Imagem de destaque MANUTENÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO PRESENTE  - ASSOCIAÇÃO PRESENTE DE APOIO A PACIENTES COM CANCER - PADRE TIAOZINHO

MANUTENÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO PRESENTE - ASSOCIAÇÃO PRESENTE DE APOIO A PACIENTES COM CANCER - PADRE TIAOZINHO


 

       ​​

IMPOSTO SOLIDÁRIO

Ainda dá tempo de você destinar parte do seu imposto

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

 ASSOCIAÇÃO PRESENTE DE APOIO A PACIENTES COM CANCER - PADRE TIAOZINHO

 

OBJETO DA PARCERIA : adequação e melhorias do espaço físico, para os hospedados na Associação Presente .

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto : MANUTENÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO PRESENTE DE APOIO A PACIENTES COM CÂNCER PADRE TIÃOZINHO .

 

DESCRIÇÃO DA REALIDADE

O Norte de Minas é uma das principais regiões do estado com referência no tratamento contra o câncer, entretanto, o número de mortes pela doença é extremamente alto. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer-MS) apenas em 2018 foram diagnosticados em torno de 600 mil novos casos e aproximadamente 200 mil óbitos ocorreram em função da doença. Veja o sumário dos dados na tabela abaixo:

 

DADOS INCA 2018

Novos casos

Óbitos

HOMENS

300.140

107.470

MULHERES

282.450

90.228

Total

582.590

197.698

https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer

 

A REALIDADE DO PACIENTE ONCOLÓGICO CARENTE EM MONTES CLAROS E REGIÃO

O tratamento do câncer em Montes Claros-MG (Brasil) apresenta um grande desafio em especial para o paciente carente, público-alvo da Associação Presente. Esses pacientes e familiares têm renda em torno de meio a um salário mínimo.

Gostaríamos de destacar três problemas relevantes relacionados ao Câncer e que a Associação Presente busca solucionar:

  1. Alta prevalência de morte por câncer devido ao diagnóstico tardio. Significa que não há acesso ao diagnóstico precoce devido à falta de acesso a oncologistas, exames laboratoriais, tratamento e assim por diante. No sistema público de saúde, há um longo período de espera.
  2. Outro desafio é a falta de uma residência temporária para os pacientes da região norte de Minas Gerais em tratamento quimioterápico ou radioterápico.
  3. Finalmente, mas não menos importante, é a falta de Cuidados Paliativos para pessoas com câncer no final da vida, oferecendo-lhes conforto e qualidade de vida neste momento. O paciente carente morre com muito sofrimento físico e emocional.

 

ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO PRESENTE

As ações desenvolvidas pela Associação Presente compreendem o acolhimento e hospedagem do paciente carente da região do Norte de Minas (Hospedagem), apoio ao diagnóstico e diagnóstico precoce do câncer em paciente carente de Montes Claros e região (Mutirão), treinamento de profissionais da saúde da atenção primária (Capacitação), conscientização da população na prevenção e diagnóstico do câncer (campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul).

 

Atuações da

Associação Presente

Público Alvo/Impacto

Pessoas Atendidas

Hospedagem

Paciente oncológico em tratamento por Quimioterapia ou Radioterapia da região do Norte de Minas. Impacto direto para o paciente com câncer.

4.591

(2004 a 2019)

Mutirão

Pessoas carentes, homens e mulheres de Montes Claros e da região do Norte de Minas. Impacto direto no diagnóstico e diagnóstico precoce.

12.884

(2011 a 2018)

Pessoas atendidas no Mutirão 2019

4.496

Capacitação

Profissional de saúde da atenção primária, tais como enfermeiros, técnicos e agentes de saúde. Desenvolvimento de quem cuida do paciente com câncer.

200

Outubro Rosa

Pessoas que comparecem ao evento. Impacto direto no público participante.

210

(2018)

Novembro Azul

Pessoas que comparecem ao evento. Impacto direto no público participante.

200

(2018)

Assistência Social

Atendimento dos pacientes da cidade de Montes Claros e Norte de Minas para elaboração de prontuários sociais, base para o atendimento, sendo que 59% dos atendidos possuem acima de 60 anos de idade.

4.512

(desde 2004)

Cuidados Paliativos

Atendimento ambulatorial e visitas domiciliares iniciados em novembro de 2016, são realizados semanalmente, sendo que mais de 30% destas pessoas possuem acima de 60 anos de idade.

161

(desde 11/ 2016)

As ações da Associação Presente já realizaram mais de 28.000 atendimentos ao paciente oncológico carente e familiares até o momento.

Através do Mutirão (até 2018), uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Montes Claros, Laboratório Santa Clara e Ressonar, 128 vidas foram salvas através do diagnóstico ou diagnóstico precoce.

Pacientes do Mutirão 2019 ainda se encontram em processo de diagnóstico, mas até o momento já temos 33 diagnósticos da doença.

JUSTIFICATIVA

  • PROBLEMA ALVO DO PROJETO

Este projeto busca solucionar um dos desafios no tratamento do paciente oncológico carente, da região do Norte de Minas, que é falta de uma residência temporária enquanto realiza dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. A Associação Presente já dispõe de instalações estruturadas para a ação de acolhimento e hospedagem do paciente oncológico carente, e por este motivo o objetivo do presente projeto é realizar a manutenção das instalações, manutenção do toldo de policarbonato, instalação de aparelho de ar condicionado na farmácia etroca das cortinas dos quatro (4) quartos do bloco de hospedagem da Associação Presente de forma a manter o atendimento e acolhimento digno dos pacientes carentes com câncer da região do Norte de Minas.

Desde a inauguração em 2013, foram realizadas pequenos consertos e intervenções. Este projeto irá fazer a manutenção das instalações, manutenção do toldo de policarbonato, instalação de aparelho de ar condicionado na farmácia e troca das cortinas dos quartos que se encontram muito danificadas. Foi feita  uma avaliação das cortinas, sendo identificada a necessidade de substituição.

 

  • AREA GEOGRÁFICA DE ORIGEM DO PACIENTE ONCOLÓGICO CARENTE

Considerando que a cidade de Montes Claros é uma referência no tratamento do câncer, os pacientes oncológicos carentes registrados na casa vêm de mais de 40 localidades do Norte de Minas, destacando-se as macrorregiões de Janaúba, Januária, São Francisco, Salinas, Brasília de Minas, Pirapora e Taiobeiras.

 

  • CAUSAS DO PROBLEMA

A região do Norte de Minas, até a primeira metade do século XX, possuía um perfil de desenvolvimento agropecuário. Em 1963 o Norte de Minas foi incluído na área da SUDENE justamente com o objetivo de incrementar o desenvolvimento socioeconômico. Paralelamente a isto observou-se uma migração da população rural para a região urbana, quando as pequenas propriedades foram absorvidas pelos grandes latifúndios. O Norte de Minas tem uma história recente de crescimento industrial, e a mão-de-obra muitas vezes recebe a sua qualificação no local de trabalho.

Desta forma, a região ainda tem pessoas com pouca ou nenhuma qualificação e que possuem dificuldade de encontrar trabalho.

 

 

1950

2000

População Rural

72%

6%

População Urbana

28%

94%

Vide publicação Desenvolvimento regional no Norte de Minas Gerais de Gilmar Ribeiro dos Santos e Ricardo dos Santos Silva

https://anpocs.com/index.php/papers-35-encontro/gt-29/gt05-27/881-desenvolvimento-regional-no-norte-de-minas-gerais/file

 

  • CARACTERÍSTICAS SOCIOECONOMICAS E CULTURAS

Segundo os autores citados acima, o processo de desenvolvimento regional nas últimas décadas voltou-se para questões estruturais ligadas ao sistema produtivo, atendendo, especialmente, aos

Interesses do grande capital, ou seja, se distanciou da concepção de desenvolvimento social, ou seja, pouco foi feito com relação a mudanças qualitativas ligadas a melhoria da qualidade de vida da população e expresso em melhorias significativas na distribuição de renda, habitação, saúde, educação, seguridade social, dentre outros.

 

  • PROBLEMA PRIORITÁRIO

Com o intuito de prover residência temporária ao paciente oncológico carente que busca o atendimento de quimioterapia e radioterapia na cidade de Montes Claros, de forma totalmente gratuita, as instalações da Associação Presente para o acolhimento e hospedagem conta com um total de oito (8) apartamentos com capacidade para quatro (4) camas cada. Esta atividade assegura ao paciente os seguintes benefícios:

a) Hospedagem para o assistido e um acompanhante;

b) Alimentação na forma de cinco (5) refeições por dia;

c) Suplementação alimentar aos assistidos com dificuldades e ou restrição alimentar;

d) Transporte para hospitais de tratamento do câncer e laboratórios de exames;

e) Disponibilização de serviços de Assistência social, Psicologia, Nutrição e Enfermagem;

Buscando manter a qualidade dos serviços prestados a este paciente carente, a Associação Presente solicita os recursos para a substituição das cortinas, de quatro (4) apartamentos que perfazem os trinta e dois (32) leitos para acolhimento e hospedagem do paciente oncológico, e ainda realizar a manutenção do prédio e do toldo de policarbonato.

PÚBLICO ALVO

A assistência poderá ser prestada  prioritariamente a idosos (conforme Lei 10.741/2003 – Estatuto do Idoso). O paciente idoso representa hoje aproximadamente 62% dos hospedados da Associação Presente.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

A Associação Presente hospeda os pacientes do Norte de Minas em tratamento do câncer na cidade de Montes Claros, das macrorregiões de Janaúba, Januária, São Francisco, Salinas, Brasília de Minas, Pirapora e Taiobeiras.

 

METAS E INDICADORES

  • METAS/RESULTADOS ESPERADOS

META

MEIO DE VERIFICAÇÃO

RESULTADO

Manutenção da Associação Presente para assegurar ao paciente oncológico da região do Norte de Minas condições dignas de hospedagem durante tratamento de radioterapia e/ou quimioterapia.

Relatório descritivo elaborado pela Associação Presente, com fotos, da manutenção das instalações, manutenção do toldo de policarbonato, troca das cortinas e instalação de ar condicionado

Associação Presente com instalações adequadas para assegurar a hospedagem do paciente oncológico carente

 

FUTURO DO PROJETO

O projeto de confecção e instalação das cortinas rolô blecaute pimpoint será executado por fornecedor contratado, uma vez que se trata de serviço que demanda qualificações específicas. Este projeto demanda a ação de aquisição e instalação das cortinas não sendo necessário a participação de outras entidades governamentais.

TERMO DE FOMENTO 135/2019

Brasão Marco Regulatorio
É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil