Imagem de destaque PRATIQUE O BEM, O RESTO VEM-IRMANDADE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS DE MONTES CLAROS

PRATIQUE O BEM, O RESTO VEM-IRMANDADE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS DE MONTES CLAROS


 

 

1 - DADOS CADASTRAIS DO PROPONENTE :

Proponente: IRMANDADE NOSSA SENHORA DAS MERCES DE MONTES CLAROS 

CNPJ: 22.669.931/0001-10

DDD/Telefone: (38) 3229-2000

E-mail: secprovedoria@santacasamontesclaros.com.br

2 - DADOS CADASTRAIS DO CONCEDENTE :

Denominação: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

CNPJ: 22.678.874/0001-35

3 – OBJETO DA PARCERIA  :

SUBSTITUIR EQUIPAMENTOS: Monitores multiparametro e oxímetros de pulsos com tecnologia ultrapassada em uso no CTI Neonatal e pediatria.

4 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO :

4.1 - Título do Projeto

Pratique o bem, o resto vem.

4.2 - Prazo de Execução

4 MESES

4.2 – Descrição da realidade

 A Santa Casa de Montes Claros, em seus 148 anos de história tem a segunda maior maternidade de Minas Gerais e realiza mais de 5 mil partos anualmente, hospital Acreditado em Excelência e credenciado como Hospital Amigo da Criança. O CTI Neonatal e pediatria entra com um papel essencial na assistência aos prematuros, crianças e adolescentes em tratamento, reafirmando à referência da Maternidade da Santa Casa de Montes Claros em gestação de alto risco.

Neste cenário, existem equipamentos que são essenciais para o acompanhamento das crianças e adolescentes no período de internação da pediatria da instituição, os monitores multiparametro e os oxímetros de pulso são exemplos disso, eles são fundamentais para o acompanhamento dos sinais vitais dos bebês internados no CTI Neonatal. O hospital contava com monitores multiparametro e oxímetros de pulsos antigos, que já apresentavam necessidade frequentes de manutenção devido o tempo e constância de uso, o que fazia necessário em alguns momentos buscar equipamentos emprestados em outras unidades para atender aos que dependem dos equipamentos. Esses aparelhos desgastados e desatualizados podem acarretar erros e dificultam na avaliação dos resultados obtidos com as terapias de tratamento.

Contudo, ter equipamentos modernos e de boa qualidade é indispensável para que os resultados obtidos por meio destes guiem os médicos adequadamente, uma vez que eles trazem ainda mais precisão no fechamento dos diagnósticos, e no que toca às rotinas e monitoramentos durante a internação, o que proporciona ainda mais segurança para a equipe assistencial.

4.3 - Justificativa do Projeto:

A santa Casa de Montes Claros referência em gestação de alto risco, detém um Centro de Tratamento Intensivo Neonatal (CTI Neonatal) e pediatria que recebe crianças e adolescentes, oriundos de Montes Claros e mais 86 municípios do Norte de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Sudoeste da Bahia. Na assistência em Centros de Terapia Intensiva a monitorização das crianças e adolescentes é parte primordial do tratamento, considerando que são fundamentais durante as intercorrências e são parâmetros importantes para as tomadas de decisão.

  Com o tempo de uso, os equipamentos podem apresentar dados desconformes a realidade do paciente, podendo acarretar erros nos diagnósticos e na avaliação dos resultados obtidos com as terapias de tratamento. Um aparelho antigo ou sem manutenção adequada prejudica o entendimento dos sinais, que podem não ser coletados corretamente. Neste contexto o monitor multiparâmetro e oxímetro de pulso são necessários para o acompanhamento dos prematuros em inúmeras particularidades como sensores mais sensíveis, oferece medições de ECG, RESP,

 oximetria de pulso, pressão não invasiva e análises de segmento ST e arritmias. Funções que são essenciais para o monitoramento das crianças e adolescentes em tratamento.

5 - OBJETIVOS DO PROJETO:

5.1 - Objetivo Geral: Proporcionar as crianças e adolescentes internadas no CTI Neonatal e Pediatria da Santa Casa de Montes Claros o uso de equipamentos modernos para o monitoramento de sinais vitais.

 5.2 - Objetivos Específicos:

Disponibilizar as crianças e adolescentes em tratamento a saúde no hospital o uso equipamentos modernos que permite maior precisão no fechamento do diagnóstico.

Proporcionar aos prematuros monitoramento dos sinais vitais com as necessárias particularidades como sensores sensíveis essenciais para o acompanhamento da assistência médica.

6 - PÚBLICO ALVO

QUANTIDADE – Crianças e adolescentes internados na pediatria e CTI Neonatal da Santa Casa.

DESCRIÇÃO: Constitui-se de bebês provenientes de parturientes de alto risco e de crianças e adolescentes atendidos pelo CTI Neonatal e pediatria do hospital. A faixa etária destas crianças seria de 1 mês à 11 anos 11 meses e 29 dias.

7 - ÁREA DE ABRANGÊNCIA

A Santa Casa de Montes Claros oferece atendimento à saúde de toda população da Cidade de Montes Claros e 86 municípios adjacentes.

8 – METAS E INDICADORES

META

PRODUTO

RESULTADO

Compra de Equipamentos

1 – G1B – Oxímetro de pulsos

 

2 – Monitor Multiparamétrico 

Oferecer aos pacientes do CTI Neonatal e Pediatria da Santa Casa de Montes Claros equipamentos modernos para o monitoramento de sinais vitais.

 

 

 

Objetivos específicos

Metas e prazos

Indicadores

Meios de verificação

Período de Verificação

Substituir Monitores multiparametro e oxímetros de pulsos com tecnologia ultrapassada em uso no CTI Neonatal e pediatria

Substituir em 04 meses os equipamentos: Monitores multiparametro e oxímetros de pulsos utilizados no CTI Neonatal e Pediatria da Santa Casa.

1. Número de atendimentos realizados pelos equipamentos.

Relação de pacientes internados nos leitos que utilizam os equipamentos: Monitores multiparametro e oxímetros de pulsos.

Mensal

 

9 - METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

O presente projeto para substituir monitores multiparametro e oxímetros de pulsos do CTI Neonatal e Pediatria contribuirá para melhoria na assistência à saúde das crianças e adolescentes internadas na Santa Casa de Montes Claros.

Os novos monitores multiparâmentro irá proporcionar: indicação digital da frequência cardíaca (ECG) para pacientes adultos/pediátricos/neonatal; indicação da frequência respiratória; indicação numérica dos valores de saturação e pulso (SpO2); efetua medida de pressão Não Invasiva (PNI); e efetua medida de temperatura. Já os novos oxímetro de pulsos, além de não serem invasivos, permitem armazenar dados, o que proporciona mais agilidade e segurança na assistência dos pacientes e possuem alarme.

Com os novos equipamentos, toda a equipe que manusear os aparelhos receberam capacitação e treinamentos necessários de profissionais habilitados para utilização e reconhecimento dos novos aparelhos, tendo acompanhamento destes profissionais capacitados para implementar e utilizar nos primeiros pacientes.

Os equipamentos irão atender aos pacientes internados no CTI Neonatal e pediatria de forma a proporcionar dados mais precisos e comportar o uso de mais acessórios necessários ao monitoramento destes. 

10 - ATIVIDADES E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Etapa

Atividades

Início

Término

Etapa 1

Atividade 1.1

 AQUISIÇÃO DE G1B - OXIMETRO DE PULSOS PORTÁTIL

Mês 1

 Mês 4

Atividade 1.2

 AQUISIÇÃO DE MONITOR MULTIPARAMÉTRICO GENERAL MEDITECH G3H

 Mês 1

 Mês 4

11 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O monitoramento e avaliação será executada mediante analise assistencial médica dos resultados e acompanhamentos obtidos através dos monitores multiparâmentro e oxímetros de pulso realizados nas crianças e adolescentes em tratamento intensivo.

12- FUTURO DO PROJETO

O projeto da Captação de Recursos da Santa Casa de Montes Claros almeja dar continuidade no programa por meio de parcerias com empresas privadas de Montes Claros e região, emendas parlamentares, editais, dentre outras captações realizadas pela Instituição. O hospital contém um setor especifico para captação e realização de parcerias, afim de angariar recursos para se manter e proporcionar assistência à saúde de qualidade a toda população norte mineira.

TERMO DE FOMENTO 35/2020

JUSTIFICATIVA