PLANO DE TRABALHO
1. DADOS CADASTRAIS:
NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC ) : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros –APAE de Montes Claros
CNPJ: 21.353.925/0001-96
ENDEREÇO: Rua: Alameda das Paineiras, nº 390 Bairro: Jaraguá
MUNICÍPIO: Montes Claros UF: MG CEP: 39.404.172
E-MAIL: montesclaros@apaemg.org.br
TELEFONE: 038)3.215-1655
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Ana Luiza de Souza
Conforme dados do último Censo Demográfico, no município de Montes Claros, em agosto de 2010, a população total era de 361.915 residentes, dos quais 10.928 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 70,00. Isso significa que 3,0% da população municipal viviam nessa situação. Do total de extremamente pobres, 1.875 (17,2%) viviam no meio rural e 9.052 (82,8%) no meio urbano. Desse universo, a população idosa representa 9,1% do total da população municipal, crianças e jovens totalizando 84.943 habitantes, e a faixa etária de 15 a 59 anos é de 243.943 habitantes.
A população estimada com deficiência intelectual, de acordo com o censo demográfico de 2010, atualizado em 2016, é de 5.123 pessoas, sendo 359 na faixa etária de 0 a 4 anos, 391 na faixa etária de 5 a
9 anos, 447 na faixa etária de 10 a 14 anos, 483 na faixa etária de 15 a 19 anos, 1.030 na faixa etária de 20 a 29 anos, 1.480 na faixa etária de 30 a 49 anos e 933 acima de 50 anos.
As atividades desenvolvidas pela entidade visam à promoção do desenvolvimento máximo das potencialidades da pessoa com deficiência, focando e aprimorando os aspectos cognitivos, emocionais, relacionais, comportamentais, sensoriais e sociais, conduzindo-os para a formação global como pessoa e como cidadão de direito em todas as áreas da comunidade. Visa também à possibilidade de desenvolver novas habilidades que possam promover maior autonomia e maior independência, contribuindo com o crescimento pessoal, qualidade de vida e adaptação social.
Para efetivar as ações de interesse das crianças e adolescentes da APAE Montes Claros se mantém por meio de campanhas financeiras e convênios. Outra fonte de recursos são as doações da comunidade através do Tele – APAE e parcerias com empresas públicas e privadas que promovem a responsabilidade social.
Sabemos que o mundo atual sofre de uma mal invisível que reflete a incompreensão de grande parte da nossa população sobre os transtornos do neuro desenvolvimento. Este mal atinge não somente os indivíduos que possuem o diagnóstico, mas também a sociedade que vive em torno, principalmente os pais, outros familiares e amigos. Costuma se dizer que o transtorno passa a ser familiar, pois a família é obrigada e mudar seus hábitos em função do ente familiar. A escola necessita passar por uma transformação para atender e integrar o aluno com esta necessidade na sociedade.
Os custos com tratamento são altos e muitas vezes estes indivíduos nem possuem diagnóstico confirmado e consequentemente o tratamento iniciado de forma tardia torna os resultados menos promissores.
Um dos transtornos mais comuns e presentes em nossa comunidade é o Autismo, porém, este fenômeno não é particularidade de nossa instituição, ele é abordado mundialmente, mas por se tratar de um tema relativamente recente isto ainda é ignorado por grande parte da nossa sociedade.
O autismo foi descrito pela primeira vez em 1943, nos Estados Unidos, pelo médico austríaco Leo Kanner. Em 1944, Hans Asperger, também médico e austríaco, descreveu na Áustria os sintomas de autismo de maneira muito semelhante à de Kanner, mesmo sem ter havido nenhum contato entre eles.
Em 18 de outubro de 1961, no Reino Unido, Helen Allison falou ao programa “Women’s Hour” da BBC de Londres sobre Joe, seu filho com autismo. Apesar de o autismo ser praticamente desconhecido na época, a entrevista de Helen provocou um tremendo impacto: ao término do programa seguiu-se um mar de cartas de pais que identificaram, em seus filhos, os mesmos sintomas descritos por Helen. A conscientização gerada pela entrevista fez com que pais se reunissem na casa de um deles e, no início de 1962, fundassem a primeira associação no mundo de pais de crianças com autismo, a National Autistic Society. A NAS começou estabelecendo três objetivos principais: abrir uma escola para crianças com autismo, uma residência para os adultos e criar um serviço de informação e apoio para outros pais.
Pessoas autistas veem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas. Se você é autista, você é autista para a vida; O autismo não é uma doença ou enfermidade e não pode ser "curado". Muitas vezes as pessoas sentem que ser autista é um aspecto fundamental de sua identidade.
As pessoas com deficiência têm dificuldades de aprendizagem, problemas de saúde mental ou outras condições, o que significa que as pessoas precisam de diferentes níveis de apoio. No entanto, as pessoas com deficiência aprendem e se desenvolvem, para isso é necessario, o tipo certo de apoio, todos podem ser ajudados a viver uma vida mais gratificante de sua própria escolha.
Assim, apresentamos este projeto que tem como principal foco, contratar professor de educação física, para realização de aulas de judô com crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla assistida pela APAE de Montes Claros. Seguindo, estaríamos desenvolvendo aulas de judô com as crianças e adolescentes inseridos nos Serviços desenvolvidos pelo APAE de Montes Claros, baseando-se na premissa de que para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano. “A luta pelo ponto completo”, como é conhecido, significa que esta pratica é além de um desporto de defesa pessoal, oferece aos seus praticantes a possibilidade de superarem as suas próprias limitações físicas, mentais e espirituais. Objetivo de trabalhar com o processo sensorial e psicomotor, que pode ser um caminho revelador e inspirador que nos ajuda a entrar em contato com a possibilidade abundante e generosa de acreditar, desafiar, reconstruir, criar e expressar as emoções, sentimentos e imagens que trazemos dentro de nós. Através da utilização de ambiências com atividades de vida diária e pratica, a APAE de Montes Claros irá proporcionar melhores condições de integração social, evitando exposição das crianças e adolescentes à violação de direitos que estão sujeitos em função da ociosidade e falta de oportunidade de participar de eventos que estimulem o desenvolvimento psicomotor, sensorial e lúdico.
O projeto visa atender uma parcela da população de Montes Claros que vive em risco de vulnerabilidade socioeconômica, e se concentra nas regiões periféricas do município, famílias que apresentam baixo índice socioeconômico. Tem como público alvo crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla da cidade de Montes Claros/MG.
Esta proposta justifica-se pela necessidade realizar atividades que estimule o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência atendidas pela APAE de Montes Claros/MG.
O judô é uma atividade física com um forte componente educativa, racional, objetiva e eficaz para o desenvolvimento das pessoas. Devido ao treinamento o indivíduo tende a tomar mais cuidado com a sua saúde, prevenindo doenças, condicionando a reagir reflexivamente para evitar acidentes e atos de violência. A segunda qualidade, espírito de luta, significa que pela prática das técnicas do Judô e pela incorporação dos princípios filosóficos durante os treinamentos, o indivíduo se torna mentalmente, condicionado a proteger seu próprio corpo em circunstâncias difíceis, defendendo-se, para a pessoa com deficiência o judô ajuda adquire autoconfiança e autocontrole, em outras palavras, o Judô é uma arte para a autoproteção total. As experiências obtidas durante o treinamento, por tentativa e erro e pela aplicação das regras de luta, impõem mudanças de atitudes, elevando o poder mental da imaginação, redobrando a atenção e a observação e firmando a determinação.
É sabido que a prática do Judô é importante para o desenvolvimento da criança, pois ela estabelece limites através dos princípios e valores adotados pela prática esportiva do Judô. Isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, porque permite que o indivíduo se conheça melhor e haja de forma coerente e adequada em seu meio social.
O judô é, acima de tudo, uma escola de valores, onde se procura ensinar as crianças e adolescentes a serem cidadãos, que vivem em harmonia com a sociedade, sempre com respeito pelo próximo. A prática esportiva do Judô desenvolve valores morais, firmeza, autoconfiança, potencialidades, inteligência, capacidade de superação, determinação diante dos desafios e senso crítico, fundamentais para que o processo educacional se estabeleça na plenitude necessária para o enfrentamento da vida moderna e para a construção de uma sociedade melhor.
A presente proposta foi elaborada para prática de atividades que envolvam crianças e adolescentes da APAE de Montes Claros, que venham ao encontro de seus reais interesses e que favoreçam o processo de ensino aprendizagem de crianças e adolescentes na sociedade. O projeto JUDÔ: Caminho Suave, tem como proposta a promoção da qualidade de vida, desenvolvimento de habilidades, e garantia dos direitos dos assistidos envolvidos.
Entende-se assim que educando a criança social, cognitivo e fisicamente, ela terá maior facilidade de inserir-se e realizar-se no seu contexto natural e social. Portanto, o projeto JUDÔ: Caminho Suave, deve propiciar à criança e adolescente oportunidades de liberdade com responsabilidade, de adquirir os seus hábitos, seus direitos e deveres, a coragem de enfrentar os riscos e de exercer a autoridade para o bem da comunidade. Deve oportunizar ainda o desenvolvimento da sensibilidade, para que possa analisar sintetizar, refletir, a garantia de igualdade de condições de acesso e permanência com atividades lúdicas e educacional das crianças e adolescentes atendidas pela APAE.
Através da práticas de atividades que desenvolva a ludicidade e psicomotricidade o projeto terá como intuito promover a socialização e autonomia da criança e adolescente, vivenciando momentos importantes que favorecerão o aprendizado, desenvolvimento e capacitação para pratica do judô, sendo assim compreendendo a necessidade de oferecer essas atividades às crianças e adolescentes assistidas, a APAE de Montes Claros propõe o Projeto JUDÔ: Caminho Suave a APAE já dispõe dos tatames para realização das aulas.
Objetivo Específico 1: Proporcionar as crianças e adolescentes do serviço o conhecimento dos limites de seu próprio corpo trabalhando-os através da prática esportiva do judô; |
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METAS |
AÇÕES |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Desenvolver aulas de Judô, sendo previsto a contratação de de profissional de educação física com experiência em aulas de Judô utilizado como instrumento de transformação da realidade vivenciada junto as crianças e adolescentes com deficiência atendidas pela APAE de Montes Claros. |
Planejar atividade que atenda as especificidades de cada criança e adolescente, levando em conta as suas potencialidades; Promover ações que desenvolva as habilidades das crianças e adolescentes. |
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Acompanhamento do desenvolvimento do projeto através de relatórios descritivo e fotográfico. |
08 meses a partir da data de assinatura do termo de Fomento |
Resultados Esperados: Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, comportamental e lúdico. Com o desenvolvimento do projeto espera-se despertar e fomentar a interação e socialização das Crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual e Múltipla |
Objetivo Específico 2: Estimular movimentos corporais, como: lateralidade, coordenação motora, disciplina, respeito mútuo e atenção concentrada. |
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METAS |
AÇÕES |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Proporcionar ensinamentos as crianças e adolescentes que os levem a serem cidadãos, que vivam em harmonia junto à comunidade. |
Estimular o corpo e a mente através da pratica esportiva do judô. Desenvolver atividades de acordo com as necessidades das crianças e adolescentes atendidas pelo projeto; Promover a integração social e sensorial. |
autonomia e melhoria da qualidade de vida;
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Valorização e divulgação do trabalho desenvolvido através do projeto JUDÔ: Caminho Suave |
08 meses a partir da data de assinatura do termo de Fomento |
Resultados Esperados: Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, comportamental e lúdico. Com o desenvolvimento do projeto espera-se despertar e fomentar a interação e socialização das Crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual e Múltipla |
O projeto propõe ações voltadas para o desenvolvimento cognitivo, corporal, psicomotor e integração social, com a objetivo de desenvolver nas pessoas com deficiência intelectual e múltipla valores, autoconfiança. O projeto será realizado em ambiência adaptada de acordo com a especificidade de cada assistido. As atividades serão desenvolvidas três vezes por semana, envolvendo momentos práticos, através de aulas dinâmicas, envolvendo os assistidos.
A finalidade do projeto será propiciar as crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla, espaço de prática do esporte Judô, enquanto instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento da disciplina, cidadania e autonomia evitando a exclusão social, haja vista que estas atividades têm a contribuir com todo o desenvolvimento físico – corporal, cognitivo, afetivo e social, incentivando a busca por uma vida saudável.
As atividades serão realizadas por um professor que adaptará as aulas, levando em conta as habilidades e potencialidades individual dos assistidos pelo projeto. Serão adquiridos materiais e custeado pagamento de professor, através da liberação do recurso do edital PROGRAMA VOLUNTARIADO BB APOIO A PROJETOS COM RECURSOS DO FIA E FUNDO DO IDOSO CHAMADA INTERNA DO PROJETO VOLUNTÁRIOS BB FIA/FUNDO DO IDOSO 2022.
O projeto terá duração de 08 meses, as atividades serão realizadas através de aulas práticas, buscando ampliar o processo de praticidade, permitindo aos assistidos momentos de interação social e entretenimento. Durante as aulas serão observadas características cognitivas, corporal, afetiva, relações interpessoal e intrapessoal, regras e atitude de cada assistido, visando aperfeiçoamento para continuidade do projeto nos anos posteriores.
8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA
Especificação |
Valor (R$) |
% |
Valor total do recurso (bruto) |
R$ 40.000,00 |
100% |
Valor da proposta |
R$ 32.000,00 |
80% |
Valor retido no FIA |
R$ 8.000,00 |
20% |
8.2.1 – Detalhamento das despesas
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PROPOSTA - DETALHAMENTO DAS DESPESAS (Planilha de Itens ) |
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ITEM |
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DESCRIÇÃO |
UND |
QTE |
VALOR UNITÁRIO (R$) |
SUBTOTAL (R$) |
1 |
DESPESAS COM RH |
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|
R$ 28.097,76 |
|
|
|
|
|
|
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|
|
TOTAL |
|
|
|
|
R$ 28.097,76 |
PROPOSTA - DETALHAMENTO DAS DESPESAS |
(Planilha de Itens ) |
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ITEM |
DESCRIÇÃO |
UND |
QTE |
|
VALOR UNITÁRIO (R$) |
SUBTOTAL (R$) |
Colchonete |
un |
16 |
|
R$ 243,89 |
R$ 3.902,24 |
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL |
R$ 3.902,24 |
DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS E MULTA FGTS POR CARGO ( R$ ) |
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DESCRIÇÃO DO CARGO |
Horas /m |
SALÁRIO |
13º SALARI O 1/12 avos |
FÉRIAS 1/12 avos |
INSS + SAT+ (CTS INSS terceiros) 20%+3% +5,8% = 28,8% |
FGTS 8% |
MULTA 40 % FGTS |
PIS 1% |
TOTAL DESP. MÊS POR CARGO |
Nº EMPRE GADOS |
Nº DE MESES |
TOTAL POR CARGO |
Professor |
125 |
2.669,31 |
222,44 |
296,59 |
- |
231,34 |
92,54 |
0,00 |
3.512,22 |
01 |
08 |
28.097,76 |
TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO |
28.097,76 |
|||||||||||
DESCONTO REFERENTE INSS PATRONAL |
0,00 |
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VALOR DO REPASSE: |
28.097,76 |
Memoria de Calculo FGTS - individual |
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Salario |
FGTS s/Salario (8%) |
FGTS s/13º.salario |
FGTS sob verbas salariais |
Multa 40% s/FGTS |
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|
Professor |
2.669,31 |
213,54 |
17,80 |
231,34 |
92,54 |
|
||
|
|
|
||||||
Memoria Férias - individual |
||||||||
|
|
Salario |
Férias 1/12 avos |
1/3 das férias |
TOTAL |
|
|
|
Professor |
2.669,31 |
222,44 |
74,15 |
296,59 |
|
|
||
|
|
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|
|
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9 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO
Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
Parcela Única |
R$ 32.000,00 |
Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver ) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
Parcela Única |
R$ 0,00 |
10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE
No nosso atendimento somos levados a repensar ações planejadas e organizadas que levem a uma melhor qualidade de vida, auto realização, aquisição de conhecimentos e experiências, inclusão no meio, em busca da satisfação de viver o efetivo exercício da cidadania das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla. A continuidade do Projeto se dará através de solicitação de recursos captados pela instituição.
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