Imagem de destaque RESGATE PELO ESPORTE - CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA

RESGATE PELO ESPORTE - CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA


 

LEI 5.325, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021. AUTORIZA O REPASSE DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – FIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI Nº 4.796, DE 01 DE JULHO DE 2015. ESTABELECE PARÂMETROS RELATIVOS À POLÍTICA MUNICIPAL DE ATENDIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CRIA O FUNDO PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA-FIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PLANO DE TRABALHO

1.DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC):

CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA

 CNPJ:21.358.312-0001-41

ENDEREÇO:RUA AMAZONAS, 611 - CINTRA

MUNICÍPIO: MONTES CLAROS -MG           UF:MG CEP:39400534

E-MAIL: CASAJUVMOC@GMAIL.COM      TELEFONE:(38) 999407408

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL:CHARLES JUNEO ALVES

2. IDENTIFICAÇÃO:      (  X ) PROJETO     OU      (    ) ATIVIDADE

 

2.1.NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE:

Projeto “ Resgate pelo Esporte”

2.2.PÚBLICO ALVO:

O público beneficiário são crianças 08 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.

Público alvo

TOTAL

Direto: Crianças  e Adolescentes  08 a 17 anos

40

 

2.3.ÁREA DE ABRANGÊNCIA:       (X) URBANA  (  ) RURAL

O projeto será desenvolvido na sede da Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, situada à Rua Amazonas, 611, bairro Cintra e adjacências, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais.

2.4. PRAZO DE EXECUÇÃO: 09 MESES

 

3.DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

Montes Claros é um pólo educacional, comercial e de procura de trabalho e renda e serviços de saúde que integra o Norte de Minas e o sul da Bahia. Este fato, ao mesmo tempo que representa um dinamismo para a cidade, faz com que ela se torne um ponto convergente de problemas sociais trazidos de outras regiões que acentuam as diversas situações de vulnerabilidade social nela existentes. Possui uma população de 361.915 habitantes (Censo de 2010) com uma estimativa de aumento de 11% no ano de 2017 (cerca de 402.000 habitantes).

Em relação aos dados sobre trabalho e rendimento, a cidade apresenta, entre os trabalhadores formais, uma renda média de 2,2 salários mínimos, sendo 25,8% o percentual de pessoas ocupadas e 36,4% a população com rendimento nominal per capita de até 0,5 salários mínimos. Montes Claros tem um total de 144 escolas para o Ensino Fundamental e 53 para o Ensino Médio, com uma taxa de escolarização de 98,4% para a faixa de 6 a 14 anos de idade. Apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,770, ocupando a 18ª posição no estado. A população montesclarense conta hoje com uma grande rede de serviços públicos e privados nas áreas da saúde, do comércio e da educação, e espaços para o desenvolvimento da cultura e do lazer, o que a torna líder numa região marcada por grandes contrastes socioeconômicos.

Diante o quadro apresentado, a Casa da Juventude São Luiz Gonzaga,  desenvolve diversas ações de formação integral do ser humano nas áreas de Educação e Programas Assistenciais junto às comunidades dos bairros Cintra, Carmelo e Independência, com os seguintes projetos:

  • Escola Infantil São Luiz Gonzaga com atendimento a  crianças com idades de  03 e 05 anos na modalidades 1º e 2º períodos;
  • “Projeto Acolhendo a Família e Criança”, que atende a crianças e adolescentes de 08 a 17 anos com atividades esportivas, aulas de música com ensaios de fanfarra da própria instituição e trabalho com fortalecimento de vínculos familiares e valores cidadãos;
  • Aulas de Reforço Escolar para crianças de 06 a 10 anos;
  • Cursos de Capacitação para comunidade como Auxiliar Administrativo, Informática, e Corte Costura;
  • “Grupo de Apoio Nossa Senhora das Mercês”, que desenvolve serviço de apoio a usuários e ex-usuários de drogas a partir de palestras sobre prevenção, orientação e fortalecimento de vínculos com as famílias;

O intuito da Casa da Juventude é o de aproveitar toda sua estrutura para oferecer às comunidades, que integram a região, oportunidade para formação educacional, humana e profissional.

          Neste contexto, desenvolvemos o  Projeto “ Resgate pelo Esporte” com o intuito de promover a inserção social das crianças e adolescentes atendidas pela Entidade  com o objetivo de   transformar a realidade das pessoas inseridas criando condições para a melhoria da qualidade de vida, o estímulo ao convívio social e coletivo.

 

4. JUSTIFICATIVA

 

A Casa da Juventude São Luiz Gonzaga possui toda uma trajetória voltada para a promoção humana rumo à consolidação da estabilidade psicossocial necessária para a emancipação das crianças e adolescentes. Suas iniciativas, vinte anos depois, convergiram com as premissas implementadas através da Lei nº 8.096/90 que estrutura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mais especificamente o art. 4º que determina:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária. (Lei 8069/90 art.4º).

        Dentro desta perspectiva, desenvolveremos o Projeto “Resgate pelo Esporte” que visa  atender as crianças e adolescentes de 08 a 17 anos  da comunidade com atividades esportivas e de valores cidadãos, sendo uma ferramenta de apoio para o  desenvolvimento de qualidades físicas e habilidades motoras, a formação do caráter e personalidade tão importantes na formação de um cidadão íntegro, conhecedor de seus direitos e deveres para com a nossa sociedade.

Portanto, o presente projeto é de relevância social para a comunidade  uma vez que proporcionará aos mesmos, prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e por fim  a criação de novas opções de atividades esportivas como também de lazer, criando condições de superação das dificuldades, servindo como alternativa para afastar-se das drogas e criminalidade, o mesmo contribuirá para fortalecer as características positivas priorizando valores construtivos como: companheirismo, auto controle, respeito às regras, auto superação, e controle dos impulsos negativos e agressividade e assim prevenir situações de risco  social.

 

5. OBJETIVO GERAL

Proporcionar a inserção social a 40(quarenta) crianças e  adolescentes  com o intuito de transformar a realidade das pessoas inseridas criando condições para a melhoria da qualidade de vida, o estímulo ao convívio social e coletivo.

 

6.PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE

 

6.1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Realizar inserção social através do esporte com a  Oficina de Escolinha de Futebol para 40 crianças e adolescentes;

- Proporcionar uma ação integrada com beneficiários para o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania;

6.2.META

META

AÇÕES

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

PERÍODO DE VERIFICAÇÃO

- Promover em 09 meses Oficina de Esporte com a Escolinha  de Futebol para  40(quarenta) crianças e adolescentes

- Divulgação do Projeto  e Inscrição dos participantes no site  da Entidade.

-Realização do projeto com a Escolinha de Futebol  onde nas aulas serão ensinados os fundamentos do futebol de Salão (passe, cabeceio, domínio, chute), táticas, treinamentos coletivos, trabalho em equipe, disciplina, promoção de disputa de torneios e  jogos amistosos com outros projetos semelhantes.

-Percentual de frequência dos participantes nas atividades

-Numero de aulas realizadas

-Lista de presença,

- Registros  fotográficos.

 

Trimestral

 

Desenvolver em 09 meses atividade integrada com beneficiários para o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania

Realização de 04 palestras sobre: Direitos da Criança e do Adolescente, Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, Ética e Cidadania,    e sobre o mundo do trabalho

Percentual de frequência dos participantes nas atividades

-Lista de presença,

- Registros  fotográficos.

 

Trimestral

 

6.3.RESULTADOS ESPERADOS

        •  

Objetivo Especifico 1: Realizar inserção social através do esporte com a  Oficina de Escolinha de Futebol para 40 crianças e adolescentes.

META

AÇÕES

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

PERÍODO DE VERIFICAÇÃO

Promover em 09 meses Oficina de Esporte com a Escolinha  de Futebol para  40(quarenta) crianças e adolescentes

- Divulgação do Projeto  e Inscrição dos participantes no site  da Entidade.

-Realização do projeto com a Escolinha de Futebol  onde nas aulas serão ensinados os fundamentos do futebol de Salão (passe, cabeceio, domínio, chute), táticas, treinamentos coletivos, trabalho em equipe, disciplina, promoção de disputa de torneios e  jogos amistosos com outros projetos semelhantes.

-Percentual de frequência dos participantes nas atividades

-Numero de aulas realizadas

-Ficha de Inscrição

-Lista de presença,

- Registros  fotográficos.

 

Trimestral

 

Resultado Esperado

- Melhoria no  desenvolvimento das crianças e adolescentes através do esporte com estimulação da vida saudável e consequentemente  à saúde do corpo.

-Melhoria nas habilidades relacionadas ao trabalho em equipe e à preparação para a vida com o desenvolvimento de valores específicos tais como responsabilidade, convivência social, caráter, respeito e superação.

 

 

Objetivo Especifico 2:  Proporcionar uma ação integrada com beneficiários para o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania

META

AÇÕES

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

PERÍODO DE VERIFICAÇÃO

Desenvolver em 09 meses atividade integrada com beneficiários para o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania

Realização de 04 palestras para as os participantes e familiares sobre: Direitos da Criança e do Adolescente, Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, Ética e Cidadania,    e sobre o mundo do trabalho

Percentual de frequência dos participantes nas atividades

-Lista de presença,

- Registros  fotográficos.

 

Trimestral

Resultado Esperado

Ampla divulgação dos Direitos da Criança e do Adolescente, das formas de se combater o abuso sexual e a violência contra crianças e adolescentes e aprimoramento da ética e Cidadania e sobre o mundo do trabalho.

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES

O Projeto proposto se estenderá durante 09(nove) meses visando implementar as atividades do Projeto. Abaixo estão descritas as ações que serão desenvolvidas durante o projeto.

Na primeira etapa ocorrerá a divulgação, realizada através de contato direto com a comunidade - público alvo do projeto  e triagem dos participantes do Projeto. Para triagem  iniciaremos com uma seleção dos beneficiários de acordo com o perfil proposto pelo Projeto, residentes nos bairros Cintra e  adjacências, frequentes na Casa da Juventude São Luiz Gonzaga e na escola, privilegiando os mais necessitados e observando o interesse dos mesmos e de seus familiares, que entrarão no processo formativo, como instrumento de apoio e suporte para os beneficiários de maneira formal. No processo seletivo usaremos um cadastro socioeconômico avaliado como instrumento avaliativo dos candidatos.

Na  segunda etapa  desenvolveremos  gratuitamente para a comunidade a  Oficina de Esporte com a Escolinha da Futebol que contará com 40(quarenta) crianças e adolescentes de 08(oito) a 17(dezessete) anos, onde nas aulas serão ensinados os fundamentos do futebol de Salão (passe, cabeceio, domínio, chute), táticas, treinamentos coletivos, trabalho em equipe, disciplina,  promoção de disputa de torneios e  jogos amistosos com outros projetos semelhantes.

 Concomitantemente  a Oficina de Esporte com a Escolinha da Futebol, realizaremos a atividade integrada com beneficiários para o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania com a realização de 04 palestras para os participantes e familiares sobre: Direitos da Criança e do Adolescente, Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, Ética e Cidadania, e sobre o mundo do trabalho.

Por fim, além dessas atividades acima, realizaremos o monitoramento e avaliação dos participantes enfatizando a frequência e participação dos Beneficiários do projeto e o Relatório  das atividades desenvolvidas durante o projeto. 

As Atividades serão desenvolvidas por formadores que receberam orientação dos Coordenadores da Casa da Juventude São Luiz Gonzaga durante todo processo formativo e monitoramento das etapas.

FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE                                    

Para manter  e dar continuidade aos projetos a Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, conta com diversas parcerias locais; Sicoob Credinor com apoio técnico, financeiro e campanha de doações junto ao seus cooperados para manutenção da entidade; Flagra Publicidade apoio na comunicação; Construtora Êxito fornecendo apoio nos projetos de engenharia e  ajuda na construção das instalações da entidade e doações de alimentos; Máster Cabo com doação do link de acesso a internet gratuito; Prefeitura Municipal com convênios com a Escola Infantil e doações da sociedade de Montes Claros.  

 

 

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA