INSTITUTO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO - ISAC CNPJ: 14.121.020/0001-25
ENDEREÇO: RUA: D, Nº: 390, VARGEM GRANDE II
MUNICÍPIO: MONTES CLAROS UF: MG CEP: 39.403-090
E-MAIL: isacprojetosocial@gmail.com TELEFONE: (38) 2100-0780
1.1 IDENTIFICAÇÃO: (x) PROJETO OU ( ) ATIVIDADE
2.1. NOME DO PROJETO OU ATIVIDADE:
“PROJETO CONEXÃO INCLUSIVA, EDUCATIVA E TRANSFORMADORA II”.
2.2. PÚBLICO ALVO:
Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ ou risco social.
2.3. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (x) URBANA () RURAL
2.4. PRAZO DE EXECUÇÃO: 10 meses
O Projeto ISAC atende crianças e adolescentes que residem nos bairros: Vila Campos, Vila Grace, Vargem Grande I e II, Conjunto Joaquim Costa, Ciro dos Anjos, Chiquinho Guimarães, São Geraldo, Vila Santa Luiza e Major Prates.
A situação de vulnerabilidade social das famílias atendidas pelo projeto ISAC, infelizmente, ainda não foram superadas. As violações de direitos de crianças e adolescentes se agravaram consideravelmente, aumentando os casos de trabalho infantil, infrequência e evasão escolar. A insegurança alimentar são fatores preocupantes, muitas das crianças chegam à instituição sem ter feito a primeira refeição do dia. O aumento dos casos de crianças com transtornos TDAH, TEA e adolescentes apresentando crises de ansiedade e pensamentos suicidas também se agravaram. O ponto positivo é que os pais têm procurado a instituição para cadastrar os filhos e ocupá-los com práticas saudáveis que os levam a um desenvolvimento psicossocial adequado. São muitos os encaminhamentos recebidos das escolas, CRAS e outros parceiros da rede de assistência e educação. As atividades mais procuradas têm sido os cursos voltados para área de tecnologia. O laboratório de informática aprovado na primeira edição desse projeto em 2021 trouxe esperança e mais conforto às famílias atendidas. Percebe-se uma grande expectativa nas crianças, principalmente dos adolescentes que vislumbram por um futuro melhor e seu engajamento no mercado de trabalho como jovens aprendizes. Por isso, a coordenação da instituição juntamente com a equipe técnica resolveu ampliar as oficinas de informática através “Projeto Conexão Inclusiva, Educativa e Transformadora II”, cuja proposta visa o alinhamento com a Primeira edição e continuidade do projeto com mais recursos humanos, como forma de melhoria no atendimento às crianças e suas famílias. Esse projeto tem como foco a inclusão da criança a partir dos 7 (sete) anos de idade nas aulas de informática e sua conexão ao mundo digital de forma que possa contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e melhorar o rendimento escolar, combater a infrequência e evasão escolar e proporcionar oportunidades de alfabetização, mudança, transformação e crescimento, principalmente do afastamento das criminalidades decorrentes do uso de drogas e trabalho infantil. O foco é também a empregabilidade desses adolescentes que após os 14 anos ficam muito ociosos e se não tiver uma forma de se auto sustentar, acabam se envolvendo com práticas erradas. Largam a escola formal por causa de miseres trocados ofertado por traficantes e empresas irregulares.
Por meio deste projeto, pretende-se continuar a proporcionar aos adolescentes de ambos os sexos, no contra turno escolar, atividades relacionadas à área de tecnologia da informação em que desenvolverão suas habilidades, mantendo-os distantes dos riscos sociais e das violações de direitos nas comunidades em que vivem.
Vale ressaltar que aliadas às atividades de informática serão trabalhados assuntos com temas variados em parceria com a Oliveira Foundation através do Projeto “Transformado as Nações” com a metodologia “Eu lidero” da fundação Jhon Maxwell. Outra parceria que será fundamental no desenvolvimento desse projeto é da Unifipmoc que desde 2018 tem trabalhado com as crianças do ISAC no atendimento psicossocial, ministrados pelos acadêmicos de psicologia através do coordenador de curso Sidney Pereira Junior. Outro aliado importante é a Unimontes que através da Professora Leni Maria Pereira Silva e Acadêmicos do curso de Serviço Social, tem desenvolvido um trabalho constante de levantamento de diagnósticos relacionados principalmente ao trabalho infantil na região. Contaremos também com a Assistente Social que já atua na OSC desde o início do ano e três estagiárias do Serviço Social da faculdade UNIP. Pretende também fortalecer a permanência e motivação das crianças na instituição através das aulas de judô, futebol, ballet, com a parceria do CMDCA e o cultivo da horta orgânica em parceria com o CODEMA, onde eles têm oportunidade de levar os produtos cultivados para casa para ajudar em uma alimentação mais saudável. Outras parcerias importantes são o Divina Providência, que ofertará após as aulas de informática cursos na área de beleza e costura de peças íntimas para as meninas adolescentes e a Gerando Falcões que proporciona capacitações constantes para a equipe multidisciplinar e ajudou financeiramente na instalação do cabeamento através do edital #favelaimpacto. As escolas regulares da região , CRAS, CREAS, entre outros também são parceiros importantes nesse processo. As escolas onde as crianças estudam emitirão dados bimestrais sobre o desenvolvimento das crianças para uma melhor intervenção nas ações do Projeto ISAC. As padarias Avenida e Forno de Ouro e o Mesa Brasil continuarão como fortes parceiros ajudando na oferta de lanches para o público atendido. A empresa Fred Sistema cuidará da manutenção gratuita dos computadores.
Neste contexto e sendo o uso de tecnologia de informação uma democratização de acesso, considerado um suporte diferenciado para melhorar as condições de vida das pessoas no que se refere às oportunidades, a realização dos objetivos propostos visa contribuir com os fatores que são pertinentes no contexto familiar, educacional, profissional e social da vida das crianças e adolescentes, objetivando o crescimento integral dos mesmos, reconhecendo seus valores e tornando-os multiplicadores na sociedade em que vive, pois é no cerne da questão que podemos encontrar soluções e mudança de uma realidade que atualmente está muito desafiadora, mas com a atuação dos parceiros citados acima e do Banco do Brasil através do Projeto Voluntariado BB é possível essa transformação.
Com isso entende-se que essa segunda edição do Projeto “Conexão inclusiva, educativa e transformadora II”, vem agregar mais avanços, uma vez que a equipe multidisciplinar será ampliada e as oportunidades serão mais inquiridas para proporcionar capacitação e inserção dos adolescentes ao mercado de trabalho e consequentemente melhorias na qualidade de vida de toda família.
Através deste projeto a instituição pretende adquirir 11 mesas e 11 cadeiras para montagem dos computadores que serão adquiridos com o recurso da primeira edição desse projeto. Pretende também confeccionar 130 blusas de uniformes para as crianças e professores, além da contração de uma Psicóloga para assistir as crianças, adolescentes e encaminhá-los para rede de assistência quando necessário, fazer as visitas domiciliares juntamente com a Assistente Social e estagiarios. Pretende também contratar um coordenador para gerenciar o projeto de forma mais eficaz, buscando parcerias para o engajamento dos adolescentes ao mercado de trabalho e elaborar relatórios de desenvolvimento do projeto, além de acompanhar as oficinas esportivas e culturais entrelaçadas a esse projeto e realizar as prestações de conta.
Além das aulas de informática, a instituição pretende continuar a desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem com as crianças que ainda não conseguiram aprender a ler, devido o déficit de atenção (TDAH e TEA) entre outros casos que tem chegado à OSC. No ano de 2022 já passaram para 08 casos. Além do ensino pretende-se acompanhar essas crianças através da intervenção do psicólogo que será contratado e da Assistente Social, Pedagoga e Voluntários atuantes na instituição.
Otimizar as atividades no laboratório de informática no Projeto ISAC para continuar atendendo 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social cadastradas, através da aquisição de mesas, cadeiras, uniformes e contratação de um Coordenador e um Psicólogo para o projeto, visando minimizar as violações de direitos entre o público atendido e sua promoção psicossocial.
Objetivo Específico 1: Garantir a contratação de profissionais para atendimento às crianças e adolescentes e gestão do projeto. |
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Meta |
Ações (Atividades a Executar) |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Cronograma de Execução |
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Meta 1- Contratar um psicólogo para o atendimento das crianças e adolescentes cadastradas no projeto. |
- Realizar 8h (horas) de atendimentos psicológico semanal, priorizando os casos mais urgentes. - Elaborar junto com a equipe técnica o diagnóstico social dos atendidos; - Realizar estudo de casos com a equipe; - Fazer os devidos encaminhamentos para a rede de socio assistencial, assistência à saúde e educação do município. |
- Número de alunos atendidos; - Diagnósticos; - Relatórios; - Número de encaminhamentos. |
- Lista de presença; - Registros fotográficos; - Laudo médico das crianças; - Relatórios do psicólogo. |
10 (dez) meses |
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Meta 2 – Contratar um coordenador para a gestão do projeto. |
- Realizar 8 (horas) semanais de gerenciamento do projeto; - Promover reuniões semanais para aferir as metas e eficácia da execução do projeto; - Coordenar a execução do projeto; - Elaborar relatórios para o voluntário do Banco do Brasil, padrinho dessa e da edição anterior do projeto; - Fazer prestação de contas e apresentar os resultados finais. |
- Número de reuniões realizadas; - Relatórios; - Controle dos recursos. |
- Lista de presença; - Registro fotográfico; - Relatórios. |
10 (dez) meses |
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Resultados esperados: Superação das crises de ansiedade, depressão e outras caraterísticas identificadas nas crianças e adolescentes atendidos, e melhor participação das famílias na instituição, como também o projeto 100% executado com eficiência, eficácia e transparência, com engajamento de todo time, voluntário BB e famílias. |
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Objetivo Específico 2: Contribuir com o processo de erradicação do trabalho infantil através do acesso as oficinas socioeducativas, e de inclusão digital na instituição. |
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Meta |
Ações (Atividades a Executar) |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Cronograma de Execução |
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Atender 60 crianças e Adolescentes em 02 (duas) oficinas de Informática 2 vezes por semana. |
- Elaborar o cronograma, carga horária e quantidade de participantes de cada oficina; - Definir critérios de seleção dos participantes de cada oficina; - Preencher as fichas de inscrição de cada participante nas oficinas. |
- Número de oficinas realizadas; - Percentual de frequência dos participantes nas oficinas; - Número de Participantes que Concluíram as oficinas |
- Lista de presença; - Registro fotográfico; - Depoimentos; - Relatórios de avaliação das oficinas. |
10 (dez) meses |
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Resultados Esperados: Possibilitar a vivência, criatividade e estabelecer relações sociais de crianças e adolescentes na instituição, miniminizando o número delas em situação de trabalho infantil e redução de infrequência e evasão escolar. |
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Objetivo Específico 3: Implementar metodologias tecnológicas e pedagógicas atrativas para melhorar a autoestima das crianças e adolescentes, sua motivação e frequência nas oficinas; |
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Meta |
Ações (Atividades a Executar) |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Cronograma de Execução |
Atender as 60 crianças e adolescentes no reforço escolar em 02 (duas) oficinas duas vezes por semana com turma de 30 cada. |
- Desenvolver Jogos tecnológicos educativos, rodas de conversa, dinâmicas, premiações, passeios e atendimento psicossocial. |
- Número de oficinas realizadas; - Percentual de frequência dos participantes nas oficinas; - Número de participantes que concluíram as oficinas. |
- Lista de presença; - Registro fotográfico; - Relatórios de avaliação das oficinas. |
10 (dez) meses |
Resultados esperados: 100% das crianças e adolescentes motivados e com boa frequência nas oficinas de informática e reforço escolar. |
Objetivo Específico 4: Capacitar os adolescentes em cursos de tecnologia mais avançada para terem mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho como menor aprendiz. |
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Meta |
Ações (Atividades a Executar) |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Cronograma de Execução |
Atender e diplomar 30 adolescentes no curso de informática visando o encaminhamento de 50% destes para o mercado de trabalho. |
- Ministrar 10 (dez) meses de curso, sendo 2 vezes por semana de 1 hora cada curso; - Captar empresas parceiras para receber os adolescentes como jovem aprendiz. |
- Número de oficinas realizadas; - Percentual de frequência dos participantes nas oficinas; - Número de participantes que concluíram os cursos; - Certificação; - Encaminhamentos. |
- Lista de presença; - Registro fotográfico; - Relatórios de avaliação do curso; - Relatório com pareceres dos professores e equipe técnica; - Verificação do boletim escolar formal. |
10 (dez) meses |
Resultados esperados: Adolescentes preparados para inserção no mercado de trabalho como jovem aprendiz. |
Objetivo Específico 5: Combater a violência doméstica, abuso e exploração sexual e os casos relacionados ao uso de drogas, através do acolhimento as famílias das crianças, conscientizando-as da importância do estudo formal e dos cursos e oficinas ofertadas no ISAC. |
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Meta |
Ações (Atividades a Executar) |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Cronograma de Execução |
Realizar 1 (uma) palestra por mês, de atendimento psicossocial e Sócio emocional e empreendedorismo para as famílias das 60 crianças e adolescentes atendidos no curso. |
- Dialogar e fazer um relatório das visitas domiciliares, juntamente com a Assistente Social; - Encaminhamentos das famílias a rede de assistência. |
- Número de palestras realizadas; - Percentual de frequência dos pais e/ou responsáveis; - Número de encaminhamentos recebidos e emitidos. |
- Lista de presença; - Registro fotográfico; - Vídeos com depoimentos das famílias. |
10 (dez) meses |
Resultados esperados: Redução os casos de violação de direitos no contexto familiar e da comunidade, resgate dos vínculos familiares e comunitários. |
Objetivo Específico 6: Atender crianças e adolescentes com TDAH , TEA, conforme a demanda já existente. |
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Meta |
Ações (Atividades a Executar) |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Cronograma de Execução |
Realizar 2 (duas) aulas assistidas semanais, com crianças com TDAH, TEA e outras necessidades especiais. de informática assistida. |
- Atender as crianças com necessidades especiais cadastradas no Projeto; - Dialogar e fazer um levantamento junto as escolas onde as crianças do projeto estudam para verificar qual destes atendem aos critérios e quais estão sendo atendidas na sala de recursos na escola formal ; - Preenchimento da ficha de inscrição; - Elaborar um cronograma para atendimento. |
- Número de aulas realizadas; - Percentual de frequência dos participantes; - Percentual de aprendizagem. |
- Lista de presença; - Registro fotográfico; - Laudo médico das crianças; - Relatório do psicólogo. |
10 (dez) meses |
Resultados esperados: Crianças atendidas autoconfiantes com senso de independência e com possibilidades de desenvolverem suas potencialidades |
Objetivo Específico 7: Adquirir mesas e cadeiras para a sala de informática e blusas de uniformes a serem repassadas para as crianças, adolescentes e professores. |
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Meta |
Ações (Atividades a Executar) |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Cronograma de Execução |
- Adquirir 11 mesas, 11 cadeiras e 130 blusas uniformes. |
- Realizar no mínimo três orçamentos; - Realizar a compra optando pelo menor preço. |
- Número de mesas e cadeiras adquiridas; - Número de blusas uniformes adquiridos. |
- Nota fiscal; |
10 (dez) meses |
Resultados esperados: Estruturar a sala de informática e garantir a identificação visual das crianças e adolescentes e professores do projeto. |
7- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
As atividades de informática acontecerão em dois dias na semana, sendo 1 (uma) turma pela manhã e 1 (uma) turma a tarde com 30 (trinta) alunos em cada turma, na parte da manhã as aulas serão para os alunos de 07 a 10 anos e à Tarde para alunos de 12 a 14 anos. Para ministrar as aulas será contratado um professor de informática (MEI) que proporcionará aulas em contra turno escolar usando técnicas de acordo com a idade e maturidade das crianças, priorizando sempre o desenvolvimento cognitivo, suas competências e habilidades. Para os adolescentes a partir de 12 anos as aulas serão no horário vespertino com uso de tecnologia mais avançada em software mais atuais e diferenciados programas de EXCEL, CORELDRAW, CANVAS, não descartando a possibilidade de incluir cursos de designer gráfico que é o sonho de muitos adolescentes.
As crianças terão acompanhamento do Psicólogo. Todas as ações serão planejadas, discutidas e acompanhadas pelo Coordenador Do Projeto e equipe, estagiários da Unifipmoc, Unimontes e Anhanguera , O coordenador vai gerenciar o projeto e acompanhará as oficinas de informática e todas as atividades entrelaçadas a realização de todos os objetivos propostos.
A família de cada aluno também participará desse projeto, através das palestras, rodas de conversa e informações sobre o aluno.
O parceiro voluntario de Banco do Brasil, o Sr. Leonardo Pinho, também participará desde projeto através de visitas mensais para aferir a eficácia, transparência e o desenvolvimento das ações.
Serão servido quatros lanches em parceria com o Mesa Brasil SESC, programa PAA e padarias forno de ouro e padaria Avenida.
8.1. Receitas:)
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