CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA
LAR NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS
|
Ainda dá tempo de você destinar parte do seu imposto |
NOME DO PROGRAMA/TÍTULO:
"Lugar seguro também é garantia de direito"
TIPO DE ATENDIMENTO: Acolhimento Institucional e projetos sociais.
Atendimento de crianças e adolescentes.
OBJETO:
- OBJETIVO GERAL
- Potencializar atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social para garantir proteção social por meio do desenvolvimento, com o intuito de oportunizar aquisições para a conquista da autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oportunizar às crianças e adolescentes uma diversidade de vivencias culturais, ampliando suas capacidades de atuações, por meio de acesso às diversas linguagens como ferramentas, como exemplo as oficinas de artes, balé, judô e reforço escolar.
- Estabelecer parcerias com as famílias, escolas, áreas de saúde e outros parceiros que atuam com as crianças e adolescentes para a construção de rede de proteção social, como forma de apoio ao seu pleno desenvolvimento.
PESSOAS BENEFICIADAS:
. QUANTIDADE: 143
. DESCRIÇÃO: A contemplação do recurso (CEMIG) recebido em dezembro 2017 beneficiará diretamente 143 atendidos pela Organização durante a execução do Projeto Social conforme item 2.7.
DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA, DEVENDO SER DEMONSTRADO O NEXO ENTRE ESSA REALIDADE E AS ATIVIDADES OU PROJETOS E METAS A SEREM ATINGIDAS:
O Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro configura-se como Unidade de Acolhimento que atende público com idade entre 02 e 12 anos que tiveram seus direitos violados, sendo, portanto, beneficiários dos serviços socioassistenciais contemplados na ótica da Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Há 67 anos, esta Organização presta relevantes
serviços à comunidade, tendo como missão: acolher e promover o desenvolvimento integral e a convivência familiar e comunitária de crianças, adolescentes em situação de risco social, garantindo seus direitos. Seu objeto de ação é o acolhimento de até 20 crianças, com direitos violados encaminhados pela Vara da Infância e Juventude, assegurando-lhes moradia, alimentação, saúde, educação, lazer e cultura, além do trabalho com suas famílias, por meio de visitas, encaminhamentos quando necessário, participação em eventos e encontros. A garantia da oferta de requisitos contemplados na legislação que versa sobre a Política Nacional de Assistência Social, especialmente em sua proteção especial, torna-se o principal motivador para a apresentação do presente projeto, haja vista que o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes perpassa a garantia de ambiente propício à fase em que se encontra o público acolhido; proporcionando acesso aos itens básicos de sobrevivência.
Para além desse Serviço, o Lar desenvolve projetos sociais de caráter preventivo com a comunidade em situação de vulnerabilidade do entorno da Organização alcançando crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, e ainda a extensão ao acompanhamento familiar. A Organização Social para o ano de 2018 disponibilizara as seguintes oficinas do Projeto:
- Fazendo Arte Parte V: É ofertada às crianças e aos adolescentes uma imersão no universo das artes como proposta em arte-educação e como mecanismo para libertar, conscientizar e proporcionar perspectivas de melhores condições de vida, estimulando o desenvolvimento de uma consciência crítica e expressiva em relação à realidade em que vivem – Voluntaria Ellen Solange Mendes Alves Moraes professora artes.
- Projeto Aprendendo a Apreender Parte III: Diante a realidade do contexto social e educacional em que o educando está exposto, tem-se a proposta desse Projeto, o qual visa o desenvolvimento de ações integradas na proteção e formação de crianças, bem como de suas famílias e a realização de um acompanhamento e reforço escolar aliado as demais oficinas que são desenvolvidas – Maria Enedina Alves Silveira (Representante da ISEIB/PROMINAS).
- Diversidade no Tatame - Judô: Teve início a partir da percepção dos dirigentes desta Organização e Comunidade no que tange à importância do trabalho preventivo junto às crianças e aos adolescentes, em parceria firmada com professor de judô voluntário: Fabiano Carreira Rodrigues. Dessa forma, pode-se atender a demanda apresentada pelos pais dos participantes das oficinas oferecidas pelos projetos desenvolvidos no Centro de Referência em
Prevenção e Inclusão Social, ampliando o atendimento aos adultos como alternativa apropriada em atender as famílias em sua totalidade, realizando uma prática esportiva, capaz de harmonizar os movimentos e desenvolver consciência e coordenação motora.
- Dançarte - Dança Flamenca: esta oficina tem como objetivo desenvolver na criança e no adolescente a capacidade de se expressar, viabilizar formas para melhorar a auto-estima e promover através da dança flamenca um conhecimento maior acerca do próprio corpo.Vale ressaltar que é um trabalho preventivo com um público que vivencia questões sociais, por estarem expostas ao trabalho infantil, tráfico de drogas, evasão escolar e exploração e abuso sexual, dentre outras violações de direitos. É realizado pela voluntária Elisa Maria Correa Pires – professora dança.
- Conhecendo o Inglês - Oficina com atendimento a adolescentes moradores em bairros de situação vulnerabilidade e/ou risco social do entorno. Esta experiência de conhecer o Inglês na teoria e pratica esta sendo vivenciada sob o comando do voluntario Fernão Gabriel Mameluque Lucio - professor da língua em questão.
- Descrição do Balé: Oficina que tem como objetivo o desenvolvimento de hábitos de disciplina, noções de consciência corporal, espaço, tempo, dinâmica de movimento, coordenação motora, psicomotricidade, equilíbrio, memorização, musicalização, concentração, criatividade, sociabilização e exercícios posturais e de alongamentos e será realizada pela voluntaria Gerayna Osório Prates Cardoso.
Hoje a Organização, uma associação sem fins lucrativos, se mantém com recursos próprios e através de parcerias com sociedade civil através de campanhas, eventos e doações e com o Poder Público de âmbito Municipal com a Secretaria de Desenvolvimento Social na oferta de Acolhimento Institucional. Para seu custeio parcial, possui despesas consideráveis, dessa forma, salienta-se a necessidade do investimento desse recurso necessários para a aquisição de materiais elétricos e mão de obra para a implantação da bomba de emergência do projeto de incêndio que está sendo instalado na Instituição para atender ao Corpo de Bombeiro.
DESCRIÇÃO DE METAS A SEREM ATINGIDAS E DE ATIVIDADES OU PROJETOS A SEREM EXECUTADOS:
- Potencializar as ações que são desenvolvidas pela Organização durante todo o projeto/oficina.
- Buscar novas parcerias para continuidade e ampliação das atividades para o ano de 2018/2019.
- Trabalhar o protagonismo e o fortalecimento de vínculos com as crianças, adolescentes durante os Projetos/oficinas a serem ofertados através do acompanhamento evolutivo dos atendidos.
FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES OU DOS PROJETOS E DE CUMPRIMENTO DAS METAS A ELES ATRELADAS: (alterar)
A fim de cumprir as metas projetadas, será realizado a aquisição e o cumprimento dos itens apresentados. Estes, serão utilizados conforme a demanda das crianças e adolescentes acolhidas na Organização, bem como crianças e adolescentes dos Projetos Sociais. No que se refere-se a aquisição de itens solicitados esses serão para a utilização durante toda a vigência do projeto através das oficinas, para o atendimento na totalidade dos participantes e dando total condição de realizar um projeto satisfatório para todos. Esse recurso é compreendido enquanto potencializador das atividades que hoje são desenvolvidas pela Organização. E ao encontro dele, tem-se a proposta de atuação em rede de proteção, a fim de levantar estratégias para localizar os desafios locais; buscar parcerias para alcançar o êxito das atividades, o fomento da participação efetiva dos beneficiários nos conselhos de direitos e políticas públicas; além do envolvimento nas oficinas realizadas na Organização. Cabe salientar que as atividades serão acompanhadas de forma contínua e sistemática através de relatórios e depoimentos dos envolvidos. Por fim, será utilizada a matriz/análise SWOT (FOFA), pois esta consiste em uma etapa essencial para qualquer planejamento estratégico e projeto de sucesso.
DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS A SEREM UTILIZADOS PARA A AFERIÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS: (alterar)
O sistema de aferição se faz através de observação individual e coletiva, nas atividades realizadas e, também, com a utilização de instrumentos que apontem a frequência e interesse dos usuários, como:
- Aquisição e utilização dos itens para potencializar a realização do projeto e consequentemente a serem utilizados pelas crianças e adolescentes atendidas pela Organização.
- Ficha de frequência (lista presença diária), registro de atividades (planejamento), registro de ocorrências (livro de ocorrências).
- Potencializar o nível de satisfação dos beneficiários nos Projetos Sociais através da inclusão de novas ações.
Principal trabalhar o fortalecimento de vínculo e convivência entre os atendidos durante toda a jornada do projeto proposto com acompanhamento de depoimentos de todos os atores envolvidos, crianças, adolescentes, instrutores, funcionários e pais
1.META |
2-ETAPA FASE |
3-ESPECIFICAÇÃO |
4- INDICADOR FISICO |
5-DURAÇÃO |
||
|
|
|
6- UNIDADE |
7-QTDE |
8-INICIO |
9-TÉRM |
- Aquisição de material elétrico mais mão de obra para implantação da bomba de emergência.
|
1 |
Aquisição de diversos materiais elétricos para o atendimento da bomba de emergência de acordo demanda do Corpo de bombeiros, conforme circunstanciado no Plano de aplicação dos recursos da proposta.
|
DIV |
DIV
|
Dezembro/18 |
Janeiro/20 |
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024