FUTEBOL E CIDADANIA - LAR NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO


                                            PLANO DE TRABALHO

 

 

1. DADOS CADASTRAIS:

 

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

CNPJ: 22.679.435/0001-47

ENDEREÇO: Rua São Carlos, 40, Todos Santos

MUNICÍPIO: Montes Claros              UF:MG                                          CEP:39.400-118

E-MAIL: lar@larnossasenhora.org.br                                                        TELEFONE: 3221.2258 / 3213.9215

 

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Ana Maria de Melo

CPF: 188.524.508-40

ENDEREÇO: Rua São Carlos, 40, Todos os Santos

MUNICÍPIO: Montes Claros                UF: MG                                             CEP:39.400-118

EMAIL: lar@larnossasenhora.org.br                                              TELEFONE:3221.2258 / 3213.9215

 

2. IDENTIFICAÇÃO:                      (X) PROJETO              OU              (      ) ATIVIDADE

 

 

    1. NOME DO PROJETO OU ATIVIDADE: “FUTEBOL E CIDADANIA

 

 

    1. - PÚBLICO ALVO:  Até 20 adolescentes de 12 a 17 anos de idade.

 

 

    1. - ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Preferencialmente os bairros ao entorno do Lar Nossa Senhora,           (Bairros Vila Oliveira, Vila Mauriceia, Panorama II e Grande Santos Reis).

 

         (X) URBANA    (   )       RURAL

 

 

    1. - PRAZO DE EXECUÇÃO: 04 Meses

 

 

 

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:   

 

O Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realiza no âmbito da Proteção Social Básica, atendimentos e acompanhamentos socioassistenciais direcionados para crianças, adolescentes e suas famílias; as quais vivenciam situações de vulnerabilidade social e/ou risco sociais. Tais ações são efetivadas por meio do da oferta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, através de grupos de convivência, partilhas, reflexões e diversas oficinas, onde são desenvolvidas diversas atividades que fomentam a convivência e fortalecimento de vínculos através das metodologias de trabalho estruturadas pela Assistência Social para essa modalidade de atendimento.

Nesse contexto o Plano de Trabalho “Futebol e Cidadania” propõe fomentar a prática esportiva com o Futebol para adolescentes de 12 a 17 anos de idade, prioritariamente residentes em bairros periféricos circunvizinhos ao Lar (Vila Oliveira, Vila Mauricéia, Grande Santos Reis e Panorama II).  Visando desenvolver um esporte, a socialização, sociabilidade, habilidades socioemocionais, grupos de convivência, partilhas, palestras, encontros e outros. Dentre as habilidades socioemocionais visa-se o desenvolvimento da disciplina, cidadania e autonomia, minimizando os impactos da exclusão social e violações de direitos, haja vista que estas atividades contribuíram com o desenvolvimento físico, corporal, cognitivo, afetivo e social, incentivando a busca por uma vida saudável e consequentemente o afastamento das situações de rua, drogas e dos diferentes tipos de violência. Assim, possibilita a constituição de um espaço de convivência, desenvolvimento de habilidades comportamentais e sociais, a partir de interesses, demandas e potencialidades, além de garantir o devido acolhimento e proteção integral do adolescente em situação de risco pessoal e social. 

Segundo o professor Madson Rodrigo, do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), o esporte promove a cidadania a partir do momento que proporciona a igualdade de condições em disputar, através das suas regras e convenções de jogo, anulando diferenças étnicas e sociais. Este Plano de Trabalho visa iniciar a modalidade do Futebol por meio da aquisição de bolas, coletes, redes de proteção, apitos, kit de treinamentos e marcações no chão do espaço físico para atendimento dos adolescentes, potencializando condições e oportunidades para que os adolescentes em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver, através do esporte, o seu potencial, suas habilidades e aptidões, fortificando seus valores morais, autoconfiança, potencialidades, inteligência, capacidade de superação determinação diante dos desafios e senso crítico, fundamentais para que o processo de construção da cidadania se estabeleça na plenitude necessária para o enfrentamento da vida moderna e para a construção de uma sociedade melhor.

 

4. JUSTIFICATIVA:

 

 

Diante do panorama sabe- se que o acesso às práticas esportivas em geral, além de ser direito de todo cidadão, previsto pela constituição brasileira de 1988, vem sendo apontado como um dos importantes fatores de promoção da qualidade de vida, o Lar Nossa Senhora, reconhecendo a sua responsabilidade junto à sociedade, por trazer ao longo de sua história o fomento a promoção humana, buscando contribuir para que crianças e adolescentes possam ter acesso ao esporte, cultura, lazer, propõe o Plano de Trabalho “Futebol e Cidadania”.

Conforme se observa há várias décadas, o Futebol é mais que um esporte, é uma paixão nacional de uma grande parcela da população mundial. Este esporte é considerado um instrumento de relacionamento social importante que permite aos adolescentes praticar um esporte com ganho de condicionamento físico, emagrecimento, vida saudável, além de, terem aptidões e encantamento, expressando suas emoções e sentimentos, desenvolvendo perseverança, tolerância, cooperação, autonomia e generosidade, construindo estratégias para atingir seus objetivos.

Oportunizar a prática esportiva para até 20 adolescentes de ambos os sexos distribuídas no turno vespertino, que vivem nas periferias, se torna uma importante contribuição para que participem de atividades que promovam seu desenvolvimento nos aspectos físicos, sociais e emocionais. A iniciativa de criação de uma nova atividade no Lar Nossa Senhora, foi devido à grande procura e solicitações de adolescentes e familiares para que adequássemos o espaço físico para o atendimento da demanda do futebol. Assim, propor-se grupos de convivência, reflexões e partilhas para desenvolver ações de melhoria da qualidade de vida do público atendido.

A proposta do Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é proporcionar adequação do espaço físico para a prática do futebol com pinturas e rede de proteção e aquisição de insumos para a realização das atividades na oficina de futebol, assim oportunizaremos atividades coletivas no Projeto Futebol e Cidadania, propondo organizar o espaço físico com pinturas e marcações no chão, rede de proteção,  aquisição de bolas, coletes, apitos e kits de treinamento para condicionamento físico, bem como estimular continuamente a integração entre os participantes e a comunidade com intuito de contribuir para a transformação da realidade social de adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e prevenir situações de risco social.

 

5. OBJETIVO GERAL:

                Promover o acesso à modalidade esportiva Futebol para até 20 adolescentes incentivando o esporte, lazer, saúde e ações de mobilização social, auxiliando no processo de minimização da vulnerabilidade social e emancipação de adolescentes.

 

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

 

Objetivo Específico 1: Equipar a oficina de futebol com materiais e insumos necessários à realização das atividades para até 20 adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

METAS

AÇÕES    (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Adquirir 05 bolas de futebol para atividade na oficina de futebol e cidadania.

- Realizar cotação;

- Emitir ordem de compra;

- Efetuar o pagamento.

 

 

  • Quantidade de itens adquiridos.

 

  • Registros fotográficos;
  • Nota Fiscal. 

 

Mês 01 ao Mês 02.

META 02

Adquirir 20 coletes em duas cores para atividade na oficina de futebol e cidadania.

- Realizar cotação;

- Emitir ordem de compra;

- Efetuar o pagamento.

 

 

  • Quantidade de itens adquiridos.

 

  • Registros fotográficos;
  • Nota Fiscal. 

 

Mês 01 ao Mês 02.

META 03

Adquirir 03 apitos de futebol para atividade na oficina de futebol e cidadania.

- Realizar cotação;

- Emitir ordem de compra;

- Efetuar o pagamento.

 

 

  • Quantidade de itens adquiridos.

 

  • Registros fotográficos;
  • Nota Fiscal. 

 

Mês 01 ao Mês 02.

META 04

Adquirir 03 Kits de treinamento (10 cones, 10 pratos e escada de agilidade) para atividade na oficina de futebol e cidadania.

- Realizar cotação;

- Emitir ordem de compra;

- Efetuar o pagamento.

 

 

  • Quantidade de itens adquiridos.

 

  • Registros fotográficos;
  • Nota Fiscal. 

 

Mês 01 ao Mês 02.

Resultados Esperados: Oferecer oficina com materiais adequados para a prática esportiva, oportunizando qualidade para o desenvolvimento esportivo de adolescentes, minimizando as vulnerabilidades sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo Específico 2: Adequar a estrutura física do espaço onde serão realizadas as atividades das oficinas de Futebol e Cidadania oferecidas para os adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

METAS

AÇÕES    (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Garantir aquisição e a instalação de 126 metros de rede de proteção para as oficinas de futebol e cidadania.

- Realizar orçamentos;

- Agendar prestação de serviço;

- Efetuar pagamento;

- Acompanhar o serviço de instalação.

 

  • Quantidade de material adquirido;
  • Número de prestador de serviço contratado.
  • Registros fotográficos;

-     Nota fiscal.

Mês 01 ao Mês 04.

 

META 02

Realizar contratação de serviço – mão de obra para marcação e pintura (grafite) do piso e do espaço para as atividades e oficinas de futebol e cidadania.

 

- Realizar orçamentos;

- Agendar prestação de serviço;

- Efetuar pagamento;

- Acompanhar o serviço de conforme acordado.

 

  • Número de prestador de serviço contratado.

 

  • Registros fotográficos;

-     Nota fiscal.

 

 

Mês 01 ao Mês 04.

 

Resultados Esperados: Oferecer espaço físico adequado para as práticas esportivas que promova qualidade e segurança aos adolescentes inseridos na oficina de futebol.

 

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

 

A fim de cumprir as metas estabelecidas no item 6, faremos o os orçamentos, cronograma de prestação de serviços e compras, aquisição de kits para o futebol (insumos necessários), além da contratação de mão de obra para pintura/marcações no espaço físico para prática da oficina de Futebol e Cidadania, com atividade semanais 2X por semana com atividade práticas e grupos de convivência, com registros fotográficos, notas ficais e relatórios de atividade que comprovem a execução das metas propostas. Cabe salientar, que as atividades serão acompanhadas e monitoradas pela equipe técnica do Lar, composta por equipe gestora, administrativo, assistente social e educadores sociais da organização. Os resultados e benefícios serão contínuos, vislumbrando o enfrentamento da vulnerabilidade social e minimizando as violações de direitos de adolescentes atendidas na oficina de Futebol e Cidadania.

 

8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA:

 

8. 1 – Receitas:

 

Especificação

Valor (R$)

%

Valor total do recurso (bruto)

3.400,00

100%

Valor da proposta

2.720,00

80%

Valor retido no fundo específico

680,00

20%

Contrapartida voluntária financeira (caso houver)

0

%

 

 

 

 

 

 

 

 

8.2 – Detalhamento das Despesas:

 

PROPOSTA – DETALHAMENTO DAS DESPESAS (PLANILHA ELETRONICA)

ITEM

DESCRIÇÃO

UN

QTE

VALOR UNITÁRIO (R$)

SUBTOTAL

(R$)

01

Bolas

UN

05

78,90

394,50

02

Coletes (2 cores)

UN

20

20,15

403,00

03

Apitos

UN

03

13,80

41,40

04

Rede de proteção

MTS

126

908,46

908,46

05

Kits de treinamento (10 cones, 10 pratos e escada de agilidade)

UN

03

190,90

572,70

06

Marcação e pintura no chão (mão de obra)

UN

01

399,94

399,94

 

 

 

 

TOTAL:

2.720,00

 

 

9.0 – CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

 

Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

2.720,00

Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

0

 

10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

As ações previstas neste Plano de Trabalho são essenciais para as adolescentes que recebem atendimento através de oficinas e atividades socioassistenciais na oficina de Futebol e Cidadania ofertados pelo Lar Nossa Senhora e estamos trabalhando em prol de fomentar e fortificar as ações em prol de adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.


Justificativa da Dispensa