juventude São Luiz Gonzaga durante todo processo formativo e monitoramento das etapas.

 

8. PREVISÃO DE RECEITAS E DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE

8.1.Receitas:

ESPECIFICAÇÃO

VALOR R$

%

Valor total do recurso(bruto)

R$ 15.578,50

100%

Valor da proposta

R$ 12.462,80

80%

Valor retido no fundo especifico

R$ 3.115,70

20%

Contrapartida Voluntaria Financeira(caso houver)

*******************

*********

 

8.2.Detalhamento das despesas:

ITEM

DESCRIÇÃO

UND

QTE

VALOR UNITÁRIO

SUBTOTAL

01

MONITOR DE ESPORTE

UN

10

R$ 965,33

R$ 9.653,30

02

BOLA DE FUTSAL

UN

05

R$ 149,90

R$ 749,50

03

ESCADA DE AGILIDADE

UN

01

R$ 129,90

R$ 129,90

04

COLCHONETE GINASTICA

UN

05

R$ 74,50

R$ 372,50

05

AGUA E LUZ

UN

10

R$ 155,76

 R$ 1.557,60

 

TOTAL

 

 

 

R$  12.462,80

 

 

 

 

       

 

9. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO(Concedente)

VALOR(R$)

Parcela Unica

R$  12.462,80

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO(Contrapartida se houver)

VALOR(R$)

Parcel Unica

 

 

10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE

           Para manter  e dar continuidade aos projetos a Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, conta com diversas parcerias locais; Sicoob Credinor com apoio técnico, financeiro e campanha de doações junto ao seus cooperados para manutenção da entidade; Máster Cabo com doação do link de acesso a internet gratuito; Prefeitura Municipal com convênios com a Escola Infantil e doações da sociedade de Montes Claros.

JUSTIFICATIVA