Imagem de destaque PROJETO CONEXÃO INCLUSIVA, EDUCATIVA E TRANSFORMADORA-INSTITUIÇÃO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO

PROJETO CONEXÃO INCLUSIVA, EDUCATIVA E TRANSFORMADORA-INSTITUIÇÃO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO


 

 

 

INSTAGRAM PROJETO ISAC

LEI 5.325, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021. AUTORIZA O REPASSE DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – FIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI Nº 4.796, DE 01 DE JULHO DE 2015. ESTABELECE PARÂMETROS RELATIVOS À POLÍTICA MUNICIPAL DE ATENDIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CRIA O FUNDO PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA-FIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PLANO DE TRABALHO

  1. DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC ) :

INSTITUIÇÃO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO-ISAC

CNPJ: 14.121.020/0001-25

ENDEREÇO:  RUA D Nº 390, VARGEM GRANDE II

MUNICÍPIO: MONTES CLAROS-MG                                            UF: MG      CEP:39.403-090

E-MAIL: isacprojetosocial@gmail.com                                             TELEFONE: (38) 2100-0780

 

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL:

ODETE AVELINO DE AQUINO

 

2. IDENTIFICAÇÃO :           (x) PROJETO                  OU                (      ) ATIVIDADE

 

2.1- NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: “PROJETO CONEXÃO  INCLUSIVA, EDUCATIVA    E TRANSFORMADORA”

 

2.2- PÚBLICO ALVO:   Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

 

2.3- ÁREA DE ABRANGÊNCIA:        (  x  )   URBANA      (      )     RURAL

 

2.4- PRAZO DE EXECUÇÃO: 10 MESES

 

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA: Tendo em  vista  a situação de vulnerabilidade que  encontram as famílias atendidas pelo projeto  ISAC, o déficit, evasão escolar e o crescente aumento do trabalho infantil,  violências intrafamiliar, aumento dos casos de crianças e adolescentes  com transtornos TDAH , TEA e outros, a coordenação  da instituição juntamente com a equipe técnica criou o  “Projeto conexão  inclusiva, educativa e transformadora” cuja proposta visa a  inclusão de  crianças e adolescentes   a partir dos sete anos  de idade  nas aulas de  informática e sua conexão ao mundo digital de forma que possa contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e  melhorar o rendimento escolar, combater a evasão, o déficit e proporcionar a criança  e adolescentes a  oportunidade de alfabetização,  mudança, transformação e crescimento psicossocial adequado,  principalmente do afastamento da criminalidade e dos riscos sociais que aumentaram bastante nesse período de pandemia, entre eles  o  vilão é  o trabalho infantil.   Através desde projeto a instituição pretende adquirir 11 computadores novos, 1 impressora e contratar   um professor de informática e um educador social para auxiliar as crianças e adolescentes  nas tarefas, trabalhos escolares e nas atividades atreladas à informática. Além das aulas de informática, a instituição pretende desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem com as crianças que ainda não conseguiram aprender a ler, devido o déficit de atenção (TDAH e TEA) entre outros casos que tem chegado na Osc; somente esse ano, já tem o registro de 08 casos. Além do ensino pretende-se acompanhar essas crianças e adolescentes  através da intervenção do serviço social e da psicologia para encaminhar as famílias dessas  à rede de assistência do município.

O laboratório de informática é de extrema necessidade nesse novo contexto que estamos vivendo, facilitará o acesso e a conexão desse publico  ao mundo digital, uma vez que, suas famílias  não possuem meios para arcar com professores particulares, cursos de formação profissional devido a condição econômica, principalmente nesse tempo pós pandemia da COVID-19 onde as vulnerabilidades agravaram.   Este projeto vem ao encontro deste público, oportunizando inclusão digital, socialização e melhor rendimento escolar e possibilitando uma preparação para futuro ingresso dos adolescentes no mercado de trabalho como jovem  aprendiz após os 15 anos que é a idade máxima que o projeto acompanha.

 

4. JUSTIFICATIVA:  Por meio deste projeto, pretende-se proporcionar às crianças e  adolescentes de ambos o sexo, no contra turno escolar, atividades relacionadas a área de tecnologia, informática, reforço escolar que desenvolverão suas habilidades, mantendo-os distantes dos riscos sociais e de outras violações de direitos   existentes na comunidade em que vivem, bem como desenvolvendo seu protagonismo, para que sejam autores da sua própria história.

Vale ressaltar que aliadas as atividades de informática serão trabalhados assuntos  com temas variados em parceria com a Oliveira Foundation através do Projeto “Transformado as Nações” com a metodologia “Eu lidero” da fundação Jhon Maxwell. Outra parceria que será fundamental no desenvolvimento desse projeto é da Unifipmoc que desde 2018 vem trabalhado com as crianças do ISAC no atendimento psicossocial. Outro aliado importante é a Unimontes que através da Professora Leny Abreu e acadêmicos do curso de Serviço Social tem desenvolvido um trabalho constante de levantamento de diagnósticos relacionados principalmente ao trabalho infantil na região.  Pretende-se também fortalecer a permanência e motivação das crianças na instituição através das aulas de judô, futebol, balé, com a parceria do CMDCA e o cultivo da horta orgânica em parceria com o Codema, onde eles têm oportunidade de levar os produtos cultivados para casa para ajudar em uma alimentação mais saudável. Outra parceria fundamental é o Instituto conexão, vizinho do projeto ISAC que já fez um termo no sentido de receber as crianças após os 14 anos para dar continuidade nos cursos e desenvolver habilidades em empreendedorismo com possíveis encaminhamentos para o mercado de trabalho como jovem aprendiz.  Além disso, pretende também desenvolver aulas de libras com a parceria de uma igreja local onde já tem um grupo de profissionais nessa área  com a  contribuição da ASMOC – associação de surdos e mudos que será futuros vizinhos de ISAC e continuar com a parceira com o Mesa Brasil, PAA e padarias locais que fornecem os alimentos para a merenda das crianças e distribuição de cestas básicas  as famílias mais vulneráveis economicamente. Outra parceria importante são as escolas formais da região onde as crianças estudam, essas emitirão dados bimestrais sobre o desenvolvimento das crianças na escola, para uma melhor intervenção nas ações do Projeto ISAC. 

Neste contexto e sendo o uso de tecnologia de informação uma democratização de acesso, considerado um suporte diferenciado para melhorar as condições de vida das pessoas  no que se refere às oportunidades, a realização  dos objetivos propostos visa contribuir com os fatores que são pertinentes no contexto familiar,  educacional, profissional  e social  da vida da crianças e do adolescente,  objetivando o crescimento integral das mesmas,  reconhecendo seus valores e tornando-os multiplicadores na sociedade em que vive, pois é no cerne da questão que podemos encontrar soluções e mudança de uma realidade que atualmente está muito desafiadora, mas com a atuação dos parceiros citados acima e do Banco do Brasil  através do Projeto Voluntariado BB é Possível essa  transformação.           

 

5. OBJETIVO GERAL:

Implantar um laboratório de informática no Projeto ISAC para atendimento a 60 crianças e adolescentes  em situação de vulnerabilidade e ou/ risco social cadastradas na instituição, visando contribuir com a erradicação do trabalho infantil, diminuição da evasão e déficit escolar na região sul de Montes Claros, através da parceria com o projeto voluntariado Banco do Brasil.

 

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

Objetivo Específico 1:

Contribuir com o processo de erradicação do trabalho infantil através do acesso as oficinas sócio-educativas, e de inclusão digital na instituição.

META

AÇÕES (atividades à executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Atender 200 crianças e adolescentes em 02 (duas) oficinas de judô, blet, futebol, artesanato e informática por semana.

-Elaborar o cronograma, carga horária e quantidade de participantes de cada oficina;

-Definir critérios de seleção dos participantes de cada oficina;

-Preenchimento da ficha de inscrição de cada participante nas oficinas.

- Número de oficinas realizadas;

- Percentual de frequência dos participantes nas oficinas;

-Número de participantes que concluíram as oficinas.

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Relatórios de avaliação das oficinas.

 

 

 

10 (dez) meses

Resultados Esperados: Possibilitar a vivência e estabelecer relações sociais de crianças e adolescentes possibilitando reduzir o número destes em situação de trabalho infantil.

 

 

 

 

 

 

Objetivo Específico 2:

Diminuir a evasão e déficit escolar através de reforço escolar e auxílio nas tarefas e trabalhos que precisam usar a tecnologia da informação.

META

AÇÕES (atividades  à executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Capacitar 60 crianças e adolescentes em 02 (dois) cursos por semana (um matutino e um vespertino) em tecnologia mais avançada nos programas de excel, CorelDraw, cava e software atuais, como também no reforço escolar.

-Elaborar o cronograma, carga horária dos cursos;

-Definir critérios de seleção dos participantes nos cursos;

-Preenchimento da ficha de inscrição de cada participante nos cursos.

- Percentual de frequência dos participantes nos cursos;

- Percentual de participantes que apresentaram aproveitamento satisfatório nos cursos;

-Número de participantes que concluíram os cursos com certificado reconhecido.

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Relatórios de avaliação das oficinas.

 

10 (dez) meses

Resultados Esperados: Criar um ambiente favorável a redução em 80% a evasão e déficit escolar.

 

 

Objetivo Específico 3:

Implementar metodologias tecnológicas e pedagógicas atrativas para melhorar a autoestima da criança, motivação e frequência nas oficinas;

META

AÇÕES (atividades à executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Atender as 60 crianças e adolescentes do reforço escolar em 02 (duas) oficinas por semana com turma de 30 cada.

 

 

-Desenvolver Jogos tecnológicos educativos, rodas de conversa, cantinhos de leitura,  dinâmicas,  atendimento psicossocial, premiações e passeios,

 

- Número de oficinas realizadas;

- Percentual de frequência dos participantes nas oficinas;

-Número de participantes que concluíram as oficinas.

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Relatórios de avaliação das oficinas.

 

10 (dez) meses

Resultados esperados: 100% das crianças e adolescentes motivados e com boa frequência nas oficinas de informática e reforço escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo Específico 4:

Capacitar os adolescentes em cursos de tecnologia mais avançada para terem mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho

 como jovem  aprendiz.

META

AÇÕES (atividades à executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Atender e diplomar 40 adolescentes no curso de informática visando o encaminhamento de 50% destes para o mercado de trabalho. Serão 10 (dez) meses de curso, sendo 1(um) por semana de 2 (duas) horas.

 

 

-Estabelecer parceria com o Instituto Conexão;

-Definir critérios de seleção dos participantes no curso;

-Preenchimento da ficha de inscrição de cada participante no curso.

- Número de oficinas realizadas;

- Percentual de frequência dos participantes nas oficinas;

-Número de participantes que concluíram as oficinas.

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Relatórios de avaliação do curso;

- Relatório com pareceres dos professores e equipe técnica.

 

10 (dez) meses

Resultados esperados: Adolescentes preparados para inserção no mercado de trabalho como jovem aprendiz.

 

 

 

 

 

Objetivo Específico 5:

Atender as famílias das 60 crianças em  palestras e atendimentos psicossocial e  sócio-emocional,  visando a diminuição dos indicies de violência intra familiar, uso de drogas e  abuso e exploração sexual de crinças e adolescentes.

META

AÇÕES (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Realizar 1 (uma) palestra por mês, atendimento psicossocial e sócioemocional, para as famílias das 60 crianças e adolescentes atendidos no curso de informática.

- Palestra com as famílias abordando temas específicos da convivência e relacionamento intra familiar.

- Número de palestras realizadas;

- Percentual de frequência dos pais e/ou responsáveis.

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Vídeos com depoimentos das famílias.

 

 

10 (dez) meses

Resultados esperados: Redução dos casos de violência e violações de direitos envolvendo as crianças e adolescentes.

 

 

 

 

Objetivo Específico 6:

Iniciar a inclusão digital à um pequeno número de crianças com TDAH E TEA, conforme a demanda existente.

META

AÇÕES (atividades à executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Realizar 2 (duas) aulas de informática assistiva  semanais, com crianças TDAH, TEA e outras necessidades especiais.

-Dialogar e fazer um levantamento junto as escolas onde as crianças do projeto estudam para verificar qual destes atendem aos critérios;

-Preenchimento da ficha de inscrição;

- Elaborar um cronograma para atendimento.

- Número de aulas realizadas;

- Percentual de frequência dos participantes.

- Percentual de apredizagem.

 

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Laudo médico das crianças;

- Relatórios do psicólogo.

 

10 (dez) meses

Resultados esperados: Crianças atendidas autoconfiantes com senso de independência e com possibilidades de desenvolver seu potencial. 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

As atividades de informática acontecerão em dois dias na semana, sendo 1 turma pela manhã e 1 turma a tarde com 30 alunos  em cada turma, na parte da manhã as aulas serão para os alunos de 07 a 10 anos e  à Tarde para alunos de 12 a 15 anos.  Para ministrar as aulas será contratado um professor de informática (MEI) que proporcionar  aulas em contra turno escolar usando técnicas de acordo com a idade e maturidade das crianças, priorizando sempre o desenvolvimento cognitivo, suas competências e habilidades. Para os adolescentes a partir de 12 anos as aulas serão com uso de tecnologia mais avançada, priorizando diferenciados programas de Excel, CorelDraw, cava e software atuais.

As crianças terão acompanhamento do Educador social que auxiliará nas pesquisas e tarefas que necessitarem do uso da tecnologia e acompanharão as crianças com transtornos (TDAH,TEA), cadastradas. Todas as ações serão planejadas, discutidas e acompanhadas pela equipe técnica do projeto e pelos estagiários da Unifipmoc, Unimontes. A assistente social do Projeto ISAC acompanhará o desenvolvimentos das crianças tanto nas oficinas ofertadas como em visita domiciliares e nas escolas.

Serão ofertados cursos aos adolescentes em parceria com o instituto Conexão, este irá acompanhar o desenvolvimento dos adolescentes e o seu direcionamento ao mercado de trabalho como jovem aprendiz.

A família de cada aluno também participará desse projeto, através das palestras, rodas de conversa e informações sobre o aluno.

O parceiro voluntario de Banco do Brasil também participará desde projeto através de visitas mensais para aferir a eficácia, transparência e o desenvolvimento das ações.

Será servido 2 lanches em parceria com o Mesa Brasil sesc, programa PAA e padarias forno de ouro e avenida.

 

 

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA