CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES-CMDCA
FUNDAÇÃO SARA ALBUQUERQUE COSTA
MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS
|
Doações referente ao Imposto de Renda |
OBJETIVO:
Oferecer aos assistidos maiores chances de cura com exames precisos, custeando o pagamento daqueles que não são acobertados pelo SUS, acelerando o diagnóstico da doença e favorecendo o tratamento efetivo.
DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA, DEVENDO SER DEMONSTRADO O NEXO ENTRE ESSA REALIDADE E AS ATIVIDADES OU PROJETOS E METAS A SEREM ATINGIDAS:
Custeio de exames e medicamentos
O sucesso do tratamento está diretamente ligado à qualidade do diagnóstico da doença e agilidade das medidas de tratamento, assim, a Fundação Sara viabiliza a realização de exames aos seus assistidos que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde-SUS ou que o sistema não disponibiliza a tempo e a hora. Para viabilizar este atendimento e garantir que o mesmo seja oferecido aos assistidos que realmente precisam e que se enquadram em critérios sociais que validam o recebimento de benefícios ligados ao custeio de exames e medicamentos, faz-se necessária a contratação de um profissional de Serviço Social responsável pela realização de entrevista/pesquisa social e emissão de diagnóstico para os devidos encaminhamentos previstos no programa De Mãos Dadas, garantindo o acompanhamento da adesão ao tratamento e sua evolução e prestando todo apoio necessário à garantia dos direitos sociais assegurados pela Constituição Federal e previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, maximizando as possibilidades de cura e minimizando as mutilações físicas e emocionais que o tratamento causa.
Com o objetivo de dar mais qualidade e agilidade no acompanhamento dos sinais e sintomas da doença, a Entidade se vê com a responsabilidade de agilizar o processo de acesso aos exames e acelerar o diagnóstico através do pagamento de exames, permitindo o tratamento adequado e aumentando as chances de cura. Vale ressaltar que os exames mais realizados e determinísticos para o diagnóstico não são financiados pelo SUS, sendo eles Imunofenotipagem, Cariótipo, Pet Scan (Pet-CT), FISH (Pesquisa Molecular), além dos exames de acompanhamento como ressonâncias, tomografias e cintilografias de regiões específicas, ajudando no rastreamento de áreas afetadas e avaliação da evolução da doença e do tratamento.
A meta é viabilizar a realização de 03 a 04 exames de diagnóstico/mês com a complementação de exames de acompanhamento da evolução do tratamento e prognóstico da doença.
Aquisição de Equipamento para realização de procedimento de Laserterapia
O conceito de “Dor Total”, introduzido por Cicely Saunders, enfatiza a importância de se interpretar o fenômeno doloroso não somente na sua dimensão física, mas também nas suas dimensões emocionais, sociais e espirituais que influenciam na gênese e na expressão da queixa dolorosa. O bom controle da dor só é alcançado por meio do cuidado de todas as suas dimensões.
Durante o tratamento de câncer é comum as crianças e adolescentes serem acometidos com a mucosite. Uma condição inflamatória da mucosa que se manifesta por eritema, ulceração, hemorragia, edema e dor. É vista como um dos efeitos colaterais mais comuns quando se faz uso de quimioterapia e/ou radioterapia. Estudos mostram que está presente em aproximadamente 40% dos pacientes submetidos à quimioterapia e em quase 100% dos pacientes submetidos à radioterapia na região da cabeça e pescoço, e em aproximadamente 75% dos pacientes que receberam quimioterapia ablativa ou irradiação de corpo total, antes de um transplante de medula óssea (FERREIRA, 2011; HESPANHOL, 2010; KELNER E CASTRO 2007).
O Laser de baixa intensidade pode ser utilizado na mucosite oral de forma preventiva ou curativa, quando já instalada a mucosite, o tratamento é paliativo para dor e dependerá da gravidade das lesões. Desse modo devem ser tomadas medidas para evitar desnutrição, desidratação e infecções oportunistas orais ou sistêmicas (SANTOS, 2009).
Aquisição e custeio de procedimento de implantação cirúrgica de cateter
O tratamento contra o câncer apresenta alta incidência de punção de veias o que tem provocado grandes agressões às crianças e adolescentes com diagnóstico da doença. A punção para se estabelecer um acesso venoso periférico, apesar de ser um procedimento constante, continua sendo um dos mais temidos pelas crianças, pois é um processo evidentemente doloroso e contribui para o fato de grande parte das crianças e adolescentes queixar-se de dor física, neste caso relacionada diretamente com a presença de neoplasia maligna e seu exaustivo tratamento.
Desta forma, este projeto visa disponibilizar cateteres, além de viabilizar os custos de implantação dos mesmos, permitindo a posologia adequada da medicação necessária ao enfrentamento da doença.
METAS
Custeio de exames e medicamentos
Aquisição de Equipamento para realização de procedimento de Laserterapia
Aquisição e custeio de procedimento de implantação cirúrgica de cateter
PÚBLICO ALVO
O projeto prevê o benefício para aproximadamente 80 assistidos com as propostas de aceleração do diagnóstico com custeio de exames.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024