PLANO DE TRABALHO
1. DADOS CADASTRAIS:
NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC):
ESQUADRÃO DA VIDA DE MONTES CLAROS
CNPJ:25.224.130/0002-10
ENDEREÇO: R. JOAQUIM RABELO, 445, BAIRRO ALCIDES RABELO
MUNICÍPIO: MONTES CLAROS UF: MG CEP:39.401-417
E-MAIL: secretaria.evimoc@gmail.com TELEFONE: 38 3222-8656
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: WESLEY LUIZ DE AQUINO
NOME DO RESPONSÁVEL PELA ELBORAÇÃO DO PROJETO: Wesley Luiz de Aquino
TELEFONE: 38 99974-1713
2. IDENTIFICAÇÃO: (x) PROJETO OU ( ) ATIVIDADE
2.1 NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: Projeto Convivências e Cidadania.
2.2 - PÚBLICO ALVO: Crianças de 03 a 10 anos, adultos de 24 a 59 anos e pessoas idosas acima 60 anos mais em situação de vulnerabilidade social.
2.3 - ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (X) URBANA ( ) RURAL
2.4 - PRAZO DE EXECUÇÃO: 08 meses
3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:
O Esquadrão da Vida de Montes Claros – EVIMOC é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, reconhecida como Utilidade Pública Municipal - Lei n.º 2.345/1996, Utilidade Pública Estadual - Lei n.º 13.320/1999 e Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência social – CEBAS, portaria n.º 1.637/2018. A sede da entidade está situada a rua Joaquim Rabelo, 445, no bairro Alcides Rabelo na região norte de Montes Claros a margem de regiões de notória vulnerabilidade social da cidade tais como os bairros Renascença, Vila Tiradentes, Santa Cecilia, Tancredo Neves, Vila Exposição, Vera Cruz, Vila Tupã, Esplanada, Alto São João, Conferência Cristo Rei e Alice Maia dentre outros. Localidades marcadas por altos índices de vulnerabilidade e/ou riscos sociais, fatores que resultam em altas taxas desemprego, pobreza extrema, tendo como fator resultante a falta de vínculos familiares e comunitários o que demanda atenção e cuidado (WACQUANT, 2006).
A instituição desenvolve ações de promoção e proteção social para famílias em situação de risco social de maneira continua e permanente, garantindo atendimento as fragilidades dos mesmos em relação ao contexto das vulnerabilidades sociais, a fim de promover o desenvolvimento da cidadania. São ofertadas semanalmente encontros, rodas de conversas e oficinas socioassistenciais. Entre as atividades ofertadas a OSC promove semanalmente rodas de conversa com um grupo de idosos com aproximadamente 15 (quinze) participações, um grupo de crianças com aproximadamente 10 (dez) participações e um grupo intergeracional com participação aproximada de 20 (vinte) mulheres, no acompanhamento com assistente social e psicólogo a entidade promove orientação parental com as famílias.
A cidade de Montes Claros é o quinto maior município do Estado de Minas Gerais em população residente, conta com uma população em torno de 414.240 habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2022, pode-se dizer que sua densidade demográfica é de 112,65 habitantes/km2. Considerada a capital do norte a cidade é considerada polo de desenvolvimento da região norte do estado, exercendo notória influência sobre as demais cidades da região e do sul da Bahia. A cidade desempenha um importante papel como centro urbano comercial, industrial e de prestação de serviços. Com localização geográfica privilegiada, Montes Claros é considerada o segundo maior entroncamento rodoviário nacional, dispondo, para escoamento de produção, das rodovias, como as BRs 135, 365, 251 e 122. No entanto uma volumosa parte da população, do município vive em situação de vulnerabilidade social comprovadamente atestada pelo número de pessoas cadastradas no Cadastro Único. Destaca-se que 125.439 famílias, declaram através do CadUnico conviverem com uma renda média por pessoa com cerca de até R$89,00 percentual que representa 48% do inscritos totais do município, ou seja, uma parcela significativa da população vive em um cenário de extrema pobreza, demonstrando assim, a importância de medidas e iniciativas que almejam atuar em ações intervencionistas de promoção da proteção social.
Segundo dados do IBGE (2011a), via censo 2010, a cidade possui 14 favelas, nomeadas atualmente como aglomerados subnormais, nas quais há um total de 4.110 domicílios particulares ocupados e 15.607 habitantes. Os aglomerados subnormais existentes em Montes Claros são: Bairro Chiquinho Guimarães, Bairro Cidade Conferência Cristo Rei, Bairro Itatiaia, Morrinhos, Nova Morada, Rua Manoel de Souza Brasil na Vila Atlântica, Vila São Francisco de Assis no Bairro Santos Reis, Vila Alice, Vila Castelo Branco, Vila Mauricéia, Vila Santa Cecília, Vila São Francisco de Assis, Vila Telma e Vila Tupã.
Dentro a área de abrangência territorial do Esquadrão da Vida, estão inseridos alguns aglomerados dentre eles o maior aglomerado de Montes Claros a Conferência Cristo Rei, conhecido popularmente como “ Feijão Semeado” fazendo limite com os bairros adjacentes o Alto São João, Vila Tupã, São José, Alcides Rabelo, Renascença e o Vera Cruz, dentre outros, sendo que esta região é definida geograficamente como “grande Renascença”, estes fatores supracitados evidenciou a região como uma localidade de extrema vulnerabilidade social, sendo necessária ações intervencionistas de proteção social e fortalecimento de vínculos.
4. JUSTIFICATIVA:
A problemática da desigualdade social e cultural em nosso país traz um grande desafio, ou seja, os diversos setores da sociedade civil devem propor sugestões de mudanças que visam modificar o quadro de desigualdade social. O serviço de fortalecimento de Vínculos é realizado a partir de grupos e organizado de forma a garantir aquisições progressivas para seus participantes, a finalidade do trabalho em grupo é prevenir a ocorrência de situação de risco social.
O Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos tem sua temática voltada para estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivencias sendo elas individuais ou coletivas, sendo elas na família ou na comunidade ao qual está inserido. A intervenção do trabalho de orientação social traz panoramas desafiadores, projetando expectativas para uma nova reformulação social.
O grupo é organizado de maneira a propiciar trocas culturais e compartilhamento das vivencias cotidianas, o grupo estimula ainda o desenvolvimento de pertentaria. A temática da atividade possui caráter preventivo e proativo, baseado na garantia de direitos e no desenvolvimento das capacidades e potencialidade que o ser humano pode desenvolver, visando alcançar alternativas para o enfrentamento das desigualdades culturais e sociais, bem como reduzir a vulnerabilidade social da população mais carente.
As rodas de conversas e oficinas desenvolvidos pela associação Esquadrão da Vida de Montes Claros, tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, desenvolvendo ações secundarias, garantindo um espaço de referência para as famílias no que tange ao convívio social, territorial e grupal, fortalecendo o desenvolvimento da afetividade familiar e comunitária.
5. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver atividades de proteção social através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, com 45 participações semanais entre crianças, adultos e idosos durante o período de 08 meses no território do bairro Alcides Rabelo e região adjacente, através da oferta de oficinas gratuitas de atividades socioculturais e acompanhamento social, estimulando o desenvolvimento integral das famílias, atuando de modo preventivo a exposição de situações de risco social.
6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE: (para cada Objetivo Específico preencha um quadro. Consulte o Manual do Plano de Trabalho para preenchimento dos campos).
Objetivo Específico 1: Contratação de pessoal e compra de material necessário e para desenvolvimento das oficinas e atividades lúdicas como também pagamento de despesas para execução do projeto. |
||||
METAS (descrever a meta) |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 Contratar profissionais, sendo: 1 Coordenador, 1 Assistente Social, 1 Orientador Social, e 01 oficineiro para atender 45 participações no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, através das oficinas e encontros programáticos |
- Processo seletivo;
- Análise de currículos. |
- Mensurar quantidade de profissionais previstos/ contratados.
|
- Contracheque - Relatórios da contabilidade que constem registro em carteira dos profissionais. - Notas fiscais. |
08 (oito) meses |
META 02 - Adquirir materiais diversos, conforme planilha da pag.12 e 13 para desenvolvimento de oficinas lúdicas e de artesanato.
|
- Realizar 3 orçamentos e adquirir os materiais e equipamentos do menor valor, porém avaliar a qualidade dos produtos. |
- Quantidade prevista de materiais e equipamentos a serem adquiridos/quantidade de materiais adquiridos.
|
- Notas fiscais de compras; - Registros fotográficos; |
08 (oito) meses |
META 03 - Realizar a contratação dos serviços de telefonia, internet, contabilidade, honorários da empresa de segurança do trabalho, locação de impressora conforme planilha 8.2 detalhamentos de despesas. |
-Garantir o pagamento do serviço de telefonia, internet, contabilidade, honorários da empresa de segurança do trabalho; - Realizar locação de impressora, durante a execução do projeto conforme consta na planilha. |
- Previsão de execução dos serviços/ serviços executados. |
- Notas fiscais dos serviços; - Boletos bancários;
|
08 (oito) meses |
Resultados Esperados: Garantir a contratação de equipe especializada, contração de serviços e compra de material necessário para execução realização das oficinas e atividades lúdicas. |
-Objetivo Específico 2: Realizar rodas de conversas com pessoas adultas e idosas também desenvolver atividades que promovam experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, reflexão, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, para crianças de 03 a 10 anos de idade com finalidade de desenvolver a vivencias e o fortalecimento de vínculos comunitários. |
||||
METAS
|
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 desenvolver uma atividade lúdica interativa e reflexiva quinzenal para um grupo composto por 06 crianças na faixa etária de 03 a 06 anos totalizando 16 atividades em grupo em oito meses. ** O grupo vidinha feliz e a junção de duas faixas etárias compreendendo de 03 a 10 anos. |
-Elaborar o cronograma de conteúdo a serem trabalhados nos encontros. -Desenvolver conteúdos programáticos em parceria com o CRAS Renascença. -Promover nas mídias sociais a divulgação sobre as atividades. |
– Quantidade de rodas de conversas realizadas. – Percentual de participações nas rodas de conversas. |
- Lista de Presença; - Relatórios fotográficos; |
08 (oito) meses |
META 02 desenvolver uma atividade lúdica interativa e reflexiva quinzenal para um grupo composto por 04 crianças na faixa etária de 07 a 10 anos totalizando 16 atividades em grupo em oito meses. ** O grupo vidinha feliz e a junção de duas faixas etárias compreendendo de 03 a 10 anos. |
-Elaborar o cronograma de conteúdo a serem trabalhados nos encontros. -Desenvolver conteúdos programáticos em parceria com o CRAS Renascença. -Promover nas mídias sociais a divulgação sobre as atividades. |
– Quantidade de rodas de conversas realizadas. – Percentual de participações nas rodas de conversas. |
- Lista de Presença; - Relatórios fotográficos; |
08 (oito) meses |
META 03 Promover uma roda de conversa quinzenalmente englobando oficinas interativas e reflexivas para um grupo de 15 pessoas idosas. Totalizando 16 atividades em grupo no período 08 meses. |
Elaborar o cronograma de conteúdo a serem trabalhados nos encontros. -Definir as oficinas de artesanato para incremento do serviço. -Desenvolver conteúdos programáticos em parceria com o CRAS Renascença. -Promover nas mídias sociais a divulgação sobre as atividades. |
– Quantidade de rodas de conversas realizadas. – Percentual de participações nas rodas de conversas.
|
- Lista de Presença; - Relatórios fotográficos;
|
08 (oito) meses |
META 04 Realizar uma roda de conversa quinzenal englobando oficinas interativas e reflexivas para 20 pessoas adultas do grupo intergeracional de 24 a 59 anos. Totalizando 16 atividades de grupo no período 08 meses. |
Elaborar o cronograma de conteúdo a serem trabalhados nos encontros. -Definir as oficinas de artesanato para incremento do serviço. -Desenvolver conteúdos programáticos em parceria com o CRAS Renascença. -Promover nas mídias sociais a divulgação sobre as atividades. |
– Quantidade de rodas de conversas realizadas. – Percentual de participações nas rodas de conversas.
|
- Lista de Presença; - Relatórios fotográficos;
|
08 (oito) meses |
Resultados Esperados: Contribuir para a difusão da convivência familiar e comunitária, promovendo conhecimento sobre os programas de socioassistenciais para a comunidade em geral, possibilitando aos usuários beneficiados conhecimento sobre temas diversos como desenvolvimento de cidadania, identidade, família, sexualidade e emoções. minimizando assim as violações de direitos.
|
7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
O Projeto Convivências e Cidadania será realizado na sede da entidade, ressaltando que algumas atividades podem ser realizadas externamente em espaços diversos da comunidade tais como parques, praças, clubes, espaços culturais.
As oficinas, rodas de conversas, e palestras serão ministradas por profissionais qualificados buscando sempre despertar o interesse e as habilidades dos participantes. Os encontros serão semanais e buscarão desenvolver e estimular o desenvolvimento de potencialidades, formação cidadã e vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social.
Equipe técnica de referência: Assistente social, orientador (a) social, coordenador (a), oficineiro(a).
Meios de realização:
As atividades serão divididas em dois blocos:
•Oficinas Interativas: oficinas de artesanato, esportivas e Culturais oferta de atividades que fomentem a criatividade e o desenvolvimento integral do indivíduo suas habilidades e talentos.
• Oficinas Reflexivas: Rodas de conversas, palestras e orientação em grupos abordando os temas dos programas estabelecidos no caderno de Tipificação Nacional de serviços socioassistenciais. Conforme as diretrizes lei orgânica da assistência social N 8.742 e o caderno de metodologia do SCFV.
Metodologia aplicada:
SCFV para crianças:
Crianças de 0 a 06 anos: constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para ressignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
SCFV para adultos:
Jovens de 18 a 29 anos
Oficinas de produção de texto, teatro, pintura, escultura e música, visitas a equipamentos de cultura, cinema como gerador de reflexões e debates, oficina de projetos sociais, educação ambiental, vocacionais e de informática, oficinas de marketing pessoal e elaboração de curriculum entre outras.
Adultos de 30 a 59 anos
Oficinas de cidadania para obtenção de informações sobre acesso e violação a direitos e riscos sociais, oficinas de produção de texto, de contação de histórias e de oratória, oficinas de esporte, lazer, artísticas e culturais, cinema como gerador de reflexões e debates, entre outras.
Oficinas de cidadania para obtenção de informações sobre acesso e violação a direitos, riscos sociais e violência contra a pessoa idosa, oficinas de esporte, lazer, artísticas e culturais, cinema como gerador de reflexões e debates, passeios e visitas a equipamentos de cultura, entre outras.
SCFV para pessoas idosas acima de 60 anos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos – SCFVI, promove atividades que visam atender as demandas e os interesses inerentes à essa faixa etária – acima de 60 anos.
O serviço para a pessoa idosa tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Atividades Desenvolvidas:
Exercícios físicos. A atividade física deve ser preservada para manter corpo e mente sãos;
Livro, jogos, colorir mandalas, artesanato, massa de modelar, caça-palavras.
Oficinas desenvolvidas e atividades trabalhadas
Oficina de Artesanato - O artesanato é considerado uma atividade terapêutica muito eficaz, pois trabalha a mente e o corpo, melhora a percepção de detalhes, estimula e desenvolve a conexão com pessoas, trabalha o autoconhecimento, previne doenças degenerativas, deixa a pessoa de bom humor, recupera a memória e ativa os canais sensoriais.
Rodas de Conversas – No grupo é realizado rodas de conversas sobre temas variados sobre os temas sócio econômicos, fortalecendo a formação de um ser crítico e imponderado sobre uma nova visão de vida.
8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA:
8.1 – Receitas:
Especificação |
Valor (R$) |
% |
Valor total do recurso (bruto) |
R$ 100.000,00 |
100.000,00 |
Valor da proposta |
R$ 100.000,00 |
102.559,20 |
Valor retido no fundo específico |
|
|
Contrapartida voluntária financeira (caso houver) |
R$ 2.559,20 |
|
Total da Proposta |
R$ 102.559,20 |
100% |
8.2 – Detalhamento das despesas:
(utilizar planilha eletrônica EXCEL disponível no site: https://marcoregulatorio.montesclaros.mg.gov.br/propostas e encaminhar por email)
|
|
|||||||||||||
|
||||||||||||||
Nome da Entidade: |
Esquadrão da Vida de Montes Claros |
|
||||||||||||
Endereço: |
R. Joaquim Rabelo,445, Bairro: Alcides Rabelo |
|
||||||||||||
CNPJ: |
CNPJ: 25.224.130/0002-10 |
|
||||||||||||
Telefones: |
(38) 9. 9974-1713 |
|
||||||||||||
Nome da Proposta: |
|
|
||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Qtde. total de Itens: |
9 |
|
Valor Total: |
R$ 102.559,20 |
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Item |
Descrição |
UND |
Qtde |
Valor Unitário (R$) |
Subtotal |
|
||||||||
001 |
Salário Assistente Social + encargos |
SALARIO MÊS |
8 |
R$ 3.212,44 |
R$ 25.699,52 |
|
||||||||
002 |
Salário Orientador Social + encargos |
SALARIO MÊS |
8 |
R$ 1.878,04 |
R$ 15.024,32 |
|
||||||||
003 |
Salário Coordenador + encargos |
SALARIO MÊS |
8 |
R$ 5.930,67 |
R$ 47.445,36 |
|
||||||||
004 |
Salário Oficineiro P. serviço |
P. SERVIÇO |
8 |
R$ 500,00 |
R$ 4.000,00 |
|
||||||||
005 |
Impressora (Termo de comodato) - Despesa mensal |
LOCAÇÃO |
8 |
R$ 150,00 |
R$ 1.200,00 |
|
||||||||
006 |
Contabilidade - Prestação de Serviços - Despesa mensal |
HONORARIOS |
8 |
R$ 650,00 |
R$ 5.200,00 |
|
||||||||
007 |
E.V.A variados coloridos (p/artesanatos) |
UND |
60 |
R$ 2,50 |
R$ 150,00 |
|
||||||||
008 |
Honorários Medicina de Segurança do Trabalho - Despesa mensal |
HONORARIOS |
8 |
R$ 350,00 |
R$ 2.800,00 |
|
||||||||
009 |
Serviço de Telefonia/internet - Despesa mensal |
TELEFONIA |
8 |
R$ 130,00 |
R$ 1.040,00 |
|
8.2.1 – Detalhamento das despesas com pessoal:
DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, |
|||||||||||||
ENCARGOS SOCIAIS E MULTA FGTS POR CARGO (R$) |
|||||||||||||
Descrição Cargo |
Horas/mês |
Salário |
1/12 de 1/3 de ferias |
1/12 do 13° salário |
FGTS s/ salário base 8% |
FGTS s/ 1/3 ferias |
FGTS 13° Salário |
Multa 40 % FGTS |
Total Desp. Mês Por Cargo |
Nº empregados |
Nº De Meses |
Total por cargo |
|
Coordenador do Projeto (a) |
160 h |
4.800,00 |
133,33 |
400,00 |
384 |
10,67 |
32,00 |
170,67 |
5.930,67 |
1 |
8 |
47.445,36 |
|
Assitente Social (a) |
120 h |
2.600,00 |
72,22 |
216,67 |
208,00 |
5,78 |
17,33 |
92,44 |
3.212,44 |
1 |
8 |
25.699,52 |
|
Orientador social (a) |
160 h |
1.520,00 |
42,22 |
126,67 |
121,60 |
3,38 |
10,13 |
54,04 |
1.878,04 |
1 |
8 |
15.024,32 |
|
Oficineiro (a) |
16 h |
500,00 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
500,00 |
1 |
8 |
4.000,00 |
|
TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO |
11.521,16 |
||||||||||||
DESCONTO REFERENTE INSS PATRONAL |
- |
||||||||||||
VALOR DO REPASSE COM PESSOAL |
92.169,28 |
Memória de calculo
09 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:
Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
Parcela Única |
R$ 100.000,00 |
Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver ) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
Parcela Única |
R$ 2.559,20 |
10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Almeja-se que o Projeto Convivências e Cidadania se torne uma Atividade de caráter contínuo e permanente difundindo e fomentando ações de proteção social propiciando aos assistidos pelo projeto ampliarem seus conhecimentos e princípios éticos em sua vida pessoal e em suas relações psicossociais e que tenham a capacidade de serem resilientes a situações de vulnerabilidade social. Busca-se que as famílias acompanhadas se desenvolvam em sua integralidade (desenvolvimento físico, psicológico e social) e que possam viver os direitos garantidos para sua idade e que sejam protagonistas das suas histórias de modo a promover a paz à justiça e o amor, tendo as suas vidas transformadas.
Importante salientar que as atividades de proteção social devem ser contínuas e permanentes e que a execução desta proposta técnica garantirá assistência para os participantes do projeto pelo período de 08 (oito) meses.
A continuidade do projeto está prevista no planejamento estratégico 2024/2025 pois o Esquadrão da Vida de Montes Claros atua mediante parceria e captação de recursos financeiros pelas mais diversas fontes como, por exemplo: participação de editais dos governos estadual e federal, realização de ações e eventos como estratégia de captação de recursos, bazar permanente, essa dentre outras ações tem por finalidade custear e garantir com que as atividades de assistência social não sejam interrompidas. Dessa forma, destacamos que o futuro do projeto representará uma intervenção de notório impacto e que não ficará restrita apenas ao período supracitado de 08 (oito) meses, mas sim ininterruptamente - perdurará até quando identificarmos a necessidade e demanda do público alvo.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024