Imagem de destaque EXPRESSÃO E ARTE CORPORAL DA APAE - APE MONTES CLAROS

EXPRESSÃO E ARTE CORPORAL DA APAE - APE MONTES CLAROS


mrosc

 

 

1 - DADOS CADASTRAIS DO PROPONENTE

Proponente: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros - APAE de Montes Claros;

CNPJ: 21.353.925/0001-96;

Inscrição Municipal: Lei 2.259 de 18/04/95;

Endereço: Rua: Alameda das Paineiras, 390, Jaraguá Cidade: Montes Claros  CEP: 39.404- 202 

DDD/Telefone: ( 38 ) 3215-1655  E-mail:  apaemoc@gmail.com

2 - DADOS CADASTRAIS DO CONCEDENTE

Denominação: CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

RECURSO DO FIA. Recursos FIA/FUMCAD/CONDECA, Fundo do Idoso, Pronon e Pronas (Leis de Incentivo Eurofarma 2019/2020)

CNPJ: 18.631.305/0001-67    Endereço: Praça Raul Soares, s/ nº Centro  Cidade: Montes Claros Cidade: Montes Claros Cidade: Montes Claros DDD/Telefone: ( 38 ) 2211-3451

3 – OBJETO DA PARCERIA

Concessão de apoio para a execução de Projeto para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla.

4 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

4.1 - Título do Projeto

Expressão e Arte Corporal

4.2 - Prazo de Execução

12 Meses

4.2 – Descrição da realidade

Conforme dados do último Censo Demográfico, no município de Montes Claros, em agosto de 2010, a população total era de 361.915 residentes, dos quais 10.928 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 70,00. Isso significa que 3,0% da população municipal viviam nessa situação.

Do total de extremamente pobres, 1.875 (17,2%) viviam no meio rural e 9.052 (82,8%) no meio urbano. Desse universo, a população idosa representa 9,1% do total da população municipal, crianças e jovens totalizando 84.943 habitantes, e a faixa etária de 15 a 59 anos é de 243.943 habitantes.

A população estimada com deficiência intelectual, de acordo com o censo demográfico de 2010, atualizado em 2016, é de 5.123 pessoas, sendo 359 na faixa etária de 0 a 4 anos, 391 na faixa etária de 5 a 9 anos, 447 na faixa etária de 10 a 14 anos, 483 na faixa etária de 15 a 19 anos, 1.030 na faixa etária de 20 a 29 anos, 1.480 na faixa etária de 30 a 49 anos e 933 acima de 50 anos.

Assim, apresentamos este projeto com objetivo de trabalhar com o processo criativo da expressão corporal, que pode ser um caminho revelador e inspirador que nos ajuda a entrar em contato com a possibilidade abundante e generosa de acreditar, desafiar, reconstruir, criar e expressar as emoções, sentimentos e imagens que trazemos dentro de nós. Através da utilização de oficinas da Expressão Corporal a APAE de Montes Claros irá proporcionar melhores condições de integração social, fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, evitando exposição das crianças e adolescentes à violação de direitos que estão sujeitos em função da ociosidade e falta de oportunidade de participar de eventos que estimulem o desenvolvimento da arte, cultura, lazer e entretenimento. Além de favorecer o aprendizado, desenvolvimento e capacitação para as atividades de vida diária.

4.3 - Justificativa do Projeto

     O projeto visa atender uma parcela da população de Montes Claros que vive em risco de vulnerabilidade socioeconômica, e se concentra nas regiões periféricas do município, famílias que apresentam baixo índice socioeconômico. Tem como público alvo crianças e adolescentes com  deficiência intelectual e múltipla da cidade de Montes Claros/MG.

      A presente proposta foi elaborada para prática de atividades que envolvam crianças e adolescentes da APAE de Montes Claros, que venham ao encontro de seus reais interesses e que favoreçam o desenvolvimento integral e harmônico de seu corpo e mente. O projeto Expressão e Arte Corporal tem como proposta a promoção da qualidade de vida, desenvolvimento de habilidades, erradicação do trabalho infantil e garantia dos direitos dos assistidos envolvidos. Além disso, visa através do projeto proporcionar ao usuário um horário extracurricular com atividades direcionadas para uma vida saudável e integração social, evitando que fiquem ociosos no contra turno escolar e expostos a violações de direitos.

Entende-se assim que educando a criança social, cognitivo e fisicamente, terá ela maior facilidade de inserir-se e realizar-se no seu contexto natural e social. Portanto, a  Expressão e Arte Corporal deve propiciar à criança e adolescente oportunidades de liberdade com responsabilidade, de adquirir os seus hábitos, seus direitos e deveres, a coragem de enfrentar os riscos e de exercer a autoridade para o bem da comunidade. Deve oportunizar ainda o desenvolvimento da sensibilidade, para que possa analisar sintetizar e refletir criativamente sobre situações da vida diária.

 A expressão corporal promove a socialização e autonomia da criança e adolescente, vivenciando momentos importantes que favorecerão o aprendizado, desenvolvimento e capacitação para as atividades de vida, sendo assim compreendendo a necessidade de oferecer essas atividades às crianças e adolescentes assistidas, a APAE de Montes Claros propõe o Projeto “Expressão e Arte Corporal".

5 - OBJETIVOS DO PROJETO

5.1 - Objetivo Geral: Proporcionar melhores condições de integração social através da utilização da Expressão Corporal como fator importante para o desenvolvimento cognitivo e corporal, promovendo assim a socialização e autonomia das crianças e adolescentes da APAE de Montes Claros, além promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, visando melhoria da qualidade de vida dos assistidos.

5.2 - Objetivos Específicos:

  1. Melhorar a qualidade de aprendizagem através da expressão corporal, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e comportamental, desenvolvimento e capacitação para as atividades de vida diária;
  2. Promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através de oficinas em grupos;
  3.  Proporcionar ao usuário um horário extracurricular com atividades direcionadas para uma vida saudável, evitando que fiquem ociosos no contra turno escolar e expostos a violações de direitos.
  4. Valorização dos trabalhos desenvolvidos, através de apresentação e exposição em instituições parceiras e      pelos meios de comunicação da Instituição (Instagram  e youtube)

6 - PÚBLICO ALVO

Serão beneficiadas 350 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla em situação de vulnerabilidade.

7 - ÁREA DE ABRANGÊNCIA

A abrangência do serviço para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias é no território do município de Montes Claros e será realizado na APAE de Montes Claros.

8 – METAS E INDICADORES

  • METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS

 

METAS

PRODUTO

RESULTADO

-Promover a socialização; capacidade cognitiva e física.

-Realizar  oficina de arte e movimento.

-Realizar atividades de Percepção, Reconhecimento e Expressividade Corporal em horário extracurricular

-Realizar atividades de expressão corporal em horário extracurricular

-Realizar exposição nas instituições parceiras (via internet) ;

-Realizar exposição nas instituições parceiras 

(via internet) ;

 -Realizar exposições nas instituições parceiras (via internet)

 

Oficina de Expressão e Arte Corporal.

     Contribuir para o desenvolvimento cognitivo e            comportamental;

Com o desenvolvimento do projeto espera-se despertar e fomentar a interação e socialização das Crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual e Múltipla, além do envolvimento com a comunidade,  através de apresentações em eventos e conseqüentemente o fortalecimento do vínculo comunitário.

 

Objetivos específicos

Metas e prazos

Indicadores

Meios de verificação

Período de Verificação

1-Melhorar a qualidade de aprendizagem através da expressão corporal, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e comportamental, desenvolvimento e capacitação para as atividades de vida diária;

Promover a socialização; capacidade cognitiva e física.

 

Quantidade de atendidos;

Avaliação dos atendidos;

Grau de satisfação dos beneficiários.

Relação de Desistências

Relatórios, fotos, inscrições,

01º Mês ao 12º Mês 

2-Promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através de oficinas em grupos;

 

Meta 01: Realizar  oficina de arte e movimento

Quantidade de famílias beneficiadas.

Perfil das famílias dos atendidos;

Relatórios, fotos, relação das famílias.

01º Mês ao 12º Mês 

3-Proporcionar ao usuário um horário extracurricular com atividades direcionadas para uma vida saudável, evitando que fiquem ociosos no contra turno escolar e expostos a violações de direitos.

 

Meta 01: Realizar atividades de Percepção, Reconhecimento e Expressividade Corporal em horário extracurricular

Meta 02: Realizar atividades de expressão corporal em horário extracurricular

Quantidade de beneficiários que realizaram as atividades.

Nível de melhoria dos alunos em relação ao desenvolvimento escolar.

Relatórios, fotos,

01º Mês ao 12º Mês 

4-Valorização dos trabalhos desenvolvidos, através de apresentação e exposição em instituições parceiras e  pelos meios de comunicação da Instituição ( Instagram  e youtube).

Meta 01: Realizar exposição nas instituições parceiras  (via internet)

Meta 02: Realizar exposição nas instituições parceiras 

(via internet)

 

Meta 03: Realizar exposições nas instituições parceiras (via internet)

 

Relação de exposições, lugares que ocorrerá as exposições(via Internet).

Relatórios, fotos,

01º Mês ao 12º Mês 

 

 

9 - METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

A arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos, com ações voltadas para as artes plásticas e cênicas, sendo assim entendendo a importância e necessidade de oferecer essas atividades às crianças e adolescentes assistidas, a APAE de Montes Claros propõem o Projeto “Expressão e Arte Corporal“. O projeto será realizado em salas disponíveis e no salão de eventos da entidade, com aulas que acontecerão três vezes por semana no contra turno escolar, envolvendo momentos teóricos e práticos, realizado com um oficineiro e aquisição de materiais e equipamentos, através da liberação do recurso do edital PROGRAMA VOLUNTARIADO BB APOIO A PROJETOS COM RECURSOS DO FIA E FUNDO DO IDOSO CHAMADA INTERNA DO PROJETO VOLUNTÁRIOS BB FIA/FUNDO DO IDOSO 2019.

 O projeto terá duração de 12 meses, as atividades serão realizadas através de terapias individuais e em grupo, oferecendo momentos de trabalhos manuais e corporais, sendo de grande relevância o envolvimento dos pais / familiares, buscando fortalecer os vínculos e permitindo momento de interação social e entretenimento. A participação dos pais na elaboração dos trabalhos, ocorrerá pelo menos duas vezes ao mês; além disso os pais e comunidade deverão prestigiar apresentações de danças e trabalhos confeccionados nas oficinas de Expressão Corporal, que serão divulgados através da realização de parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura, Faculdades e espaços públicos.

Durante as aulas serão observadas características cognitivas, corporal, afetiva, relações interpessoal e intrapessoal, regras e atitude de cada assistido, visando aperfeiçoamento para continuidade do projeto nos anos posteriores.

 

10 - ATIVIDADES E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (

Etapa

Atividades

Início

Término

Etapa 1

Atividade 1.1

Orçamentos

1º Mês

1º Mês

Atividade 1.2

Elaboração de Projeto (CMDCA)

1º Mês

1º Mês

Etapa 2

Atividade 2.1

Liberação de Recurso

1º Mês

1º Mês

Atividade 2.2

Desenvolvimento do Projeto

1º Mês

12º Mês

Atividade 2.3

Prestação de Contas

1º Mês

12º Mês

11 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O monitoramento e a avaliação se darão por meio do acompanhamento do cumprimento das metas estabelecidas no projeto.

12. FUTURO DO PROJETO

No nosso atendimento somos levados a repensar ações planejadas e organizadas que levem a uma melhor qualidade de vida, auto-realização, aquisição de conhecimentos e experiências, inclusão no meio, em busca da satisfação de viver e o efetivo exercício da cidadania das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla.

A continuidade do Projeto se dará através de solicitação de recursos captados pela instituição.