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LEI 2.479/1997 DISPÕE SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS
1. DADOS CADASTRAIS:
NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Instituto de Desenvolvimento Sustentável Conexão – Instituto Conexão
CNPJ: 19643045-000102
ENDEREÇO: Rua D com rua G nº419 Bairro: Canelas II. Montes Claros/MG.
MUNICÍPIO: Montes Claros/MG UF: MG
E-MAIL: contatoinstitutoconexao@gmail.com TELEFONE: (38)991483845; (38) 8842-1868
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: JOÃO HENRIQUE PINHEIRO NOGUEIRA
CPF: 079.753.066.57
ENDEREÇO: Rua Santa Teresinha, 298 A, Todos os Santos
MUNICÍPIO: Montes Claros/MG UF: MG CEP: 39400-116
EMAIL: jhpnogueira@yahoo.com.br; contatoinstitutoconexão@gmail.com TELEFONE: (38)991483845
2. IDENTIFICAÇÃO : (X) PROJETO OU ( ) ATIVIDADE
2.1 NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: Projeto: Jovens Talentos
2.2 PÚBLICO ALVO: 60 adolescentes de 13 a 17 anos, respeitando a vivência dos ciclos etários.
2.3 ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (X) URBANA ( ) RURAL
2.4 PRAZO DE EXECUÇÃO: 12 MESES
3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:
Montes Claros conta com uma população em torno de 413.487 habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2020. Sendo considerada uma das cidades mais desenvolvidas do Norte de Minas. No entanto, o município conta com parte da população em situação de vulnerabilidade social. Tomando por base o Cadúnico de Montes Claros possui inscritas 53.269 famílias, dentre essas 24.481 são beneficiarias do PBF. Isso significa que essas famílias convivem com uma renda média por pessoa com cerca de R$77 mensais.
Atrelado a isso, tem-se que o cenário de pandemia intensificou dilemas familiares como a violência doméstica e a vulnerabilidade e marginalização. Por isso, a importância de se fortalecer os vínculos familiares e comunitários, na proteção social, assegurando espaços de referência para os adolescentes tendo como base o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária através de ações específicas.
Outro ponto que merece ser destacado é a localidade na qual o Instituto Conexão encontra-se, bairro Canelas II localizado a margem de regiões vulneráveis da cidade tais como os bairros Vila Graice, Vila Telma, Santo Inácio, Vargem Grande, Major Prates, Santo Inácio, Nossa Senhora das Graças, Cidade Nova, dentre outros. Sendo essas regiões marcadas por índices e vulnerabilidade sociais o que demanda atenção e cuidado, regiões essas que o projeto pretende intervir positivamente.
Iniciativas como estas têm resultado na formulação de projetos que visam estimular e potencializar agentes sociais que promovem ações de impacto local, gerando oportunidades e melhorias na qualidade de vida dos envolvidos. Ao longo da nossa trajetória milhares foram as pessoas atendidas e sonhos concretizados por parte do Instituto Conexão. Desejamos mais! Porque sim, juntos podemos construir uma realidade melhor.
4. JUSTIFICATIVA:
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado através do Instituo Conexão atende adolescentes de 13 a 17 anos através de serviços de interação, aprendizagem e sociabilidade e proteção social conforme preconiza a Tipificação Nacional. Essas intervenções são pautadas em experiências que buscam ampliar o universo informacional, artístico e cultural dos adolescents.
As atividades são ofertadas dentro do espaço sede do Instituto Conexão que com estrutura física e pessoal em consonância as normas e diretrizes da política nacional de assistência que garantem a qualidade, individualidade, intimidade e dos direitos humanos nos serviços prestados.
Ao longo da sua existência o Instituto Conexão passou a perceber o cenário social de uma maneira mais crítica e propositiva assim, passou a atuar no fortalecimento de vínculos familiares a partir da rede sócio assistencial. Atualmente, o Instituto Conexão possui os seguintes projetos ativos:
Atuamos desde de 2011 sendo, atualmente, 80 famílias cadastradas e atendidas de modo permanente. Além do reconhecimento em âmbito regional e nacional o que resultou na doação de um terreno, aquisição de bens móveis como veículo próprio, mobílias e maquinários que estruturam o espaço. Tudo oriundo de fruto de doações e concessões do Poder Público, de empresas privadas e da sociedade civil. Trazendo assim confiabilidade e reconhecimento dos serviços prestados ao longo dos anos.
O presente projeto busca atuar junto à adolescentes de 13 a 17 anos que fazem parte do serviço de fortalecimento de vínculos e passam por situações de vulnerabilidade social e veem diariamente tem o seus direito a vida, autonomia, liberdade, educação, lazer, esporte, cultura serem desrespeitados e fragilizados tanto pela conjuntura social e econômica que foi intensificada devido ao cenário de pandemia sendo essa a situação-problema: a população que sofre as suas consequências no cenário atual. Das famílias cadastradas e pertencentes ao projeto serão acompanhadas 60 adolescentes que apresentam indicadores tanto quantitativos quanto qualitativos a partir dos diagnósticos apresentados que demostram que o índice de crianças na faixa etária.
Dessa forma, promover a inclusão Social desses adolescentes no âmbito local bem como os seus famílias faz-se relevante neste contexto. A prioridade apontada é investir na prevenção ao risco social e envolver a família e a comunidade nas ações realizadas. Assim, justifica-se a execução desse projeto dado o alcance e impacto local bem como a oferta de um serviço que busca garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários, sendo essa as oportunidades e potencialidades prioritárias do referido projeto.
5. OBJETIVO GERAL:
Promover ações de orientação profissional, oficinas de promoção integral e formação humana mediante atividades esportivas e culturais a adolescentes em estado de vulnerabilidade social, com idade entre 13 a 17 anos, como forma de inclusão social e de protagonismo da população, contribuindo para um processo socioeducativo transformador do indivíduo e de toda a sociedade
6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Objetivo Específico 1: Ofertar semanalmente a adolescentes (de 13 a 17 anos) oficinas interativas, socioculturais, e reflexivas voltadas para a proteção e o desenvolvimento integral dos adolescentes de modo a fortalecer a convivência familiar e comunitária dos mesmos. |
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METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Atender semanalmente, durante um periodo de 12 meses, 60 adolescentes cadastrados no projeto conforme o cronograma de atividades que será alternado em grupos em turnos alternados. |
- Criar cronograma de execução - Selecionar os adolescentes conforme renda per capita e localidade - Divulgar o projeto nos bairros através de panfletagem e contato com lideranças locais. - Selecionar e matricular escentes.
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- Mensurar o Percentual de frequência de participantes; - Quantidade de visitas realizadas pela equipe profissional; - Nº de beneficiários encaminhados a rede socioassistencial. - Número de adolescentes atendidos. |
- Listas de presença; - Fichas de inscrição; - Fotos e vídeos; - Certificados, atas;
Período do verificação mensal. |
1º mês ao 12 mês |
Ofertar aulas de esporte para 30 adolescentes durante duas vezes na semana em dois turnos diferentes. Totalizando 96 aulas ao toal. |
- Confeccionar cronograma de execução - Selecionar os adolescentes conforme renda per capita - Divulgar o projeto nos bairros através de panfletagem e contato com lideranças locais. - Selecionar e matricular os adolescentes.
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-Nº de aulas/oficinas realizadas; -Percentual de participação dos envolvidos; -Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. |
-Listas de presença; -Fichas de inscrição; -Fotos e vídeos; - Relatórios da equipe técnica; -Dentre outros.
Período do verificação mensal. |
1º mês ao 12 mês |
Ofertar oficinas socioculturais (teatro, música, dança e artes) para 30 adolescentes durante duas vezes na semana em turnos alternados. Totalizando 96 encontros ao toal. |
- Confeccionar cronograma de execução - Selecionar os adolescentes conforme renda per capita - Divulgar o projeto nos bairros através de panfletagem e contato com lideranças locais. - Selecionar e matricular os adolescentes.
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-Nº de aulas/oficinas realizadas; -Percentual de participação dos envolvidos; -Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. |
-Listas de presença; -Fichas de inscrição; -Fotos e vídeos; - Relatórios da equipe técnica; -Dentre outros.
Período do verificação mensal. |
1º mês ao 12 mês |
Resultados Esperados: Aproximar dos adolescentes do projeto e consequentemente da família e mudar a mentalidade da nova geração demostrando o potencial de ser e de se desenvolver. E assim, contribuir para a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida, propiciar sua formação cidadã e vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social, detectar necessidades, motivações, habilidades e talentos. Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã e Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas.
Objetivo Específico 2: Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, fortalecendo a convicência familiar e comunitária. |
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METAS |
AÇÃO |
INDICADOR |
MEIO DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Realizar 1 encontro mensal com as famílias dos adolescents trabalhando os temas que visem o fortalecimento de vínculos, defesa e garantia de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. |
- Elaborar cronograma dos encontros conforme temática; - Realizar ações de monitoramento e controle das atividades desempenhadas. - Elaborar documentos necessaries para realização do relatório.
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-Nº de cursos/ palestras/ capacitações e oficinas realizadas; -Percentual de participação dos envolvidos; -Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. |
-Listas de presença; -Fichas de inscrição; -Fotos e vídeos; -Certificados, atas; -Dentre outros.
Período do verificação mensal. |
1º mês ao 12 mês |
Realizar 12 visitas domiciliares a cada uma das 60 famílias cadastradas e realizer o diagnostic social. |
- Elaborar cronograma de visitas; - Realizar ações de monitoramento e controle das atividades desempenhadas. - Elaborar documentos necessaries para realização do relatório de visitas. - Elaborar documentos necessaries para realização do diagnostico social; - Aplicar e tabular o diagnóstico
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-Percentual de participação e adesão dos envolvidos; - Número de visitas realizadas - Número de famílias encaminhadas para acesso às demais políticas públicas.
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-Fotos e vídeos; -Atas e relatórios; - Ficha de atendimento; - Informações do prontuário de encaminhamento; - Análise instrumental própria para arquivamento de informações. -Dentre outros.
Período do verificação mensal. |
1º mês ao 12 mês |
Realizar 24 atendimentos quinzenalmente com profissionais da equipe técnica no espaço sede a fim de assegurar espaços de referência e confiança entre os usuários (mediante busca ativa). Estimulando o convivio grupal, comunitário e as relações de afetividade, solidariedade e respeito mutuo. |
- Elaborar cronograma de encontros; - Realizar ações de monitoramento e controle das atividades desempenhadas. - Elaborar documentos necessaries para realização do relatório de cada encontro.
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-Nº de cursos/palestras/capacitações e oficinas realizadas; -Percentual de participação dos envolvidos;
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-Listas de presença; -Fichas de inscrição; -Fotos e vídeos; -Dentre outros.
Período do verificação mensal. |
1º mês ao 12 mês |
Resultados Esperados: Contribuir com a redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social; estimular a melhoria do vinculo dos adolescents com os serviços e suas respectivas famílias, através da criação de vínculos solidários entre os participantes. E contribuir com a prevenção da ocorrencia de riscos sociais, seus agravamentos ou reincidências de modo a complementar o trabalho social junto as familias. Tendo como foco o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, na proteção social, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária.
7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
O projeto ocorrerá através de encontros semanais, os encontros serão temáticos e buscarão desenvolver e preparar os adolescentes para o universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida e assim propiciar sua formação cidadã e vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social.
Os adolescentes terão a faculdade de escolher as oficinas conforme suas habilidades e interesse sendo fundamental a participação dos mesmos nos encontros e dinâmicas reflexivas.
As oficinas serão pautadas em três eixos:
Cronograma de execução:
CRONOGRAMA |
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MÓDULO/ MÊS |
EIXO TRABALHADO |
SUB EIXO |
TEMA |
ATIVIDADE |
Encontro de Boas vindas que tem por propósito apresentar o Projeto; o cronograma; ementa detalhada; calendário e normas que nortearão o Projeto. E assim, apresenta-lo para os adolescentes cadastrados no projeto. |
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MÓDULO 01 |
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Capacidade de comunicar-se Capacidade de desenvolver novas relações sociais Direito de pertencer |
Quem sou Eu ? Detectando minhas necessidades, motivações, habilidades e talentos. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 02 |
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Participação no serviço Direito a comunicação Direito ao mercado de Trabalho |
Desenvolvendo relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 03 |
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Direito a aprender e experimentar Participação no serviço |
Descobrindo minhas potencialidades. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 04 |
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Participação no território Participação como cidadão Participação da Cultura Local. Roda de conversa Atividade sobre o que lhes chamou atenção nas visitas serviço Direito à comunicação |
Alcançando minha autonomia. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 05 |
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Capacidade de participar da convivência social em grupos Direito de ser Participação no serviço |
Eu protagonista. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 06 |
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Participação no serviço Direito a comunicação Direito ao mercado de Trabalho |
Formação profissional como direito de cidadania |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 07 |
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Direito de ser diverso Direito a comunicação Participação no território |
Habilidades do Profissional do futuro. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 08 |
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Direito a comunicação Direito de ser protagonista |
Mercado de trabalho na prática: Contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos adolescentes no sistema educacional e no mundo do trabalho. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 09 |
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Participação no serviço Direito a comunicação Direito ao mercado de Trabalho |
O direito de escolher e de viver de forma plena. (Fomentando vivências que valorizem e estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, dos adolescentes). |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 10 |
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Direito a comunicação Participação no serviço Capacidade de comunicar-se |
Minha voz no mundo. (estimulando a participação na vida pública no território, ampliando seu espaço de fala para além do território). |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
Atuação prática – “Colocando a mão na massa” |
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Evento de encerramento – Fortalecimento de vínculos. |
8. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Almeja-se que o referido projeto ajude os adolescentes a terem a capacidade de ampliar seus conhecimentos princípios éticos em sua vida pessoal e em suas relações psicossociais; tenham a capacidade de serem resilientes aos riscos que estão expostos; que se desenvolvam em sua integralidade que abarca o desenvolvimento físico, psicológico e social e que possam viver os direitos garantidos para sua idade; que tenham elevada a sua autoestima e melhoradas as relações inter pessoais; que tenham acesso a ambientes de socialização e interação social; que tenham estimuladas as suas potencialidades para novos projetos de vida e assim tenham uma formação cidadã e vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social. E que haja o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas de modo a contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos adolescentes no sistema educacional e no mundo do trabalho.
O Projeto além dos objetivos estipulados em sua criação, almeja também alcançar e influenciar na formação e no desenvolvimento humano de todos os beneficiários, adolescentes pais e cuidadores para que, num futuro próximo sejam protagonistas das suas histórias e que assim possam instigar a nova geração que atuarem de modo a promover a paz à justiça o amor, tendo as suas vidas transformadas.
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