Imagem de destaque EQUIPAMENTOS E IMOBILIÁRIO DO CENTRO DE CUIDADOS PALIATIVOS-JESUÍNA ROSA SILVA-  ASSOCIAÇÃO PRESENTE DE APOIO À PACIENTES COM CÂNCER

EQUIPAMENTOS E IMOBILIÁRIO DO CENTRO DE CUIDADOS PALIATIVOS-JESUÍNA ROSA SILVA- ASSOCIAÇÃO PRESENTE DE APOIO À PACIENTES COM CÂNCER


PLANO DE TRABALHO

  1. DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho

CNPJ: 06.336.300.0001/22

ENDEREÇO: Rua Maria Fernanda Freitas de Jesus Cordeiro, 242 – Canelas MUNICÍPIO: Montes Claros                                  UF: MG                 CEP: 39402-610

E-MAIL: gerentedecaptacao@associacaopresente.org.br            TELEFONE: (38) 3213-4296

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Priscila Bernardina Miranda Soares 

IDENTIFICAÇÃO: ( x ) PROJETO OU ( ) ATIVIDADE

PROJETO: “EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO DO CENTRO DE CUIDADOS PALIATIVOS - JESUINA ROSA SILVA”

  1. ALVO: Adultos e prioritariamente idosos com câncer.
    1. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: ( x        )           URBANA        ( x       )           RURAL

 

    1. PRAZO DE EXECUÇÃO: 3 meses

 

    1.  
  1. DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

A Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer - Padre Tiãozinho é uma instituição filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos,  que tem como  missão ‘Promover assistência, cuidado e amparo a pacientes com câncer, adultos e prioritariamente idosos e atuar na prevenção e diagnóstico precoce da doença’. A atuação da Associação Presente é de assistência social e está associada ao atendimento do público na área da saúde, fomentando a dignidade aos acometidos pelo câncer e que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo acolhimento, alojamento, alimentação, transporte, assistência social, jurídica e espiritual.

Com sede própria desde junho de 2013 no bairro Canelas, em Montes Claros/MG, possui 791 m2 de área construída. São 40 leitos para pacientes e acompanhantes distribuídos em oito quartos, possibilitando maior conforto aos que enfrentam a doença. Nesses 18 anos, a Associação Presente cadastrou 5.318 assistidos, no que contam ou contaram com: hospedagem, 5 refeições diárias, suplementação alimentar, transporte para hospitais e laboratórios, medicamentos, atendimentos por profissionais do serviço social, enfermagem, nutrição, psicologia e atendimento a pacientes oncológicos em Cuidados Paliativos, no nível ambulatorial, proporcionando-os o cuidado e atenção necessários para prevenção e alívio do sofrimento físico e espiritual. Além disso, por meio de seus programas e projetos, já atendeu mais de 30.000 pessoas em ações voltadas para a assistência e diagnóstico precoce do câncer.

A Associação Presente desenvolve projetos de conscientização, sensibilização e mobilização pública, através da disseminação de informação e educação em saúde e defesa de causa e direitos dos pacientes com câncer, colocando-se como mediadora e orientadora quanto às leis que os asseguram e os seus direitos.

Aos pacientes oncológicos em fase avançada doença, ou seja, quando a doença ameaça a vida é oferecido os Cuidados Paliativos, que visam promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento físico e espiritual. Faz parte dos cuidados paliativos: o respeito à autonomia na escolha pelo melhor tratamento, a comunicação de maneira clara com o paciente e seus familiares, a identificação dos principais objetivos do cuidado que será oferecido a partir do ponto de vista do paciente, o reconhecimento, avaliação e discussão dos serviços oferecidos.

Além da assistência integral ao paciente oncológico e seu acompanhante durante o curso do tratamento, a Associação Presente promove atendimentos aos pacientes que enfrentam o câncer em estágio avançado da doença em nível ambulatorial na sede da Associação Presente e em domicílio, de forma totalmente gratui- ta. A entidade vem desenvolvendo atividades multidisciplinares todas as quartas feiras aos pacientes e seus familiares acompanhada por uma equipe de médica paliativista, enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social e residentes de medicina que fazem acompanhamento e visitas residenciais aos pacientes que procu- ram ajuda na Associação Presente, quando relatam que o câncer tem comprometido a qualidade de vida do paciente.

O Centro de Cuidados Paliativos será um empreendimento com estrutura capaz de ampliar os serviços de Cuidados Paliativos já ofertados, com espaço específico e estruturado para oferecer condições dignas para o tratamento e acompanhamento e promover transformações na realidade do tratamento do câncer.

Os serviços serão prestados mais efetivamente por uma equipe interdisciplinar, sendo: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, capelães e voluntários que sejam competentes e habilidosos em todos os aspectos do processo de cuidar re- lacionados à sua área de atuação.

Montes Claros é uma das principais cidades do estado com referência no tratamento contra o câncer, entretanto, o número de mortes pela doença ainda é extremamente alto. A construção do “Hospice: Centro de Cuidados Paliativos” visa constituir um espaço inédito de convivência familiar para pacientes com câncer em fase terminal de vida e seus familiares, proporcionando mais dignidade e qualidade de vida, respeitando seus desejos e suas necessidades, melhorando o curso da doença e, segundo a experiência de vários serviços de Cuidados Paliativos, também prolongar sua sobrevida. Terá a capacidade de atendimento para 12 pacientes por dia, sendo 3.600 beneficiários por ano, reconhecendo a prática dos Cuidados Paliativos como uma ferramenta imprescindível para manter a dignidade e medidas de conforto para o paciente oncológico e família.

 

  1.  

 

Segundo dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer, as estimativas para o ano de 2022 é que serão registrados no país cerca de 626 mil novos casos de câncer. Entre homens serão esperados cerca de 310 mil e em mulheres cerca de 316 mil.   A estimativa para os óbitos é de 224 mil, sendo 117 mil entre homens e 107 mil entre mulheres.

Preocupada com os altos índices da doença, e a realidade do paciente carente de Montes Claros e da região do Norte de Minas, a Associação Presente já ofereceu desde 2004, assistência de qualidade para mais de 25 mil pessoas através de suas ações e projetos. Está finalizando as obras do Hospice ou Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva, com o objetivo de acolher os pacientes que já se encontrem no estágio avançado da doença. Os Cuidados Paliativos serão ofertados de forma integral, em sistema de internação com atendimento de excelência que se faz necessário ao tratamento.

Desta forma, a Associação Presente através deste projeto visa a continuidade de oferta com qualidade e excelência para mais pessoas de Montes Claros e região Norte Mineira para minimizar o sofrimento e oferecer condições dignas de cura e tratamento ao paciente oncológico.

  1. OBJETIVO GERAL:

Adquirir móveis, equipamentos e serviços de jardinagem do Centro de Cuidados Paliativos, materiais estes, necessários para o funcionamento da entidade.

EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

Objetivo Específico 1: Dotar com estruturas e mobília o Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva e a sede da Associação Presente.

METAS

AÇÕES (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Aquisição de mobília para a varanda, Cortinas, Bases das mesas, bancos, cadeiras da recepção e poltronas

Efetuar três orçamentos e realizar a execução e compra dos itens

Quantidade de itens adquiridos

Notas fiscais + fotos

03 meses

Resultados Esperados: Mobiliar os espaços do Centro de Cuidados Paliativos

 

 

Objetivo Específico 2: Possibilitar uma decoração paisagística humanizada aos pacientes do Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva e a sede da Associação Presente.

METAS

AÇÕES (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Serviço de paisagismo

Efetuar três orçamentos e realizar a execução do serviço

Quantidade de itens adquiridos e serviços prestados

Notas fiscais + fotos

02 meses

Resultados Esperados: Possibilitar um ambiente humanizado, harmônico e agradável aos pacientes

 

Objetivo Específico 3: Possibilitar a oxigenação e aspiração necessária ao paciente Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva e a sede da Associação Presente.

METAS

AÇÕES (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Aquisição de fluxometro e vacuometro e cilindro de oxigênio

Efetuar três orçamentos e realizar a execução e compra dos itens

Quantidade de itens adquiridos

Notas fiscais + fotos

02 meses

 
  1. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

 

O ponto estratégico para execução deste projeto, está associado ao esforço em promover o acesso ao serviço qualificado e com excelência de apoio ao paciente oncológico em seu curso de tratamento e em cuidados paliativos.

O projeto objetiva a aquisição de móveis e equipamentos além da realização dos serviços de jardinagem e decoração dos espaços comuns do Centro de Cuidados Paliativos, através de recursos advindos de incentivos fiscais (FMI).

Faremos a aquisição direta dos móveis e equipamentos e a contração de mão de obra especializada para os serviços de jardinagem.

A partir do recebimento do recurso em conta própria e específica para a consecução do projeto, serão iniciadas as validações de orçamentos, aquisição dos materiais e equipamentos e instalação dos mesmos, sempre garantindo qualidade do produto e da instalação.

O prazo para início será imediato ao recebimento do recurso.

Todas as compras e pagamentos serão realizados mediante apresentação de nota fiscal, meio pelo qual se dará também a verificação e monitoramento do projeto.

Fotos e vídeos serão realizados e apresentados para verificação.

12. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

A Associação Presente sempre em busca do cumprimento de sua missão de oferecer o melhor atendimento e cuidado aos pacientes carentes com câncer de Montes Claros e região Norte de Minas Gerais, continuará ofertando assistência integral através de suas ações e atividades:

  1. Hospedagem
  2. Transporte
  3. Alimentação adequada
  4. Suplementação alimentar
  5. Atendimento e exames de diagnóstico
  6. Roupas, sondas, perucas, entre outros
  7. Atendimento por profissionais do serviço social, nutrição, psicologia, enfermagem, fisioterapia, cuidados paliativos, entre outros.

 

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA