LAR NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO-VIVÊNCIAS III


 

PLANO DE TRABALHO

DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

CNPJ: 22.679.435/0001-47

ENDEREÇO: Rua São Carlos, 40, Todos Santos

MUNICÍPIO: Montes Claros                UF: MG                                         CEP: 39.400-118

E-MAIL: lar@larnossasenhora.org.br                              TELEFONE: 3221.2259 / 3213.9215

  1. IDENTIFICAÇÃO: (X) PROJETO     OU ( ) ATIVIDADE
    1. NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: “VIVÊNCIAS III”
    1. PÚBLICO ALVO: 120 crianças e adolescentes e famílias cadastradas.
    1. ÁREA DE ABRANGÊNCIA:     (X) URBANA  ( ) RURAL
    1. PRAZO DE EXECUÇÃO: 06 Meses
 

 

  1. - DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

O Plano de Trabalho “Vivências III” visa dar continuidade ao Plano de Trabalho Vivências II (Termo de Fomento 58/2023). O Lar Nossa Senhora é referência na cidade de Montes Claros pelos seus 73 anos de atuação na oferta de serviços, programas e projetos de modo contínuo para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, residentes em bairros periféricos (bairros: Vila Oliveira, Vila Mauricéia e Panorama II e Grande Santos Reis.). A Missão é promover serviços, programas e projetos no âmbito da assistência social visando à transformação social e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e famílias, emancipando-as no resgate a cidadania com responsabilidade e excelência. As ações sociais desenvolvidas na organização social visam garantir os direitos da criança e do adolescente conforme a Lei 8069/90 e a Proposta do Plano Nacional destinado à promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.

O Lar Nossa Senhora oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 05 a 11 anos e para adolescentes de 12 a 17 anos, além de programas e projetos socioassistenciais onde são desenvolvidas diversas oficinas e atividades com o objetivo de promover a convivência, as conversações e os fazeres. Esses encontros são espaços para: escutar e ser escutado; valorizar o outro; construir projetos e vida; admirar as diferenças; reconhecer limites e possibilidades; aprender e ensinar de igual para igual; reconhecer e nomear emoções; exercitar escolhas; dialogar para resolver conflitos, etc. Para o alcance desses objetivos, através de metodologias que despertam o interesse e envolvimento, são desenvolvidas oficinas de: Judô, Balé, Futebol, Informática, Apoio Pedagógico (atividades pedagógicas e inglês). As atividades são ofertadas de forma contínua e planejadas, considerando especificidades relacionadas à realidade e aos ciclos de vida das crianças e adolescentes.

O Projeto “Vivências III” visa garantir a constituição de espaço de convivência, desenvolvimento de habilidades sociais e promoção à cidadania, fomentando o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir de interesses, demandas e potencialidades das crianças e adolescentes inseridas nas oficinas. Estabelece ainda, que as intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Assim, as oficinas de judô, balé, futebol, informática e apoio pedagógico são desenvolvidas por educadores sociais

 

 

e acompanhadas por uma equipe técnica composta por administrador, assistente social, orientadores sociais e educadores sociais.

Deste modo, propomos acesso dos usuários nas oficinas de segunda a quinta-feira, visando estimular continuamente a integração entre os participantes e a comunidade, com intuito de contribuir para a transformação da realidade social de crianças e adolescentes que vivenciam situações de vulnerabilidade social e prevenir situações de risco.

  1. - JUSTIFICATIVA

O Plano de Trabalho Vivências III, justifica-se por dar continuidade ao “Projeto Vivências II”, com ampliação no número de atendidos e com implementação da oficina de futebol e informática, visando potencializar e dar seguimento aos atendimentos nos grupos de convivência e nas oficinas ofertadas para crianças e adolescentes semanalmente, garantindo o pagamento de profissionais qualificados, contribuindo para o fortalecimento da função protetiva, do desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social. Além de garantir um espaço de convivência, fortalecimento de vínculos, habilidades sociais e promoção à cidadania, fomentando o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir de interesses, demandas e potencialidades das crianças, adolescentes e suas famílias. As intervenções internas e externas acontecem através de palestras, rodas de conversas, atendimentos individuais e coletivos, grupos de convivência, visitas domiciliares, abordando temas a partir das demandas apresentadas pelos usuários para que o atendimento seja realizado com qualidade e eficiência.

O Plano de Trabalho Vivências III custeará o pagamento parcial do salário de um Educador Social II para as oficinas de Futebol/Judô atuando no monitoramento, acompanhamento e orientações nas oficinas de judô e futebol, custear o pagamento total do salário de um Educador Social I para a oficina de apoio pedagógico, proporcionando um trabalho que contribui para melhoria da qualidade de vida, transformação social e garantia de direitos. Garantir o custeio parcial do pagamento de uma supervisora operacional para realizar o devido acondicionamento de gêneros alimentícios, manutenção da higiene, preparo e produção de alimentos na cozinha, ofertando alimentos nutritivos, minimizando a fome e a desnutrição. Oportunizar o custeio parcial do pagamento de um administrador, uma auxiliar

 

 

administrativa e de uma assistente administrativa capacitados e qualificados para realizarem serviços de organização documental, prestações de contas de projetos e planos de trabalho, organização administrativa, pagamentos, planejamentos orçamentários, compras e outros, visando ofertar um serviço de qualidade para as crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para garantia de direitos dos beneficiários. Garantir o custeio parcial do pagamento de uma faxineira para limpeza e organização do espaço físico para atendimento das crianças, adolescentes e famílias atendidas. Realizar o custeio parcial do pagamento de um auxiliar de manutenção predial para cuidados com as instalações elétricas, hidráulicas, jardinagem e outros, garantindo um espaço seguro e adequado para atendimento das crianças, adolescentes e famílias atendidas.

Deste modo, propomos o acompanhamento, o monitoramento e o acesso nas oficinas semanais, visando estimular a integração entre os beneficiários e a comunidade atendida, visando contribuir para a transformação da realidade social de crianças, adolescentes e famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade social e prevenir situações de risco. Sendo assim, este Plano de Trabalho, pretende retirar o recurso que foi destinado por pessoas físicas para o Fundo da Infância e Adolescência – FIA em dezembro de 2023.

  1. - OBJETIVO GERAL:

Fomentar os atendimentos, acompanhamentos e monitoramento nos grupos de convivência e nas oficinas para crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para o fortalecimento da função protetiva e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade social.

 
  1. - PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

Objetivo Específico 1: Oportunizar qualidade nos atendimentos, através do pagamento de profissionais qualificados para atuar no monitoramento, acompanhamento, orientações, execução, organização para aproximadamente 120 crianças, adolescentes e famílias cadastradas no SCFV.

METAS

AÇÕES                 (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Garantir o pagamento de salário parcial para um educador social II para a oficina de futebol e judô, fomentando o atendimento para até

60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

  • Promover o pagamento     de uma profissional;
  • Ministrar atividades socioassistenciais na oficina de judô e futebol.

 

  • Número                       de profissional contratado;
  • Número                       de beneficiários.

 

  • Holerite mensal;
  • Registros fotográficos;
  • Relatório                 de atividades.

Mês 01 ao Mês 06

META 02

Garantir o pagamento de salário total para um educador social para a oficina de reforço pedagógico, fomentando o atendimento para até

30 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

  • Promover o pagamento     de uma profissional;
  • Ministrar atividades socioassistenciais na oficina de reforço pedagógico.

 

  • Número                       de profissional contratado;
  • Número                       de beneficiários.

 

  • Holerite mensal;
  • Registros fotográficos;
  • Relatório                 de atividades.

Mês 01 ao Mês 06

META 03

Garantir o pagamento de salário parcial para um assistente administrativo para organização documental, prestações de contas de projetos e planos de trabalho, organização                                 administrativa, fomentando o atendimento para até

120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco

  • Promover o pagamento     de uma profissional;
  • Realizar atividades administrativas.

 

  • Número                       de profissional contratado;
  • Número                       de beneficiários.

 

  • Holerite mensal;
  • Registros fotográficos;
  • Relatório                 de atividades.

Mês 01 ao Mês 06

 

META 04

Garantir o pagamento de salário parcial para um administrador para organização                                 administrativa,

pagamentos,                                  planejamentos orçamentários, compras e outros, fomentando o atendimento para até

120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco

  • Promover o pagamento     de uma profissional;
  • Realizar atividades e coordenação administrativa.

 

  • Número                       de profissional contratado;
  • Número                       de beneficiários.

 

  • Holerite mensal;
  • Registros fotográficos;
  • Relatório                 de atividades.

Mês 01 ao Mês 06

META 05

Garantir o pagamento de salário parcial para um auxiliar administrador para atendimentos, orçamentos, organização de arquivos, documentos e pastas, fomentando o atendimento  para  o  público

atendido.

  • Promover o pagamento     de uma profissional;
  • Realizar atividades administrativas e de atendimento ao público.

 

  • Número                       de profissional contratado;
  • Número                       de beneficiários.

 

  • Holerite mensal;
  • Registros fotográficos;
  • Relatório                 de atividades.

Mês 01 ao Mês 06

META 06

Garantir o pagamento de salário parcial para uma supervisora operacional para realizar o devido acondicionamento de gêneros alimentícios, manutenção da higiene, preparo e produção de alimentos na cozinha, ofertando alimentos nutritivos, minimizando a fome e a desnutrição para até 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco

  • Promover o pagamento     de uma profissional;
  • Realizar      manutenção,      produção, acondicionamento de alimentos.

 

  • Número                       de profissional contratado;
  • Número                       de beneficiários.

 

  • Holerite mensal;
  • Registros fotográficos;
  • Relatório                 de atividades.

Mês 01 ao Mês 06

 

META 07

Garantir o pagamento de salário parcial para uma faxineira, para limpeza e organização do espaço físico para atendimento das crianças, adolescentes e famílias atendidas que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

  • Promover o pagamento     de uma profissional;
  • Realizar organização e limpeza da instituição.

 

  • Número                       de profissional contratado;
  • Número                       de beneficiários.

 

  • Holerite mensal;
  • Registros fotográficos;
  • Relatório                 de atividades.

Mês 01 ao Mês 06

META 08

Garantir o pagamento de salário parcial para um auxiliar de manutenção predial, para cuidados com as instalações elétricas, hidráulicas, jardinagem e outros para atendimento dos usuários.

  • Promover o pagamento     de uma profissional;
  • Realizar atividades de manutenção e cuidado para o público atendido.

 

  • Número                       de profissional contratado;
  • Número                       de beneficiários.

 

  • Holerite mensal;
  • Registros fotográficos;
  • Relatório                 de atividades.

Mês 01 ao Mês 06

Resultados Esperados: Atender com qualidade os beneficiários nas atividades socioassistenciais, através do pagamento de profissionais qualificados, garantindo atendimento para os 120 usuários e suas famílias, minimizando a situação de risco e vulnerabilidade das crianças e adolescentes.

7- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

A fim de cumprir as metas estabelecidas no item 6.0, serão realizadas ações em prol de atendimentos socioassistenciais com crianças, adolescentes e suas famílias, o plano contempla três etapas:

Etapa 01- Garantir o pagamento parcial de salário de um educador social II, assistente administrativo, auxiliar administrativo, administrador, faxineira, supervisora operacional, auxiliar de manutenção predial e de pagamento integral de uma educadora social para o atendimento do Termo de Fomento, conforme circunstanciado no Plano de Aplicação dos recursos da proposta.

Etapa 02 - Monitoramento e gestão de atividades que serão acompanhadas e monitoradas pela equipe técnica do Lar, composta por equipe gestora,

administrativo e equipe técnica social e pedagógica para a realização das ações, atividades, projetos, programas no Serviço de Convivência e

 

Fortalecimento de Vínculos.

Etapa 03- Avaliação, ao término do contrato a equipe técnica irá realizar avaliação e prestação de conta junto ao conselho de acordo as normas do Conanda. Os resultados e benefícios serão contínuos, vislumbrando o enfrentamento da vulnerabilidade social e minimizando as violações de direitos de crianças e adolescentes.

  1. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA:
    1. – Receitas:

Especificação

Valor (R$)

%

Valor total do recurso (bruto)

74.671,00

100%

Valor do recurso líquido

59.736,80

80%

Valor retido no fundo específico

14.934,20

20%

Contrapartida voluntária financeira (caso houver)

3.990,32

%

Valor total da proposta com contrapartida voluntária

63.727,12

%

    1. – Detalhamento das Despesas:
      1. – Detalhamento das despesas com pessoal:

 

 

DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS E MULTA FGTS POR CARGO (R$)

Descrição do cargo

 

Horas/ mês

Salário base

Deduçõe s (INSS e IR)

Outras Deduçõ es(Ben efícios assisten ciais)

Salário líquido

13º Salário 1/12 avos

Férias 1/12

avos

Adici onal de 1/3 de férias

INSS + SAT+ (CTS INSS

terceiros) 20%+3%

+5,8% =

28,8%

FGTS 8%

Multa 40% FGTS

PIS 1%

Total despesa mês por cargo no projeto

Nº emp rega dos

Nº de mes es

Total por cargo

Assistente

75

1.030,00

77,25

64,48

888,27

85,83

85,83

28,61

0,00

98,42

39,37

0,00

1.432,55

1

6

8.595,29

                                   

 

administrativ

o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Administrad

or

30

527,10

45,81

11,63

469,66

43,93

43,93

14,64

0,00

50,37

20,15

0,00

711,74

1

6

4.270,42

Supervisora

Operacional

 

150

1.183,09

88,73

73,67

1.020,69

98,59

98,59

32,86

0,00

113,05

45,22

0,00

1.645,07

1

6

9.870,44

Auxiliar

Administrati vo

 

100

770,50

57,79

57,86

654,85

64,21

64,21

21,40

0,00

73,63

29,45

0,00

1.081,26

1

6

6.487,53

Faxineira

100

700,45

52,53

44,71

603,21

58,37

58,37

19,46

0,00

66,93

26,77

0,00

975,07

1

6

5.850,40

Auxiliar de Manutenção

Predial

 

100

811,23

60,84

51,35

699,03

67,60

67,60

22,53

0,00

77,52

31,01

0,00

1.128,84

1

6

6.773,06

Educador

social II

60

1.130,87

84,82

2,68

1.043,38

94,24

94,24

31,41

0,00

108,06

43,22

0,00

1.504,73

1

6

9.028,39

Educador

Social

200

1.541,00

115,58

95,14

1.330,29

128,42

128,42

42,81

0,00

147,25

58,90

0,00

2.141,93

1

6

12.851,58

TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO

10.621,19

DESCONTO REFERENTE INSS PATRONAL

0,00

VALOR DO REPASSE COM PESSOAL

63.727,12

Obs: Na coluna: Outras deduções, benefícios assistências – Refere-se aos benefícios previstos em acordo coletivo, como vale transporte, seguro de vida e plano odontológico.

 

9.0 – CRONOGRAMA DE DESEMBOLO

Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

59.736,80

Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

3.990,32

10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

As ações previstas neste Plano de Trabalho são essenciais para as crianças que recebem atendimento através de oficinas e atividades socioassistenciais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertadas pelo Lar Nossa Senhora e estamos trabalhando em prol de fomentar e fortificar as ações em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

 

JUSTIFICATIVA DE DISPENSA