|
1 - DADOS CADASTRAIS DO PROPONENTE
Proponente: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros - APAE de Montes Claros;
CNPJ: 21.353.925/0001-96;
Inscrição Municipal: Lei 2.259 de 18/04/95;
Endereço: Rua: Alameda das Paineiras, 390, Jaraguá Cidade: Montes Claros CEP: 39.404- 202
DDD/Telefone: ( 38 ) 3215-1655 E-mail: apaemoc@gmail.com
2 - DADOS CADASTRAIS DO CONCEDENTE
Denominação: CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
RECURSO DO FIA. Recursos FIA/FUMCAD/CONDECA, Fundo do Idoso, Pronon e Pronas (Leis de Incentivo Eurofarma 2019/2020)
CNPJ: 18.631.305/0001-67 Endereço: Praça Raul Soares, s/ nº Centro Cidade: Montes Claros Cidade: Montes Claros Cidade: Montes Claros DDD/Telefone: ( 38 ) 2211-3451
3 – OBJETO DA PARCERIA
Concessão de apoio para a execução de Projeto para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla.
4 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
4.1 - Título do Projeto
Expressão e Arte Corporal
4.2 - Prazo de Execução
12 Meses
4.2 – Descrição da realidade
Conforme dados do último Censo Demográfico, no município de Montes Claros, em agosto de 2010, a população total era de 361.915 residentes, dos quais 10.928 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 70,00. Isso significa que 3,0% da população municipal viviam nessa situação.
Do total de extremamente pobres, 1.875 (17,2%) viviam no meio rural e 9.052 (82,8%) no meio urbano. Desse universo, a população idosa representa 9,1% do total da população municipal, crianças e jovens totalizando 84.943 habitantes, e a faixa etária de 15 a 59 anos é de 243.943 habitantes.
A população estimada com deficiência intelectual, de acordo com o censo demográfico de 2010, atualizado em 2016, é de 5.123 pessoas, sendo 359 na faixa etária de 0 a 4 anos, 391 na faixa etária de 5 a 9 anos, 447 na faixa etária de 10 a 14 anos, 483 na faixa etária de 15 a 19 anos, 1.030 na faixa etária de 20 a 29 anos, 1.480 na faixa etária de 30 a 49 anos e 933 acima de 50 anos.
Assim, apresentamos este projeto com objetivo de trabalhar com o processo criativo da expressão corporal, que pode ser um caminho revelador e inspirador que nos ajuda a entrar em contato com a possibilidade abundante e generosa de acreditar, desafiar, reconstruir, criar e expressar as emoções, sentimentos e imagens que trazemos dentro de nós. Através da utilização de oficinas da Expressão Corporal a APAE de Montes Claros irá proporcionar melhores condições de integração social, fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, evitando exposição das crianças e adolescentes à violação de direitos que estão sujeitos em função da ociosidade e falta de oportunidade de participar de eventos que estimulem o desenvolvimento da arte, cultura, lazer e entretenimento. Além de favorecer o aprendizado, desenvolvimento e capacitação para as atividades de vida diária.
4.3 - Justificativa do Projeto
O projeto visa atender uma parcela da população de Montes Claros que vive em risco de vulnerabilidade socioeconômica, e se concentra nas regiões periféricas do município, famílias que apresentam baixo índice socioeconômico. Tem como público alvo crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla da cidade de Montes Claros/MG.
A presente proposta foi elaborada para prática de atividades que envolvam crianças e adolescentes da APAE de Montes Claros, que venham ao encontro de seus reais interesses e que favoreçam o desenvolvimento integral e harmônico de seu corpo e mente. O projeto Expressão e Arte Corporal tem como proposta a promoção da qualidade de vida, desenvolvimento de habilidades, erradicação do trabalho infantil e garantia dos direitos dos assistidos envolvidos. Além disso, visa através do projeto proporcionar ao usuário um horário extracurricular com atividades direcionadas para uma vida saudável e integração social, evitando que fiquem ociosos no contra turno escolar e expostos a violações de direitos.
Entende-se assim que educando a criança social, cognitivo e fisicamente, terá ela maior facilidade de inserir-se e realizar-se no seu contexto natural e social. Portanto, a Expressão e Arte Corporal deve propiciar à criança e adolescente oportunidades de liberdade com responsabilidade, de adquirir os seus hábitos, seus direitos e deveres, a coragem de enfrentar os riscos e de exercer a autoridade para o bem da comunidade. Deve oportunizar ainda o desenvolvimento da sensibilidade, para que possa analisar sintetizar e refletir criativamente sobre situações da vida diária.
A expressão corporal promove a socialização e autonomia da criança e adolescente, vivenciando momentos importantes que favorecerão o aprendizado, desenvolvimento e capacitação para as atividades de vida, sendo assim compreendendo a necessidade de oferecer essas atividades às crianças e adolescentes assistidas, a APAE de Montes Claros propõe o Projeto “Expressão e Arte Corporal".
5 - OBJETIVOS DO PROJETO
5.1 - Objetivo Geral: Proporcionar melhores condições de integração social através da utilização da Expressão Corporal como fator importante para o desenvolvimento cognitivo e corporal, promovendo assim a socialização e autonomia das crianças e adolescentes da APAE de Montes Claros, além promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, visando melhoria da qualidade de vida dos assistidos.
5.2 - Objetivos Específicos:
6 - PÚBLICO ALVO
Serão beneficiadas 350 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla em situação de vulnerabilidade.
7 - ÁREA DE ABRANGÊNCIA
A abrangência do serviço para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias é no território do município de Montes Claros e será realizado na APAE de Montes Claros.
8 – METAS E INDICADORES
METAS |
PRODUTO |
RESULTADO |
-Promover a socialização; capacidade cognitiva e física. -Realizar oficina de arte e movimento. -Realizar atividades de Percepção, Reconhecimento e Expressividade Corporal em horário extracurricular -Realizar atividades de expressão corporal em horário extracurricular -Realizar exposição nas instituições parceiras (via internet) ; -Realizar exposição nas instituições parceiras (via internet) ; -Realizar exposições nas instituições parceiras (via internet)
|
Oficina de Expressão e Arte Corporal. |
Contribuir para o desenvolvimento cognitivo e comportamental; Com o desenvolvimento do projeto espera-se despertar e fomentar a interação e socialização das Crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual e Múltipla, além do envolvimento com a comunidade, através de apresentações em eventos e conseqüentemente o fortalecimento do vínculo comunitário. |
Objetivos específicos |
Metas e prazos |
Indicadores |
Meios de verificação |
Período de Verificação |
1-Melhorar a qualidade de aprendizagem através da expressão corporal, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e comportamental, desenvolvimento e capacitação para as atividades de vida diária; |
Promover a socialização; capacidade cognitiva e física.
|
Quantidade de atendidos; Avaliação dos atendidos; Grau de satisfação dos beneficiários. Relação de Desistências |
Relatórios, fotos, inscrições, |
01º Mês ao 12º Mês |
2-Promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através de oficinas em grupos;
|
Meta 01: Realizar oficina de arte e movimento |
Quantidade de famílias beneficiadas. Perfil das famílias dos atendidos; |
Relatórios, fotos, relação das famílias. |
01º Mês ao 12º Mês |
3-Proporcionar ao usuário um horário extracurricular com atividades direcionadas para uma vida saudável, evitando que fiquem ociosos no contra turno escolar e expostos a violações de direitos.
|
Meta 01: Realizar atividades de Percepção, Reconhecimento e Expressividade Corporal em horário extracurricular Meta 02: Realizar atividades de expressão corporal em horário extracurricular |
Quantidade de beneficiários que realizaram as atividades. Nível de melhoria dos alunos em relação ao desenvolvimento escolar. |
Relatórios, fotos, |
01º Mês ao 12º Mês |
4-Valorização dos trabalhos desenvolvidos, através de apresentação e exposição em instituições parceiras e pelos meios de comunicação da Instituição ( Instagram e youtube). |
Meta 01: Realizar exposição nas instituições parceiras (via internet) Meta 02: Realizar exposição nas instituições parceiras (via internet)
Meta 03: Realizar exposições nas instituições parceiras (via internet)
|
Relação de exposições, lugares que ocorrerá as exposições(via Internet). |
Relatórios, fotos, |
01º Mês ao 12º Mês
|
9 - METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
A arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos, com ações voltadas para as artes plásticas e cênicas, sendo assim entendendo a importância e necessidade de oferecer essas atividades às crianças e adolescentes assistidas, a APAE de Montes Claros propõem o Projeto “Expressão e Arte Corporal“. O projeto será realizado em salas disponíveis e no salão de eventos da entidade, com aulas que acontecerão três vezes por semana no contra turno escolar, envolvendo momentos teóricos e práticos, realizado com um oficineiro e aquisição de materiais e equipamentos, através da liberação do recurso do edital PROGRAMA VOLUNTARIADO BB APOIO A PROJETOS COM RECURSOS DO FIA E FUNDO DO IDOSO CHAMADA INTERNA DO PROJETO VOLUNTÁRIOS BB FIA/FUNDO DO IDOSO 2019.
O projeto terá duração de 12 meses, as atividades serão realizadas através de terapias individuais e em grupo, oferecendo momentos de trabalhos manuais e corporais, sendo de grande relevância o envolvimento dos pais / familiares, buscando fortalecer os vínculos e permitindo momento de interação social e entretenimento. A participação dos pais na elaboração dos trabalhos, ocorrerá pelo menos duas vezes ao mês; além disso os pais e comunidade deverão prestigiar apresentações de danças e trabalhos confeccionados nas oficinas de Expressão Corporal, que serão divulgados através da realização de parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura, Faculdades e espaços públicos.
Durante as aulas serão observadas características cognitivas, corporal, afetiva, relações interpessoal e intrapessoal, regras e atitude de cada assistido, visando aperfeiçoamento para continuidade do projeto nos anos posteriores.
10 - ATIVIDADES E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ( |
||||
Etapa |
Atividades |
Início |
Término |
|
Etapa 1 |
Atividade 1.1 |
Orçamentos |
1º Mês |
1º Mês |
Atividade 1.2 |
Elaboração de Projeto (CMDCA) |
1º Mês |
1º Mês |
|
Etapa 2 |
Atividade 2.1 |
Liberação de Recurso |
1º Mês |
1º Mês |
Atividade 2.2 |
Desenvolvimento do Projeto |
1º Mês |
12º Mês |
|
Atividade 2.3 |
Prestação de Contas |
1º Mês |
12º Mês |
11 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
O monitoramento e a avaliação se darão por meio do acompanhamento do cumprimento das metas estabelecidas no projeto.
12. FUTURO DO PROJETO
No nosso atendimento somos levados a repensar ações planejadas e organizadas que levem a uma melhor qualidade de vida, auto-realização, aquisição de conhecimentos e experiências, inclusão no meio, em busca da satisfação de viver e o efetivo exercício da cidadania das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla.
A continuidade do Projeto se dará através de solicitação de recursos captados pela instituição.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024