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JOVENS TALENTOS- INSTITUTO CONEXÃO


 

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LEI Nº 4.313/2011 AUTORIZA O REPASSE DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – FMAS À ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

LEI 2.479/1997 DISPÕE SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

1. DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Instituto de Desenvolvimento Sustentável Conexão – Instituto Conexão

CNPJ: 19643045-000102

ENDEREÇO: Rua D com rua G nº419 Bairro: Canelas II. Montes Claros/MG.

MUNICÍPIO: Montes Claros/MG UF: MG

E-MAIL: contatoinstitutoconexao@gmail.com          TELEFONE: (38)991483845; (38) 8842-1868

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: JOÃO HENRIQUE PINHEIRO NOGUEIRA

CPF: 079.753.066.57

ENDEREÇO: Rua Santa Teresinha, 298 A, Todos os Santos

MUNICÍPIO: Montes Claros/MG UF: MG CEP: 39400-116

EMAIL: jhpnogueira@yahoo.com.br; contatoinstitutoconexão@gmail.com TELEFONE: (38)991483845

 

2. IDENTIFICAÇÃO :    (X) PROJETO      OU          (              ) ATIVIDADE

2.1          NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: Projeto: Jovens Talentos

2.2          PÚBLICO ALVO: 60 adolescentes de 13 a 17 anos, respeitando a vivência dos ciclos etários.

2.3          ÁREA DE ABRANGÊNCIA:         (X)          URBANA              ( )            RURAL

2.4          PRAZO DE EXECUÇÃO:  12 MESES

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

Montes Claros conta com uma população em torno de 413.487 habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2020. Sendo considerada uma das cidades mais desenvolvidas do Norte de Minas. No entanto, o município conta com parte da população em situação de vulnerabilidade social. Tomando por base o Cadúnico de Montes Claros possui inscritas 53.269 famílias, dentre essas 24.481 são beneficiarias do PBF. Isso significa que essas famílias convivem com uma renda média por pessoa com cerca de R$77 mensais.

Atrelado a isso, tem-se que o cenário de pandemia intensificou dilemas familiares como a violência doméstica e a vulnerabilidade e marginalização. Por isso, a importância de se fortalecer os vínculos familiares e comunitários, na proteção social, assegurando espaços de referência para os adolescentes tendo como base o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária através de ações específicas.

Outro ponto que merece ser destacado é a localidade na qual o Instituto Conexão encontra-se, bairro Canelas II localizado a margem de regiões vulneráveis da cidade tais como os bairros Vila Graice, Vila Telma, Santo Inácio, Vargem Grande, Major Prates, Santo Inácio, Nossa Senhora das Graças, Cidade Nova, dentre outros. Sendo essas regiões marcadas por índices e vulnerabilidade sociais o que demanda atenção e cuidado, regiões essas que o projeto pretende intervir positivamente.

Iniciativas como estas têm resultado na formulação de projetos que visam estimular e potencializar agentes sociais que promovem ações de impacto local, gerando oportunidades e melhorias na qualidade de vida dos envolvidos. Ao longo da nossa trajetória milhares foram as pessoas atendidas e sonhos concretizados por parte do Instituto Conexão. Desejamos mais! Porque sim, juntos podemos construir uma realidade melhor. 

4. JUSTIFICATIVA:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado através do Instituo Conexão atende adolescentes de 13 a 17 anos através de serviços de interação, aprendizagem e sociabilidade e proteção social conforme preconiza a Tipificação Nacional. Essas intervenções são pautadas em experiências que buscam ampliar o universo informacional, artístico e cultural dos adolescents.

As atividades são ofertadas dentro do espaço sede do Instituto Conexão que com estrutura física e pessoal  em consonância as normas e diretrizes da política nacional de assistência que garantem a qualidade, individualidade, intimidade e dos direitos humanos nos serviços prestados.

Ao longo da sua existência o Instituto Conexão passou a perceber o cenário social de uma maneira mais crítica e propositiva assim, passou a atuar no fortalecimento de vínculos familiares a partir da rede sócio assistencial. Atualmente, o Instituto Conexão possui os seguintes projetos ativos:

  • Pizza Love, projeto que proporciona momentos de lazer e entretenimento a crianças em estado de vulnerabilidade social em parceria com pizzarias da cidade (Chico´s Bar);
  • Rede do Bem, projeto que recebe doações dos mais diversos segmentos e os destina a instituições e pessoas que carecem de tais recursos;
  • Cidade do Bem projeto que promove palestras, cursos e oficinas nos mais diversos eixos (direitos humanos, direitos sociais, direito de ser, empreendedorismo, inovação, responsabilidade social, etc.) que envolve a sociedade em causas de cunho social;
  • Caixa da Alegria uma ação anual natalina que do doa kits para crianças em parceria com empresas e com a sociedade civil;
  • Dia de fazer o bem, ações de mobilização em bairros periféricos da cidade (ruas de lazer, assessoria jurídica gratuita, atendimento de saúde, etc.) sendo essa uma forma de conhecer as mazelas sociais, realizar o diagnostico, mapear e atuar junto a Ongs e iniciativas na cidade;
  • Social Hub, projeto que busca fortalecer o terceiro setor através de capacitações e trocas de experiências no eixo empreendedorismo social e emancipação de pessoas;
  • Judô Conexão, projeto que oferece aulas de esporte e formação pessoal de crianças e adolescentes com o objetivo de formar cidadãos através do esporte, lazer e desenvolvimento pessoal;
  • Conectando Vidas - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos projeto que possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. 

Atuamos desde de 2011 sendo, atualmente, 80 famílias cadastradas e atendidas de modo permanente. Além do reconhecimento em âmbito regional e nacional o que resultou na doação de um terreno, aquisição de bens móveis como veículo próprio, mobílias e maquinários que estruturam o espaço. Tudo oriundo de fruto de doações e concessões do Poder Público, de empresas privadas e da sociedade civil. Trazendo assim confiabilidade e reconhecimento dos serviços prestados ao longo dos anos. 

O presente projeto busca atuar junto à adolescentes de 13 a 17 anos que fazem parte do serviço de fortalecimento de vínculos e passam por situações de vulnerabilidade social e veem diariamente tem o seus direito a vida, autonomia, liberdade, educação, lazer, esporte, cultura serem desrespeitados e fragilizados tanto pela conjuntura social e econômica que foi intensificada devido ao cenário de pandemia sendo essa a situação-problema: a população que sofre as suas consequências no cenário atual. Das famílias cadastradas e pertencentes ao projeto serão acompanhadas 60 adolescentes que apresentam indicadores tanto quantitativos quanto qualitativos a partir dos diagnósticos apresentados que demostram que o índice de crianças na faixa etária.

Dessa forma, promover a inclusão Social desses adolescentes no âmbito local bem como os seus famílias faz-se relevante neste contexto. A prioridade apontada é investir na prevenção ao risco social e envolver a família e a comunidade nas ações realizadas. Assim, justifica-se a execução desse projeto dado o alcance e impacto local bem como a oferta de um serviço que busca garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários, sendo essa as oportunidades e potencialidades prioritárias do referido projeto.

5. OBJETIVO GERAL:

Promover ações de orientação profissional, oficinas de promoção integral e formação humana mediante atividades esportivas e culturais a adolescentes em estado de vulnerabilidade social, com idade entre 13 a 17 anos, como forma de inclusão social e de protagonismo da população, contribuindo para um processo socioeducativo transformador do indivíduo e de toda a sociedade

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

 

Objetivo Específico 1: Ofertar semanalmente a adolescentes (de 13 a 17 anos) oficinas interativas, socioculturais, e reflexivas voltadas para a proteção e o desenvolvimento integral dos adolescentes de modo a fortalecer a convivência familiar e comunitária dos mesmos.

METAS

AÇÕES                      (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Atender semanalmente, durante um periodo de 12 meses, 60 adolescentes cadastrados no projeto conforme o cronograma de atividades que será alternado em grupos em turnos alternados. 

 - Criar cronograma de execução

- Selecionar os adolescentes conforme renda per capita e localidade

- Divulgar o projeto nos bairros através de panfletagem e contato com lideranças locais.

- Selecionar e matricular escentes.

 

- Mensurar o Percentual de frequência de participantes;

- Quantidade de visitas realizadas pela equipe profissional;

- Nº de beneficiários encaminhados a rede socioassistencial.

- Número de adolescentes atendidos.

-  Listas de presença;

- Fichas de inscrição;

- Fotos e vídeos;

- Certificados, atas;

 

 

Período do verificação mensal.

 

 

 

 

 

 

1º mês ao 12 mês

Ofertar aulas de esporte para 30 adolescentes durante duas vezes na semana em dois turnos diferentes. Totalizando 96 aulas ao toal.

- Confeccionar cronograma de execução

- Selecionar os adolescentes conforme renda per capita

- Divulgar o projeto nos bairros através de panfletagem e contato com lideranças locais.

- Selecionar e matricular os adolescentes.

 

-Nº de aulas/oficinas realizadas; 

-Percentual de participação dos envolvidos;

-Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.

-Listas de presença;

-Fichas de inscrição;

-Fotos e vídeos;

- Relatórios da equipe técnica;

-Dentre outros.

 

Período do verificação mensal.

 

 

 

1º mês ao 12 mês

Ofertar oficinas socioculturais (teatro, música, dança e artes) para 30 adolescentes durante duas vezes na semana em turnos alternados. Totalizando 96 encontros ao toal.

- Confeccionar cronograma de execução

- Selecionar os adolescentes conforme renda per capita

- Divulgar o projeto nos bairros através de panfletagem e contato com lideranças locais.

- Selecionar e matricular os adolescentes.

 

-Nº de aulas/oficinas realizadas;

-Percentual de participação dos envolvidos;

-Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.

-Listas de presença;

-Fichas de inscrição;

-Fotos e vídeos;

- Relatórios da equipe técnica;

-Dentre outros.

 

Período do verificação mensal.

 

 

 

1º mês ao 12 mês

 

Resultados Esperados: Aproximar dos adolescentes do projeto e consequentemente da família e mudar a mentalidade da nova geração demostrando o potencial de ser e de se desenvolver. E assim, contribuir para a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida, propiciar sua formação cidadã e vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social, detectar necessidades, motivações, habilidades e talentos. Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã e Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas.

 

Objetivo Específico 2: Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, fortalecendo a convicência familiar e comunitária.

METAS

AÇÃO

INDICADOR

MEIO DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Realizar 1 encontro mensal com as famílias dos adolescents trabalhando os temas que visem o fortalecimento de vínculos, defesa e garantia de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

- Elaborar cronograma dos encontros conforme temática;

- Realizar ações de monitoramento e controle das atividades desempenhadas.

- Elaborar documentos necessaries para realização do relatório.

 

-Nº de cursos/ palestras/ capacitações e oficinas realizadas;

-Percentual de participação dos envolvidos;

-Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.

-Listas de presença;

-Fichas de inscrição;

-Fotos e vídeos;

-Certificados, atas;

-Dentre outros.

 

Período do verificação mensal.

 

 

 

1º mês ao 12 mês

Realizar 12 visitas domiciliares a cada uma das 60 famílias cadastradas e realizer o diagnostic social.

- Elaborar cronograma de visitas;

- Realizar ações de monitoramento e controle das atividades desempenhadas.

- Elaborar documentos necessaries para realização do relatório de visitas. 

- Elaborar documentos necessaries para realização do diagnostico social;

- Aplicar e tabular o diagnóstico

 

-Percentual de participação e adesão dos envolvidos;

- Número de visitas realizadas

- Número de famílias encaminhadas para acesso às demais políticas públicas.

 

-Fotos e vídeos;

-Atas e relatórios;

- Ficha de atendimento;

- Informações do prontuário de encaminhamento;

- Análise instrumental própria para arquivamento de informações.

-Dentre outros.

 

Período do verificação mensal.

 

 

 

 

 

1º mês ao 12 mês

Realizar 24 atendimentos quinzenalmente com profissionais da equipe técnica no espaço sede a fim de assegurar espaços de referência e confiança entre os usuários (mediante busca ativa). Estimulando o convivio grupal, comunitário e as relações de afetividade, solidariedade e respeito mutuo.

- Elaborar cronograma de encontros;

- Realizar ações de monitoramento e controle das atividades desempenhadas.

- Elaborar documentos necessaries para realização do relatório de cada encontro. 

 

-Nº de cursos/palestras/capacitações e oficinas realizadas;

-Percentual de participação dos envolvidos;

 

-Listas de presença;

-Fichas de inscrição;

-Fotos e vídeos;

-Dentre outros.

 

Período do verificação mensal.

1º mês ao 12 mês

Resultados Esperados: Contribuir com a redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social; estimular a melhoria do vinculo dos adolescents com os serviços e suas respectivas famílias, através da criação de vínculos solidários entre os participantes. E contribuir com a prevenção da ocorrencia de riscos sociais, seus agravamentos ou reincidências de modo a complementar o trabalho social junto as familias. Tendo como foco o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, na proteção social, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária.

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

 

                O projeto ocorrerá através de encontros semanais, os encontros serão temáticos e buscarão desenvolver e preparar os adolescentes para o universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida e assim propiciar sua formação cidadã e vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social.

Os adolescentes terão a faculdade de escolher as oficinas conforme suas habilidades e interesse sendo fundamental a participação dos mesmos nos encontros e dinâmicas reflexivas.

As oficinas serão pautadas em três eixos:

  • Oficinas Interativas: Oficina de esporte
  • Oficinas Sócio Culturais (Abordarão as temáticas do direito de ser, convivência e socialização) Entende-se por oficina cultural atividades como: teatro, música, dança, dentre outras atividades que fomentem a criatividade e o desenvolvimento integral do indivíduo suas habilidades e talentos.
  • Oficinas Reflexivas (abordará o tema da semana, conforme cronograma definido com base na tipificação nacional do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos através da escuta ativa demanda e cronograma de execução).

Cronograma de execução:

  • Identificar e cadastrar os adolescentes. Trabalhar mediante parceria com o Poder Público através do encaminhamento municipal e local;
  • Formar e capacitar a equipe técnica;
  • Aplicar e elaborar o Diagnóstico.
  • Desenvolvimento do Plano de Ação baseado no Diagnóstico;
  • Realização das oficinas conforme cronograma;
  • Acompanhar e prestar assistência técnico-administrativa conforme plano de ação realizando o monitoramento e controle.

CRONOGRAMA

MÓDULO/ MÊS

EIXO TRABALHADO

SUB EIXO

TEMA

ATIVIDADE

Encontro de Boas vindas que tem por propósito apresentar o Projeto; o cronograma; ementa detalhada; calendário e normas que nortearão o Projeto. E assim, apresenta-lo para os adolescentes cadastrados no projeto.

MÓDULO 01

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Capacidade de comunicar-se Capacidade de desenvolver novas relações sociais Direito de pertencer

Quem sou Eu            ? Detectando minhas necessidades, motivações, habilidades e talentos.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 02

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Participação no serviço Direito a comunicação

Direito ao mercado de Trabalho

Desenvolvendo relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 03

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Direito a aprender e experimentar Participação no serviço

Descobrindo minhas potencialidades.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 04

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Participação no território Participação como cidadão Participação da Cultura Local. Roda de conversa Atividade sobre o que lhes chamou atenção nas visitas serviço Direito à comunicação

Alcançando minha autonomia.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 05

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Capacidade de participar da convivência social em grupos Direito de ser Participação no serviço

Eu protagonista.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 06

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Participação no serviço Direito a comunicação

Direito ao mercado de Trabalho

Formação profissional como direito de cidadania

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 07

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Direito de ser diverso Direito a comunicação Participação no território

Habilidades do Profissional do futuro.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 08

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Direito a comunicação Direito de ser protagonista

Mercado de trabalho na prática: Contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos adolescentes no sistema educacional e no mundo do trabalho.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 09

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Participação no serviço Direito a comunicação

Direito ao mercado de Trabalho

O direito de escolher e de viver de forma plena. (Fomentando vivências que valorizem e estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, dos adolescentes).

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 10

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Direito a comunicação Participação no serviço Capacidade de comunicar-se

Minha voz no mundo.

(estimulando a participação na vida pública no território, ampliando seu espaço de fala  para além do território).

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

Atuação prática – “Colocando a mão na massa”

Evento de encerramento – Fortalecimento de vínculos.

 

8. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

Almeja-se que o referido projeto ajude os adolescentes a terem a capacidade de ampliar seus conhecimentos princípios éticos em sua vida pessoal e em suas relações psicossociais; tenham a capacidade de serem resilientes aos riscos que estão expostos; que se desenvolvam em sua integralidade que abarca o desenvolvimento físico, psicológico e social e que possam viver os direitos garantidos para sua idade; que tenham elevada a sua autoestima e melhoradas as relações inter pessoais;  que tenham acesso a ambientes de socialização e interação social; que tenham estimuladas as suas potencialidades para novos projetos de vida e assim tenham uma formação cidadã e vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social. E que haja o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas de modo a contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos adolescentes no sistema educacional e no mundo do trabalho.

O Projeto além dos objetivos estipulados em sua criação, almeja também alcançar e influenciar na formação e no desenvolvimento humano de todos os beneficiários, adolescentes pais e cuidadores para que, num futuro próximo sejam protagonistas das suas histórias e que assim possam instigar a nova geração que atuarem de modo a promover a paz à justiça o amor, tendo as suas vidas transformadas.

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA