CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA
ENTIDADE LAR NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.
MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS
|
Ainda dá tempo de você destinar parte do seu imposto |
OBJETIVO GERAL
- Potencializar a oferta do Serviço de Acolhimento Institucional, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e segurança de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e dar continuidade aos Projetos Sociais para crianças e adolescentes que moram em bairros em situação de vulnerabilidade e/ou risco social do entorno da Organização como processo preventivo.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidas no Lar, buscando cada vez mais o fortalecimento de vinculo e convivência como primícias fundamentais,
Resgatar a convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes acolhidas e dos projetos sociais realizados buscando trabalhar durante os 12 (doze) meses o protagonismo e o fortalecimento de vínculos durante os Projetos/oficinas a serem ofertados.
PESSOAS BENEFICIADAS:
. QUANTIDADE: 147
. DESCRIÇÃO:
A contemplação do recurso para o ano de 2018 beneficiará diretamente 147 atendidos pela Organização durante a execução do Projeto Social que será 12 (doze).
DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA
O Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro configura-se como Unidade de Acolhimento que atende público com idade entre 02 e 12 anos que tiveram seus direitos violados, sendo, portanto, beneficiários dos serviços socioassistenciais contemplados na ótica da Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Há 67 anos, esta Organização presta relevantes serviços à comunidade, tendo como missão: acolher e promover o desenvolvimento integral e a convivência familiar e comunitária de crianças, adolescentes em situação de risco social, garantindo seus direitos. Seu objeto de ação é o acolhimento de até 20 crianças, com direitos violados encaminhados pela Vara da Infância e Juventude, assegurando-lhes moradia, alimentação, saúde, educação, lazer ecultura, além do trabalho com suas famílias, por meio de visitas, encaminhamentos quando necessário, participação em eventos e encontros. A garantia da oferta de requisitos contemplados na legislação que versa sobre a Política Nacional de Assistência Social, especialmente em sua proteção especial, torna-se o principal motivador para a apresentação do presente projeto, haja vista que o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes perpassa a garantia de ambiente propício à fase em que se encontra o público acolhido; proporcionando acesso aos itens básicos de sobrevivência.
Para além desse Serviço, o Lar desenvolve projetos sociais de caráter preventivo com a comunidade em situação de vulnerabilidade do entorno da Organização alcançando crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, e ainda a extensão ao acompanhamento familiar. A Organização Social para o ano de 2018 disponibilizara as seguintes oficinas do Projeto:
- Fazendo Arte Parte V: É ofertada às crianças e aos adolescentes uma imersão no universo das artes como proposta em arte-educação e como mecanismo para libertar, conscientizar e proporcionar perspectivas de melhores condições de vida, estimulando o desenvolvimento de uma consciência crítica e expressiva em relação à realidade em que vivem – Voluntaria Ellen Solange Mendes Alves Moraes professora artes.
- Projeto Aprendendo a Apreender Parte III: Diante a realidade do contexto social e educacional em que o educando está exposto, tem-se a proposta desse Projeto, o qual visa o desenvolvimento de ações integradas na proteção e formação de crianças, bem como de suas famílias e a realização de um acompanhamento e reforço escolar aliado as demais oficinas que são desenvolvidas – Maria Enedina Alves Silveira (Representante da ISEIB/PROMINAS).
- Diversidade no Tatame - Judô: Teve início a partir da percepção dos dirigentes desta Organização e Comunidade no que tange à importância do trabalho preventivo junto às crianças e aos adolescentes, em parceria firmada com professor de judô voluntário: Fabiano Carreira Rodrigues. Dessa forma, pode-se atender a demanda apresentada pelos pais dos participantes das oficinas oferecidas pelos projetos desenvolvidos no Centro de Referência em Prevenção e Inclusão Social, ampliando o atendimento aos adultos como alternativa apropriada em atender as famílias em sua totalidade, realizando uma prática esportiva, capaz de harmonizar os movimentos e desenvolver consciência e coordenação motora.
- Dançarte - Dança Flamenca: esta oficina tem como objetivo desenvolver na criança e no adolescente a capacidade de se expressar, viabilizar formas para melhorar a auto-estima e promover através da dança flamenca um conhecimento maior acerca do próprio corpo.Vale ressaltar que é um trabalho preventivo com um público que vivencia questões sociais, por estarem expostas ao trabalho infantil, tráfico de drogas, evasão escolar e exploração e abuso sexual, dentre outras violações de direitos. É realizado pela voluntária Elisa Maria Correa Pires – professora dança.
- Conhecendo o Inglês - Oficina com atendimento a adolescentes moradores em bairros de situação vulnerabilidade e/ou risco social do entorno. Esta experiência de conhecer o Inglês na teoria e pratica esta sendo vivenciada sob o comando do voluntario Fernão Gabriel Mameluque Lucio - professor da língua em questão.
Deve ressaltar que a Organização vem buscando novos voluntários/parceiros para inserção de novas oficinas já para o ano 2018 com expectativa de fechamento para música e corte costura.
Hoje a Organização, uma associação sem fins lucrativos, se mantém com recursos próprios e através de parcerias com sociedade civil através de campanhas, eventos e doações e com o Poder Público de âmbito Municipal com a Secretaria de Desenvolvimento Social na oferta de Acolhimento Institucional. Para seu custeio, possui despesas consideráveis, dessa forma, salienta-se a necessidade do investimento desse recurso necessários para o atendimento da demanda das crianças e adolescentes participantes dos Projetos/oficinas e Acolhimento Institucional, no que diz respeito aos itens de gênero alimentício, material de limpeza, combustível (parcial), energia (parcial), telefonia (parcial), material de expediente, material de oficina e contratação de pessoal.
Sendo assim, este Plano de Trabalho, pretende utilizar o recurso adquirido através do FIA dezembro 2016 e abril 2017, no valor de R$ 46.359 (Quarenta e seis trezentos e cinquenta e nove reais, setenta centavos).
METAS:
- Oferecimento de material de limpeza para manutenção dos espaços físicos utilizado pelo público-alvo no atendimento do Projeto/oficina.
- Oferecimento de gêneros alimentícios ao seu público-alvo no atendimento do projeto/oficina e Acolhimento Institucional.
- Aquisição parcial de combustível para transporte em atividades externas, visitas técnicas e situações rotineiras necessárias no dia a dia
da Organização.
- Complemento parcial de energia e telefonia para sustentabilidade durante a execução do projeto/oficinas.
- Custeio para contratação de Pessoal - 01 (um) Auxiliar de limpeza para manutenção dos espaços físicos da Organização e 01(um) Oficineiro.
- aquisição de materiais de expediente.
- Aquisição de materiais para atender as oficinas.
DESCRIÇÃO DE METAS A SEREM ATINGIDAS E DE ATIVIDADES OU PROJETOS A SEREM EXECUTADOS:
- Potencializar as ações que são desenvolvidas pela Organização no período de 12 (doze) meses. - Buscar novas parcerias para continuidade e ampliação das atividades para o ano de 2018/2019.- Trabalhar durante os 12 (doze) meses o protagonismo e o fortalecimento de vínculos com as crianças, adolescentes e familiares durante os Projetos/oficinas a serem ofertados.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024