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NUTRIÇÃO E BEM ESTAR- FUNDAÇÃO SARA ALBUQUERQUE COSTA


 

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PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

 

Nome da Organização da Sociedade Civil (OSC): Fundação Sara Albuquerque Costa

CNPJ: 02.663.494/0001-10

Endereço: Rua André Luiz, 415 - Canelas II

Município: Montes Claros

 UF: MG

 CEP: 39402-412

E-mail: fundacaosara@fundacaosara.org.br

 Telefone: (38) 3214-5500

 

 

5. OBJETIVO GERAL

Oferecer o acesso a uma alimentação de qualidade às crianças e adolescentes, favorecendo a segurança alimentar durante o tratamento oncológico por meio da disponibilização de refeições preparadas de acordo com as boas práticas de manipulação de alimentos e higienização e limpeza dos ambientes da Instituição.

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO:

 

 

Objetivo Específico 1: Oferecer refeições de qualidade, balanceadas e com variedade às crianças e adolescentes em tratamento oncológico que estejam na Instituição ou realizando procedimentos médicos em hospitais ou ambulatórios, de modo a contribuir com o fortalecimento do organismo para um melhor enfrentamento do tratamento oncológico.

Metas

Ações (atividades a executar)

Indicadores

Meios de verificação

Cronograma de execução

Meta 01: Oferecer uma média mensal de 2.500 refeições variadas e nutritivas para aproximadamente 100 crianças e adolescentes.

- Adquirir alimentos não-perecíveis, que compõem a base do plano alimentar dos beneficiários;

 

- Adquirir fontes diversas de proteínas, como carne bovina, suína, frango e peixe, para compor as refeições;

 

- Custear a aquisição de frutas, verduras, legumes e folhosos;

 

- Elaborar listas e ordens de compra contendo os itens necessários ao preparo das refeições;

 

- Proceder com o armazenamento e manuseio adequados dos alimentos.

- Número de refeições oferecidas aos beneficiários;

 

- Itens adquiridos.

- Registros no Sistema de Informações Gerenciais;


- Relatórios com registros fotográficos;

 

- Notas Fiscais.
 

 

Mês 01 ao Mês 24.

Meta 02:

Viabilizar o custeio mensal de 01 (uma) cozinheira por 24 meses.

Realizar o pagamento de salário e encargos sociais da Cozinheira.

Número de refeições servidas aos beneficiários.

- Registros no Sistema de Informações Gerenciais;

 

- Relatórios de benefícios;

 

- Recibos de pagamento.

 

 

 

 

 

Mês 01 ao Mês 24.

 

 

 

Resultados Esperados: Fomentar a segurança alimentar das crianças e adolescentes durante o tratamento oncológico, garantindo o acesso a uma alimentação saudável e balanceada, preparada de acordo com as necessidades e critérios nutricionais dos beneficiados.

 

Objetivo Específico 2: Viabilizar a conservação da higiene dos espaços, itens e rouparia utilizados na Fundação Sara, bem como a aquisição de materiais descartáveis para a distribuição das refeições aos beneficiários.

Metas

Ações (atividades a executar)

Indicadores

Meios de verificação

Cronograma de execução

Meta 01:

Dispor de uma variedade de materiais destinados à limpeza e higienização dos espaços, itens e rouparia utilizados no acolhimento de, aproximadamente 100 crianças e adolescentes beneficiados pela Fundação Sara.

 

 

 

- Custear a aquisição de itens para higiene como sabonete, álcool, papel interfolhado, papel higiênico;

 

- Adquirir itens para limpeza do espaço institucional e de rouparia, como detergente, limpador multiuso, cera, sabão em pó, amaciante, água sanitária, entre outros.

 

- Elaborar listas e ordens de compra contendo os itens necessários à manutenção da limpeza e higiene dos ambientes institucionais;

 

- Proceder com o armazenamento, organização, utilização e reposição dos materiais de limpeza, quando necessário.

Quantidade de produtos adquiridos.

- Registros no Sistema de Informações Gerenciais;

- Notas Fiscais.
 

 

 

 

 

 

 

 

Mês 01 ao Mês 24.

Meta 02:

Adquirir materiais descartáveis para uma conservação adequada das refeições fornecidas a, aproximadamente, 100 crianças e adolescentes beneficiados pela Fundação Sara.

 

 

- Custear a aquisição de materiais como marmitex, copos, colheres, pratos e garrafas descartáveis, para conservação dos alimentos e líquidos distribuídos aos beneficiários;

 

- Adquirir itens descartáveis como sacolas, sacos descartáveis para armazenamento dos alimentos e demais produtos;

 

- Elaborar listas e ordens de compra contendo os materiais descartáveis necessários à conservação das refeições;

 

- Proceder com o armazenamento, organização, utilização e reposição dos materiais descartáveis, quando necessário.

Quantidade de materiais descartáveis adquiridos.

- Registros no Sistema de Informações Gerenciais;

 

- Notas Fiscais.

 

 

 

 

 

 

Mês 01 ao Mês 24.

Resultados Esperados: Viabilizar a manutenção da limpeza e higienização dos itens e espaços institucionais, e o acondicionamento adequado das refeições distribuídas aos beneficiários.

             

 

 

7- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

As informações obtidas por meio do Diagnóstico Social, instrumento que auxilia a identificar as principais demandas físicas, emocionais, sociais e econômicas das famílias, são registradas no Sistema de Informações Gerenciais da Instituição e servem como base para a implementação das ações relativas à assistência nutricional, como a elaboração dos cardápios pela Nutricionista, o controle das refeições distribuídas aos beneficiários, além de se obter uma estimativa confiável para a compra dos insumos necessários ao preparo destas refeições, dos materiais descartáveis para a conservação destes alimentos e materiais para limpeza e higienização dos itens e espaços institucionais.

Após o planejamento, as refeições são preparadas pela Cozinheira, que também é responsável por verificar a necessidade de reposição dos itens e acompanhar a distribuição das refeições, e seu modo de conservação, em atenção às boas práticas de higiene e segurança necessárias. Nesse sentido, por meio do Projeto Nutrição e Bem-Estar, a Fundação Sara busca proporcionar bem-estar e qualidade de vida às crianças e adolescentes beneficiados pela Instituição por meio do oferecimento de uma alimentação adequada às suas condições nutricionais e da adoção de medidas de segurança e higiene na conservação dos espaços e itens presentes na Instituição. Para isso, esta proposta compreende:

7.1. Aquisição dos itens necessários ao preparo das refeições a serem distribuídas, como alimentos não-perecíveis, carnes, frutas, verduras, legumes e folhosos, pães, biscoitos e polpas de frutas.

7.2. Custeio de 01 (uma) Cozinheira, profissional responsável pelo preparo e distribuição das refeições, segundo orientação da Nutricionista.

7.3. Aquisição de materiais descartáveis, como marmitex, copos, pratos, talheres, entre outros, para a conservação adequada das refeições fornecidas aos beneficiários.

7.4. Aquisição de materiais de limpeza e higiene pessoal, como sabonete, álcool, papel higiênico, sabão em pó, água sanitária, amaciante, entre outros.

O alcance das metas pertinentes ao objeto do Projeto Nutrição e Bem-Estar serão acompanhadas periodicamente, por meio da verificação dos registros e relatórios no Sistema de Informações Gerenciais da Fundação Sara, sendo que o monitoramento das ações ocorrerá em todas as etapas, desde a aquisição de todos os itens, tanto os destinados ao preparo e conservação dos alimentos, quanto os destinados à limpeza e higienização, até a disponibilização das refeições aos beneficiários hospedados na Instituição e aos que estiverem em tratamento nos hospitais e ambulatórios.

A verificação dos resultados ocorrerá por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas. Informações referentes aos resultados quantitativos das refeições oferecidas e itens adquiridos serão obtidas por meio de relatórios e registros do Sistema de Informações Gerenciais. Os resultados qualitativos que refletem no tratamento e na assistência aos beneficiários também serão mensurados, permitindo um acompanhamento integral do desenvolvimento das atividades, dos efeitos das ações realizadas sobre o público-alvo e a avaliação das necessidades de adequação para o alcance dos resultados propostos.

 

8. PREVISÃO DE RECEITAS E DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

 

8.1. Receitas:

Especificação

Valor R$

%

Valor total do recurso (bruto)

R$ 436.008,91

100%

Valor da proposta

R$ 348.807,13

80%

Valor retido no fundo específico

R$ 87.201,78

20%

Contrapartida voluntária financeira (caso houver)

-

-

 

 

 

 

8.2. Detalhamento das despesas:

Vide Anexo: Planilha de Itens – Marco Regulatório

 

8.2.1. Detalhamento das despesas com pessoal:

 

DESPESAS COM SALÁRIOS E ENCARGOS SOCIAIS POR CARGO (R$)

Descrição do cargo

Horas/m

Salário

INSS

Salário (-)INSS

FGTS

Décimo-terceiro Salário (1/12)

1/3 Férias / 12

Vale Alimentação

Nº de empregados

Nº de meses

TOTAL POR CARGO

Cozinheira

220h

R$ 1.789,01

R$ 141,15

R$ 1.647,86

R$ 159,02

R$ 149,08

R$ 49,69

R$ 300,00

1

24

R$ 58.723,44

 

TOTAL DESPESAS/MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO

R$ 2.446,81

DESCONTO REFERENTE INSS PATRONAL

Isento

VALOR DO REPASSE

R$58.723,44

                         

 

 

 

 

 

 

 

 

9. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

 

Cronograma de desembolso (Concedente) (R$1,00)

VALOR (R$)

Parcela única

R$ 348.807,13

Cronograma de desembolso (Contrapartida se houver) (R$1,00)

VALOR (R$)

Parcela única

-

 

10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE

 

As ações previstas neste Plano de Trabalho são essenciais para a qualidade e sucesso do tratamento oncológico das crianças e adolescentes beneficiários a longo prazo. Por isso, terão a sua continuidade viabilizada a partir de outras parcerias e fontes de captação de recursos da Fundação Sara, garantindo a sustentabilidade dos serviços prestados e a manutenção dos resultados de impacto na transformação da realidade do câncer infantojuvenil no estado de Minas Gerais. Por meio das previsões incluídas no Plano Anual de Atividades, a Fundação Sara se compromete com a melhoria contínua do atendimento e dos serviços prestados às crianças e adolescentes com câncer que assiste.

 

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA