Imagem de destaque PROJETO CONEXÃO INCLUSIVA, EDUCATIVA E TRANSFORMADORA II-INSTITUTO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO ISAC

PROJETO CONEXÃO INCLUSIVA, EDUCATIVA E TRANSFORMADORA II-INSTITUTO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO ISAC


PLANO DE TRABALHO

  1. DADOS CADASTRAIS:

 

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC):

INSTITUTO  SOCIAL DE AMOR CRISTÃO - ISAC               CNPJ: 14.121.020/0001-25

ENDEREÇO: RUA: D, Nº: 390, VARGEM GRANDE II

MUNICÍPIO: MONTES CLAROS UF: MG CEP: 39.403-090

E-MAIL: isacprojetosocial@gmail.com  TELEFONE: (38) 2100-0780

 

1.1 IDENTIFICAÇÃO: (x) PROJETO OU (  ) ATIVIDADE

 

2.1. NOME DO PROJETO OU ATIVIDADE:

“PROJETO CONEXÃO INCLUSIVA, EDUCATIVA E TRANSFORMADORA II”.

 

2.2. PÚBLICO ALVO:

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ ou risco social.

 

2.3. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (x) URBANA                    ()    RURAL

 

2.4. PRAZO DE EXECUÇÃO: 10 meses

 

  1. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

O Projeto ISAC atende crianças e adolescentes que residem nos bairros: Vila Campos, Vila Grace, Vargem Grande I e II, Conjunto Joaquim Costa, Ciro dos Anjos, Chiquinho Guimarães, São Geraldo, Vila Santa Luiza e Major Prates.

A situação de vulnerabilidade social das famílias atendidas pelo projeto ISAC, infelizmente, ainda não foram superadas. As violações de direitos de crianças e adolescentes se agravaram consideravelmente, aumentando os casos de trabalho infantil, infrequência e evasão escolar. A insegurança alimentar são fatores preocupantes, muitas das crianças chegam à instituição sem ter feito a primeira refeição do dia. O aumento dos casos de crianças com transtornos TDAH, TEA e adolescentes apresentando crises de ansiedade e pensamentos suicidas também se agravaram. O ponto positivo é que os pais têm procurado a instituição para cadastrar os filhos e ocupá-los com práticas saudáveis que os levam a um desenvolvimento psicossocial adequado. São muitos os encaminhamentos recebidos das escolas, CRAS e outros parceiros da rede de assistência e educação. As atividades mais procuradas têm sido os cursos voltados para área de tecnologia. O laboratório de informática aprovado na primeira edição desse projeto em 2021 trouxe esperança e mais conforto às famílias atendidas. Percebe-se uma grande expectativa nas crianças, principalmente dos adolescentes que vislumbram por um futuro melhor e seu engajamento no mercado de trabalho como jovens aprendizes. Por isso, a coordenação da instituição juntamente com a equipe técnica resolveu ampliar as oficinas de informática através “Projeto Conexão Inclusiva, Educativa e Transformadora II”, cuja proposta visa o alinhamento com a Primeira edição e continuidade do projeto com mais recursos humanos, como forma de melhoria no atendimento às crianças e suas famílias. Esse projeto tem como foco a inclusão da criança a partir dos 7 (sete) anos de idade nas aulas de informática e sua conexão ao mundo digital de forma que possa contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e melhorar o rendimento escolar, combater a infrequência e evasão escolar e proporcionar oportunidades de alfabetização, mudança, transformação e crescimento, principalmente do afastamento das criminalidades decorrentes do uso de drogas e trabalho infantil. O foco é também a empregabilidade desses adolescentes      que após os 14 anos ficam muito ociosos e se não tiver uma forma de se auto sustentar, acabam se envolvendo com práticas erradas. Largam a           escola formal por causa de miseres trocados ofertado por traficantes e empresas irregulares.

 

 

  1. JUSTIFICATIVA:

Por meio deste projeto, pretende-se continuar a proporcionar aos adolescentes de ambos os sexos, no contra turno escolar, atividades relacionadas à área de tecnologia da informação em que desenvolverão suas habilidades, mantendo-os distantes dos riscos sociais e das violações de direitos nas comunidades em que vivem.

Vale ressaltar que aliadas às atividades de informática serão trabalhados assuntos com temas variados em parceria com a Oliveira Foundation através do Projeto “Transformado as Nações” com a metodologia “Eu lidero” da fundação Jhon Maxwell. Outra parceria que será fundamental no desenvolvimento desse projeto é da Unifipmoc que desde 2018 tem trabalhado com as crianças do ISAC no atendimento psicossocial, ministrados pelos acadêmicos de psicologia através do coordenador de curso Sidney Pereira Junior. Outro aliado importante é a Unimontes que através da Professora Leni Maria Pereira Silva e Acadêmicos do curso de Serviço Social, tem desenvolvido um trabalho constante de levantamento de diagnósticos relacionados principalmente ao trabalho infantil na região. Contaremos também com a Assistente Social que já atua na OSC desde o início do ano e três  estagiárias do Serviço Social da faculdade UNIP. Pretende também fortalecer a permanência e motivação das crianças na instituição através das aulas de judô, futebol, ballet, com a parceria do CMDCA e o cultivo da horta orgânica em parceria com o CODEMA, onde eles têm oportunidade de levar os produtos cultivados para casa para ajudar em uma alimentação mais saudável. Outras parcerias importantes são o  Divina Providência, que ofertará após as aulas de informática cursos na área de beleza e costura de peças íntimas para as meninas adolescentes e a Gerando Falcões que proporciona capacitações constantes para a equipe multidisciplinar e ajudou financeiramente  na instalação do cabeamento através do edital #favelaimpacto.    As escolas regulares  da região , CRAS, CREAS, entre outros também são parceiros importantes nesse processo. As escolas onde as crianças estudam emitirão dados bimestrais sobre o desenvolvimento das crianças para uma melhor intervenção nas ações do Projeto ISAC. As padarias Avenida e Forno de Ouro e o Mesa Brasil continuarão como fortes parceiros ajudando na oferta de lanches para o público atendido. A empresa Fred Sistema cuidará da manutenção gratuita dos computadores.

Neste contexto e sendo o uso de tecnologia de informação uma democratização de acesso, considerado um suporte diferenciado para melhorar as  condições de vida das pessoas no que se refere às oportunidades, a realização dos objetivos propostos visa contribuir com os fatores que são pertinentes no contexto familiar, educacional, profissional e social da vida das crianças e adolescentes, objetivando o crescimento integral dos mesmos, reconhecendo seus valores e tornando-os multiplicadores na sociedade em que vive, pois é no cerne da questão que podemos encontrar soluções e mudança de uma realidade que atualmente está muito desafiadora, mas com a atuação dos parceiros citados acima e do Banco do Brasil através do Projeto Voluntariado BB é possível essa transformação.

Com isso entende-se que essa segunda edição do Projeto “Conexão inclusiva, educativa e transformadora II”, vem agregar mais avanços, uma vez que  a equipe multidisciplinar será ampliada e as oportunidades serão mais inquiridas para proporcionar capacitação e inserção dos adolescentes ao mercado de trabalho e consequentemente melhorias na qualidade de vida de toda família.

Através deste projeto a instituição pretende adquirir 11 mesas e 11 cadeiras para montagem dos computadores que serão adquiridos com o recurso da primeira edição desse projeto.  Pretende também confeccionar 130 blusas de uniformes para as crianças e professores, além da contração de uma Psicóloga para assistir as crianças, adolescentes e encaminhá-los para rede de assistência quando necessário, fazer as visitas domiciliares juntamente com a Assistente Social e estagiarios. Pretende também contratar um coordenador para gerenciar o projeto de forma mais eficaz, buscando parcerias para o engajamento dos adolescentes ao mercado de trabalho e elaborar relatórios de desenvolvimento do projeto, além de acompanhar as oficinas esportivas e culturais entrelaçadas a esse projeto e realizar as prestações de conta.

 

     Além das aulas de informática, a instituição pretende continuar a desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem com as crianças que ainda não conseguiram aprender a ler, devido o déficit de atenção (TDAH e TEA) entre outros casos que tem chegado à OSC. No ano de 2022 já passaram para 08 casos. Além do ensino pretende-se acompanhar essas crianças através da intervenção do psicólogo que será contratado e da Assistente Social, Pedagoga e Voluntários atuantes na instituição.

 

 

  1. OBJETIVO GERAL:

Otimizar as atividades no laboratório de informática no Projeto ISAC para continuar atendendo 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social cadastradas, através da aquisição de mesas, cadeiras, uniformes e contratação de um Coordenador e um Psicólogo para o projeto, visando minimizar as violações de direitos entre o público atendido e  sua promoção psicossocial.

 
  1. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADES:

Objetivo Específico 1: Garantir a contratação de profissionais para atendimento às crianças e adolescentes

e gestão do projeto.

Meta

Ações (Atividades a Executar)

Indicadores

Meios de

Verificação

Cronograma

de Execução

Meta 1-

Contratar um psicólogo para o atendimento das crianças e adolescentes cadastradas no projeto.

- Realizar 8h (horas) de atendimentos psicológico semanal, priorizando os casos mais urgentes.

- Elaborar junto com a equipe técnica  o diagnóstico  social dos atendidos;

- Realizar estudo de casos com a equipe;

- Fazer os devidos encaminhamentos   para a rede de socio assistencial, assistência à saúde e educação do município.

- Número de alunos atendidos;

- Diagnósticos;

- Relatórios;

- Número de encaminhamentos.

- Lista de presença;

- Registros fotográficos;

- Laudo médico das crianças;

- Relatórios do psicólogo.

10 (dez) meses

Meta 2 –

Contratar um coordenador para a gestão do projeto.

- Realizar 8 (horas) semanais de gerenciamento do projeto;

- Promover reuniões semanais para aferir as  metas e eficácia da execução do projeto;

- Coordenar a execução do projeto;

- Elaborar relatórios para o voluntário do Banco    do Brasil, padrinho dessa e da edição anterior do projeto;

- Fazer prestação de contas e apresentar            os resultados finais.

- Número de reuniões realizadas;

- Relatórios;

- Controle dos recursos.

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Relatórios.

10 (dez) meses

Resultados esperados: Superação das crises de ansiedade, depressão e outras caraterísticas identificadas nas crianças e adolescentes atendidos, e melhor  participação das famílias na instituição, como também o projeto 100% executado com eficiência, eficácia e transparência, com engajamento de todo time, voluntário BB e famílias.

 Objetivo Específico 2: Contribuir com o processo de erradicação do trabalho infantil através do acesso as oficinas socioeducativas, e de inclusão digital na instituição.

Meta

Ações (Atividades a Executar)

Indicadores

Meios de

Verificação

Cronograma

de Execução

Atender 60 crianças e Adolescentes em 02 (duas) oficinas de Informática 2 vezes por semana.

- Elaborar o cronograma, carga horária e quantidade de participantes de cada oficina;

- Definir critérios de seleção dos participantes de cada oficina;

- Preencher as fichas de inscrição de cada participante nas oficinas.

- Número de oficinas realizadas;

- Percentual de

frequência dos

participantes nas

oficinas;

- Número de

Participantes que

Concluíram as oficinas

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Depoimentos;

- Relatórios de

avaliação das

oficinas.

10 (dez) meses

Resultados Esperados: Possibilitar a vivência, criatividade e estabelecer relações sociais de crianças e adolescentes na instituição, miniminizando o número delas em situação de trabalho infantil e redução de infrequência e evasão escolar.

             
 

Objetivo Específico 3: Implementar metodologias tecnológicas e pedagógicas atrativas para melhorar a autoestima das crianças e  adolescentes, sua motivação e frequência nas oficinas;

Meta

Ações (Atividades a Executar)

Indicadores

Meios de

Verificação

Cronograma

de Execução

Atender as 60 crianças e

adolescentes no reforço escolar em 02 (duas) oficinas duas vezes  por semana com turma de 30 cada.

- Desenvolver  Jogos  tecnológicos educativos, rodas de conversa, dinâmicas, premiações, passeios e atendimento psicossocial.

- Número de oficinas

realizadas;

- Percentual de frequência dos participantes nas

oficinas;

- Número de participantes que concluíram as oficinas.

- Lista de presença;

- Registro

fotográfico;

- Relatórios de

avaliação das

oficinas.

10 (dez) meses

Resultados esperados: 100% das crianças e adolescentes motivados e com boa frequência nas oficinas de informática e reforço escolar.

 

 

Objetivo Específico 4: Capacitar os adolescentes em cursos de tecnologia mais avançada para terem mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho como menor aprendiz.

Meta

Ações (Atividades a Executar)

Indicadores

Meios de

Verificação

Cronograma

de Execução

Atender e diplomar 30 adolescentes no curso de informática visando o encaminhamento de 50% destes para o mercado de trabalho.

- Ministrar 10 (dez) meses de curso, sendo 2 vezes por semana  de 1 hora cada curso;

- Captar empresas parceiras para receber os adolescentes como jovem  aprendiz.

- Número de oficinas

realizadas;

- Percentual de frequência dos participantes nas oficinas;

- Número de participantes que concluíram os cursos;

- Certificação;

- Encaminhamentos.

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Relatórios de avaliação do curso;

- Relatório com pareceres dos professores e equipe técnica;

- Verificação do boletim escolar formal.

10 (dez) meses

Resultados esperados: Adolescentes preparados para inserção no mercado de trabalho como jovem aprendiz.

 

 

Objetivo Específico 5: Combater a violência doméstica, abuso e exploração sexual e os casos relacionados ao uso de drogas, através do acolhimento as famílias das crianças, conscientizando-as da importância do estudo formal e dos cursos e oficinas ofertadas no ISAC.

Meta

Ações (Atividades a Executar)

Indicadores

Meios de

Verificação

Cronograma

de Execução

Realizar 1 (uma) palestra por mês, de atendimento psicossocial e Sócio emocional e empreendedorismo para as famílias das 60 crianças e adolescentes atendidos no curso.

- Dialogar e fazer um relatório das visitas

domiciliares, juntamente com a Assistente Social;

- Encaminhamentos das famílias          a rede de assistência.

- Número de palestras

realizadas;

- Percentual de

frequência dos pais e/ou responsáveis;

- Número de encaminhamentos recebidos e emitidos.

- Lista de presença;

- Registro fotográfico;

- Vídeos com depoimentos das famílias.

10 (dez) meses

Resultados esperados: Redução os casos de violação de direitos no contexto familiar e da comunidade, resgate dos vínculos familiares e comunitários.

 

 

Objetivo Específico 6: Atender crianças e adolescentes com TDAH , TEA, conforme a demanda já existente.

Meta

Ações (Atividades a Executar)

Indicadores

Meios de

Verificação

Cronograma

de Execução

Realizar 2 (duas) aulas assistidas semanais, com crianças com TDAH, TEA e outras necessidades especiais.

de informática assistida.

- Atender as crianças com necessidades especiais cadastradas no Projeto;

- Dialogar e fazer um levantamento junto as escolas onde as crianças do projeto estudam para verificar qual destes atendem aos critérios e quais estão sendo  atendidas  na sala de recursos  na escola formal ;

- Preenchimento da ficha de inscrição;

- Elaborar um cronograma para atendimento.

- Número de aulas realizadas;

- Percentual de frequência dos participantes;

- Percentual de aprendizagem.

- Lista de presença;

- Registro

fotográfico;

- Laudo médico das crianças;

- Relatório do psicólogo.

10 (dez) meses

Resultados esperados: Crianças atendidas autoconfiantes com senso de independência e com possibilidades de desenvolverem suas potencialidades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo Específico 7: Adquirir mesas e cadeiras para a sala de informática e blusas de uniformes a serem repassadas para as crianças, adolescentes e professores.

Meta

Ações (Atividades a Executar)

Indicadores

Meios de

Verificação

Cronograma

de Execução

- Adquirir 11 mesas, 11 cadeiras e 130 blusas uniformes.

- Realizar no mínimo três orçamentos;

- Realizar a compra optando pelo menor preço.

- Número de mesas e cadeiras adquiridas;

- Número de blusas uniformes adquiridos.

- Nota fiscal;

10 (dez) meses

Resultados esperados: Estruturar a sala de informática e garantir a identificação visual das crianças e adolescentes e professores do projeto.

 

                                                    

 

7- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

 

As atividades de informática acontecerão em dois dias na semana, sendo 1 (uma) turma pela manhã e 1 (uma) turma a tarde com 30 (trinta) alunos em cada turma, na parte da manhã as aulas serão para os alunos de 07 a 10 anos e à Tarde para alunos de 12 a 14 anos. Para ministrar as aulas será contratado um professor de informática (MEI) que proporcionará aulas em contra turno escolar usando técnicas de acordo com a idade e maturidade das crianças, priorizando sempre o desenvolvimento cognitivo, suas competências e habilidades. Para os adolescentes a partir de 12 anos as aulas serão no horário vespertino com uso de tecnologia mais avançada em software mais atuais e diferenciados programas de EXCEL, CORELDRAW, CANVAS, não descartando a possibilidade de incluir cursos de designer gráfico que é o sonho de muitos adolescentes.

As crianças terão acompanhamento do Psicólogo. Todas as ações serão planejadas, discutidas e acompanhadas pelo Coordenador Do Projeto e equipe, estagiários da Unifipmoc, Unimontes e Anhanguera ,  O coordenador vai gerenciar o projeto e acompanhará as oficinas de informática e todas as atividades entrelaçadas a realização de todos os objetivos  propostos.

A família de cada aluno também participará desse projeto, através das palestras, rodas de conversa e informações sobre o aluno.

O parceiro voluntario de Banco do Brasil, o Sr. Leonardo Pinho, também participará desde projeto através de visitas  mensais para aferir a eficácia, transparência e o desenvolvimento das ações.

Serão servido  quatros  lanches em parceria com o Mesa Brasil SESC, programa PAA e padarias forno de ouro e padaria Avenida.

 

 
  1. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA:

 

8.1. Receitas:)

 

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA